quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CENA BAURUENSE (92)

CARTÃO DE BOAS FESTAS DO HPA
CHEGA DE PAPAI NOEL, O NEGÓCIO É VOVÔ VIOLA
Nunca gostei desse negócio de Papai Noel. Esse barbudo, roupa vermelhada e calorenta não tem nada a ver com nosso tropical país. E além de tudo, sua figura denota compras e mais compras. Só isso. Fujo disso. Procuro vivenciar outra realidade nesses dias. E assim sendo tento ao meu jeito criar e dar vazão a um tipo bem bauruense para nos representar. No começo do mês encontrei o tipo ideal, o ZÉ DA VIOLA, um sujeito bonachão, de bem com a vida, cantante e tocador de viola, rico de saúde e pobre de bolso, roupas largas, folgadas pelo corpo e um vistoso rabo de cavalo nos cabelos, a denotar sua irreverência para tocar a vida, com galhardia e sapiência. Ele topou a brincadeira e aqui está o meu Papai Noel, ou seja, o VOVÔ VIOLA. Uma festa embalada por suas músicas e pelo seu astral é tudo o que peço para um final de ano auspicioso e cheio de alegria. ZÉ DA VIOLA representa o Brasil que gosto de viver, pois todos sabem da existência de vários Brasis, cada um com uma conotação. Eu quero mais é ser feliz “violando”.

Mas nessas festas de final de ano desencavei algo guardado aqui no mafuá. Meses atrás folheando uma revista Playboy (edição de dezembro de 2008), encontrei um único texto nela toda, guardado por mim para ser utilizado nesse momento. Escrito por IVAN LESSA (leia algo dele no http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111202_ivanlessa_ra.shtml ), seu título é “Chega de Papai Noel, o Negócio é Vovô Índio”. Da sabedoria de Ivan algo bem do jeito como o Brasil deveria encarar o tal do bom velhinho: “Rô, Rô, Rô é o cacete. Contra o degenerado velhinho de origem finlandesa e seu game boxes, nada melhor do que o nosso nacionalismo Paparocu-Ançim presenteando a petizada com tacos de madeira feita de árvores seletas”. Ele conta como surgiu a mirabolante idéia: “Foi o jornalista Cristóvam Camargo, nos anos 30, quem criou e tentou difundir uma figura bem mais a nosso feitio e temperamento. Era o hoje injustamente esquecido Vovô Índio, que, nesta época do ano, deixava sua oca e saía Brasil afora distribuindo brinquedos para o que alguns anormais ainda chamam de petizada”.

Ivan vai fundo na idéia: “Acho lamentável o vovô Índio não ter pego. Acho triste termos preferido o degenerado anciãofinlococacolês”. Gostei demais quando li e endossei de cara a idéia. Poderia ter pensando num índio, com tudo em comum com esse país, mas preferi nesse Natal e Final de Ano propor um Papai Noel com a cara de Bauru, a nossa malemolência, molejo, verve e por que não dizer, ginga. Zé da Viola tem tudo isso e muito mais e com ele a festa seria completa.

E dessa forma, externo meus mais sinceros votos de um Feliz Natal e boas entradas (saídas também) para o Ano Novo que se inicia, com VOVÔ VIOLA entre nós. Com um Noel desses eu boto o calor para correr.

São os votos de HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO (http://www.mafuadohpa.blogspot.com/ ).

19 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique, estou com você e não abro.
Nada ha ver esse senhor idoso, encasacado nesta canícula senegalesca.
Tudo de bom em 2012 para você e os seus.


Mauro David Artur Bondi
IPHAN/SP

Anônimo disse...

Feliz Natal também, Henrique!
Que o Vovô Viola e o Vovô Índio tragam bastante saúde pra você e toda família!
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Próspero de muita saúde e Realizações.

ferrari vistorias - novo horizonte sp

Anônimo disse...

Olá Henrique!
Que você tenha um abençoado natal ao lado de sua família.Nesse Ano que se inicia tudo de melhor pra voce, e que as conquistas sejam uma constante em sua vida.Um abraço Denilze

Anônimo disse...

Para vocês também Henrique e Família: Saúde e Fraternidade.

João Francisco Tidei de Lima

Anônimo disse...

Muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Feliz Natal prá vcs tambem muita saúde e muita paz um forte abraço
Inês Faneco

Anônimo disse...

oi Henrique!!

Não conversamos de acordo no lançamento do Livro mas,
meus parabésn, Feliz Natal e muita paz, saúde e trabalho em 2012!!

Conheci o Zé da viola na década de 90 tocando em um Clube
do centro de Bauru, figura!!

Abraço.
Levi Ramiro.

Anônimo disse...

Olá companheiro HENRIQUE AQUINO;

Boas Festas, Saúde, Paz , que seus sonhos sejam realizados em 2012.

Forte abraço.

Gaspar Moreira
CMDH Bauru
CRESS/Bauru

Anônimo disse...

Olá Henrique,


Obrigada pelos votos do VOVÔ VIOLA!


Te desejo boas festas neste NATAL, que a família esteja bem e que a entrada do ANO NOVO venha repleta de boas novas!


Grande abraço, fique bem!!!


Luiza

Anônimo disse...

Que todos os meus amigos tenham um Natal abençoado e que Jesus encontre um lugar especial em seus corações,não apenas no dia 25 de dezembro, mas em todos os 365 dias do ano,
pois assim será muito feliz seu novo ano!!!!!

Grande abraço

Iraci Santos

Anônimo disse...

Queridos amigos, colegas, conhecidos, irmãos!!!!

