segunda-feira, 12 de março de 2012

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (32)

DEPOIS DA MALDIÇÃO DA BATISTA, EIS A “MALDIÇÃO DOS HOSPITAIS BAURUENSES”
Semana passada o vereador Roque Ferreira distribuiu via facebook um vídeo, logo redistribuído para uma legião de bauruenses. O tema era “A maldição da rua Batista”, feito com moradores da rua Batista de Carvalho sobre a lenda da maldição de João Dix, o empresário que doou as terras para construção do cemitério da Saudade e algo sobre prefeitos não asfaltarem duas quadras daquela rua, pois se o fizessem morreria em seguida. O vídeo já está no Youtube e pode ser assistido clicando a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=Piex5LZLzmI .

Diante disso, Guardião, o super-herói bauruense (criação do desenhista Gonçalez e com pitacos desse mafuento escrevinhador), sempre atento à crendice popular expõe outra maldição a envolver algo na cidade de Bauru, o destino dos seus HOSPITAIS. No ReperCUT nº 1, jornal mensal da CUT Bauru, o título de sua primeira página é sobre “A Base da Crise” e instiga: “Querem passar uma borracha nas raízes da crise da Associação Hospitalar de Bauru. Usuários, trabalhadores e o próprio SUS estão sendo penalizados, enquanto os verdadeiros culpados permanecem impunes”. A charge do Bira é bem didática sobre o assunto. Leiam tim-tim por tim-tim da denúncia no http://cutbauru.blogspot.com/ . Algo mais, a cada dia nos jornais de Bauru, como na notícia estampada na edição de 31/01 do JC: “Famesp assume maternidade em maio – Governo do Estado publica hoje edital que define fundação de Botucatu como próxima contratada para unidade”.

No começo de janeiro, o diário Bom Dia anunciava em sua capa, “Aos 70 anos, Tio Gastão sairá de cena em Bauru”. Em matéria de Cristina Camargo, era ressaltado que “Conhecido pela busca por recursos e apego aos pacientes, superintendente do Centrinho vai se aposentar. (...) Gastão é um dos fundadores do Centrinho, assim como outros seis professores da FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru), da USP. Passou por dez reitores, foi decisivo na ampliação do hospital – que começou numa sala da faculdade e ainda luta para inaugurar o novo prédio e ampliar o atendimento”. Eis a cronologia desse hospital: 1967: O Centrinho/USP é fundado por um grupo de professores da Faculdade de Odontologia de Bauru. 1976: O Centrinho é transformado em unidade hospitalar autônoma. 1985: É assinado o primeiro convênio entre o hospital e a Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais). 1989: É lançada a pedra fundamental do novo hospital, o “predião”, que até hoje não foi inaugurado. 1998: O Centrinho ganha o nome de Hospital de Reabilitação por causa da ampliação de seus atendimentos. 2012: O hospital se prepara para a aposentadoria do homem que se transformou na imagem do Centrinho. Tio Gastão sairá de cena em Bauru sem ver o Hospital do Centrinho (USP) inaugurado? 23 ANOS E ATÉ AGORA NÃO FOI INAUGURADO. Guardião deixa no ar uma pergunta: “O que estaria acontecendo para o retardamento tão prolongado?”.

Recebo um e-mail em 15/01/2012, de uma pessoa que não gosta de se identificar versando sobre um tema a envolver o AHB. Leiam: “Não faz muito tempo, no principal hospital da cidade (AHB), que estava sendo administrado por membros da maçonaria, só eram admitidos para determinados cargos quem fosse maçom ou indicado com muita recomendação por algum maçom. É muito perigoso esse tipo de protecionismo, seja ele religioso ou através de clubes de serviço, política ou outras entidades que tentam proteger seus membros. Se vivemos num país democrático as oportunidades tem que ser para TODOS independente do credo, simpatia política ou seja lá o que for”.

Guardião não sabe ser totalmente verdade o relato, mas se assim for, deixa a sugestão para resolver de vez a questão do rombo na AHB: “Sendo tão solidários entre si, os tais irmãos maçons, por que não assumem de vez o valor da pendenga, dividem entre seus pares e quitam a monstruosa dívida? A cidade agradeceria por solução tão edificante”. E sobre a Famesp adentrando a cena sugere: “Não seria de bom alvitre darmos uma bela de uma conferida em como eles processam seus gastos? Olhar o balancete deles é primordial para que não aconteça o mesmo que na AHB”. Parece mesmo uma MALDIÇÃO, algo a encruar, retardar avanços, por detrás do negócio hospitalar em Bauru isso e assim sendo (toc toc toc), sinal de alerta ligado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

deixa eu começar essa discussão.
Moro perto do Centrinho e acompanhei um pouco de tudo o que ocorreu por lá. Sempre procuro separar duas situações. A primeira é que o Centrinho é um centro de excelência no que faz, tratamento de primeiro mundo aos pacientes e acompanhantes. Algo que os demais hospitais ainda precisam muito aprender. Quanto a demora na finalização do hospital, algo inexplicável mesmo. Deixa muitas coisas no ar. Ouço algumas explicações deles, as tais justificativas. Dizem que o hospital tinha um cronograma estabelecido e que foi interrompido, pois o projeto do Centrinho foi descentralizado, ou seja, hoje existem espalhados no Brasil várias outras unidades também denominadas de centrinho e que prestam o mesmo serviço. A assim, tudo aquilo que seja carreado para a finalização do hospital de Bauru foi encaminhado para essas outras unidades. Algo a ser checado.

