quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CENA BAURUENSE (91)

TROFÉU “DESATENÇÃO, O MAIS DESLIGADO DE BAURU”, UM “TOP OF MIND” ÀS AVESSAS
Vivemos dias onde parece ter tido fim a irreverência e, principalmente a autenticidade. Todos se dizem “Os melhores da Cocada Preta”, além dos que se dizem (e se acham) sem nunca terem sido. Para devolver um pouco dessa jocosidade perdida, ou melhor, para dar um sério cutucão nesses que dizem defender algo, quando na verdade praticam o oposto, num momento de rara lucidez (sic), achei por bem dar vazão a verve brincalhona desse mafuá e lançar algo no inverso das premiações feitas atualmente na cidade de Bauru.

Nessa linha de pensamento surge o TROFÉU “DESATENÇÃO, O MAIS DESLIGADO DE BAURU”, uma espécie de TOP OF MIND às avessas, com premiações nunca vistas, algumas inimagináveis e outras feitas com um único e declarado intuito: ENDOIDECER GENTE SÃ e contrariando os existentes, pois nele NÃO SE PAGA PARA ENTRAR, MUITO MENOS PARA SAIR. Venhamos e convenhamos, Bauru precisa mesmo de uma chacoalhada e um prêmio desses se faz mais do que necessário. Assim sendo, a cada ano no dia 1º de dezembro o prêmio será lançado e na última semana do ano, no apagar das luzes serão divulgados os agraciados nas diversas categorias, que nada mais será do que um título a ser carregado ad eternum. Esse prêmio tem como patrono a famosa frase do filósofo de plantão desse blog, Vicente Matheus, dirigente do Corinthians numa época em que as tramóias não eram tão evidentes e óbvias. Disse ele sabiamente que “quem entra na chuva é para se queimar”. É isso, todos a ocuparem cargos públicos, os que atuam politicamente, no meio social, esportivo e filantrópico, estão sendo observados e sujeitos a “chuvas e trovoadas”, erros e acertos, trapalhadas, topadas de dedo e não só aos regozijos elogiosos. Serão distribuídos por volta de 100 (cem) questionários, todos via internet, com um pedido de devolução até o dia 20/12 e após isso, feita a apuração, divulgo o resultado por aqui, com a devida pompa.

Os prêmios podem ser auferidos para uma pessoa, ocorrência ou sucessão deles:
1. FIASCO – O mico do ano.
2. TRANSBORDOU – Superou as expectativas positivamente, bola dentro.
3. VAZOU – Superou as expectativas negativamente, bola fora.
4. A CARA DE BAURU DE HOJE – Quem melhor representa a cidade como é hoje.
5. MURRO EM PONTA DE FACA – Aquele que insiste em fazer as coisas à moda antiga.
6. DUAS CARAS ou CAMALEÃO – Prega algo e pratica outro, o tal que dança conforme a música.
7. AUTENTICIDADE – Prega algo e o pratica no seu dia-a-dia.
8. FAZ E PRONTO – Faz, sempre fez, continua fazendo e não quer muito alarde para esse fato.
9. SILICONE – Não teve peito suficiente para executar a coisa corretamente.
10. ESPASMO – Grande expectativa e após exposição à luz solar, ameaçou e não realizou.
11. CUECA COM ENCHIMENTO – Quem faz questão de ser o eterno “bundão”.
12. PAPAI NOEL - Pra quem acha que somos todos crianças e ingênuos.
13. AIATOLADO ou ESTÁTUA DE SAL - confunde a bíblia com a constituição e acha que os problemas da sociedade se resolverão com religião.
14. TEA PARTY – Quem melhor representa os interesses do conservadorismo predatório e insano.
15. E por fim, o POSTURA DE VIDA, uma justa homenagem a uma pessoa que dedicou toda sua vida às boas causas. Nessa primeira edição, sem votação a outorga irá para ARCONCIO PEREIRA DA SILVA, 96 anos, comunista desde a juventude (da velha e boa cepa), ferroviário desde os cueiros e um perseverante na defesa de um Brasil longe do pensamento único. Hoje, quase recebendo alta de mais uma internação hospitalar, essa devido a uma quase pneumonia, merece por causa da postura de uma vida inteira, abrilhantar a primeira premiação máxima, como TOP dos TOPs.

