domingo, 10 de novembro de 2013

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (58)


ELEIÇÃO DO PT JÁ FOI PARAR NO PLANTÃO POLICIAL – OS MOTIVOS CONTINUAM EXISTINDO
Hoje é dia de eleição no PT – Partido dos Trabalhadores em Bauru. Três chapas concorrem à Direção Municipal e no centro da disputa o mesmo casal que domina o partido com mão de ferro e atitudes nada convencionais, desde quando conseguiram a hegemonia da legenda. Faço questão de lembrar uma antiga eleição, a que consolidou o poder de Batata e Estela na cidade e deixou claro os meios usados para se chegar e permanecerem no poder. A manchete do JC de segunda, 08/12/1999 deixa claro o que ocorreu: “ELEIÇÃO DO PT FOI PARAR NA DELEGACIA – Acusações de agressões fizeram com que um grupo de militantes registrasse BO. A eleição foi cancelada”. Ainda na primeira página isso: “...houve acusação de agressão a militantes contrários ao vereador Batata, que foi acusado de promover o transporte de leitores, proibido no estatuto do partido. Para Roque Ferreira houve uma prática de “gangsterismo”. A candidata Estela Almagro foi acusada de não estar pagando a contribuição com o partido, o que a deixaria de fora da disputa. Além de Estela pleiteavam o comando do partido Maria Aparecida Faria, apoiada pelo grupo de Jesus Garcia e Tatiana Calmon, ligada a Ferreira”.

Para mim foi um dia inesquecível. Munido de um máquina fotográfica fiquei fotografando a chegada de vans com eleitores no local de votação e quando fazia o registro, o motorista de uma delas veio em minha direção de forma ameaçadora. Corri até a Câmara e, consequentemente para o Plantão Policial, ali na Bandeirantes com Virgilio e juntando-me a outros militantes fomos todos fazer um BO. Melamos a eleição, pois tínhamos a plena certeza de que o que estava em curso não coadunava com a linha de pensamento e ação do PT. Hoje, infelizmente ouve-se que isso continua a ocorrer. Só para exemplificar, naquele dia, vi diante do Sindicato da Construção Civil, chegando com um grupo minha ex-sogra, que nem sabia direito o que vinha a ser aquela disputa, mas lhe pagaram a anuidade e a trouxeram de van para votar. Foi uma vergonha e muitos nomes, como o dela continuam figurando como membros do partido e ajudando em toda eleição a consolidar e garantir a permanência de Bata e Estela na direção do PT.

Denunciamos isso de tudo quanto é forma e maneira para as direções estaduais e nacionais, mas nunca nada foi conseguido. A justificativa era a de que Batata possuía um mandato. A justificativa de Estela, dada ao JC foi essa: “O PT tem mais de dez militantes com vans, o uso de carros pelos eleitores pode ter sido espontâneo, para facilitar o transporte”. Roque rebateu também no JC: “Nunca vi isso no partido. No PT tem de tudo, menos gangster”. Dirigindo uma dessas vans, Nivaldo Goulart Soares, que meses depois pede a mim que retire queixa contra ele (e o fiz), para não prejudica-lo no serviço público onde atuava como investigador de polícia. Minha declaração ao jornal foi a seguinte: “Correram atrás de mim, ameaçando atirar e gritando pega ladrão. Se eles não estivessem fazendo nada de errado não teriam partido para a agressão”. 