Vejo eles falando em inauguração sempre e também ouvi gente de lá de dentro dizendo que talvez ali venha a ser o novo local da Associação Hospitalar de Bauru. Também não sei que finalidade dariam para o antigo prédio, o que todos conhecemos. Comentam também que como a in auguração vai demorar, pelos motivos que escrevi no começo, eles tentam viabilizar ali a tão propalada Faculdade de Medicina de Bauru.

Tudo isso parece estar no campo das idéias, projetos, mas nada de concreto. A realidade é que o hospital não é inagurado nunca. Seria maldição?

Um tema e tanto, hem Henrique? Bola pra frente. Tem gentye que não toca no assunto Tio Gastão de jeito nenhum nessa cidade. É um dos intocáveis, tipo santo no altar. Não tenho nada contra, mas vejam quanto tempo sem inaugurar.

André Ramos

Anônimo disse...

Henrique bom dia.
Gostaria de saber se vc teria interesse em ter uma coluna no meu jornal. O jornal é quinzenal e geralmente sai no dia 15 e no dia 30 de cada mês.
Gostaria muito que vc participasse do editorial
Obrigado e abraços.
Att,
William Pitta
Jornal dos Condomínios

Anônimo disse...

HENRIQUE

Dei muita risada com a solução que deu para o problema do rombo na AHB, com os maçons dividindo entre si o que sumiu misteriosamente no percuso entre o recebido e o gasto. Verdadeira coisa de irmãos, quando um não deixa o outro no mão. Só rindo. E quanto ao Centrinho, não tem como negar, tudo é mesmo um saco sem fundo, interminável.

Aurora

Mafuá do HPA disse...

meus amigos novos e antigos

André e Aurora: Vamos por aí, com mais ou menos empenho, com muita coisa real, outro tanto de irrealidade, mas sempre com a certeza de que a saúde do povo, que deveria ser o foco primordial disso tudo, deixa a desejar.

William Pitta: Que novidade boa e alvissareira. Está topado. Vamos conversar pessoalmente e já tenho uma idéia do que poderei escrevinhar quinzenalmente por aí.

Abracitos do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O INTERMINÁVEL

MISTERIOSAMENTE ESSE HOSPITAL ATÉ HOJE NÃO FOI INAUGURADO.
QUAIS SÃO AS RAZÕES DESSA "EMBROMAÇÃO" TODA?

O HOMEM QUE COMEÇOU TUDO ISSO JÁ ESTÁ APOSENTADO COMPULSORIAMENTE AOS 70 ANOS DE IDADE E, NÃO VIU, DURANTE TODA A SUA GESTÃO, A OBRA POR ELE IDEALIZADO, FUNCIONANDO PARA AQUILO QUE FOI CRIADA...

ATENDIMENTO ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS ESPECIAIS, ESSA É A "MISSÃO" DESSE HOSPITAL.
PORQUE ATÉ HOJE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO?
POR QUE???

QUEM PODE ESCLARECER TUDO ISSO PARA A POPULAÇÃO INDIGNADA COM ESSA DEMORA?

2012
"ANO ELEITORAL"


o estilingue - new time

Anônimo disse...

SE O HOSPITAL DO CENTRINHO NÃO FOR "INAUGURADO" E ESTIVER FUNCIONANDO A "TODO VAPOR" ANTES DO MÊS DE JUNHO DESDE ANO (2012) COM CERTEZA VAMOS AMARGAR MAIS UM BOM TEMPO PARA ISSO ACONTECER.

JÁ FAZ MAIS DE VINTE (20) ANOS QUE ESSE HOSPITAL ESTÁ EM "CONSTRUÇÃO" E NUNCA TERMINA A OBRA E LONGE ESTÁ A SUA INAUGURAÇÃO PARA SERVIR OS NECESSITADOS DESSES SERVIÇOS ESPECIAIS.

ATÉ QUANDO VÃO NOS ENGANAR?

PORQUE ATÉ HOJE ESSE HOSPITAL NÃO ESTÁ INAUGURADO E FUNCIONANDO?

POR QUE???

O ESTILINGUE

Anônimo disse...

HOSPITAL GERAL
2012
12 01:55 - Geral
Tobias: Centrinho terá atuação geral
Garantia do deputado estadual foi publicada na Internet e é passo importante para a Faculdade de Medicina em Bauru

VAMOS COBRAR ESSA PROMESSA?

O ESTILINGUE - NEW TIME