segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

INTERVENÇÃO SUPER-HERÓI BAURUENSE (28)

LÁ A “PRIVATARIA TUCANA” E AQUI A “PREVARICAÇÃO TUCANA”

O livro bomba desse final do ano todos já sabem é a “A PRIVATARIA TUCANA”, do corajoso jornalista mineiro AMAURY RIBEIRO JR. Veja a entrevista do Amaury ao Paulo Henrique Amorim, da TV Record aqui: http://youtu.be/V14fyWK9Cnc . A história é por demais conhecida, a sacanagem financeira tucana a envolver Serra, FHC e outros tantos graúdos, todos tucanos, numa fraude imensamente maior que o questionável “mensalão”. Na capa da semanal Carta Capital dessa semana a explicação do sucesso: “A mídia esconde o Brasil – Mas não consegue conter a força da internet”. Quer dizer, não deu na mídia, mas deu nos blogs e no facebook. Virou best seller de um dia para outro, provando que os meios alternativos estão ocupando um lugar inquestionável como veículos midiáticos no Brasil e no mundo. Folha SP, Globo, Estadão, TV Globo, etc, os que fingiram que o livro não existe já não possuem tamanha importância como dantes. Isso uma coisa, um caso escandaloso que a mídia esconde e nisso enxergamos sua verdadeira face.

Outra coisa são os muitos escândalos pouco divulgados, com pífia investigação, todos envolvendo altas esferas tucanas, essas regionais. Aqui em Bauru um desses casos. Numa manchete de primeira página da semana passada o Jornal da Cidade, aqui de Bauru, estampa que “MÉDICOS ATESTAM MORTE DO HB – HOSPITAL DE BASE”. E quem teria provocado essa suposta morte do HB? O esquema do PSDB. Não existe outro entendimento, pois todo o grupo diretor do hospital era formado por membros do partido na cidade. Basta uma simples averiguada nos nomes de todos os que compunham aquela diretoria para confirmar isso. Algo que qualquer mediano escolar pode fazer. Os nomes estão todos aí, mas ainda não se chegou a nenhum peixe graúdo, de maior quilate. Chegaremos nisso, tenham certeza. Tudo é uma questão de tempo. O fato lamentável disso tudo é que muitos desses comprovadamente, além de pertencerem ao ninho tucano, também circulavam freqüentemente pelo Escritório Político Regional do nosso deputado estadual, o Pedro Tobias. Pior que isso é vermos constantemente o mesmo deputado apregoar via imprensa que o Governo Federal não repassa verbas adequadamente para os hospitais de cidades pequenas e Santa Casas. O caso da AHB de Bauru é típico de uma cidade que recebeu verbas federais e fez um uso dos mais danosos, criminoso, diria. Na maioria das cidades vizinhas, todas com influência do deputado, o mínimo que se pede, clamando pelo bom senso é que ocorra uma devassa nessas contas, para dirimir toda e qualquer dúvida existente. O próprio deputado deveria pedir auditoria em todas, até para salvaguardar seu nome e sua reputação. Sairia ileso, mas permanece quieto. Péssimo isso.

O nome criado pelo Guardião, o super-herói bauruense, para a conotação regional ao tema abordado no livro é um clamor nesse sentido. A PREVARICAÇÃO TUCANA é o escândalo em si, o lado já conhecido do rombo na AHB, escabroso e ainda sem uma definitiva criminalização dos responsáveis. Escancarar isso e quebrar o elo possibilitador da maracutaia é necessário, pois pessoas estão indicadas/indiciadas como culpadas, outras foram meramente afastadas de seus cargos e desapareceram como num passe de mágica, mas precisam prestar esclarecimentos sobre seus atos. Guardião sugere não um livro, mas a exposição de forma mais transparente de todos (mas todos mesmo) os responsáveis pelo rombo. Se o relatado no livro é a excrescência do péssimo uso do dinheiro público a nível nacional, o ocorrido em Bauru é uma amostragem do que pode estar disseminado a nível regional. Pelo sim, pelo não, vigiar, controlar e buscar formas cada vez mais rígidas de controle desse dinheiro recebido é algo que deveria ser encarado como natural.