Desejo um Natal muuuuuiiiiitttttttooooo feliz para cada um de vcs!

Beijos
--

Mônica Cinelli Ribeiro
Designer Gráfica

helena aquino disse...

Amei irmão ...... um Feliz Natal pra todos nós ..... beijos no vovô Viola ......

Helena Aquino

Anônimo disse...

Feliz Natal, feliz 2012 e um abraço com carinho.



Márcio ABC

www.marcioabc.com.br

marcioabc@marcioabc.com.br

Anônimo disse...

Olá!
Nós, do Espaço Gaia, convidamos você para a nossa confraternização de final de ano!
Estaremos juntos no dia 21 de dezembro, quarta-feira, às 19h30min ao redor da fogueira, por ser o fogo símbolo da luz, da expansão, da transmutação e ascensão.
A força criadora se multiplica quando nos unimos, a proposta é direcionar toda a energia gerada para a Cura Planetária e para o despertar da Consciência Divina na humanidade.
Venha e traga seus amigos, quanto mais pessoas intencionadas, MAIS LUZ.
Se quiser faça uma lista com seus propósitos e traga para o ritual de entrega ao fogo.
Pedimos 1 kg de alimento não perecível para doação, um prato salgado vegetariano ou doce e uma bebida (não alcoólica) para partilharmos ao final.
Seja bem-vindo!
www.espacogaia.com.br
Abraços,
No amor e na luz,
Manu Saggioro, Ana Cristina Pereira, Luana Saggioro & todos os colaboradores do Espaço Gaia

Reynaldo disse...

Henrique, desejo que voce e todos os leitores do Mafua do HPA tenham um Feliz Natal e um otimo Ano Novo.Abracos

Anônimo disse...

ADOREI
PRA VC TBEM
ABRAÇOS
BETO CHINAGLIA

Anônimo disse...

Caros Amigos!


O ano de 2.011 foi o da consolidação para Cia. Mariza Basso Formas Animadas e quero celebrar esse fato com vocês. Foram apresentados inúmeros espetáculos, ou seja, participamos em muitos festivais, eventos, entidades, associações e escolas. Ah!!! Lembra-se do sucesso da “BONECOS BAURU – 2.011 - 1ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos, veio pra ficar, pois “BONECOS BAURU 2.012” já é realidade e é assim que enxergamos a 2ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos um evento que caminha para ser um dos mais importantes do circuito nacional e internacional.

Consolidamos também o B da Cia. Mariza Basso, nunca fomos tão brasileiros, o que se expressa na verticalização/horizontalização de apresentações dos espetáculos “O Circo dos Objetos”, “O Sítio dos Objetos” e “João Come Feijão” de Norte a Sul, Leste à Oeste percorridos por nós neste gigante “BRASILZÃO”, assim neste ano pudemos celebrar com mais sotaques e,portanto, uma Companhia Teatral mais brasileira.

Nossa estratégia de descentralizar dos grandes centros e mostrar que aqui no “INTERIOR” também executamos trabalhos com qualidades por excelência, potencializando a capacidade da criação do artista, vem ganhando força, e é simples olhando ao redor é que veremos as novas produções ganhando espaços nesse tão competitivo mercado cultural que vivemos.

Foi também o ano das parcerias: SESC, SESI, CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro da Infância e Juventude, STAR PALCO, Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes, Secretaria Municipal de Cultural de Bauru, Jornal da Cidade (Bauru), CIESP – Região Bauru, Lume Light, OUTMÍDIA, SANTA MADALENA, USC – UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO, COLÉGIO SÃO FRANCISCO, POLVO PRODUTORA, TV USC, BABY BÚFALO, MADE IN BRASIL RESTAURANTE E PIZZARIA, BAR DO AEROPORTO e WEBTVC-INTERNET, TV & COMÉRCIO.

Por fim, e como uma espécie de presente de fim de ano, firmamos uma
parceria com COMÉRCIO,INDUSTRIA,IMPRENSA, ENTIDADES, MUNICÍPIO E ESTADO, ARTE e CULTURA

Tudo isso tem acontecido pelo trabalho de um conjunto de pessoas que merecem ser aqui mencionadas: MARIZA BASSO, MÁRCIA BASSO, JULIO HERNANDES, EZEQUIEL ROSA, SILVIO SELVA, ANDRE BAZAN e EMERSON GOMES VANDERLEI que contribuíram de formas diversas.

Esta produção se propôs a ser singela nos seus atos e focar na continuidade de pequenas ações. Já escrevo em tom de despedida pois este email já ficou longo, o objetivo era só:


DESEJAR Á VOCÊS E A VOSSA FAMÍLIA UM FELIZ NATAL, COM MUITA SAÚDE E PAZ,

UM EXCELENTE FINAL DE ANO E UM 2.012 ESPETACULAR!!!

TODOS NÓS MERECEMOS NADA MENOS QUE ISSO.



SAUDAÇÕES BONEQUEIRAS


Kyn Junior
Produtor Executivo

Anônimo disse...

Amigos e amigas,Lá se foi mais um Natal (espero q todos tenham passado com muita paz e felicidade), vem aí o início de um novo ano e... JÁ É CARNAVAL NO BRASIL!!! E, sabe aquele monte de peru, pato, galinha e outras aves q vc comeu no Natal? Pois é... rsrsrsUm grande abraço!Zé Esmeraldi

Anônimo disse...

Agradeço pela presença no lançamento de Para o sol dia de chuva é feriado!

Aproveito para lhe deseja Feliz Natal!

e um belíssimo 2012!

Vitor Martinello