sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (75)


FOTOS COM VESTIMENTA NAZISTA EM BAURU E AS REPERCUSSÕES – QUAL O CONTEXTO?!?!?*

* Primeiro as três fotos do post da PKC e na sequência as quatro demais, em tamanho menos e divulgadas pela aluna Fabiana (clique em cima de todas para vê-las em tamanho ampliado).

1 – Primeiro vi três fotos com o símbolo nazista nas redes sociais e com o seguinte texto:
“Glamorização do nazismo no estande de História da Feira de Profissões da USC aqui em Bauru. Falta de noção em cadeia, PKC

2 – Especulei sobre o que seria aquilo e na sequência postei nas redes sociais o seguinte texto:
UMA DESNECESSÁRIA LOUVAÇÃO AO NAZISMO
O fato ocorreu em Bauru, dentro do recinto de uma de nossas maiores universidades (a segunda na cidade) e justamente no estande levando o nome do Curso de História, na Feira das Profissões da USC - Universidade do Sagrado Coração. Cursei História na então USC, recém saída da denominação FAFIL e numa turma que repudiaria isso de forma veemente, ou seja, se fossemos para utilizar roupas e insignias nazistas, o faríamos queimando-as em praça pública. Não vi até agora, algumas horas depois da publicação das fotos no facebook pela PKC ninguém da USC vir a público explicar dos motivos disso. Algo nesse sentido sendo exposto entre sorrisos e poses para fotos, exatamente num momento quando alguns pedem a volta do regime militar, outros tascam palavrões horrorosos contra meros opositores e num estande de um curso de História uma louvação totalmente desnecessária é para coçar o cocuruto e cobrar uma resposta mais do que esclarecedora. O que motivou isso? Qual a intenção?

Que diram disso nossos professores Lidia Possas, Terezinha Zanloqui, João Francisco Tidei de Lima, Saletinha e tantos outros. Repico essas fotos compartilhadas da internet para apreciação de gente que comigo estudou na USC e assim como eu, devem estar se perguntando: Será que o curso hoje está num grau de espetacularização dessa forma e jeito ? Vejam isso meus amigos Sonia Mazzi, Sonia Maria Mozer, Sonia Aparecida Fardin, Fabíola Soares, Fábio Paride Pallotta, Márcia Regina Nava Sobreira, Rui Dom Quixote, Duílio Duka, Wilson Tuim, Neli Maria Fonseca Viotto, Reginaldo Tech, Juarez Xavier, Dino Magnoni, José Laranjeira, Célio José Losnak, Sérgio Losnak, Alex Sanches, Narciso do Tempo, Roque Ferreira, Luis Henrique Rafael, Paulo Neves, Oscar Fernandes da Cunha, Cláudio Lago, Lázaro Carneiro, Luiz Henrique Carneiro, Luiza Conceição Quinezi e outros.

Enfim, qual a explicação???

3 – Momentos depois, Alexandre Criscione, aluno da USC publica isso:

"Carta de repúdio de alunos do 4º ano de R.I ao estande do curso de História na Feira de Profissões
Nós, alunos do 4º ano de Relações Internacionais da USC, muito nos surpreendemos com o estande do curso de História na Feira de Profissões da Universidade hoje, dia 16 de Setembro.

Ao querer apresentar a alunos do último ano do Ensino Médio fatos sobre a Segunda Guerra Mundial cometeram o grave erro de enaltecer os regimes totalitários responsáveis pelo início do conflito, utilizando as vestimentas e os símbolos representantes de tais grupos, dentre os quais a suástica nazista. Não suficiente, o estande também apresentava discursos do ditador Adolf Hitler.

O Nazismo foi responsável pelo genocídio e perseguições à negros, judeus, homossexuais, e todas as minorias étnicas que não condiziam com a suposta raça ariana. É inadmissível que um curso de História, sendo seus estudantes e coordenação conhecedores de todas as mazelas praticadas por esse regime, possa não ter a sensibilidade de percepção ao contexto atual, onde partidos neonazistas voltaram a participar de eleições na Europa, o que traz reflexos até mesmo nas ruas do Brasil.