Por outro lado, lamentando também como a política é praticada nos dias atuais, quando um parlamentar não pode mais nem votar de acordo com sua consciência e pelo bem de sua cidade. Quando isso fere o interesse do partido, ocorre algo similar ao fato da última sessão de nossa Câmara de Vereadores. Nela Marcelo Borges, por causa de um voto do vereador Mantovani a favor de um projeto favorecendo o prefeito (adversário dos tucanos), destituiu-o em plena sessão do cargo de líder da bancada tucana. Autoritarismo explícito e declarado. Guardião perguntaria para Marcelo, o capo tucano: “E os interesses da cidade como ficam? Os subordinados à sigla são obrigados a votar contra a cidade, mesmo nos casos onde o projeto a favorece? É dessa forma que os tucanos fazem política?”. Guardião aguarda as devidas respostas.

E dessa forma Guardião deseja a todos e todas boas festas de final de ano. E até o próximo ano...

17 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Boa sacada. A grande semelhança entre os casos é nítida e simples.

No escândalo nacional a envolver nomes do PSDB, como FHC e Serra, principalmente, além de muitos parentes próximos destes, a grande mídia fica toda calada, como se nada tivesse ocorrido, mesmo sendo o maior caso até agora de corrupção já comprovada nesse país. O que existiria de acordo de bastidores entre as partes para produzir tão imenso silêncio... Já se perguntaste isso... Tem que haver um acordo de cavalheiros como garantia do silêncio. Que acordo seria esse.

E sobre o caso local a envolver muitos nomes do PSDB, assessores próximos do deputado, mesmo com o escândalo na rua, pouca coisa na mídia além do relato das decisões oficiais da Justiça. Nenhuma investigação extra e pode perceber mais, pois poucos são os que colocam a cara para bater e criticam abertamente nessa cidade algo a envolver um figurão desses. Todos se fecham, receios mil. A grande maioria prefere se omitir. Fingim-se de mortos, mas comentam nas antesalas do poder, nas rodinhas nas esquinas, lugares nada comprometedores. Posicionar-se mesmo contra e dar nomes aos bois, quase ninguém.

Não é isso...

Paulo Lima

Anônimo disse...

HENRIQUE,
o FHC é o responsável pea modificação das aposentadorias do INSS...Aposentei na USC com 6,7 salários-mínimo e estou recebendo 3...Obrigado Tucanato ! Desvinculando a aposentadoria do salário-mínimo...
Abs.
MURICY

Anônimo disse...

SOBRE A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR vc está coberta de razão como todos que estão pasmos com a demora para PRENDEREM, PUNIREM e exigirem a DEVOLUÇÃO do dinheiro que esse BANDO DE SAFADOS meteu a mão. Esses SAFADOS FALIRAM o HOSPITAL e a MATERNIDADE, no Japão seriam condenados a PENA DE MORTE. Mas aqui eles ainda circulam tranqüilos, viajam para o exterior, passeiam dando gargalhadas e debocham do POVO que teve tudo FALIDO por causa da GRANA que eles ROUBARAM.

CADEIA VAI SER POUCO, ESSES "LADRÕES" DE COLARINHO BRANCO TERÃO QUE DEVOLVER TOSTÃO POR TOSTÃO, QUE OS PARENTES DELES TB SEJAM INVESTIGADOS PARA EXPLICAREM A ORIGEM DO DINHEIRO QUE CERTAMENTE OS "SAFADOS" PASSARAM PARA OS NOMES DOS "LARANJAS"...E TEM GENTE QUE ANDA SUMIDA MAS QUE TAMBÉM METEU A MÃO NESSE ANGU...TEM O "SUPERINTENDENTE" QUE DESAPARECEU DO MAPA, TOMOU CHÁ DE SUMIÇO...ONDE ESTÁ O EX "SUPERINTENDENTE"???

terra.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos

Esse último post, anônimo, foi publicado recheado de palavrões. Não produzi censura, mas retirei do ar a publicação original e a publiquei com a colocação de três pontinhos no lugar das expressões mais fortes. O teor do texto foi mantido.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

GUARDIÃO HENRIQUE

vc poderia comentar a respeito do HOSPITAL DO CENTRINHO que as "OTORIDADES" insistem em NÃO concluir as obras mesmo depois de mais de 20 anos gastando o DINHEIRO PÚBLICO? Quem são os ... que estão aprontando TUDO ISSO nesse HOSPITAL?
Tem muito ...

terra.com.br

Anônimo disse...

