segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AMIGOS DO PEITO (75)

HOJE QUERO ESCREVINHAR ALGO DE MEU FILHO – SÓ HOJE
Estou mais do que comovido com o trágico acontecimento em Santa Maria RS, uma fatalidade cheia de prévios avisos, nunca devidamente solucionados. Porém, a vida continua e hoje dou um breque em tudo que faço e escrevo aqui de algo mais do que pessoal, meu filho. HENRIQUE AQUINO, seu nome, 18 anos e hoje passando em seu segundo vestibular unespiano. Sei que seu curto nome, poderá ser um problema em sua vida, primeiro por ter somente duas palavras e facilmente existirem sósias por aí, Depois, por ser filho desse que vos escreve, Henrique Perazzi de Aquino e na semelhança dos nomes, acabar tendo que responder por algo que faço e que não lhe diz respeito. Muitos me chamam só por Henrique Aquino. Esse os riscos que corre sendo filho de quem é.

Esse meu filho me enche de orgulho. Vejam o que vivencio hoje. Foi aprovado no vestibular da UNESP e entre 40 mil aprovados em todo o estado de São Paulo seu nome está lá na 62° classificação. A redação com o tema “Escrever e Trabalhar – Escrita Pragmática X Escrita Criativa”, valendo 28 pontos e sua nota foi 25. Passaria em todos os cursos de Humanas e até em alguns de Exatas. Entrou ano passado, também na UNESP no curso de Design, cursou seis meses e optou por sair, convicto que não era o que queria para sua vida. Ficou seis meses cursando línguas e lendo tudo o que lhe caia às mãos, um desvairado como o pai. Não fez cursinho nenhum e o que lhe valeu mesmo foi o CTI – Colégio Técnico Unesp e o ensino público da EE Mercedes Bueno. Tenho que confessar, ele já superou o pai em conhecimentos (além da altura e largura), pois hoje tenho uma tremenda dificuldade em manter no mesmo nível um diálogo sobre literatura, filosofia, história, cultura, cinema, pedagogia e outros temas. Li tudo há muito tempo atrás e muito já me escapa, coisas de uma mente cansada.

É lindo demais vê-lo deslanchando, mente aberta, diálogo franco, desses que não se deixa mais enganar por falsos moralismos, ideologias baratas, corruptelas de balcão, proxenetas arrivistas. Diferente de mim não quer participar desse tosco debate internético discutindo qual lado é o mais piorado ou melhorado. Não se omite de dar sua opinião, mas não perde tempo com quem nada lhe acrescentará. Deliro nos debates com ele e vivencio algo que também me transforma: tenho que me preparar a cada dia para debates com ele, releio tudo para não ser passado para trás. Como isso é lindo, apaixonante. De tudo o que o encaminhei, algumas ele não me segue, como o gosto pela cevada e o desmedido amor pelo futebol. Certa vez o levei ao Noroeste e no intervalo já queria ir embora, não voltou mais e sei que nem as regras do esporte ele conhece.

Estava me esquecendo. Passou no curso de LETRAS e pela primeira vez sairá de casa, irá cursar em Araraquara, distante uns 120 km de Bauru. Estou na fase de preparação do distanciamento (eu, a mãe, Cleonice, corujice em pessoa, minha ex, eterna amiga e minha atual companheira de todas as horas, a professora Ana Bia) e sei que ele crescerá também com isso. Hoje, durante os abraços me diz ter uma dúvida, dentre as duas línguas estrangeiras optativas, está entre Grego e Alemão ou Grego e Francês. Eu estou que não me aguento e mesmo já tendo vivenciado quase de tudo nessa vida, não tenho como não ter uma recaída, coisas de pai de único filho e ficar por aqui tecendo loas pela cria ter conseguido ser alguém a pensar diferente desse mundo de predomínio de pensamento único. Meu orgulho é ele caminhar pensando livremente, sem que ninguém mais consiga enganá-lo ou querer incutir besteiradas em sua cachola. Desculpe, mas até cair a ficha, hoje fico a divagar, falando sozinho e com essa cara de boboca estampado na fuça.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Analisando seu texto descobri o motivo do sucesso do jr é que voce viaja muito e acaba ficando longe dele e assim não contaminou-o srsrsrsrs..

Eu tenho três e posso imaginar a alegria que voce está sentindo. parabens a ambos

Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

Que texto lindo..parabéns ao pai por ter criado um homem de bem e do bem e ao filho por não ter se desviado do caminho do pai..me emocionou! Beijo para os dois!
Maria Cristina

Reynaldo disse...

Calma Henrique, o seu filho ira estar por perto.Eu ja passei por isto. Boa sorte pra ele. Abracos

Anônimo disse...

HENRIQUE

Seu contentamento eu entendo. Seu filho vai adentrar o sistema, tendo conseguido a vaga meio fora do sistema e entendendo sua engrenagem, não se deixando levar por ela. Isso é mesmo um luxo e uma alegria interior indescritível.

Daniel

Anônimo disse...

Parabens Henricão...pelo Henriquinho...estou muito orgulhosa...Unespppppppp...sentimos falta de vcs na peça da Vicyoria...foi simplesmente maravilhosaaaaaaaaaa...
Norma e Alex Leoni