Como exemplo, citemos: somente esse ano foram mortos 85 LGBT’s. No ano anterior, 312. Há um mês atrás seis imigrantes haitianos foram baleados em frente a Paróquia Nacional da Paz. Anteontem (14/09) um senegalês foi queimado vivo nas ruas de Santa Maria, RS.

Toda e qualquer menção ou veiculação de símbolos nazista no Brasil é crime previsto no Artigo 20 do Código Penal:

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do Nazismo.

Apesar de haver representação também dos Judeus (um dos grupos que foram perseguidos, torturados e assassinados) a falta de sensibilidade se denota quando temos a certeza de que o cenário ideal seria apenas o de representações dos oprimidos, sem precisar conter as vestimentas nazistas e fascistas, que eram maioria. Este curso de Humanas perdeu uma oportunidade ímpar de mostrar a jovens em formação a única parte que não deve ser esquecida: a morte de mais de dez milhões de pessoas derivada do ódio político, do racismo, da xenofobia e da homofobia.


Nós repudiamos veementemente essa exibição do curso de História, e aconselhamos a Universidade do Sagrado Coração a fazer o mesmo, além de exigir um pedido de retratação por parte da coordenação do curso.

Assinam a carta:
Matteo Netto/ Alexandre Criscione/ Ana Lívia Rodrigues/ Thaís Helena Tambara/ Natalie Alves/ Júlia Lourenção/ Débora Ani Marchi/ Mariana Marcelino Florenzano/ Julia Concuruto Reche/ Lilian Lacerda/ Isabela Andreatta/ Matheus S. Contreira/ Gabriel Cara".

4 – A repercussão bomba em comentários e os alunos de História da USC assim se manifestam somente hoje pela manhã, após uma acalorada discussão, em texto repassado por Fabiana Ferreira Rocha:
“Diante de toda polêmica que as publicações de imagens do stand de História da feira das profissões 2015 na USC geraram, sentimo-nos na obrigação de esclarecermos e explanarmos o ocorrido. Primeiramente, o mal, muitas vezes, está nos olhos de quem o vê. Apenas fotos de representações nazistas e fascistas foram divulgadas, omitindo as demais representações de judeus, soldados americanos, brasileiros, japoneses, entre outros personagens da Segunda Guerra Mundial e principalmente, a distribuição de pombas e pedidos de paz. O contexto completo foi omitido, ou seja, podemos apontar essas postagens como tendenciosas e de contexto fragmentado. Nosso stand foi cuidadosamente planejado e estudado, a fim de contarmos a história do final de uma guerra, ou seja, algo que ocorreu, e ao negarmos e tratarmos tal tema como “tabu” compactuamos com a omissão de fatos. A informação e o conhecimento devem ser difundidos, só assim, as gerações que se distanciaram temporalmente desses fatos, poderão compreender seus impactos na história e no cotidiano de nossa sociedade.


O que não foi divulgado, infelizmente, foram as intervenções do stand como, por exemplo, a participação de descendente de judeus, afrodescendentes e homossexuais, nossos colegas e amigos de estudos e trabalhos, distribuindo pombas da paz e cartas de judeus e soldados da guerra endereçadas a suas famílias, defendendo a igualdade e a paz entre os homens. As alunas e alunos usando fardas e suásticas apenas ilustravam o contexto de guerra, como atrizes encenando em um filme ou documentário e, em momento algum exaltaram ou atribuíram qualidades positivas ao regime nazista. No entanto, como historiadores, temos a noção de que não devemos, em hipótese alguma, cometermos anacronismos, agindo sempre de maneira apenas a compartilhar os conhecimentos adquiridos através do estudo de diversas fontes. As acusações infundadas apenas confirmam que essas pessoas não estiveram presentes em nosso stand, pois nossa monitoria clamava pela paz, pela igualdade e pelo direito de expressão, direito esse que nos é tolhido de maneira tão anacrônica e punitiva ao lermos comentários que chegam a incentivar a violência contra nossos colegas, acusando-nos de glamourização do nazismo e até de apologia aos regimes nazifascistas.