Henrique, agradeço suas palavras no comentário do post anterior, saiba que o que me leva a escrever por aqui ainda, é saber da sua grande capacidade em poder entender o mundo, por isso não deixo de cutucar para que não caia na vala comum de pensamento desses tempos medíocres.

Veja como tudo é debatido de forma superficial, de novo é sobre corrupção, ninguém sai do lugar mais, será que perdemos a capacidade de crítica como perdemos a capacidade em jogar futebol??

É briguinha de egos para causar biquinhos e lavar a roupa suja da corrupção. Parece fetiche de tarado isso, ao invés de seguirmos na literatura a entender, ficamos com sorrisos e curiosidade para ver a corrupção do vizinho.

A corrupção é inerente ao sistema capitalista e mesmo que a maioria do povo não perceba essa ligação, sabe que a corrupção está na alma desta sociedade, não me interessa e nem perco tempo para ler que meios o sujeito fez a corrupção, o que deveria importar é entender o capitalismo e deixa-lo nu para as pessoas. Esse é o tipo de papo aliás que afasta e deixa de saco cheio as pessoas.

Muitos dos que tentam mostrar indignação, no fundo só esperam um lugar para fazer o mesmo, entendo como se dá o processo estrutural do sistema percebemos claramente que a corrupção é uma gemea siamesa do capital, saber com quem e como o cara negociou, se enfiou dinheiro na cueca, com quem falou, isso é muito raso para quem quer pensar o mundo.

Concordo que a internet cumpre o seu papel, mas da forma negativa, porque além estar criando guetos virtuais e parece que ninguém mais se dá conta, é que esse bombardeio aleatório de informações tira na verdade das pessoas a forma de pensar e processar a informação, recebe-se dados, opina-se primeiro e raramente quando se pensa depois, muitas vezes percebe-se o equívoco da opinião.

Eu ia pegar um exemplo bem mais antigo da literatura, mas vamos ficar um pouco na atualidade para de novo fazer comparações a la Barça, tem um abismo entre uma literatura que propõe pensar de forma estrutural a sociedade como Noam Chomsky e uma literatura que beira mais o fast-food da corrupção.

Veículos de comunicação neste sistema se dão ou não determinada informação como no caso de livro por exemplo, não é por ideologia como se daria no caso uma informação sobre um país comunista por exemplo, e sim uma questão partidária, interesses economicos, tanto a Globo tucana como a Record hoje amiga dos petistas estão na nata da corrupção e fazem grana da forma mais suja possivel, PH Amorim mesmo sempre esteve de um lado ou outro do mainstream, há algo de puro no dinheiro pago a ele pela Record??? Algo divino talvez??

O que há é muita hipocrisia e briguinhas de egos, disputas pelo bolo do capital, depois somos humilhados com tango argentino tocado na Catalunha e fazemos a pergunta idiota, nossa mas por que será isso??

Aqui herói nem identidade tem mais, porque na real não existem mais, aí o Noam vem para o Brasil ministrar palestra, debater e os nossos "literários" do momento parecem santistas numa manhã de domingo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcos
Eu te entendo e dou a ti toda a razão do mundo. Como gostariua de já estar nesse patamar. Ainda continuo, como a maioria, enxergando aqui dentro do capitalismo, onde vivo e respiro, um pior do que o outro. E quando leio algo sobre os piores também sendo desmascarados, como nesse momento, fico imensamente feliz. O PSDB continua sendo o que de pior temos, mais hoócritas. Isso me basta.

Aurora

Anônimo disse...

Marcos
Volto a carga.
Entendo tudo o que me explica, mas como vc sabe muito melhor do que eu, não mudaremos o capitalismo como regime nesse país. Ou acha que madaremos com a composição atual de nossa vida política? Não. Sei que vai me responder isso. Enyão veja como aqui dentro desse capitalismo uns se dizem mais impolutos que os outros. O tucano é assim, olha todos por cima e conta com o apoio da mídia toda e quando são desmascarados dá uma vontade de dar uns pulos de alegria. Voce não consegue sentir isso? Me afirme sem pestanejar.

Aurora

Anônimo disse...

Aurora, agradeço pelo seu comentário, gosto quando há questionamentos que nos leva a gerar debates mais ricos.

Não existe corrupção "menos pior" como muitos dizem por aí, aliás esse é um conformismo comum para aceitar as coisas como estão e servir apenas de interesses eleitoreiros. Na verdade me preocupa muito as pessoas tomando esse discurso como normal, tipo, "no PT tem corrupção, mas no PSDB ela é maior", puro fanatismo partidário, eleitoreiro, acho que perdemos a noção das coisas, esquecemos de como já vivemos o mundo no passado.

