quarta-feira, 14 de março de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (62)

PERDEMOS A CAPACIDADE DE INDIGNAÇÃO – EM BAURU ALCKMIN ESCAPOU INCÓLUME
Esperei mais de 24h da passagem do governador paulista Geraldo Alckmin por Bauru para me manifestar. Ele veio com seu séquito acompanhativo (sic) para fixar um cartaz num poste da cidade com os seguintes dizeres: “A rodovia Bauru-Ipaussu (que antes se chamava Ipauçu – nome indígena) será duplicada com verba estadual”. Ele estava ao lado de prefeitos, vereadores e autoridades múltiplas e variadas, além dos contumazes presenciais a lotarem palanques nessas oportunidades. Um deles, o mais feliz, me chamou a atenção, era o diretor presidente da Cart- a Concessionária Auto Raposo Tavares, o grande beneficiado com a arrecadação dos pedágios e já responsável por todas as obras de manutenção no trecho. É o mínimo que se espera de quem recebe os benefícios de um belo contrato desses, com décadas arrecadativas. E aqui a pergunta que faço eu, mas que, com certeza, também seria feita pelo Ernesto Varela dos áureos tempos: “Pera aí, Sr governador, me responda, por favor: A Cart terá décadas de seguidos lucros, tudo facilitado e por que não ela arcar com a duplicação da via? Tenha certeza que mesmo assumindo a pendenga o negócio continuaria sendo excelente, miraculoso, diria. O Estado tem mesmo que arcar com tudo e o outro lado só lucrar?”.

Daria tudo para que alguém mais ousado fizesse a ele essa pergunta. Ninguém o fez. Não entendo como uma empresa recebe algo tão lucrativo e ainda arcamos nós, com os impostos, para obras no local. Para mim, inconcebível. Mas não é somente nessa perda de oportunidade em questionar nosso governador (uso hoje um Governa a Dor) o motivo de meu acabrunhamento. Ele segue por outras vias. Minha espera de 24h foi por outro motivo. Fui conferir na imprensa e com alguns militantes sociais bauruenses se houve em Bauru alguma manifestação contrária aos últimos atos do Sr Alckmin à frente do governo paulista, os atos arbitrários e autoritários do Pinheirinho, da Cracolândia e a forma decrépita e pouco usual como mantém uma maioria dentro da Assembleia Legislativa de SP, na base do apertado cabresto junto aos deputados, tudo para continuar tendo maioria e fazendo o que bem quer e da forma que melhor lhe convier no antes estado, que um dia já foi “locomotiva” da nação. Não houve nada. Na sua última passagem por Jaú, manifestantes lhe deixaram numa saia justa. Por aqui nada. Por muito menos Mário Covas, que foi infinitamente melhor que o atual, era constantemente espezinhado. E hoje, nada. Onde estão os que pensam contrários a isso tudo que ocorre dentro do Estado de SP? Seria tão normal assim a ação da Famesp na administração dos Hospitais Estaduais? E os problemas todos com as obras superfaturadas do metrô paulistano? E o deputado de Araçatuba que escancarou como são feitas as distribuições de emendas do orçamento no estado? Motivos não nos faltam. Faltam pessoas indignadas e a fim de colocar o bloco na rua contra esse estado de coisas. Cadê nós todos? Ele passou (ou seria, passeou) incólume pela pujante e altaneira Bauru. Estou envergonhado de mim mesmo. Já não somos os mesmos E NÃO TEMOS MAIS NEM CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO.

OUTRA COISA: Essa para amenizar. Ontem à noite no Templo Bar, o show anual "Nós Mulheres", dessa feita o 15º e como sempre fazem, elas encerram cantando algo a nos ironizar, "Aurélio", uma paródia em cima do Amélia, do saudoso Mário Lago. Por lá, tudo de bom, uma indescritível reunião com todas elas reunidas. No balcão, tomando cevadas, reencontro os músicos Marquinhos e Norba Motta arquitetando junto do Fernando, o dono do estabelecimento, o agendamento de um show com esse título "Homens". Por enquanto, vejam um trecho desse:

8 comentários:

ArabeAlli disse...

Caro Henrique. A capacidade de mobilização dos brasileiros só existe no carnaval, ou se incitados pela Globo e mais ultimamente milhares, milhões pelo direito de dar a bunda em paz. Jesus tb mobiliza alguns milhares orquestrados por aqueles que possuem uma representação dele na Terra. Agora alguns destes constroem até helipontos elevados. Acho que aguardam o Senhor vindo de helicóptero. Jesus hightech. No mais, vivemos num país onde não faltando bunda em casa (ou fora dela), circo nas ruas e na TV, e ofertas nas igrejas, td vai maravilhosamente bem. Mobilizar pra educação, saúde, segurança?? Coisas tão mundanas... Deus é mas!!

Anônimo disse...

Caro Henrique você esta enganado o governo do Estado não vai colocar nada de dinheiro quem vai arcar com todas as despesas da duplicação é a concessionária a CART ela cobra pedágio mas tem que fazer melhorias cuidar das estradas diferente do governo federal privatizou as rodovias e as concessionárias não tem a obrigação de duplicar as estradas e só uma informação das 20 melhores estradas do país 19 estão em São paulo

Atenciosamente
André Teixeira

Mafuá do HPA disse...

André

Se for isso, me redimo, em partes, viu!

Vou consultar os alfarrábios e te peço que faça o mesmo e me envie mais dados, pois ainda acho que quem vai arcar é verba pública.

Veja bem, meu caro, se for mesmo a Cart, me diga por que seria necessário toda a pompa do governador ter vindo em carne e osso, montado num palanque, numa baita de uma solenidade, anunciar o feito que um particular executará. Não seria o caso do concessionário executar a obra e pronto. Acho mais estranho toda a solenidade. No mínimo estranho?

Em verificação...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Não deixe de criticar o Alckmin, sempre, pois motivos não nos faltam. Autoritarismo é a sua verdadeira face.

E voce consegue pegar ele pelos dois lados. Se veio dar a notícia da duplicação com verba pública, pau nele, pois a CART estaria lá para isso e se ele veio até aqui para fazer um evento e dar a notícia de que a CART faria o serviço, pega muito mal, pois se deslocou da capital só para levantar a bola da empresa que administra os pedágios.

Esse senhor é a cara da truculência, com uma maquiagem tentando disfarçar. Mulher entende disso.

Aurora

Anônimo disse...

HENRIQUE, bom dia.
Quem é o verdadeiro proprietário da CART ?
Financio a mim mesmo com $$$$ do Governo...
Nós professores não podemos ver governadores tucanos, só prejudicaram a Educação com falsos programas !!!!!
Sabe por quê a greve não sai ? Participei de todas enquanto estive no magistério...hoje, os professores são medrosos, quem NÃO LUTA NÃO ALCANÇA...
aBS.
MURICY

Anônimo disse...

Henrique o Governador veio porque politico é assim eles aproveitam da situação todos os do PSDB, do PMDB, do PT e etc... só quis te dar esse aviso para não dizerem que você só é contra no que te interessa e fica plantando mentira eu sei que isso não é verdade não sou de nenhum partido só quis te alertar abraços

Atenciosamente:
André Teixeira

Mafuá do HPA disse...

Obrigado, André.
Verificarei tudo e é como escreveu, devemos estar atentos para não incidir em erros.
Um abraço
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

COMPARTILHANDO para minha lista de e-mails

Rosangela Maria Barrenha