Ressaltamos que em momento algum fizemos apologia ao regime nazista, nossas caracterizações eram meramente ilustrativas. As suásticas e outros símbolos nazistas já foram inclusive, retratados por escolas de samba, novelas, filmes, como forma de difusão da história e não vemos razões lógicas para críticas tão severas, afinal, estamos democratizando informações e fazendo com que os ventos de tempos sofridos não soprem no nosso presente.

Os estudantes de história da Universidade do Sagrado Coração representam uma geração preocupada com a história da humanidade, com a cidadania, a politização e a liberdade de expressão de todos, repudiando qualquer julgamento prévio sem consulta de fontes, tampouco discursos de ódio ou incitações à violência. Continuamos levando a mensagem proposta na feira, de PAZ ENTRE TODOS OS POVOS, e liberdade para todas manifestações culturais, politicas, sociais, e de caráter qualitativo. Não apoiamos ou compactuamos com qualquer forma de segregação ou discurso preconceituoso, muito menos com qualquer apologia ou incentivo às práticas nazifascistas.

Pedimos encarecidamente a todos que comentaram e compartilharam imagens de graduandos participantes da feira, que leiam essa manifestação com atenção e considerem nossa boa intenção. Que o conteúdo do nosso trabalho seja exposto de maneira completa. Precisamos falar, Maria da Penha falou sobre as agressões que sofreu, e mesmo julgada por muitos diante de um contexto considerado tabu, deu origem a uma lei de proteção às mulheres. É falando sobre o nazismo que impediremos um novo holocausto e foi falando sobre isso, que compartilhamos conhecimento histórico com diversos jovens. É sempre através da fala, da expressão, que conquistamos os feitos mais dignos e fundamentais para nossa segurança e bem estar e principalmente, para que os oprimidos e minorias tenham suas vozes ouvidas.


A aqueles que visitaram nosso stand e conheceram de perto nosso trabalho, por favor, compartilhem esta manifestação para que qualquer mal entendido seja sanado e nosso trabalho seja divulgado devidamente como foi realizado. Que a História seja sempre difundida e compartilhada como forma de conhecimento, pois um povo que desconhece seu passado não se prepara para o futuro.

Luz e paz a todos!
Alunos de História responsáveis pelo stand de História na Feira da Profissões – USC, 2015”.

5 – Muito mais foi dito e todos os comentários feitos pelas Redes Sociais serão postados nos Comentários desse post, facilitando o real entendimento de tudo o que ocorreu.
HPA.

41 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:

Sonia Mazzi Eita gente babaca!
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Roque Ferreira Veja isso Silvio Durante
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Helena Aquino Que absurdo isso !!!
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Lazaro Carneiro Carneiro depois que o USA passou a apoiar os nazistas na europa todos sairam do armário.
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Walisson Bragião LEMBROU ME UM FILME PORNO QUE SE PASSA NO TERCEIRO REICH
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Walisson Bragião FALTOU AS 2 MODELOS FOTOGRAFAREM EM CIMA DE UMA PILHA DE CADÁVERES
Curtir · Responder · 5 · 19 h

Celie Oliveira q bizarro
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Carlos Henrique · 6 amigos em comum
Foram essas pessoas sem família, sem cérebro, sem caracter, que devem ter escrito frases racistas nas paredes da universidade.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Walisson Bragião Pierre Graves
Curtir · Responder · 19 h

Claudio Lago curso de historia,,,,, k coisa
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Bruno Emmanuel Sanches Péssimo.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Gustavo Almeida Nazismo no Brasil, pais misto, burrice!
Curtir · Responder · 19 h

Matheus Versati Não foi uma adoração ao nazismo, foi uma exposição da Segunda Guerra Mundial, havia tanto Nazistas como Fascistas e Sovietísticos, E nesses Stand foi Bem explicado os Horrores do Nazismo e do Holocausto. não ha necessidade deste Post
Curtir · Responder · 2 · 19 h
Ocultar 14 respostas

