segunda-feira, 19 de março de 2012

AMIGOS DO PEITO (65)

AS ÚLTIMAS AÇÕES DE ALGUNS DOS MEUS CONSIDERADOS AMIGOS - TURMA DO ÇAÚ GROÇO
1.) VALTER TOMAZ FERREIRA JUNIOR é funcionário público municipal, já foi Chefe do Museu Ferroviário, atuou em frentes diversas e variadas dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru e hoje atua junto das muitas bibliotecas espalhadas pela cidade. Gosto muito dele, pois arregaça às mangas sem dó e piedade e faz a banda tocar. Aliás, toca junto. Ontem estive na Feira Estação Arte, junto da Feira do Rolo e vibrei com algo onde está enfronhado até o pescoço. É um dos que fazem funcionar a engrenagem do PROJETO LIVRO LIVRE, em quatro frentes de atuação. Ontem esteve em duas, uma mensal, a da Estação Arte (uma vez ao mês) e numa que inaugurariam ontem à tarde e que seria semanal, a Banca do Jardim Botânico. Mais duas: a da Feira Livre Noturna no Mary Dota, às quartas (uma vez ao mês) e na Feira Orgânica na rua Fuas de Matos Sabino às quintas (uma vez por mês). Ainda tem o mesmo projeto sendo implantado nos coletivos municipais. Mas o que seria isso? Livros sendo trocados ou distribuídos gratuitamente. Não tendo para trocar eles deixam levar, mas o interessante mesmo é o troca-troca. Tudo sob a coordenação do Sistema de Bibliotecas Municipais.

2.) ALDO WELLICHAM foi radialista dos bons nessa cidade e tenta a todo custo tentar voltar a irradiar a boa música pelas ondas radiofônicas bauruenses. Tentativas vãs e meio que insanas, diante da insensibilidade de muitos e do novo momento dentro das rádios, onde o predomínio, infelizmente é por música de péssima qualidade. Além de tudo isso é meu companheiro nas idas e vindas aos jogos do Noroeste, na alegria e na tristeza. Sexta presenciou uma triste história de nossas ruas, quando um insano cidadão que teve seu carro fechado, num ato não intencional, quebrou o carro do outro e por pouco não partiram para as vias de fato. Seu lamento e revolta ficaram registrados na Tribuna do Leitor de ontem, domingo: “O psicopata e o 190 -Nesta quinta-feira, por volta das 9h, estou indo à pé para o Centro da cidade pela rua Antonio Alves desde o seu início. Quando, chegando na esquina com a rua Inconfidência, eis que me deparo com uma briga de trânsito. Um motorista totalmente transtornado, ofendendo um outro motorista alegando que levou fechada. Não demorou muito, o motorista metido a briguento começou a agredir o outro motorista e o seu carro-baú dando-lhe chutes e pontapés, como se fosse uma bola de capotão. Imediatamente, liguei para o 190. Chama...chama... chama... chama... chama e depois de 4 minutos sou atendido e já vou logo dizendo: “Mande, pelo amor de Deus, mande uma viatura para atender uma ocorrência neste endereço, que uma desgraça está para acontecer”. Eram 9h11. Às 9h28 voltei a ligar no 190: “Escuta, minha filha, a senhora não vai mandar uma viatura no endereço que lhe falei?”. “Onde é mesmo?”, pergunta a policial para mim. Com muita paciência, lhe informei novamente o endereço: rua Antonio Alves com rua Inconfidência. Às 9h45 chegou a viatura da PM. O carro- baú do outro motorista já estava com os vidros totalmente destruídos e a lataria, amassada. O motorista psicopata, com a maior cara-de-pau, diante dos policiais contou a sua versão, que era o direito do outro contra o contraditório dele. Já passavam das 11h20 quando de lá saí junto com um amigo, nos prontificando a testemunhar em favor do segundo motorista, vítima, no caso, entregando-lhe nossos cartões de visita e lhe dizendo: “Conte conosco, cara”. Sinceramente, este psicopata deveria ser algemado e preso, pois ele abalroou o carro do outro lhe impedindo a passagem, ficando a 45 graus no meio da rua, quebrando-lhe o carro. Neste caso, o Estado deixou de faturar a famosa “fiança” por despreparo dos seus policiais. Sorte do psicopata, infelizmente”.

