quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UMA CARTA (76)

PEDRO TOBIAS: PAU QUE DÁ EM CHICO DÁ EM FRANCISCO – enviada para imprensa em 19.11.2011
Em 12/10/11 no JC, coluna Opinião, o deputado Pedro Tobias fez um longo arrazoado com o tema “Do discurso à prática petista de governar”, onde teceu críticas contundentes a uma suposta prática do Governo Federal, petista e contrário ao seu PSDB (na essência, hoje muito parecidos), quando afirmou que “enquanto o governo petista aumenta a expectativa de superávit primário e mantém aberta a porta do cofre da administração pública, a saúde pede socorro”. Tentou demonstrar a seguir que o seu partido, o detentor do Governo Estadual por quase 20 anos faz e acontece contribuindo para administrar Santas Casas interior afora. Aqui em Bauru com a AHB um exemplo nada digno de como algo próximo do PSDB administrava maravilhosamente esses complexos hospitalares, misturando o público com o privado e hoje virando um verdadeiro caso de polícia.

O SUS, bancado pelo Governo Federal é quem continua promovendo quase todas as injeções financeiras para a manutenção de algo que ainda não possui eficaz controle, pois repassa a grana, mas quem efetivamente gasta e controla entradas e saídas são essas entidades e os municípios, sendo que a grande maioria deles possui vínculo com o Governo do Estado. Essa exigência cada vez maior por recursos precisa ter uma fiscalização de contas mais rigorosa. A AHB fez e aconteceu, jogou nosso dinheiro no ralo, enriqueceu uns poucos e fragilizou o Sistema de Saúde. O deputado precisa estar atento a isso e propor nessas instituições todas algo como hoje ocorre nas esferas federais, a divulgação on-line da entrada e saída de recursos, transparência total.

Mas a minha escrevinhação não é para ficar fazendo a defesa de um e de outro. Estou hoje aqui para outra coisa, pois quero simplesmente demonstrar o quanto o nosso deputado é inconsistente quando afirma num título de artigo, que o partido com o qual esgrima nas esquinas é ruim e o dele, uma das sete maravilhas do planeta. Pura balela e conversa para boi dormir. Amanhecemos semana passada estarrecidos com a divulgação de que as obras do Metrô paulista, cria tucana, foram superfaturadas e dinheiro vultuoso desviado, tudo para favorecer uns poucos e guardadas as devidas proporções, igualzinho ao ocorrido aqui com a AHB.

Pedro Tobias, os tucanos todos e também os petistas precisam entender de uma vez por todas que a corrupção é idêntica em todos os matizes, pois está na raiz do sistema vigente. Como ninguém prega a mudança dele, o que ainda é incipiente e precisa de uma guinada são as formas de apuração e de denúncia. Nossos meios de comunicação estão abarrotados de textos sobre uma viagem de um ministro num jatinho particular, mas quase nada sobre a malversação de alta grana no Metrô paulista. Qual a prioridade? Querem pegar quem? Por que não existe a mesma intensidade de denúncia e investigação dos dois lados? Sacanear com a coisa pública está uma festa e quem aí estiver completamente isento que atire a primeira pedra. Já esclarecer tudo, mas tudo mesmo, isso são outros quinhentos. Assente a poeira deputado e constate que “tá tudo dominado”, tanto no quintal do vizinho, como no seu próprio.

OBS 1: Esse o teor de uma carta ainda não publicada. Após a visita à Bauru, semana passada, do ministro da Saúde, para inaugurar uma unidade da UPA, Pedro Tobias voltou a atacar o Governo federal com a mesma ladainha do texto publicado no JC. Os tucanos fazem e acontecem desmedidamente com o descalabro na Saúde estadual, com a implantação dos Hospitais Estaduais, onde ocorre despejo imenso de recursos e pouca fiscalização de sua utilização e criticam o quintal alheio. Sei e reafirmo aqui, que ambos, PSDB e PT são farinha do mesmo saco, mas ainda encontro rastros bem nítidos de um ser bem pior que o outro. E isso não interessa para a mídia, infelizmente.

OBS 2: Vamos encerrar o mês com uma amenidade. Hoje, 20h30, no Centro Cultural Celina Neves (rua Gerson França 6-66”, um show de irreverência, galhardia e inusitado, o de um grupo de palhaços espanhóis, “VAGABUN, DOS” (cia Pacolmo – Teatro de Calle Y Más), numa turnê do Fora do Eixo. Preços módicos e oportunidade rara e única. É hoje e só hoje, amanhã não mais. Desmarque tudo e compareça por lá, assim como farei.

OBS 3: Amanhã aqui no blog o lançamento de um Prêmio, criado pela mente doentia desse escrevinhador e que fará uma justa homenagem a algumas pessoas, que verdadeiramente fazem um bem danado para Bauru e, por outro lado, dará também um justo cutucão a outras, que apregoam fazer o bem, mas praticam o contrário. Trata-se do TROFÉU DESATENÇÃO, O MAIS DESLIGADO DE BAURU, um para endoidecer gente sã. Todos os detalhes aqui amanhã.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Essa será mais uma das suas.
Premio DESATENÇÃO e DESLIGADOS.
Estou no anguardo, ansiosa pelo que virá

Aurora

Anônimo disse...

Sr Henrique

ainda bem que você ultimamente está escrevendo que são todos farinha do mesmo saco, pois antes elogiava desbragadamente os petistas.

a ficha caiu...

Concordo contigo em gênero, número e graú serem todos iguais, fazem iguaizinhos uns aos outros e inriminam o outro, não vendo seus próprios erros.

Como apoiar o Pt de Bauru com um mundão de gente dentro do DAE, todos desqualificados, sem saber direito o que venha a ser aquela autarquia, ganhando fábulas, gente indicada por vereadores sem nenhuma qualificação. Vieram para mudar e hoje fazem igualzinho a tudo o que criticaram. Escreva mais sobre isso, pois não se acha ninguém que queira tocar o DAE nas condições atuais.

tucano e petista são tudo farinha do mesmo saco

Daniel

Anônimo disse...

Pedro Tobias já deu o que tinha que dar. Ultrapassado e antiquadro. Como se faz para deletar esse senhor?, me ensinem por favor.

Rosana