segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

INTERVENÇÕES GUARDIÃO, SUPER-HERÓI BAURUENSE (27)

O REI SOL DE BAURU FOI ELEITO UNANIMIDADE DO ANO: SAKAI NÃO MUDA...
O ano que se encerra não foi dos mais alvissareiros para a Câmara Municipal de Bauru. Tudo começou com a eleição nada normal para composição de sua Mesa Diretora. O presidente Roberval Pinto Sakai – PP, já começou metendo os pés pelas mãos e cometeu erros crassos para conseguir ser o presidente. Intento alcançado e a partir daí foram demonstrações em cima de demonstrações de inabilidades. Uma atrás da outra. Loteou a Câmara com pastores evangélicos (só eles teriam competência?), denotando que tudo com ele circula nessas instâncias. Fora disso o inferno. Os seus próprios pares demonstraram durante todo o tempo um descontentamento muito grande com o fato de seu jeito, uma hora querendo apoiar, outra querendo ser oposição. Quase se viu sozinho num certo momento, com a enxada na mão, mas sem grama nenhuma para carpir. Recuou, mas não desistiu e nesse momento, com duas renúncias, a mesa Diretora da Câmara fica praticamente acéfala, num entra e sai danado e gente querendo até mudar o regimento para instalar de vez que as decisões são só do presidente e de mais ninguém. Quis construir um prédio novo, numa gastança danada, quis levantar um puxadinho por lá e só mudou de idéia após pressão popular. E a Casa vive um dos piores momentos, talvez o mais obscuro, onde o autoritarismo é a LEI.

Guardião, o super-herói de Bauru, um que tudo vê e percebe, ciente de tudo isso está entregando simbolicamente para o nosso REI SOL, o troféu ABACAXI DO ANO, pelo CONJUNTO DA OBRA (Sakai é imbatível, inatingível e inalcançável), ou seja, a catástrofe administrativa lá pelos lados da Praça D Pedro II. Nelson Rodrigues, nosso dramaturgo de plantão, possui uma frase lapidar sobre a UNANIMIDADE: “toda unanimidade é burra”, mas nesse caso, temos certeza, teria que se resignar, pois Sakai está quase chegando lá, conseguindo superar o conceito da frase rodrigueana. Entender isso não é tarefa fácil, mas não existe como negar que o prêmio é dos mais merecidos e poderia muito bem ser entregue a ele hoje, no dia da última sessão legislativa da Câmara. Guardião, muito ocupado com outras tarefas, diz que se não o fizer hoje, certamente o fará na primeira do ano que vem. Mas o título está dado desde já e o próprio Guardião pede ao diferenciado mandatário de nossa Casa de Leis: “Refresque a cuca nessas férias. Viaje, mergulhe, faça coisas que nunca fez, repense sua postura, ande descalço, leia livros com menos temática religiosa, vá ao cinema, freqüente e entenda o culto alheio e procure saber como foi o fim do rei Sol. E volte com a mente aberta, estilo light, cuca-fresca, simpatia é quase amor, pois do contrário, vais penar no último ano de seu mandato”. E numa demonstração de estar alerta a tudo a todos, alfineta também o prefeito Rodrigo Agostinho: "Prefeito, aproveite hoje, dia do seu aniversário para refletir sobre o seus três anos de mandato e o posicionamento atual, a postura nos projetos enviados para aprovação e reflita sobre uma ainda possível guinada para atender de fato e de direito os clamaros da população e não dos interesses de uma minoria. Veja o que disse a presidenta Cristina na posse do seu segundo mandato. Não seria bom o mesmo por aqui?".

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, postei no www.baurunapolitica.com
abraços
renato cardoso

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, não consigo entender como num país dito láico pessoas podem se candidatar/eleger fazendo uso de títulos religiosos. Ou ainda, num país com igualdade de princípios fazer uso de títulos acadêmicos, militares ou nobiliários. No meu ponto de vista tais práticas deveriam ser proibidas. Pessoas deveriam se candidatar/eleger usando apenas seu bom ou mau nome, caráter e ética. Não se encondendo embaixo de nomenclaturas e títulos que a bem da verdade só seduzem pobres, leigos e incautos. E esta é a melhor democracia de que somos capazes como povo dentro da "Bananas Republic". Enquanto houverem ovelhas, haverão tb os lobos..., em peles de cordeiros ou não.

Anônimo disse...

Henrique

Sakai me lembra muito a candidata Marina, que já foi PT, PV e hoje nem sei mais o que é e o que representa. Se diz moderna, mas é de uma das igrejas mais conservadoras desse país, a Assembléia de Deus. Hoje, antes de chegarem ao poder, se dizem democraticos e tudo permitem, lá chegando, cargos só para os deles, renegam a ciência e tudo passa a ser feito usando um viés divino. Com o Sakai um esboço disso. Esse sob o manto religioso os mais perigosos do planeta. Cortemos volta de todos eles.