Patricia Karst Caminha Escolha de enfase completamente equivocada.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Patricia Karst Caminha Ofende PROFUNDAMENTE quem sofreu as perdas nas mãos dos nazistas. Foi GLAMOURIZACAO sim. E merece pedidos de DESCULPAS à comunidade.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Renato Munhoz da Costa No No querido, acredito ser totalmente dispensavél tal apresentação.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Matheus Versati Ótimo, então vamos censurar as Artes e os Filmes que discutem esse tema
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Renato Munhoz da Costa
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Matheus, que tal um pedido de desculpas? Um FILME... É um FILME!!!!!!!!!!!!!!!. Arte é Arte. Vocês fizeram um trabalho escolar e apresentaram de uma maneira EQUIVOCADA. Fosse uma peça de teatro...
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Luiz Henrique Alegria · 8 amigos em comum
O que não tem necessidade é colocar duas gostosas com roupas de nazistas e fascistas.
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Bruno Emmanuel Sanches um vídeo talvez fosse mais ilustrativo, não?
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Matheus Versati Elas se vestiram por quis, e cuidado com suas palavras Machista sobre as Moças, E não era um Trabalho, era uma Apresentação do Curso, que estava discutindo Segunda Guerra Mundial
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha E aí voces escolheram dar enfase ao nazismo.
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Eu entendi porque é óbvio e gerou a discussão.
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Numa Feira de Profissões. Quem visita? Estudantes do Ensino médio?, Matheus?
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha Olha, acredito que o trabalho, o empenho do grupo merece nota dez. O que se discute é a ênfase.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Matheus Versati Logico, que a Enfase foi o Nazismo, ele foi a Principal causa da Segunda Guerra.
Curtir · Responder · 2 · 18 h
CONTINUA

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Matheus Versati Eu estava nesse Stand, apresentei e expliquei segunda Guerra das 7 horas da manha ate as 10 da noite.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Patricia Karst Caminha Não é isso que está em discussão. Mas o equivoco que voces cometeram.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha E que traz implicações.
Curtir · Responder · 17 h

Bruna Reis Daniel Pereira como lidar?
Curtir · Responder · 19 h

Carlos Henrique · 6 amigos em comum
Acredito que esse episódio é mais grave do que parece e que uma simples retratação não fará esses alunos entenderem quão mal esse regime foi para raça humana. Acredito que esses alunos devam passar por uma analise de psicólogos para que avaliem se existe a possibilidade deles entenderem o que foi o nazismo. Por mais que seja acadêmico, ou outros motivos, acredito que a forma de apresentar esse fato negro da historia da humanidade poderia ser diferente.
Curtir · Responder · 5 · 19 h

André Zambelo Henrique não é apologia ao nazismo não a imagem aí foi descontextualizada cuidado para não entrar nessa onda de apedrejamento via facebook sem saber dos fatos reais....cuidado
Descurtir · Responder · 5 · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino Sim, estamos filtrando isso, mas a simples exposição já é preocupante. Posando para fotos.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha Temos muito claro isso. E repito: não há contextualização que salve a enfase no nazismo. Concordo com vc. Como petista, aqui em Bauru, se eu sair com uma camiseta vermelha, ouço xingo. Nos dias de hoje, com passeata com suástica e pedidos de volta da ditadura, o professor não ponderar (se é que não fez) e os estudantes optarem por isso, é, no minimo, um acinte a quem preza pela liberdade e Democracia
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Celie Oliveira Generalizando pra outras situações... Quer dizer que tem como contextualizar e justificar gente fazendo pose e rindo com blackface? Contextualizar não é suficiente ; )
Curtir · Responder · 1 · 19 h · Editado

Henrique Perazzi de Aquino Outros alunos da própria USC também se manifestaram contrários ao ocorrido. Leia o texto do Alexandre Criscione.
Curtir · Responder · 19 h

André Zambelo Não concordo com o apedrejamento
Curtir · Responder · 1 · 19 h

André Zambelo Cuidado já mataram por isso
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Luciana Covolan Escolha infeliz
Curtir · Responder · 19 h

