quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CARTAS (113)


O QUE QUER NA VERDADE ESSE CONSELHO DE PASTORES INTERFERINDO NAS DECISÕES POLÍTICAS DA CIDADE

Tem matérias que chamam mais minha atenção que outras. Dia 16/11, na página 4 do Jornal da Cidade, lá está estampado que “Pastores querem barrar distribuição de contraceptivos para adolescentes” (http://www.jcnet.com.br/Politica/2013/11/pastores-querem-barrar-distribuicao-de-contraceptivos-para-adolescentes.html). Na foto do jornal quatro deles e uma só certeza, o que querem é muito mais do que barrar a tal distribuição de contraceptivos. O que o tal do CPEB – Conselho dos Pastores Evangélicos de Bauru quer é algo dos mais perigosos e para isso pressiona descaradamente a Câmara de Vereadores, que já adiou a votação do projeto de lei que prevê essa distribuição. O uso do lobby religioso é danoso quando leva em conta só os preceitos de algumas religiões em detrimento da ciência, dos avanços tecnológicos e mais, quando enxergam, por exemplo que, “a prática sexual é um problema”, como afirmou um dos pastores. Aceitando passivamente toda e qualquer pressão advinda desse grupo a sociedade regride a olhos vistos e para tanto se faz necessário também, talvez num grupo organizado a propositura de algo concreto para se contrapor a regressão, os passos dados para trás, propostos por grupos conservadores. A religião precisa entender o seu papel, o seu lugar e quando intervém na política age de forma danosa, pois é a imposição da vontade de um pequeno grupo sobre os anseios de toda uma comunidade. Cedendo aqui, depois ali, acolá, esses sempre estarão querendo mexericar em tudo e podem perceber, muitas das conquistas duramente alcançadas serão todas derrubadas por terra. Sabe aquele refrão de uma música, o "cada um no seu quadrado", pois ele precisa ser entendido por esses. O que esses propõem é o que queremos e precisamos?

Quando pensava em me posicionar, eis que abro o JC de hoje e na Tribuna do Leitor, um texto de MARCOS PAULO RESENDE, transcrito aqui na íntegra, pois endosso tudo o que foi ali escrito, sem tirar nem por:

Conselho de Pastores?
Estamos no século 21, com grandes avanços científicos, buscamos uma evolução social, uma sociedade organizada para um bem comum, a ciência nos trouxe muitos entendimentos, nosso lugar na natureza, avanços tecnológicos que melhoram nosso meio de vida, a medicina avança, aquele obscurantismo do passado foi quebrado, podemos e devemos avançar para uma sociedade melhor planejada.

Observando tudo isso, entro no Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Bauru sobre um tema de saúde pública, superimportante para nossos jovens, algo que visa ajudar a melhorar a educação sexual no âmbito da prevenção a doenças, gravidez precoce, um debate há tempos feito dentro das pesquisas científicas, um projeto de grande interesse onde deveríamos estar ouvindo médicos, profissionais da área, tudo para lapidar da melhor forma tão interessante tema.

Agora, por que toda vez que tem um projeto desse tipo temos que dar ouvidos a gente que chega com livro da idade do bronze debaixo dos braços para pregar suas fantasia mitológicas? É sempre um atraso e um retrocesso ao conservadorismo, ao obscurantismo. Esse pessoal quer reprimir algo mais natural biologicamente falando de nossa espécie e de tantas outras - o sexo. Fecham os olhos para nossa natureza, e, o que é pior, não olham para o avanço de uma sociedade melhor organizada, estruturada numa política de bem-estar social, visando educar nossos jovens para algo que todos nós fazemos, gostamos e nos é tão prazeroso, querem deixar o mundo uma porcaria. Uma geração libertária lutou muito contra esse tipo de repressão, agora vem carolas querendo em pleno século 21 pregar virgindade, trocar os discos de rock por canções do pastor, não dá!

Absurdo também no item que diz respeito à divulgação do material pedagógico em que devem constar orientações de autoridades eclesiásticas, uma piada, devemos sim ouvir orientações de profissionais capacitados, médicos, psicólogos. Se quiser ouvir histórias fantasiosas, vou atrás de Monteiro Lobato, muito mais divertido e não tenta reprimir e ir contra a natureza de ninguém.

13 comentários:

Anônimo disse...

A Deus o que é de Deus e a Cesar o que é de Cesar...Prevenções públicas contra doenças transmissíveis é obrigação do estado, ou seja, o Cesar !
Pedro Valentim

Anônimo disse...

Cada uma e enquanto isso pseudo religiosos abusam de crianças e se aproveitam das carolas!!
Bruno Lopes

Anônimo disse...

