segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (12)


PREFEITURA COBRA SEUS INADIMPLENTES – BRONCOLINO RIRIA DA DECISÃO

“Devo não nego, pago quando puder”, esse lema hoje nem é mais levado em consideração pelos mais abastados desse país. Rico não paga imposto nesse país e cada vez o cordão desses contumazes inadimplentes aumenta mais. Quando vemos a presidente Dilma tentando emplacar aumento de alguns impostos, dentre eles o CPMF, a grita é geral, mesmo sem notarem que quem pagaria seria os mais abastados. Esses, mancomunados com parte da mídia nos fazem entender que o problema deles de não pagarem é extensivo a todos nós. E caímos como patinhos. Defendemos os interesses deles que é uma maravilha.

Aqui em Bauru a coisa não é diferente. Nessa semana sendo intensificada uma campanha da Prefeitura Municipal de Bauru tentando receber dívidas em atraso dos seus inadimplentes. Nada contra. A pressão está ocorrendo e na fala do Secretário do Dinheiro Público Municipal falta pouco para a cobrança ser efetivada. Ouço pelo rádio entrevista do mesmo e lá ele explicita que o montante da dívida está na casa de R$ 210 milhões de credito em prol da Prefeitura e com a campanha esperam receber por volta de R$ 50 milhões. A cobrança assusta? Sim, assusta os possuidores de pequenas dívidas e esses logo estarão a pagar o que devem. Os tais 50 milhões sairiam desses bolsos, só deles.

Broncolino, se vivo, o que se utilizava do slogan, “o primeiro a rir das últimas”, entre múltiplas e variadas gargalhadas diria algo assim: “Nesse montante estariam incluídas as dívidas dos maiores devedores do município?. Certamente que não, pois esses não se intimidam com nada desse tipo”. Concluo com algo de minha lavra e responsabilidade: Os tais maiores devedores do DAE já saldaram suas pendengas? Não tomamos nem conhecimento da tal lista de seus nomes, quanto mais ter a grana em caixa. E os maiores devedores de IPTU e tantas outras taxas, multas, acordos não cumpridos e quetais? Até quando uma campanha como essa vai ser aplicada só naqueles cujos costados já estão pela hora da morte? Com a palavra a Prefeitura, os que dizem cobrar com afinco, persistência e impiedosamente. Enfim, vale ou não para tudo, todas e todos?

É SÓ UM MINUTINHO
Com essa fala na ponta da língua todo mundo pelo menos algumas vezes já a utilizou para ocupar alguma indevida vaga de estacionamento. A pressa dessa vida e o querer parar o carro em lugares muito movimentados faz com que a pessoa se aposse por alguns instantes de um espaço não reservado a ele. Noutros um pouco de safadeza mesmo. Não adianta dizer que não fez (isso aqui é quase como a corrupção só enxergada nos outros). Pelo menos alguma vez isso já deve ter acontecido. Hoje ao circular pela rua Primeiro de Agosto, numa de suas quadras mais movimentadas no centro nevrálgico da cidade, entre as ruas Gustavo Maciel e Rio Branco, eis que todas as vagas de estacionamento em todo o quarteirão sete estavam ocupadas por cadeiras de rodas e nelas a inscrição usada por todos: "É só por um minutinho". Eram onze horas da manhã, sol de rachar manona e algo feito exatamente para isso, chocar e assim, ajudar a conscientizar. Fui conferir e vi que as cadeiras eram todas da APAE e lá num cartaz na esquina a explicação. Hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e numa iniciativa da EMDURB, a que direciona nosso trânsito a campanha de um dia sendo colocada em prática. De minha parte confesso, vou pensar muito mais em ocupar as vagas destinadas aos deficientes. Muito válida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, meu Pai ( aquele que você fotografou) tem 94 anos, ganha um pouco mais de Mil reais e ainda é obrigado a pagar o malfadado IPTU de uma casa de madeira velha que eu conservo a duras penas (pois meus problemas ósseos são grandes). Será que os Bam-Bam-Bans da nossa City também pagam? Estão em dia? Estão regulares? Com a palavra nosso super herói Bauruense, que nem manter médicos nas Upas da cidade consegue!!!
Oswaldo Luiz de Oliveira

Mafuá do HPA disse...