André Zambelo Henrique eu li e particularmente acho tempestade em copo de água pois o trabalho destes alunos foram acompanhados pela coordenação do curso e não seriam autorizados se não tivessem um objetivo claro ok a usc é bem crítica eu mesmo tive uma peça vetada lá
Curtir · Responder · 1 · 18 h · Editado

Patricia Karst Caminha Aqui é uma discussão da utilização da suástica, da vestimenta nazista. E estudantes da rede de ensino de Bauru foram visitar uma feira de profissões. A imagem choca. O uso da suástica não é permitida.
Curtir · Responder · 2 · 17 h

Patricia Karst Caminha O uso da suástica e vestimentas nazistas foi um erro crasso. A enfase no nazismo sempre vai chocar. No mundo todo.
Curtir · Responder · 1 ·

CONTINUA

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Carlos Henrique · 6 amigos em comum
André, desculpe se para vc minhas palavras foram fora de razão mas, avalie com cuidado o que escreve pois podem interpretar como alguém pode me matar por algumas palavras. Se algum familiar dos judeus visse essa apresentação acadêmica o que achariam?
Curtir · Responder · 17 h

André Zambelo Se tiverem inteligência saberiam compreender o objetivo e não sairiam por aí falando para polemizar
Curtir · Responder · 9 h

Patricia Karst Caminha Estou chegando à conclusão, com base nos comentários dos estudantes, que a coisa anda feia MESMO. Que esta glamourização do nazismo, a falta completa de noção imperou entre a moçada. É, são os dias, são os dias. Que bom que existem jovens com a cabeça no lugar e repudiam este tipo de atitude. E é uma ação de REPUDIO. contra a ação de uso de simbolos nazistas numa exposição para jovens em formação. O foco foi completamente equivocado para uma Feira de Profissões.
Curtir · Responder · 1 · 8 h

Patricia Karst Caminha Os judeus burros se sentirão ofendidos... Como andamos, hein????!!!!!!!!!!!!! Os inteligentes compreenderão... Não sou judia. Estou ofendida. Portanto, segundo a sua visão, você é inteligente. Muito bom. Estamos vendo uma separação entre burros e inteligentes. "Amigo"... Quanta deformação.
Curtir · Responder · 8 h

Patricia Karst Caminha Aprenda, "amigo", somos pacifistas. Você trazer à discussão o uso de um símbolo nazista numa Feira de Profissões nos preocupa justamente pela violência extrema deste grupo. Estudantes discutirem isso não tem problema algum, claro que não. O ponto é a glamourização que se vê nas imagens, o uso do simbolo e vestimentas NUMA FEIRA PARA ESTUDANTES DE BAURU. Uma enfase no nazismo?
Curtir · Responder · 8 h

André Zambelo Discussão de ódio é isso só o que vejo
Curtir · Responder · 1 · 6 h

André Zambelo Violência é o que a sua mente dá a imagem das meninas não vejo mau naquelas fotos
Curtir · Responder · 1 · 6 h

André Zambelo Intolerância é o nome disso e isso não é uma via de mão única
Curtir · Responder · 6 h

André Zambelo Não valorizo a imagem do nazismo acho que foi um mau a ser lembrado para que nunca mais ocorra e por isso vejo com bons olhos o trabalho do curso de história da usc
Curtir · Responder · 6 h

Elaine Rizzato Tocchetto · 13 amigos em comum
Que fora USC. Talvez os alunos não sejam mais os mesmos, nem os professores. Que horror.
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino Matheus Versati e demais estudantes da USC: Falta isso, uma explicação convincente, indo além disso dito por ti. Desnecessário a vestimenta diante de tudo o que ocorre quando do aparecimento desses símbolos mundo afora. Lembra-se do príncipe inglês e o pau que recebeu pelo mesmo motivo. Totalmente desnecessário.
Curtir · Responder · 8 · 19 h

Elaine Rizzato Tocchetto · 13 amigos em comum
Quem foi o louco do professor que apoiou essa idiotice.
Curtir · Responder · 4 · 19 h

Adriano Alves Queiroz Muito triste partindo de uma universidade que amo.....
Curtir · Responder · 2 · 19 h

