domingo, 11 de março de 2012

FRASE (88)

COMO OCORRE O ENTENDIMENTO DO MUNDO ATUAL, MEU DESABAFO PARA PÁGINA 12 E MINO CARTA*
* Duas cartas de minha lavra após ouvir algo sobre como uma parcela do povo entende o mundo hoje.

Caro Mino Carta – Acabo de ler o editorial “Indignação, nunca” (leia clicando a seguir: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/indignacao-nunca/?autor=42), de tua lavra, publicado na última Carta Capital, a de nº 688 e num certo momento lá está algo a me obrigar escrevinhar algo para ti: “Este que vos escreve tem a frequente oportunidade de constatar que os nossos universitários, em diversos rincões, ignoram a história recente, e nem se fale da antiga, salvo surpreendentes exceções”. Envio-te cópia de uma carta que escrevi para o diário argentino Página 12, semana passada, relatando algo que gostaria que tomasse conhecimento. Tanto lá, como cá, uma distorção mais do que evidente da compreensão do que se passa diante dos seus olhos. Um abracito bauruense do HPA

Amigos do Pagina 12
Tenho algo para vocês. Leio diariamente aqui de Bauru o Pagina 12. Recebo o material via internet e sempre que posso estou repassando matérias escritas pelo jornal, todas dentro da minha linha de pensamento e ação.

Nessa semana algo sobre vocês. Minha esposa é professora numa universidade pública paulista e recebeu nesse início de semestre uma aluna argentina. Ela veio para cursar aqui em Bauru, interior de SP, os próximos seis meses, num intercâmbio de final de curso e preparar o seu TCC. Estará num contato muito próximo com minha esposa e num dos e-mails trocados, quis ser simpático e demonstrar todo meu carinho para o povo argentino ao mencionar o fato de que leio o Pagina 12 diariamente pela internet e que nos retornos ao seu país, poderia me trazer uns exemplares impressos.

Sabem qual foi sua resposta? Sentem, por favor. Perguntou se eu era COMUNISTA. Sim, ela tem um entendimento de que o Pagina 12 é uma publicação de cunho comunista. Percebam o drama. Um estudante de nível universitário dos dias atuais não consegue mais distinguir o que venha a ser uma publicação de cunho esquerdista, ou que defenda a verdade factual dos fatos de uma comunista. Nada contra o comunismo, mas tudo contra um percentual elevado dos jovens estarem totalmente fora de sintonia do que se passa no seu próprio país. Ela e sua família devem ser leitoras de jornais ao estilo do Clarín.

Aqui no Brasil ocorre o mesmo. Uma revista semanal como Carta Capital ou uma mensal como Caros Amigos são taxadas também de comunistas, pois cada uma ao seu modo estão desalinhadas do pensamento neoliberal, um que entende existir no mundo atual um pensamento único e que fora deles estaremos perdidos. Cada vez entendo mais os motivos da revolta de Fito Paez quando da última eleição para a Prefeitura de Buenos Aires e a provocação a todos os que defendiam abertamente o conservadorismo daquele que viria a ganhar o pleito.

Reitero meus agradecimentos por Pagina 12 existir e me manter informado do que realmente ocorre na Argentina. Vocês são a verdadeira imprensa. Estou com vocês e não abro.

Um abracito bauruense e brasileiro do HPA

PS.: Poderia ter incluído algo mais no meu texto (não o fiz por esquecimento, faço agora), dessa lavra: “E a revista mensal Piauí, como poderia ser classificada? Certa feita um jornaleiro da capital, ao pedir-lhe uma Carta Capital, me indica sua leitura como no mesmo nível . 'Essa também é esquerdista', me disse. Pasmo, preferi mudar de assunto”. Já não estaríamos mais qualificados para conseguir analisar o que seria o joio do trigo, alhos de bugalhos, direita de esquerda, roto do esfarrapado, torto do direito, claro do escuro? Seria tudo farinha do mesmo saco? Eis minha dúvida dominical.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde!!

Caro amigo observei em seu Blog noticias sobre a demora do município de Bauru em resolver a destinação dos prédios das Antigas Ferrovias Noroeste, Paulista e Sorocabana.

Em minha opinião não se trata somente de conservar e dar destinação aos referidos imóveis, mas também tem que se pensar na manutenção e preservação de todo leito ferroviário dentro do perímetro urbano de Bauru, pelos seguintes fatos:

Primeiro para reduzir numeros e acidentes e depois todos sabem o que a grande São Paulo esta passando com relação ao transito e a tendência e piorar. Faltam investimentos em trens metropolitanos e no metro.
Bauru é um município privilegiado por ter um leito que corta uma área central e que poderá ser utilizada futuramente para quem sabe um trem metropolitano interligando a estação central através dos 3 leitos, Noroeste, Paulista e Sorocabana para logradouros tais como Tibiriçá, Guaianas, etc, sem falar em um projetos mais amplo que poderia ser um trem metropolitano regional ate Marilia, Jaú, Lins e Lençóis Pta.

Tem muitos municípios tais como: Americana, Araraquara, Rio Claro e outros que estão retitando os trilhos da área central e fazendo contornos ferroviário sem pensar lá na frente. Depois se precisarem de um trem metropolitano terão que fazer desapropriações etc, gastando mais dinheiro ao invés de aproveitar o que esta ai.

Isso pode parecer uma piada, mas o Governo Paulista acabou com os trens de passageiros sem se quer consultar a população. Achou que ônibus poderia resolver nossos problemas. E o que se percebe é que as empresas de ônibus que operam o transporte intermunicipal estão reduzindo horários, encurtando linhas, etc. o mesmo acontece com o transporte urbano as empresas operam linhas que dão lucro de desprezam linhas que acham que dão prejuízos e quem paga isso é o usuário, e ai o cidadão acaba comprando uma moto ou um carro e daí as cidades cada vez mais congestionadas. Ficam o especialistas discutindo o que fazer com transito. Oras é só ter menos veículos circulando? Mas como? Se não tem transporte coletivo suficiente (ônibus, trens)?

Sem mias, Luiz Carlos
lcdirenzi@bol.com.br