A repercussão foi imediata, gerando troca de acusações e inflamadas falas e escritos. Várias cartas saíram no JC nos dias seguintes. Algo inesquecível foi o escrito pelo Broncolino em sua coluna de 7/12/1999: “Depois de suspensas as eleições do PT devido a acirradas divergências, outro dia será mercado. E que ninguém acabe de cara marcada. (...) Como já disse, foi parar todo mundo na polícia. Na polícia houve um abuso de ‘acuso’ que, no fim, sobre os desentendimentos a polícia nada entendeu. (...) Um xingava daqui, outro dava uma banana lá. Outro ainda empurrava acolá... Com gente assim determinada, o sururu não terminava. Um policial desabafou: ‘Ah se o PT soubesse discutir e brigar com os adversários como brigam entre eles!’”. O cartunista Fernando na página 2, tascou uma charge de um balaio, briga de gatos e na página interna a manchete “PT – briga de adolescentes rebeldes”. Não, a briga não era de adolescentes rebeldes, mas continua sendo feito até hoje pela forma como são conduzidas não só as eleições para a direção local, mas a vida partidária da sigla na cidade. Na minha modesta opinião, esse partido nunca será oxigenado enquanto perdurar o poder de mando desse casal. Eles nem imaginam o quanto são desagregadores e levaram o partido para algo onde o que só importa é a visão de ambos, sufocando todas as demais. Na eleição de hoje, em outras proporções, mas nada diferente do que ocorreu em 1999. A história novamente se repete em Bauru como farsa, infelizmente. Existe um PT que resiste e insiste em ser e agir diferente e é com eles que me alinho. Hoje, por exemplo, se ainda votasse, o faria sem sombras de úvidas em Fabrício Genaro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Qual a diferença, jogo dos sete erros entre:

Batata e Cláudio da Construção?

Estela Almagro e Sandro Bussola?

Posso responder?

Nenhuma.

São iguais até na forma de trazer e levar os que iriam votando neles.

Nenhum pode reclamar do outro, pois um aprendeu com o outro e só coloca em prática os ensinamentos apreendidos ao longo dos anos.

Mas existe gente séria dentro do PT e a prova é o papel assumido pelo Fabrício.

de sua amiga
Valéria

Henrique disse...

COMENTÁRIOS EXTRAÍDOS DO MEU FACEBOOK:

Daniel Pestana Mota Bauru, Marilia, e eu poderia citar dezenas de cidades. E enquanto isso quadros honestos, orgânicos, cansam (ninguém é obrigado a permanecer eternamente "em disputa"); e quadros que poderiam ser novos, não entram. O PT, como de resto boa parte dos partidos progressistas, foi enquadrado. Aliás, isso não é nenhuma novidade há um bom tempo.
há 20 horas via celular · Curtir · 1

Roque Ferreira Neste PED as coisas não mudaram muito. Un componente novo foi a participação muiti grande de filiados ligados va igrejas evangélicas. Com certeza estes filiados não tem culpa. Foram enganados por seus líderes. Continuamos nosso combate, nas ruas e nas lutas, junto com o povo trabalhador e com a juventude. O que vimis hoje maus uma vez, mostra que esta burocracia que tomou o controle do PARTIDO, não tem nenhum compromisso com as lutas populares. Com certeza a classe organizada vai varrer estas direções traidoras.
há 20 horas via celular · Curtir (desfazer) · 6

Schubert José Luiz MAS, E DAÍ? AFINAL QUEM GANHA E QUEM PERDE COM ESSA ELEIÇÃO DE HOJE?
há 20 horas · Curtir · 1

Gilberto Truijo LAMENTAVEL AS ELEIÇÕES DO PT/BAURU, PESSOAS QUE NEM SABE A HISTÓRIA DO DO PARTIDO VOTARAM E MUITAS DELAS METEM O PAU NA DILMA Henrique Perazzi de Henrique Perazzi Aquino
há 19 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino SCHUBERT - O que menos importa, ganhando o grupo comandado por Estela e Batata ou o do vereador Sandro Bussola, pois os dois são carne do mesmo pescoço, ou seja, farinha do mesmo saco. Ambos mais trazem coisas ruins para as hostes petistas do que boas. Representam hoje tudo o que de ruim se possa dizer dos acontecimentos dentro da sigla hoje. Tanto um como o outro são na verdade a mesma coisa, o afundamento do PT cada vez mais enquanto um partido respeitável. Essas são os culpados pela credibilidade do partido ter decaído tanto.
há 19 horas · Curtir · 1

José Eduardo Avila Schubert José Luiz isso virou um saco de escorpiaão
há 19 horas · Curtir

Gilberto Truijo LAMENTAVEL TUDO ISSO José Eduardo Avila. TENHO PENA DO Roque Ferreira SEMPRE NA LUTA TENTANDO REATAR O SOCIALISMO NO PT.
há 19 horas · Curtir · 3

José Eduardo Avila vdd Gilberto Truijo mais na realidade muita calma nessas horas pois do pt principalmente na cidade de bauru gosto de todos para mim pessoas idoneas e capacitadas, agora a disputa interna é com eles mesmo...
há 19 horas · Curtir · 1

CONTINUA...