Aurora

Anônimo disse...

Olá Pessoal,
Tenho muitas novidades para compartilhar com vocês após a Plenária Nacional do FNDC. A principal notícia envio abaixo.
Sei que estamos quase perto do Natal mas gostaria de ver com vocês a possibilidade de ainda realizarmos uma reunião na semana que vem, tipo dia 20-12 (terça), pois antes estarei viajando, inlcusive esta semana.

O que acham?

Abs

Sandra Sposito

Rosane Bertotti eleita a nova coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
10/12/2011 |
Leonardo Severo
CUT - Central Única dos Trabalhadores
Implementação do novo marco regulatório e organização dos Comitês Regionais e Estaduais do FNDC são prioridades

Rosane ressaltou que a nova coordenação, mais plural, reflete o novo momento que o FNDC está vivendo, incorporando companheiros das mais variadas entidades e tendências para ampliar a participação na batalha pela democratização da comunicação. Entre os principais desafios, sublinhou, está a implementação de um novo marco regulatório para as comunicações no país e a construção dos Comitês Regionais e Estaduais do FNDC, para enraizar a luta e o compromisso com a efetiva liberdade de expressão, “que não pode se confundir com a liberdade de empresa, com a liberdade de meia dúzia de famílias tomarem de assalto concessões públicas para mentir e manipular”.
A nova coordenadora do FNDC substituirá Celso Schröder, atual presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que, segundo Rosane, teve um papel chave durante vários anos na condução da entidade e no enfrentamento aos monopólios e oligopólios de mídia.
Olhando para o futuro, Rosane sublinhou que é preciso transformar os 20 pontos principais aprovados na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em plataforma de mobilização e de luta. “Estas bandeiras precisam ganhar as ruas. É com esta determinação e compromisso que assumimos o FNDC”, frisou.
Entre os 20 pontos estão 1. Arquitetura institucional democrática; 2. Participação social; 3. Separação de infraestrutura e conteúdo; 4. Garantia de redes abertas e neutras; 5. Universalização dos serviços essenciais; 6. Adoção de padrões abertos e interoperáveis e apoio à tecnologia nacional; 7. Regulamentação da complementaridade dos sistemas e fortalecimento do sistema público de comunicação; 8. Fortalecimento das rádios e TVs comunitárias; 9. Democracia, transparência e pluralidade nas outorgas; 10. Limite à concentração nas comunicações; 11. Proibição de outorgas para políticos; 12. Garantia da produção e veiculação de conteúdo nacional e regional e estímulo à programação independente; 13. Promoção da diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de classes sociais e de crença; 14. Criação de mecanismos de responsabilização das mídias por violações de direitos humanos; 15. Aprimoramento de mecanismos de proteção às crianças e aos adolescentes; 16. Estabelecimento de normas e códigos que objetivem a diversidade de pontos de vista e o tratamento equilibrado do conteúdo jornalístico; 17. Regulamentação da publicidade; 18. Definição de critérios legais e de mecanismos de transparência para a publicidade oficial; 19. Leitura e prática críticas para a mídia; 20. Acessibilidade comunicacional, aprimorando mecanismos legais já existentes.

Anônimo disse...

Henrique

Esse aí não tem jeito.
Ou melhor, tem sim, eleição.
Marquemos pessoas assim, para cravarmos o nome em outras pessoas.
Sakai deve ser (com a graça de Deus) político de uma eleição só.
Assim esperamos e rezamos.

Ana Paula Dias

Anônimo disse...

Será que ninguém de vocês consegue dormir. olha o hórario que vocês escrevem essas coisas acho que estão precisando de PAZ.

Mafuá do HPA disse...

caro último anônimo:

Gostei de tua escrita. Deves ser religioso. O horário de nossos escritos é o mesmo do que fizeste aqui. É o que o blogspot é internacional e quando batucamos aqui um comentário sai impresso o horário do país de origem e não o nosso. Nós dormimos, como vocês, viu! De paz precisamos todos, mas como estamos presenciando a guerra instaurada na Câmara com um trapalhão presidente, nunca teremos com gente assim no comando da caneta. E assim sendo, a guerra se fez necessário e a qualquer hora, dia e noite, sem trégua e descanso. Gente assim precisa ser martelada ininterruptamente, pois do contrário fazem e acontecem. Como ter paz com um Sakai na presidência? Impossível...

Henrique - direto do mafuá