Mostrar como foram feitos os esquemas na verdade não acrescenta nada, porque a corrupção é conhecida, todos sabem que ela existe e está ligada ao sistema e tudo precisamos ver o efeito de reação, e nisso nada mais é que pura briga de egos partidários, os tucanos "se acham" como muitos dizem, mas o PT também não se acha e toma para si um discurso falso?? Não se pintou de vermelho durante anos, criticou, falava todo pomposo ser a esquerda brasileira e o que fizeram e fazem não é exatamente participar do mesmo sistema corrupto que vivemos???

Partidos exibem fachadas mas a prática é igual porque todos querem um pedaço deste bolo, o capitalismo continua aí, sua corrupção corrói a nação, as pessoas continuam sendo exploradas, vidas destruídas e tenho sempre dito que a maior crise hoje é justamente a falta de crítica ao mesmo.

Esse livro com toda a sinceridade serve apenas para alimentar essas briguinhas partidárias, me espanta ver pessoas com uma vida literária tão grande cair nessas literaturas de quinta categoria, leia "Estados Fracassados" do Noam Chomsky e veja a diferença quando se denuncia a corrupção do imperialismo mostrando uma crítica estrutural e o como se dá a ação e efeitos disso tudo aos povos do mundo.

Tenho falado muito ao Henrique para não entrar nessa, porque ficar nisso é muito raso para quem quer desafiar o público a questionar e entender a sociedade em que se vive, é ficar andando em círculo e perder a subversão é um dano permanente ao cérebro idealista.

Corrupção não tem níveis, hipocrisia idem, ou é ou não é, e eu não posso querer mudar a cabeça de um jovem querendo inventar uma comparação maluca de corrupção, esse jogo não é o nosso, nunca foi e entrar nessa é ficarmos corruptos também com os ideais.

Entenda que nosso adversário a ser desmascarado e batido não são esses partidos, políticos são marionetes do sistema, este sim, o capitalismo é que necessita de tudo isso, mas como nossos críticos estão "santistas numa manhã de domingo" não sairemos dessa, ano que vem volta toda a papagaiada eleitoreira, esse mesmo papo de corrupção "menos pior" e segue-se na vala comum, rumo a merda total, porque esses preferem a "felicidade" da mesmice comum do que o sofrer pela honra de um ideal.

Não fico contente com nada disso e preocupado em ver um fascismo hoje totalmente maquiado, escondido, e um bando de cagões com medo de critica-lo, morrer na camara de gás era mais rápido e menos doloroso do que o sistema faz com os povos hoje e ainda tira totalmente a capacidade crítica.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

SR Marcos Paulo

Li tudo, mas n~çao concordo com tudo.
Sou daqueles que vejo merda na maioria dos partidos brasileiros e tambémsei que a culpa é do sistema capitalista, corrupto até a medula.

Mas também sou daqueles que vendo o que a Veja, a Folha, Globo, Isto É, Zero Hora, Estadão e os maiores jornais do interior brasileiro, como se fosse uma rede compacta contra somente a corrupção de um dos lados e nada sobre o outro lado, quando vejo os tucanos enrolados até o pescoço, vibro.

Você poderia me explicar uma coisa. Como que todos esses órgãos de imprensa agem meio que integrados, com nenhum dando nada contra os tucanos e tudo contra o PT. O que seria isso? Eles possuem um elo de ligação entre si, se comunicam para agirem assim ou são os interesses em comum. Você também não percebe isso? Eles todos parecem uma grande rede de um dono só.

Parabéns pelos comentários. Sou de uma cidade vizinha e conheci o blog do Henrique meses atrás quando escreveu um texto para o Jornal da Cidade na Tribuna do Leitor e no final estava o endereço do blog. Li e gostei. Esse texto aqui é muito bom.

Leandro L. Carvalho - Lençóis Pta

Anônimo disse...