Henrique disse...

CONTINUAÇÃO...

Delfino Del Rey Junior COM certeza estou muito chateado forma auê o Sandro e Claudio agiram a cada 10 minutos traziam pessoas em carros lotados''' tudo das igrejas-
há 18 horas via celular · Curtir

Marta Caputo Já ví esse filme... A única coisa que mudou é a intensidade da truculência.
há 18 horas · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino A cena se repete como tragédia, esses aí, a thurma do Sandro, Estela e Batata infelicitaram o PT e pelo visto, infelizmente, qualquer um desses no comando, o partido seguirá seu destino rumo a destruição. A credibilidade já foi para o beleléu.
há 17 horas · Curtir · 3

José Eduardo Avila creio que vc tem razão Henrique só que tem uma coisa a partir de amanhã vamos ver se ha uma debandada no partido ou se fica todo mundo como antes....
há 17 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Triste Ávila é ver que muitos dos que no meu tempo de partido se posicionavam contra isso produzido pela turma da Estela, Batata e Sandro, mas hoje a maioria que lá ficou está ligada a essa estrutura corroída e podre. A Esquerda Marxista do companheiro Roque resiste demonstrando que nem tudo está perdido.
há 17 horas · Curtir · 1

José Eduardo Avila com ctz mestre
há 17 horas · Curtir

Schubert José Luiz O Roque não pode fundar outro partido?
há 17 horas · Curtir

Schubert José Luiz SEGUIDORES ele terá e muitos.
há 17 horas · Curtir

Schubert José Luiz Quando vimos o BATATA na rua fazendo o meio de campo? E a ESTELA? Depois que eles pegaram "fama" nunca mais tiveram contato com o povão pelas ruas... Ou estamos todos enganados?
há 17 horas · Curtir

José Eduardo Avila pelo andar da carruagem vamos ver se muda alguma coisa ou continua tudo como antes...
há 15 horas · Curtir

Antonio Carlos Pavanato ...pelas últimas notícias ...mudou sim!
há 7 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Mudou nada, Pava. As duas chapas fazem parte da dupla famosa o ITAMAR e o ITAPIOR. Com eles no poder, credibilidade zero. Com gente assim no poder o PT só afunda, daí o motivo de nunca sair da mesma situação em Bauru. Agora será comandado pela ala evangélica da sigla, a mais fundamentalista possível. E isso no PT, acreditem...
há 6 horas · Curtir · 1

Tatiana Calmon me recusei a participar deste embuste. Não integrei chapas, e não fui votar. Ja sabia o resultado.
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 1

Henrique Perazzi de Aquino O PT Bauru agora está nas mãos dos que elegeram a nova chapa, o FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO. Quem diria que a sigla cairia nas mãos desses depois de tanta luta? Bestial os descaminhos da sigla por aqui...
há 5 horas · Curtir · 1

Antonio Carlos Pavanato ...puts e eu achando que mudaria alguma coisa! Não me meto em politica, mas estava torcendo por vc Henrique que alguma coisa mudasse! Uma pena!
há 5 horas · Curtir

Schubert José Luiz qualquer um que fosse o vencedor estaria comendo nas maõs da Estela. Ela comanda o PT na cidade e ponto final. O negócio é não deixar o ROQUE crescer. O receio deles é um só e chama-se ROQUE FERREIRA.
há 5 horas · Curtir

Anônimo disse...

HENRICÃO

BELA LEMBRANÇA

ROSANA