terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FRASE (85)

HOJE É O DIA DO LANÇAMENTO DO LIVRO AQUI EM BAURU
Hoje, 13/12 é um dia de duplo significado para mim. Primeiro porque hoje faz exatos seis meses que perdi minha mãe, Eni. Acordei pensando nela e em tudo o que a vida me proporcionou nesses 51 anos vividos. E hoje, 19h30, no Templo Bar aqui em Bauru o lançamento do meu primeiro livro. Logo de cara fui agraciado com uma parceria com Fausto Bergocce, um amigo que conheci dos tempos em que atuava na Cultura Municipal aqui em Bauru e dele muito me apeguei. Minha mãe estará, certamente, junto de nós todos, feliz da vida com esse filho problemático e cheio de sonhos ainda não realizados. Dias atrás, eu e o Fausto fomo mais do que agraciados com um texto enviado pelo amigo NICOLIELO, direto de Nova Europa, com uma homenagem a essa dupla a lançar um livro sobre Reginópolis:

Reginópolis, a História.
Nunca vi coisa tão bem feita. O Fausto fez melhor varredura que o Google. Tirou o pincel e a tinta da miséria. Tem gato, tem cachorro e papagaio. O povo simples e trabalhador que fizeram a cidade lavaram a alma do Fausto, que lá nasceu. Foi pincelando gente e casas. Os detalhes de ruas e estradinhas que levam a sítios onde a modorra boa também é história. Como galinhas em quintais durante tardes quentes, Fausto ciscou e catou imagens do povo que fez Reginópolis. Não escapou ninguém e nenhum canto simples, comum em todas as cidades interioranas.
E o Henrique foi escrevendo a vida desse povo baseado em dados e documentos envolvido pelas cores faustinas.
Toda cidade deveria ter um Fausto e importar um Henrique.
Se falta alguma coisa para alguém bater palmas, aqui está o livro.
Nicolielo

Fiquei em estado de graça total. Radiante da vida. Nicolileo havia também juntamente com o Fausto liberado a publicação aqui no blog de uma de suas charges por semana. Hoje reproduzo aqui, a dele e de Fausto, pois nem sei bem no que ficar escrevendo. Encerro isso tudo falando de outro poeta e um parceiro num livro também saindo da gráfica, é o de Vitor Martinello e Wellington Leite. Dois amigos, que tiveram a idéia de juntar pequenas frases, poesias curtas do poeta e fazer um rebuliço gráfico, tudo para facilitar ou incentivar a leitura para os mais jovens. Daí despontou o “Para o Sol dia de Chuva é Feriado!”. O convite está publicado aqui ao lado, com as indicações todas de local, data e horário. Dois livros, quatro mãos em cada e muita emoção pela frente. Hoje não consigo produzir mais nada além disso, pois nem sei bem como proceder num dia desses. Sou marinheiro de primeira viagem e conto com a sorte. Na foto de capa do Caderno Cultura de hoje, numa matéria linda do JC, “Uma viagem por Reginópolis”, uma foto da dupla empunhando o livro e chegamos a seguinte conclusão: “Estamos parecendo Zumbis. Não temos mais conserto, porém assim como sardinha de balcão, continuamos em exposição” (toc toc toc). Mamãe estará comigo, como sempre.

Comecei com a frase do Nico e termino com a poesia do Vitor: “E como eu palmilhasse vagamente/ uma estrada de Bauru, pedregosa, / e no fecho da tarde um sino rouco. (...)/ se misturasse ao som de meus sapatos/ que era pausado e seco; e aves pairassem/ no céu de chumbo, e suas formas pretas/ lentamente se fossem diluindo/ na escuridão maior, vinda dos montes/ e de meu próprio ser desenganado (...) a máquina do mundo se entreabriu/ para quem de a romper já se esquivava/ e só de o ter pensado se carpia”.
OBS.: Esse vídeo postado abaixo foi gravado na última segunda, 12/12, Teatro Municipal em homenagem à Chico Buarque, sendo a última apresentação, grupo todo reunido no palco para cantar "A Banda":

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Eu vou lá, mas te digo algo que acredito ainda não saiba

Veja a riquesa disso: Nessa semana são três os livros a serem lançados em Bauru e não dois, como diz no seu texto.

O professor Caleb, que também virou ator de teatro estará lançando o seu na próxima sexta, 16/12, poesia e escritos. Será lançado na Livraria Nobel, perto do Shopping.

Os três são muito legais. É Bauru na fita.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

"Acabei de chegar do lançamento do Livro do Henrique Perazzi de Aquino, que orgulho do meu amigo e estou lançando um manifesto: queremos um livro dos personagens do cotidiano de Bauru... PARABÉNS Henrique queremos mais livrosssssssssssss"

NELI

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Por favor, o poema ao fim desse texto é do Drummond, que alterei propositadamente pra usar de assinatura nas minhas mensagens.
O livro é lindo e o lançamento foi muito legal!
Abração
W.Leite

Mafuá do HPA disse...

Aqui a matéria do JC pode ser lida na integra:

http://www.jcnet.com.br/detalhe_cultura.php?codigo=219095

Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

Aqui a matéria do JC pode ser lida na integra:

http://www.jcnet.com.br/detalhe_cultura.php?codigo=219095

Henrique - direto do mafuá