quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (16)

UM RESCALDO DE FINAL DE ANO, COM ÚLTIMOS EMAILS RECEBIDOS
1.) Maria Braga é produtora cultural e já trouxe para Bauru Francis Hime e Marcos Sacramento, em tempos idos. Nesse ano assisti no Teatro Carlos Gomes, Praça Tiradentes, centro velho do Rio a um show do Marcos sobre o Centenário de Assis Valente. Foi lindo, estava junto de Flavio Lenz. Agora ela me passa a possibilidade do show ser visto na TV. Será no CANAL BRASIL, 30/12, sexta, 22h30. Para quem, como eu, deve passar esses últimos dias antes da passagem do ano em casa, imperdível o ESPECIAL MARCOS SACRAMENTO, um dos cantores mais afinadíssimos desse país.

2.) Tales Freitas é um jovem amigo, líder estudantil bauruense e com um fervente blog, o “Protesto Jovem”. Se fosse instituido um Prêmio para um “Jovem Revelação do Ano” esse teria que ser dado para Tales, hors concours no quesito participação atuante onde todos deveriam estar presentes. Vejam seu texto de hoje no facebook: “Hoje estive o dia todo com os grevistas da AHB (Associação Hospitalar Bauruense), como sabemos eles estão lutando pelo 13º atrasado. Papeando o dia todo, ficamos a par do drama existencial dos grevistas, a maioria sem dinheiro algum no bolso. E precisando comer, comprar uma fralda para um filho bebê. No decorrer do dia aconteceram duas plenárias. Uma para o advogado do sindicato dizer que o dinheiro já tinha sido conseguido e outra para entregar os holerites e dizer que até meia noite o dinheiro estaria na conta dos funcionários. O alívio foi instântaneo, notava-se na cara dos funcionários. Estes mesmos trabalhadores fizeram uma ressalva: “O holerite está na mão, mas o dinheiro não. Enquanto o dinheiro não cair na conta, a greve continua!”. Uma parte dos problemas dos trabalhadores será resolvida, que é o pagamento do 13º salário, mas hoje fiquei sabendo que a AHB não recolheu INSS e nem pagou Fundo de Garantia. Mas o problema de sucateamento do hospital e a dívida de R$ 150 milhões continuará. A AHB pode fechar as portas e “meter o pé na bunda” dos trabalhadores e os mesmos iniciarão uma luta judicial sem fim”.

3.) Minha amiga Maria Inês Faneco, que tem como profissão o ofício de PIPOQUEIRA, produziu uma declaração contundente e das mais expressivas para reflexão coletiva nesse final de ano, talvez a melhor do ano todo: “A maioria das associações de moradores se vendem em troca de algumas coisinhas e não lutam pelo povo, aliás ninguem luta por nós, só nós mesmos e o comércio ainda tenta empurrar calcinhas e cuecas amarelas para dar sorte... Não vou eu empurrar carrinho de pipocas não, que vou passar fome...”.

4.) New Time é um pseudônimo de uma pessoa aqui de Bauru, que cutuca aqui e ali, mas não o faz com seu nome de batismo. Recebi dele hoje algo sobre a solenidade de posse de Jáder Barbalho, ontem no Senado e seu filho, 9 anos, sentado ao lado do pai, fazendo caretas: “Logo que vi as fotos pensei : Um menino já grande como este, fazendo caras e bocas numa solenidade de posse de um senador.... como é que pode..... sem noção este garoto..... Depois pensei mais um pouco e corrijo-me : muito bem apropriadas as caretas. O fato deste Jader tomar posse como senador, depois que o Supremo Tribunal Federal derrubou a validade da Ficha Limpa para 2010, merece todas as caretas do mundo. Na verdade não é o garoto que faz as caras zombeteiras para o povo. Ele é apenas um veículo da Justiça. Tal qual numa sessão espírita. Uma incorporação. POLÍTICOS SÃO SARRISTAS, AMAM TIRAR SARRO DO POVO E ADORAM GARGALHAR DE TODOS”.

5.) José Esmeraldi é um radialista â moda antiga. Trabalhou em algumas aqui pela cidade e na maior delas, de saco mais do que cheio, pela incoerência e não cumprimento da legislação trabalhista existente, partiu para vôo solo, ou seja, criou e tenta manter uma rádio na internet, fazendo das tripas coração para mantê-la no ar. Seu desejo de Boas Festas me toca mais do que tantos outros, pois sei de sua luta, internitente na defesa de uma rádio mais “democrática” (sic). Recebo dele uns dizeres e uma Charge sobre o que acha que já está entrando na puta do dia, o Carnaval: “Amigos e amigas,Lá se foi mais um Natal (espero q todos tenham passado com muita paz e felicidade), vem aí o início de um novo ano e... JÁ É CARNAVAL NO BRASIL!!! E, sabe aquele monte de peru, pato, galinha e outras aves q vc comeu no Natal? Pois é... rsrsrs Um grande abraço! Zé Esmeraldi”.