3.) SIVALDO CAMARGO literalmente dança, essa sua profissão, inclusive na Carteira Profissional. Lá está a definição de sua profissão, Professor de Dança na Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Começou cedo, enfrentou preconceitos, suou muito a camisa, ralou as sapatilhas e depois de fazer de tudo um pouco dentro do cenário cultural de Bauru é mestre no ofício e o grande incentivador das novas gerações da dança na cidade. Está igual a pinto no lixo, feliz da vida com o novo momento, o da implantação da Companhia Estável de Dança do município de Bauru, que está sendo ocorrendo sob sua coordenação. Na primeira fase, três bailarinas já estão em plena atuação, com ensaios de 4h dia e 20h semanais. A seleção do novo chamamento ocorrerá dia 31/03, com toda Comissão Julgadora de fora e não tendo seus novos divulgados, para não gerar supostos assédios. Tudo dentro do maior profissionalismo. No total a Cia terá 16 pessoas, de ambos os sexos, com idade de 14 a 21 anos e com uma bolsa mensal de R$ 354,00, podendo a mesma ter um substancial aumento para breve. Uma das exigências aos inscritos é que já possuam no mínimo seis anos de experiência e ao final, Sivaldo ressalta como vê o futuro desses bailarinos: “Tudo está surgindo de forma muito séria. Será uma real profissionalização de todos, uma séria preparação para uma conceituada ponte, real possibilidade de crescimento”. Vê-lo motivado, fazendo o que gosta é a certeza da administração municipal ter dado uma tremenda “bola dentro” ao sacramentar a nossa tão almejada Cia de Dança. Sivaldo não dança mais, na verdade flutua, levita e ensina para as novas gerações tudo o que aprendeu ao longo de sua agitada vida. Teria deixado de ser gauche na vida? Não acredito.

4.) ROQUE FERREIRA é vereador, mas antes disso é ferroviário desde que me conheço por gente. Aliás, sem medo de errar, o nosso melhor e mais aguerrido vereador dessa legislatura, um dos que verdadeiramente defende os interesses dos menos favorecidos. Esse seu maior credenciamento. Hoje, dia de sessão na Câmara bauruense, mais um dia de fortes embates e emoções. Recebo dele, no começo da noite de ontem, via facebook, um dos assuntos onde se percebe com uma nitidez enorme o interesse de cada vereador. Leiam o recebido: "Amanhã a Câmara vota o parecer de ilegalidade referente ao PL do Executivo que amplia o perímetro urbano. Na área está parte da APA do Batalha. Justificativa do Executivo que defende a derrubada do parecer, é que no local será construído um "condomínio de alto luxo para pessoas abastadas". Na Comissão votaram pela ilegalidade os vereadores Roque Ferreira, Moisés Rossi e Segalla. Pela Legalidade Renato Purini e Marcelo Borges. Amanhã este assunto será polêmico". O amanhã já e hoje e as mobilizações são sempre bem vindas. Prometo a lista completa dos que aprovam a derrubada da mata tornando-a morada dos abastados.

EM TEMPO: Esses meus diletos amigos são todos da consagrada turma do "ÇÁU GROÇO", exatamente como grafado nessa embalagem do dito material, encontrado pela última vez na casa do sobrinho Marcos, lá pelos lados da Vila Dutra, reduto de corretos e escorreitos escrevinhadores (assim como eu, que erro, mas também acerto).
PS Final: A grande maioria das fotos foram tiradas ontem, na Feira Estação Arte. Todas de minha autoria.

5 comentários:

Sylvio Mário Bazote disse...

Olá.
Parabéns por seu blog! Postagens bem feitas e interessantes.

Tenho um blog ( http://historiasylvio.blogspot.com ) onde pretendo compartilhar algumas coisas que considero interessantes sobre Minas Gerais, História, Psicologia, Filosofia, trens e artes.
Dê uma olhada e, se gostar do conteúdo, siga as novas postagens semanais e recomende o blog para os amigos.
Abraço.

Anônimo disse...

VALEU, HENRIQUE:

ESSES DAÍ, VOCE E ME INCLUA NESSA, SOMOS DA TURMA DO "ÇAÚ GROÇO".
PODE CRIAR UMA LOGOTIPO E ESPALHAR POR AÍ.
COMBATENTES, LUTADORES, DESBRAVADORES E SEM MEDO DE CARA FEIA.
PAULO LIMA

Anônimo disse...

Henrique
estamos lançado um blog sobre História de Bauru. Se você tiver textos, fotos que relate sobre a História da cidade estamos recebendo para divulgar. Precisamos de colaboradores. Visite: nossabauru.blogspot.com email nossabauru@mail.com
Um abraço
Marcia Nava e Amilton Sobreira - SOS Cerrado

Anônimo disse...

Bom dia Henrique.
O que voce acha da transfer~encia do poder judiciário para o prédio da estação? O Gabriel Pelegrina achou uma boa idéia. Eu acredito que há espaço e também revitalizaria o centro. Você já viu quantas pessoas vão no fórum? E devido à espera acabam tomando lanches, fazendo compras etc. Transfira isso para o centro da cidade. Você ainda está no Condepac? Seria possivel uma visita in loco para vermos a situação do p´rédio e erguer essa bandeira? Eu tenho uma curiosidade quanto ao interior da casa que era ocupada pelos diretores da ferrovia. Foi tombado? É possivel uma visita nossa ali no interior? Quem é o atual proprietário?
Amilton Sobreira - SOS Cerrado

Anônimo disse...

ADOREI ESTA TURMA, HENRIQUE, SÓ TEM GENTE BOA HOJE NO TEU MAFUÁ! ME PÕE NESTA, QUERO ENTRAR...

rose barrenha