André Zambelo Realmente idiotice é a atitude de apedrejamento que está ocorrendo aqui
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Bruna Reis Ele só está pedindo um esclarecimento
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha André, leia o que te respondi acima.
Curtir · Responder · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino De minha parte não houve apedrejamento e sim um pedido de explicações. Sem explicações não existe como contemporizar.
Curtir · Responder · 5 · 19 h

Curtir · Responder · 5 · 19 h

Patricia Karst Caminha Tá explicado, André.
Curtir · Responder · 19 h

André Zambelo Não é o que li até agora só vejo texto agressivo aqui....Henrique andei lendo a defesa da turma e eu entendi a posição deles
Descurtir · Responder · 3 · 19 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:

Henrique Perazzi de Aquino Sim, acredito que eles possam reverter isso fazendo isso e repicando essa defesa nos mais diferentes lugares até para aminar a repulsa coletiva gerada. Gostaria de ler também isso.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

André Zambelo Quem esteve na feira entendeu o objetivo dos figurinos que era contextualizar os dois lados da história pois a história não pode ter lado né
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Bruna Reis Nesse caso a história tem que ter lado sim.
Curtir · Responder · 19 h

André Zambelo A dos Eua e Israel ok.....todos os nossos males de hoje kkkkkkkkkkkkkk
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Genty, vocês estão perdendo o foco.
Essa foto deu margem para uma leitura crítica SIM. Os alunos tem o direito de tentar se retratar tbm. O fato de hoje os israelenses serem os "vilões" não fazem com que esqueçamos o que se passou na 2 guerra.
Então, menos! Foco na resolução desse problema que já está de bom tamanho
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Esse André está de bagunça.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha Os comentários dele são sarcasticos.
Curtir · Responder · 19 h

André Zambelo Não o que eu quero é que você entenda é que nós temos a versão da história de quem ganhou a guerra e que isso não significa ser uma verdade absoluta
Curtir · Responder · 19 h

André Zambelo Teatro kkkk
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Genty..... Desisto
Curtir · Responder · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino André, meu caro, aí quem está fora de foco és tu. Isso já está mais do que sacramentado. Os judeus foram massacrados na Alemanha nazista e hoje, o Estado Judeu de Israel promove algo muito parecido com os palestinos e outros vizinhos. Contextos outros
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis André ele está dizendo que isso não tem nada ver com a exposição da USC. Só isso
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Não sei se está faltando história ou interpretação aqui. Acho que os dois
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha Com certeza, os dois. Quando li "versão da história de quem ganhou a guerra", desisti também, não sou obrigada.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

André Zambelo E eu estou dizendo que o objetivo da exposição segundo li na defesa dos alunos é contextualizar o momento histórico e não fazer apologia ao nazismo
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Todo mundo entendeu isso. Estamos falando que faz-se necessária uma retratação por conta dessas fotos. Só isso
Curtir · Responder · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino Sim, reconhecer uma pisada na bola é louvável e resolveria tudo. Foi no mínimo inoportuna. Que mal tem em reconhecer isso.
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Dê nome aos bois, coleguinha. Não estou te ofendendo.
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Então vc precisa apurar sua interpretação, de fato
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Beijos históricos a todos. Vamos relaxar e reconhecer a falha. No mais, parabéns a USC pela feira. São sempre muito boas
Curtir · Responder · 19 h

Bruna Reis Se vc tivesse uma boa interpretação saberia que estou falando da foto. Olha só, hein....
Henrique Perazzi de Aquino ótima chamada. Acredito que os alunos irão explicar isso, não muito tarde. Abraços
Descurtir · Responder · 1 · 19 h

Bruna Reis Então vc é redundante. Tchau!!!!
Curtir · Responder · 19 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Bruna Reis Acredito que não tenha passado de um mal entendido. Mas não acho que o uso das roupas tenha sido uma boa ideia, não?
Não seria nada legal colocar um negro acorrentado.
Não vejo muita diferença na comparação
Curtir · Responder · 4 · 19 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 5:

Elaine Rizzato Tocchetto · 13 amigos em comum
Acredito que seja burrice mesmo. Um ato assim é injustificável para um bom historiador.