A cada ano será convidado um artista local, dos meios populares da cidade, entre artesões e gente a praticar a cultura popular, para criar uma peça entregue para o POSTURA DE VIDA. A mesma ficará exposta num local de grande visitação popular, com as explicações da outorga. O nome do idealizador do troféu desse ano será divulgado em breve. Aguardem a distribuição dos questionários e quantos mais participarem, mais saboroso ficará o resultado final. As votações podem ocorrer aqui ou pelos que preferirem o anonimato (preservado quando solicitado), segue meu e-mail: mafuadohpa@gmail.com .

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique - grato pela mensagem e pela nova versão dos prêmios dos melhores do ano. Valeu mesmo foi a homenagem ao Arcôncio P. da Silva que como já te falei em outra mensagem, tive o prazer de conhecer na minha adolescência na Vila Falcão quando os comunistas se reuniam à noite e saiam depois para "pichar", com piche mesmo. Houve uma frase que ficou gravada por muitos ano no açougue da Pecuária, perto do empório da Casa Polido:ABAIXO A CARESTIA'. Conheci muitos dos colegas e camaradas do tempo do Arcôncio Eles se reuniam à noite e muitos deles vinham de paletó, bem vstidos mas sem muito "chiquê". Eu conheci muitos deles na ferrrovia onde fui praticante de telegrafia, mensageiro e depois radio-telegrafista. Um dos grandes foi o Antenor Dias, outro foi o Pebá, pai do Edmilson Queiroz Dias, Hélio Badan, Spetic, José Grillo, Claudio Furtado, e tantos outros. Isaias Daibem

Anônimo disse...

PARABÉNS AMIGO HENRIQUE E ADOREI A ESCOLHA DO SEO ARCONCIO. VELHO COMPANHEIRO DE FERROVIA DO MEU PAI. E MUITO OBRIGADO PELO APOIO QUE VOCE TEM DADO A MINHA PESSOAL ABRAÇO AMIGO

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique, é verdade! A irreverência não tem mais lugar em Bauru. Prá ser irreverente há que se ter um certo "savoir faire" que requer bossa. Tá faltando "bossa" e sobrando fiascos, camaleões, estátuas de sal, bundões e comitivas inteiras do tea party, por todos os cantos da Terra Branca. As célebres posturas de vida bauruenses são sempre as mesmas pois, sem alarde, realizam o que sempre realizaram, mesmo que ninguém lhes desse voz ou ouvidos.
Entretanto, não me sinto a vontade para apontar nomes que representem algumas categorias, abertamente, embora possa preencher a maioria delas. Um abraço :)

MARTA CAPUTO

Anônimo disse...

HENRIQUE

Acredito que dessa vez não escapas de uma cana dura. Os tais que você quer homenagear de forma jocosa sao todos ressentidos, pessoas interessadas nas cotações do mercado, sérias da boca para fora e não sabem brincar. Querem levar tudo para as barras de um Tribunal.
Vamos aguardar, mas não prevejo divulgação sem problemas.

Rosana

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, em muitas categorias bastará pegar os premiados do "Premio Atenção" e repassar-lhes o "Troféu Desatenção". Mudaremos a coleira, os cachorros continuarão os mesmos. Simples assim!

Reynaldo disse...

Isaias...O Jose Grillo a que vc se refere foi meu tio..Era irmao do meu pai e ambos ja sao falecidos...Foi um cara finissimo..A minha tia que foi sua esposa faleceu a um mes atras...Eu lembro quando eu era pequeno e certa vez eu ouvi sem querer o meu pai comentar com a minha mae de que o meu tio estava com um problema com a policia na epoca porque descobriram que ele tinha livros que falavam sobre comunismo na casa dele e que tambem ele fazia parte de um grupo de esquerda...Nao sei o que aconteceu apos isto...Muitos da minha familia trabalharam na Noroeste do Brasil.

Anônimo disse...

Henrique , Aiatolado ou Estátua de Sal-- O Presidente da Câmara - Sakai --

acyr