A TEOCRACIA EM BAURU

Acompanhando os noticiários que envolvem a Câmara Municipal de Bauru,dá para se notar facilmente que os “nobres”vereadores Roberto Sakai e Lima Junior,sempre que podem,arrumam um jeito de sacralizar questões políticas colocando suas funções de “pastores” acima da condição de vereador.Como exemplo,pode se citar a questão dos veículos de som e,mais recentemente, a distribuição de contraceptivos á jovens de nossa cidade com ambos se transformando em pseudos arautos da moralidade e dos bons costumes.Ora,se eles foram eleitos para defender normas de suas seitas,então nada mais justo que as mesmas paguem o salário deles,além do que poderiam trocar o nome da função exercida na Câmara,de vereador para “Vigilante Teocrático”.Pouco a pouco está se implantando em nossa cidade uma “República” teocrática,com a Bíblia substituindo a Lei Orgânica do Município, impondo a lei mosaica como guia de comportamento pessoal e coletivo,promiscuindo...
Holmes Rodolfo Martins - Lelo

Anônimo disse...

Sugiro então que parte do dízimo que eles arrecadam seja usada para manter os frutos de gravidez não planejadas.
Cesar Grandini

Anônimo disse...

Agem como se fossem um Conselho Gestor da cidade,baseado em um pretenso Direito Canônico por eles formatado,tendo como base trechos bíblicos.São fanáticos religiosos que ignoram a laicidade que vigora em nosso País,querendo impor o pensamento deles como a lei mater em nossa cidade,é preciso ficar de olho nestes falsos patrulheiros ideológicos,principalmente naqueles que usaram a Bíblia e a religião para ganhar um salário mensal que é arrecadado através de impostos de cidadãos que não são questionados sobre sua preferência religiosa quando paga-os.È fácil aprontar,depois dizer que"encontrou Jesus",se auto deificar e sair no mundo vendendo uma imagem de "santo".Não podemos nos enganar pela falsa retórica religiosa destas pessoas que de segunda a sexta feira cuidam do dinheiro,do materialismo e no fim de semana vestem se de "cumpridores da Lei" para se exibirem como "puros".
· 1
Os verdadeiros religiosos não misturam o sacro com o profano..conheci há uns 30 anos atrás um verdadeiro pastor,sr.Nóbile di Piero(que chamávamos carinhosamente de Vô),que naqueles dias já criticava aqueles que usavam a religião para ganharem dinheiro com a política.Fez de sua residência, na Rua Agenor Meira,perto da Prefeitura,um local para orações e para receber pessoas que necessitavam de uma ajuda espiritual,pois se recusava a frequentar os templos pelo fato dos mesmos terem se transformado em locais de disputas políticas.Cuidava das coisas do Senhor e não as usava como fonte de renda,não usava jornal e nem tribunas para aparecer,era discreto,não usava ternos,vestia se com humildade.


Holmes Rodolfo Martins - Lelo

Anônimo disse...

Primeiro faço uma pergunta: quem os elegeu nossos representantes? Religião não deve se meter em assuntos científicos, como vc bem disse, só os profissionais sabem o que é indicado para os nossos jovens, juntamente com uma política pública que envolva tbm os pais.
Sonia Santosa Medeiros

Anônimo disse...

HENRIQUE
Adorei você ter colocado dos pastores, tenho ensaiado muito e estou no 4º livro, mas muito bom abrir discussões e debates para o bem...
Guto Guedes

Anônimo disse...

A humanidade já sofreu duras penas por conta de conceitos e dogmas religiosos. Espero que a Câmara Municipal dê uma demosntração de que é realmente laica. As políticas publicas devem ser voltadas para a maioria, ou seja, a classe trabalhadora, cujos membros são os mais afetados pela falta de planejamento familiar e DST´s de toda ordem. A juventude pobre também faz sexo e vai continuar fazendo, pecado ou não. A juventude rica, inclusive filha de muitos religiosos fanáticos, também o fazem. A diferença está no acesso ao consumo de camisinhas. Conta boba, simples, mas que sintetiza do que estamos falando: Se um jovem faz sexo 3 vezes por semana, vai gastar cerca de 30 reais por mês com preservativo. A maioria da juventude pobre não tem esta grana, nem por isso vai deixar de seguir seus instintos. Esta é a vida. É como a vida é.

Anônimo disse...

Esqueci de me idenficar no comentário acima: João Andrade

Anônimo disse...

Henrique,
Certamente esses parlamentares estão travestidos de pastores e falsos profetas e certamente falsos moralistas. Se forem casados e tiverem filhas, com toda certeza estarão fechando os olhos para a conduta delas, o que certamente quererão ignorar e esconder ou até inserí-las no rol das santas.
Esses pastores , se na verdade o são, deveriam estar cuidando do seu apostolado e não se envolverem em política, pois os princípios não combinam.
Tem alguma coisa de falso em tudo isso. Merece apuração.
Se puder apure, mesmo que superficialmente e verá
um abraço
Paulo Humberto e Roseli - Rio de Janeiro RJ

Anônimo disse...

