domingo, 24 de novembro de 2013

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (75)


O QUE POSSO ESCREVER SOBRE O PROFESSOR MURICY...
Nem sei se deveria escrever algo sobre MURICY DOMINGUES, que foi também meu professor no curso de História da USC – Universidade do Sagrado Coração, mas o faço por um simples motivo. Quando criei o blog do Mafuá do HPA, passei a enviar via e-mail até hoje, para uma lista de umas 300 pessoas os meus textos de Memória Oral e uma das pessoas que mais me respondia era o Muricy. Algumas vezes até divagava sobre o texto, mas marcava presença, uma espécie de informação em continuar lendo o que escrevia. Enviava pautas para prováveis textos e como sempre fazia, comigo e com todos, espalhava fotos de suas intermináveis viagens, com seus relatos e divagações. 

A lembrança que tenho dele na USC é a do seu livro de Metodologia Científica, que nos fez usar para os trabalhos. Aprendi muito ali, pois foi o que ele mais martelava diante dos seus alunos. Tinha um amor tão grande por estrada e viagens que em alguns momentos até exagerava e comentava mais de suas aventuras do que dava aula. Nunca reclamei, pois sempre nutri o mesmo gosto por botar o bloco na rua e sair pela aí. Tínhamos roteiros bem diferentes, mas o gosto pela aventura era o mesmo. E ele conseguiu a grande proeza de realizar todos os seus sonhos, viajar mundo afora com o soldo de professor, um milagre que foi embora sem nos explicar direito.
 
Quero juntar com calma seus comentários feitos ao meu e-mail, alguns bem pessoais, vindo com um recadinho do tipo: “Esse é só para nós, não divulgue e se possível após a leitura, delete”. A maioria acredito não teria problemas em publicar. Demonstravam sua insatisfação nos últimos tempos com os rumos do magistério e do funcionalismo público estadual no seu segmento, a Educação (soltava seguidas farpas contra Alckmin e sua thurma). Tudo bem que ele só foi se engajar de fato nessa luta após ser defenestrado pela USC, algo que o magoou muito. Todas as vezes (e não foram poucas) que escrevi sobre a vinda do reitor chileno para fazer a limpa na USC, ele me escrevia e me dava dicas. Sabia, como toda a cidade sabe, que o chileno veio fazer o que as irmãs não tiveram coragem de fazer, demitir os daqui sem parcimônia e piedade. Ele fez sua vida por lá, tendo inclusive gravado uns memoráveis programas de rádio sob a coordenação do Reginaldo Vianna, que ontem conversamos no velório e me disse tentará reproduzir alguns na 87FM, onde atua diariamente das 12 às 13h. Muricy tinha planos de fazer mais rádio, de viajar mais e tínhamos algo mais em comum, um amor desmedido pela cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Eu a descobri aos 16 anos, ele antes disso e depois, seu filho foi morar por lá e eu acabei me estabelecendo com uma carioca por aqui. Divergíamos em muita coisa, mas nunca nos enervamos um com o outro. Nem ele, nem eu não somos do time dos Xaropes. Muricy faleceu ontem.

Coisas do HPA (essas fotos aqui postadas são do Jaime Prado, esse sim um dos seus grandes amigos).

3 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigo em 26 de julho de 1968, foi quando eu fui pela primeira vez conhecer o antigo Asilo-colonia Aimorés, conheci o Prof. Muricy que me dizia na época que foi várias vezes com o seu pai, visitar o antigo Leprosário de Bauru como era conhecido na época, ai nunca mais esqueci desta figura carismática do amigo prof, e quando comecei no final de 1999 como Repórter Cinematográfico da TV USC/ Bauru, ai quase todos is dias eu conversava com o mestre Muricy que me contava as história do Asilo-Colonia Aimorés. Jaime Prado- Bauru/SP

Amigo se você precisar de imagens e fotos uma das ultimas entrevistas do prof. Muricy junto com o mestre senhor Gabriel Pelegrina, temos este material e com muito prazer posso ceder para sua enciclopédia particular amigo Henrique.

Jaime Prado

Anônimo disse...

HPA
O Prof. Muricy Domingues era um profissional de extrema competência e dedicação, torcedor do Noroeste e da Portuguesa Desportos (Lusa), fazia treze anos que deixou de lecionar na USC. Tinha conhecimentos de informática (computadores de última geração, câmera digitais...) Dizia: “tenho que acompanhar o tempo, modernizar”. Ele tinha um currículo tão extenso e brilhante quanto sua criatividade e inteligência...
Descansa em Paz Professor, este é um dia a mais para aprender a viver com a tua ausência e com a falta que sentiremos do Senhor!
Ciro Haruo Yukisada - Avaí SP

Anônimo disse...

Realmente: grande professor, amigo e confrade da ABLetras! Luz e paz, Professor, certo de que está ainda mais vivo e ativo estará em breve! Grande e fraternal abraço!
Rubens Colacino