6.) E para fechar a tampa do baú do ano, uma mensagem recebida via Ana Bia, sobre o livro “REGINÓPOLIS, SUA HISTÓRIA, que publiquei junto de Fausto Bergocce (aqui em Bauru está a venda nas Bancas do Aeroporto, com a Ilda e na Pavan, rua 1º Agosto, com Orlando). Dentre todos os elogios recebidos reproduzo aqui um, de uma professora carioca, LUCY NIEMEYER, que lá da UERJ me postou um reproduzido a seguir: “Ana Bia: Você é portadora de ótimas novas!!! O livro do Henrique é encantador. Transmita a ele, por favor, não só os meus agradecimentos pela gentileza e generosidade dele, mas também o encanto que o livro me proporcionou! Fiquei com muita vontade de ir até lá. Será que em uma próxima ida a Bauru poderíamos arranjar este passeio. Que o Natal seja muito alegre para vocês e que o próximo ano continue a trazer-lhe momentos de paz, harmonia e felicidade.
Com o carinho de Lucy”.

As duas charges, em tamanho maior no post, são do FAUSTO e do NICOLIELO e as reproduzo aqui, com autorização de ambos, uma diferente a cada semana. Ontem havia lido num blog o questionamento: "Por que ninguém da direita latino-americana tem câncer?" e hoje na capa do diário argentino Página 12, estampado em letras garrafais o depoimento da mais nova líder latino-americana (com ela são 5) com a doença: “LE VOY A PELEAR A CHAVEZ LA PRESIDENCIA DEL CONGRESO DE LOS QUE VENCIERON AL CANCER” . Chávez, o venezuelano foi na veia (nao na véia, viu!): "Isso me parece articulação dos EUA. Todos líderes opositores com câncer. Estranho, não?". De última hora, resolvo deixar esse questionamento para todos os diletos leitores que aqui me prestigiam.

5 comentários:

Anônimo disse...

Galera no link abaixo, em um post no meu blog, eu conto um pouco sobre a greve dos trabalhadores da AHB e a situação da AHB (Associação Hospitalar Bauruense). http://protestojovem.com.br/wordpress/?p=634

Se for possivel, peço aqueles que tiverem facebook, que divulguem no facebook e aqueles que não tiverem facebook que repasse para sua lista de email, para que sirva com um fim jornalistico, para informar a população.

Grato!

Protesto Jovem
(14) 9789-2040

Anônimo disse...

Realmente o Deputado Dr Pedro Tobias esta sumido dos problemas envolvendo a saúde dos Bauruenses. Precisamos unir forças para Bauru ter um Hospital e uma Maternidade dignas de oferecer atendimento de qualidade. Os funcionários até que tentam, porém estão temerosos com o destino que os aguarda. Vamos juntos, unidos por uma Bauru mais saudável!

BEN HUDSON BONETTI REGO

Anônimo disse...

O Chávez n]ao brinca e nem é louco quando faz essa analogia com os presidentes latinos que se opõe ao império dos EUA e cinco deles estão com câncer. Acompanhemos se nenhum mais terá algo nessa sentido e fiquemos atentos. Para quem é capaz de tudo, fazer algo desse tipo com os adversários é fichinha. Eu espero tudo de gente insana dentro do governo norte-americano.

Pasqual - RJ

Anônimo disse...

TUDO ESTA NO SEU LUGAR.
A greve acabou, funcionários se abraçaram, ladrões festejaram, a Comi$$ão de Saúde e a maioria dos vereadores da Câmara Municipal não fala mais nada.
No entanto o Inquérito Criminal que "apura" sobre os 16 milhões que foram roubados do Hospital de Base ninguem sabe como anda e piór;parece que não há interesse em acompanhar.E lentamente o caso vai encaminhando para se tornar... uma vergonhosa e podre impunidade, tal como foi o assassinato da pequena Mara Lúcia na década de 70 em Bauru.
Aqui nessa cidade alguns fazem o bandido virar mocinho e o mocinho virar bandido.E os espiritos daqueles que perderam a vida no Hospital de Base por causa do atendimento ineficiente devido aos desvios financeiros,não pedem vingança.Apenas clamam por justiça.

Pedro Valentim

Anônimo disse...

VAI, ANO VELHO
Vai, ano velho, vai de vez,
vai com tuas dívida
se dúvidas, vai,
dobra a ex-quina da sorte,
e no trinta e um, à meia-noite, esgota o copo
e a culpa do que nem me lembro
e me cravou entre janeiro e dezembro. Vai, leva tudo: destroços,ossos, fotos de presidentes,beijos de atrizes, enchentes,secas, suspiros, jornais.Vade retrum, pra trás, leva pra escuridão
quem me assaltou o carro,a casa e o coração.
não quero te ver mais,
só daqui a anos, nos anais,
nas fotos do nunca-mais.

Vem, Ano Novo, vem veloz,
vem em quadrigas, aladas, antigasou jatos de luz moderna, vem,
paira, desce, habita em nós, vem com cavalhadas, folias, reisados,fitas multicores, rebecas,
vem com uva e mel e desperta
em nosso corpo a alegria,
escancara a alma, a poesia,
e, por um instante, estanca
o verso real, perverso,
e sacia em nós a fome
- de utopia. Vem na areia da ampulheta com a
semente que contivesse outra se-mente que contivesse ou-tra semente ou pérola
na casca da ostra
como se
se
outra se-mente pudesse
nascer do corpo e mente
ou do umbigo da gente como o ovo
o Sol a gema do Ano Novo que rompesse
a placenta da noite em viva flor luminescente. Adeus, tristeza: a vida
é uma caixa chinesa
de onde brota a manhã.
Agora
é recomeçar.
a utopia é urgente.
entre flores de urânio
É permitido sonhar.
(Affonso Romano Sant´Anna)

um grande abraço,

Arthur Monteiro Jr