terça-feira, 15 de janeiro de 2013

COMENTÁRIO QUALQUER (108)

FAZENDO DE TUDO PARA MUDAR A CÂMARA E TER INÍCIO DESENFREADA GASTANÇA
Dizem que o novo presidente da Câmara de Vereadores de Bauru é um bom conciliador. Gosto de quem conversa muito, mas detesto os que possuem fixação e são conduzidos, meio que obrigados a fazerem o imposto por outras vontades que não as coletivas. E por tudo o que leio nos jornais nesse começo de ano, algo já está mais do que exposto como verdadeira fixação: querem porque querem mudar a Câmara para local mais espaçoso. Gastança à vista e das grossas. Num momento onde a cidade vive momentos ainda aflitivos com a questão da Saúde, Tratamento de Esgoto, locais onde poderiam ser canalizados os volumes vultuosos de gastos, nada disso parece sensibilizar os nobres vereadores. Estão nesse momento em plena visitação a locais onde a Câmara poderia ser instalada ou levantada.

O fato já consumado é de que a atual sede já não lhes servem mais. Tanto o atual, como o ex presidente possuem discurso parecido, o de que a Câmara necessita de novo local. O fato que usam como a gota d’água foi quando no dia da  posse dos novos vereadores, o local estava abarrotado, transbordando de gente e a maioria dos presentes teve que permanecer em pé e espremido. Não levam em consideração que aquele era um dia sui generis. Na maioria das sessões semanais, a galeria não lota, mas isso pelo visto eles não gostam de lembrar, pois atrapalha o plano coletivo de tocar uma grandiosa obra nos próximos meses.

A lembrança que faço a eles é que no começo de 2012 um dos locais para essa mudança era a de um andar da Estação da NOB, praticamente um espaço três vezes maior do que a da atual Câmara, mas tudo foi desconversado com um papo do tipo “cerca Lourenço”, ou seja, desprezaram tudo porque não existiria ali uma imensa obra como eles gostariam que tivesse. Seria uma adaptação a algo já praticamente formatado. A grande desculpa foi o fato do prédio estar tombado pelos conselhos de patrimônio municipal e estadual. Hoje, pelo que a imprensa noticia ambos já liberaram o prédio para o restauro, mas o descarte já foi feito e pelo visto, de forma definitiva.

Nos jornais de hoje os vereadores já estão a visitar as edificações do INSS na cidade. Também vejo alguma viabilidade nos andares superiores do prédio da confluência da rua Azarias com Ezequiel, centro da cidade, amplo e praticamente ocioso. Vejamos como o dito conciliador presidente da Câmara encarará o local, pois assim como o prédio da Estação da NOB não possibilitará uma grandiosa obra, com grande movimentação financeira. A cidade precisa entender o que move, o que está embutido nas entrelinhas desse assunto e não nos é nunca revelado. A cada novo passo, eles se mostram mais e mais. E é aí que vamos construindo e formatando as reais intenções dessa destrambelhada e atabalhoada mudança, que pelo visto, querem fazer a toque de caixa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tanta coisa MUITO mais importante prá ser resolvida, prá que querem MUDAR a Câmara? Resolvam NOBRES VEREADORES os problemas da SAÚDE, agora no TIME da Câmara vários VEREADORES e uma VEREADORA médicos, esses sabem dos problemas da SAÚDE e deverão TRABALHAR nesse sentido e nós estaremos de olho vivo acompanhando tudo. Deixem essa história de MUDAR a Cãmara prá daqui uns 20 ou 30 anos, onde está, prá o que está servindo, está ÓTIMO esse velho porém POMPOSO prédio, cartão de visita da nossa cidade.
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

Olha pela produtividade deles.. Esse prédio que eles estão hoje , é imenso. Também concordo inteiramente contigo Henrique.

Maria Cristina

Anônimo disse...

Meu querido amigo/irmão Henrique.

Muito boa matéria sobre os vadiadores, digo, vereadores de Bauru e seu local de embromação, o palácio da Praça D. Pedro II.

Sim, aquele prédio é um Palácio, mas os ardís, digo, edis não querem que o povo os veja "trabalhando" (sic!). Querem salas mais amplas para poderem se esconder.

Sabe, meu amigo, eu fico aqui pensando: PRA QUE PRECISAMOS DE VEREADORES?

As Redes Sociais e algumas Rádios em Bauru, prestam um melhor serviço para a população. E olha, a população não paga nenhum centavo para isso.

Então, o que fazer? Pensemos nisso para a próxima eleição.

Já que não dá pra mudar a Lei que estabelece a existência dos Três Poderes, mudemos a nossa atitude em relação a esses abutres que sugam o dinheiro dos cofres públicos.

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI
cidadão.

Anônimo disse...

Henrique
Neste particular, concordo plenamente com você: muito mais importante que o prédio da câmara são as questões relacionadas à saúde, tratamento de esgoto, infraestrutura e segurança. Os vereadores deveriam baixar a bola e procurar saber onde a população espera que se gaste o dinheiro público. Tenho certeza que as questões relativas ao prédio da câmara não seria, nem de longe, uma prioridade. E, vereadores são, nada mais que representantes do povo. Portanto devem estar preocupados com o que o povo deseja e necessita e não com questões de conforto para eles mesmos.
Elza Caputo

Anônimo disse...

SAÚDE...EDUCAÇÃO...NADA DISSO IMPORTA A ESSES POLÍTICOS GANANCIOSOS!!
Gilberto Caniati

Anônimo disse...

• Compartilhado

O presidente da Câmara Municipal, Sandro Bussola (PT), está empenhando em definir a situação do atual prédio do Legislativo. Mas afirmou que não tomará nenhuma decisão sozinho. Os quatro membros da Mesa Diretora vem participando das reuniões, e em breve, um encontro entre todos os 17 vereadores deve ser agendado para discutir o assunto.


• Vai ou racha

A ideia da Mesa Diretora é agilizar o processo. Para isso, a reunião entre todos os parlamentares pode ocorrer ainda em janeiro, antes mesmo da primeira sessão ordinária da nova legislatura, marcada para o dia 4 de fevereiro. Para os novos vereadores, ou uma decisão é tomada agora, com uma provável escolha de novo local, ou o assunto será engavetado em definitivo.


• Sustentável

O vereador Markinho da Diversidade (PMDB) demonstra preocupação com a sustentabilidade de um eventual novo prédio para a Câmara. Para ele, que é também segundo secretário da Casa, este é um aspecto importante. “A economia que um bom projeto pode gerar paga a própria obra ao longo dos anos seguintes”, salientou.


• Participação

Apesar de não fazer parte da Mesa Diretora, os vereadores Roque Ferreira (PT) e Telma Gobbi (PMDB) estão participando de várias reuniões que tratam da mudança da sede da Câmara. Outros parlamentares ainda estão com participação mais tímida no assunto, mas em breve terão que se inteirar do tema, que será discutido em plenário.


Henrique, essas tres notas aí no alto são da Entrelinhas do JC de hoje e o assunto é o mesmo do que escreveu. Veja como os vereadores encaram isso. Será que todos estão a favor da mudança assim de imediato? Eles discutem isso só entre eles e nada com o povo que os elegeram para saber se isso é ou não prioridade. Que acha disso?

Alvarenga