AVISO AOS NAVEGANTES: SUZANO TEM 4 HOSPITAIS PUBLICOS NA CIDADE E MAIS 4 HA MAIS OU MENOS 8 KM A 10 KM. E UM DEPUTADO QUE TRABALHA. BAURU TEM 01 HOSPITAL ESTADUAL QUE ATENDE BAURU E REGIÃO, UM HOSPITAL DE BASE E UMA MATENIDADE EM SITUAÇÃO PRECÁRIA. LUTE E COBRE COMPANHEIRO. BAURU PRECISA DE PESSOAS QUE REIVINDIQUEM POR SUA CIDADE, SEJA ELE DO PT, PSDB, PTB OU PARTIDO SEM JUCELINO. AMANHA AS 18.30 ESTAREMOSEM FRENTE AO HB, VENHA PARTICIPAR.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Caro Leandro, agradeço por citar meu comentário, gosto quando as pessoas participam a debater ideias.

A resposta sobre a sua pergunta está no primeiro comentário que fiz neste post.

Realmente há dois lados nesse ponto, mas a moeda é a mesma, a ligação desses veículos é puro partidarismo de ordem econômica, a corrupção falada é o fruto desta sociedade, se amanha a maioria dos veículos mudarem de comando e com isso a negociar com o outro partido, o fator alienação para manipular a nação continua o mesmo.

E seguindo essa linha para a falsidade e hipocrisia que esses meios se utilizam, não é a mesma quando outros meios fazem essa prática pelos seus interesses com outro partido?? Não é a mesma coisa quando o outro partido controlando a maior central sindical, a maioria dos movimentos sociais, estudantil, e destruindo com todos eles para servir como massa de manobra??

Não há nada de ideológico, luta de classes nessa lavação de roupa suja. É querer ficar discutindo se anjos tem sexo sendo que nem sequer eles existem.

Me desculpe, mas eu não sou carola de partido para ficar discutindo com os fiéis(correligionários) qual o NADA é melhor ou pior.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sr Henrique & Cia:

Aqui e em todos as reprotagens que sairam pela imprensa bauruense não vejo a citação de uma instituição, essa a abrigar quase a maioria dos implicados com essa questão do escândalo financeiro na Associação Hospitalar de Bauru: MAÇONARIA.

Ela é intocável? Algum motivo em especial para isentar tal instituição?

L.

Mafuá do HPA disse...

Meu caro L.

Nenhum motivo. Existindo algo que não sabemos, porque não os relata aqui para nós. De preferência citando seu nome, para sabernos com quem estamos tratando. Sei o que são e representam os maçons, seu poder exarcebado e um pensamento e ação voltado para os seus. Queria saber mais detalhes de uma provável relação nesse assunto. Fiquei curioso.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Eu ri muito e queria dividir com vocês.


http://cloacanews.blogspot.com/2011/12/exclusivo-privataria-tucana-chega-ao.html




Um abraço a todos


Tristan

Anônimo disse...

NÃO FOI SÓ A FALTA DE COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR, OS "CARAS" METERAM A MÃO NO DINHEIRO PÚBLICO E "QUEBRARAM" O HOSPITAL E A MATERNIDADE SANTA ISABEL. PRATICAMENTE "QUEBRARAM" O MANOEL DE ABREU TAMBÉM.




"A manifestação é para ver se amolecemos o coração dos nossos governantes para que eles assumam o hospital.
Eles deixaram nas mãos de quem não soube administrar.”


MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO VAI "PAGAR A CONTA" SÓ QUE DESTA VEZ O POVO E OUTROS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE ESTÃO EXIGINDO PUNIÇÃO PARA MAIS ESSE CRIME DO "COLARINHO BRANCO". QUE, TODOS MAS TODOS MESMO OS CULPADOS PELOS DESVIOS DO DINHEIRO (FURTO SIM SENHOR!!!) E POR TEREM DEIXADO A SITUAÇÃO CHEGAR ONDE CHEGOU, QUE TODOS ESSES SAFADOS OU CONIVENTES OU ATÉ MESMO OMISSOS QUE ESTAVAM DIRETA OU INDIRETAMENTE "CUIDANDO" DESSES HOSPITAIS DURANTE TODOS ESSES ANOS, QUE TODOS, ATÉ O EX SUPERINTENDENTE QUE DESAPARECEU DO CENÁRIO DO CRIME, SEJAM TODOS PUNIDOS E ALÉM DA "CANA" QUE DEVOLVAM O DINHEIRO, QUE ROUBARAM, QUE PERCAM OS BENS ADQUIRIDOS COM ESSE DINHEIRO QUE NÃO ERA DELES.

BANDO DE SAFADOS...
E
CARAS DE PAU

new time