O fato é esse, Oswaldo.
Nós pagamos e quem tem muita grana em Bauru e no Brasil num todo, esses não pagam e quando pensam em criar alguns impostos tipo o CPMF, para eles pagarem, botam o povo para bater panelas pra seu nome. Fazem o jogo sujo para eles.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Por que não se discute uma reforma tributária correta?? Por causa de algo muito simples que ninguém quer e vai falar mas vc poderia e tb não fala, que é a interdição patrimonial, o governo gera superávit primário monstruoso para pagar juros da dívida pública e fazer a folga dos grandes rentistas da dívida que tem a maior liquidez do mundo, nenhum país tem um título público tão líquido como aqui. Fora os absurdos gritantes que há no sistema tributário brasileiro que mostra o quanto somos colonizados até hoje, por exemplo pune-se a poupança e favorece o rentismo da dívida que não tem qualquer tributo, tudo está errado, até a tributação alimentícia, tudo.
Agora, o governo armou todo esse abacaxi ao ser mais do mesmo, e no fazer a folga do rentismo, corta gastos e quer criar um tributo que ao contrário do que pregado por petistas hoje que é a mesma desculpa quando o FHC criou esse imposto, o imposto não vai penalizar que está no topo da produção, porque toda tributação criada desta forma será automaticamente repassada e sentida é para os que estão nas camadas inferiores, pois são esses que sentem efeitos inflacionários, fora que vc fazer uma porcentagem de tributação igual para todas as contas é fazer a mesma distorção do imposto de renda, onde um sujeito de classe média por exemplo paga os mesmos 27 por cento que um bilionária paga, isso é que está errado e faz o sistema tributário ser um erro, apoiar isso quando o país quebra por bancar juros criminosos d euma dívida que é em grande parte fraudulenta é comprar o mesmo gato por lebre dos que batem panela pelos motivos também errados, só que ao invés de atacar as pessoas insatisfeitas colocando todas no mesmo barco de uma oposição tacanha, eu prefiro fazer isso, expor uma crítica construtiva, tentar educar, explicar o que acontece e dar algum sentido no caminhar.

E pra deixar claro, sou oposição verdadeira e altamente contra um processo de impeachment, porque o que o povo tem que entender que o que precisa mudar é a sua própria consciência e saber que pode e muito pressionar qualquer governo para realmente fazer mudanças estruturais, um processo de impeachment só atrasa mais ainda o país, é demorado, sangra mais ainda, joga a inflação a níveis absurdos, o comércio exterior fica comprometido, o país só perde, se acham que trocar de gestor no Brasil funciona(só que não), que esperem as próximas eleições, as pessoas não podem mais embarcar em manipulações partidárias como eu mesmo no passado tb passei, pois se fosse hoje, sabendo a verdadeira face do PT, mais do mesmo, jamais teria embarcado nas manifestações por impeachment em 99.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Somos todos laranjas a serviço destes Porcos. Só mais uma coisa Henrique, estes terrenos Imundos que a Prefeitura "Limpa" e depois "Cobra" dos donos. Quais donos pagam as multas? Eu ou o dono de uma concessionária? O Pobre ou o Rico??
Oswaldo

Mafuá do HPA disse...

OSWALDO: pobre sempre paga, o rico vai recorrendo e NÃO PAGA NUNCA.

MARCÃO: Reforma Tributária acuada do jeito que está nossa presidente, quando o Supremo fez o serviço pra ela de rejeitar o financiamento privado de campanha e mesmo assim, com Cunha nos seus calcanhares, estamos ameaçados ela rejeitar. Perdemos a oportunidade quanto existiam condições. Sifu!

henrique - direto do mafuá