Depois que li no JC o Roberto Rufino enaltecendo a exposição "O homem do sudário", dizendo que ateus deveriam visitar para "rever" seus conceitos, pensei comigo: Jornal deveria ser para informar, não é?! Ele disse que a ciência já provou a autenticidade do sudário. ONDE? A prova científica mais cabal do sudário ser uma fraude é a datação de carbono 14, feito por 3 institutos diferentes, que apontam o sudário como sendo do século XIII, aproximadamente.

Anônimo disse...

henrique
Viste a resposta de um dos pastores para a carta do Marcão no JC? Saiu na edição de domingo, ontem...
Alvarenga

Mafuá do HPA disse...

A carta que o Alvarenga se refere é essa abaixo, publicada ontem, 24/11, na Tribuna do leitor do JC:

Ao 'progressista' Paulo Rezende

Lamento seu ranço preconceituoso quanto ao posicionamento do Conselho de Pastores. Estamos no século 21, Era dos avanços, da liberalidade e da tecnologia, e ainda precisamos discutir gravidez na infância e na adolescência. Tão inteligentes que somos que ainda enfrentamos uma epidemia de “crack”, DSTs, além de distúrbios existenciais e de sexualidade. Estamos tão avançados que crianças podem ser largadas nas ruas e serem substituídas por animais de estimação. Os projetos de lei são de interesse público e, a menos que estejamos vivendo em uma ditadura, todos os segmentos precisam ser ouvidos, inclusive o Conselho de Pastores, caso o senhor Paulo Rezende não venha de uma formação ditatorial que suprime direitos democráticos sob a alegação de que isso seja progresso e danem-se os contrários.

A natureza tem sido violentada a cada novo avanço das ciências e das sociedades “progressistas”, por isso existem tantas pessoas que não sabem o que são e mudam sua natureza. Pessoas que vivem para se satisfazerem a qualquer preço e para isso lançam mão da ciência e outros recursos “progressistas”. Tenho certeza que o senhor escritor prega a “libertinagem” e não a liberdade. Por causa disto é que discutimos questões como essa e tantas outras intimamente relacionadas a esse tema. Mas, o que importa, não é? Segundo seu pensamento, o importante é gostar e que se explodam as próximas gerações, ou, quem sabe, os muitos que nascerão sem pais ou serão abortados, o importante é gostar! Se vivêssemos só de sexo, com certeza estaríamos perdidos, aliás, caso o senhor não saiba, tem gente que vive do sexo e suas vidas não são tão boas assim. Devemos ouvir médicos particulares, dos SUS ou de Cuba, sobre educação de filhos e sexualidade? Se os médicos estão aconselhando nessa área, lamento dizer, mas acho que não está funcionando. Por favor, não distorça o assunto ao seu prazer, não estamos discutindo só assuntos médicos.

Os médicos têm suas funções e são muito uteis na discussão, mas não cabe só a eles a opinião sobre algo muito mais complexo, não estamos discutindo apenas métodos contraceptivos, estamos falando de mudança de comportamento, saúde, publica valores morais, éticos e cristãos. Fale para a família daquela garota que teve sua foto postada no facebook com os seios à mostra para que procurem um médico agora que ela se matou? Aquela outra garota que estava fazendo sexo com mais duas pessoas e se suicidou por ter vindo a público a história nas rede sociais?

As mesmas redes sociais que propagam a pedofilia, prostituição e o tráfico de crianças para o sexo, graças à tecnologia. Mas, acho que o senhor não está nem aí, pois afinal, as meninas deviam estar gostando, pois estava envolvidas pelo sexo, não é?

Depois, ouça os médicos e os psicólogos que disseram que adolescentes e crianças não estão preparados para esse tipo de experiência e que precisam de princípios familiares, morais e éticos para serem equilibrados e manterem o equilíbrio de uma sociedade harmoniosa e consciente. Olhe à sua volta, veja que o quadro só está piorando a despeito da tecnologia, dos “avanços sociais” e do experimentar tudo o que é “gostoso”, talvez o senhor considere que não está tão bom assim. Por isso, sempre que for necessário e sentirmos que algum projeto precisa de uma discussão mais profunda, o Conselho de Pastores se posicionará, pois temos o direito e vivemos em uma sociedade plural, cujos segmentos precisam de vez e voz. Vivemos em uma democracia, caso o senhor não saiba. Em nações totalitárias, o pensamento contrário é reprimido. Jogue fora seus livros antigos, pois acho que não lhe servem mais. A Bíblia não é um livro antigo, é um Livro Eterno.

Ubiratan Cássio Sanches - Presidente do CONPEV - Conselho de Pastores