Matheus Versati Então que comece a Ditadura Moralista, onde não se pode Debater assuntos como o Nazismo e nem expor Art que fala sobre o msm, msm que ninguém defenda, tirando que estava exposto imagens do Holocausto em todos os lugares, e a Bandeira do Nazismo queimada.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

· Responder · 2 · 19 h

Patricia Karst Caminha O uso da suástica...
Curtir · Responder · 17 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Bruna Reis Matheus, é fácil resolver isso cara. Publica um esclarecimento na pela página da universidade. Vocês tem esse direito
Descurtir · Responder · 3 · 19 h

Matheus Versati realmente sera necessário, pois as Pessoas que criticam tanto a Mídia, esta tbm pegam informações picadas, e ja vão atacando Emoticon squint
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Elaine Rizzato Tocchetto · 13 amigos em comum
Não sei qual sua formação, mas acredito que não seja historiadora. Se for, desista profissão.
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Não tem "informação picada ". Foi um estande de História da Feira de Profissões (!!!!!!!!!! ) da USC, onde estudantes deram enfase ao nazismo.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Elaine Rizzato Tocchetto · 13 amigos em comum
Porque não vestiram-se de judeus?
Descurtir · Responder · 2 · 19 h

Matheus Versati Pq os Judeus Não tiveram Culpa pela Guerra
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Bruna Reis Elaine Rizzato Tocchetto, vc falou pra mim sobre ser historiadora?
Curtir · Responder · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino Não vejo nenhum MORALISMO aqui.

r · Responder · 3 · 19 h

Renata Nassralla Kassis agora, caro henrique, me parece que quando não se tem argumentos, a acusação de moralismo impera.
Curtir · Responder · 19 h

Matheus Versati Não Não, A Turma vai discutir um tema, e vocês condenam elas, pq elas usaram um Simbolo... por favor, todos alunos que foram visitar entenderam o Stand, Só vocês que não apareceram la, não viram a apresentação, estão condenando eles, só por que vocês a...Ver mais
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Patricia Karst Caminha Cansaço hein menino. Vc está indo de um em um falando a mesma coisa. Repito também: equivoca da parte de voces. Um trabalho com enfase no nazismos.
Curtir · Responder · 19 h

Matheus Versati Enfase no Nazismo sim, pois foi ele o principal motivo da Segunda Guerra mundial e o tema dos Stand Era Segunda Guerra Mundial.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Juliana Ramos Matheus,
A imagem comunica por si só. Não necessariamente todas as pessoas que viram uma bonita moça vestida pela suástica, parou para ouvir sobre a destruição causada pelo regime nazista. E essa imagem não tem nada de positivo.
Ninguém está dizendo que vocês estavam mal intencionados, mas faltou bom senso e orientação.
Curtir · Responder · 4 · 17 h

Mariana Cerigatto · 160 amigos em comum
Matheus, não estive presente na feira, mas vi que o estande teve intenção educativa - de mostrar a Segunda Guerra Mundial, sei que houve até bandeira com símbolo da suástica pisoteada. No entanto, o que choca são essas duas garotas posando de ladinho, ...Ver mais
Curtir · Responder · 1 h · Editado
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Renata Nassralla Kassis O que mais me indiga é a falta de mediação dos professores e professoras que deixaram isso acontecer. A ideia de se explicar (jura?!) sobre os horrores do nazismo não combina, em absoluto, com a postura daqeles e daquelas que estavam ali no tal stand. Como uma universidade dita séria (sim…eu tb cursei a usc, falecida fafiil) não media uma ação dessas ou tampouco a forma dos alunos discurem a questão. O que não foi dito é o que, de fato, atravanca nosso desenvolvimento enquanto sociedade e atrapalha a memória histórica das pessoas permitindo que atrocidades (modernizadas) se repitam. Muito triste tudo isso…...
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Anônimo disse...

Henrique, lembra quando vc postou uma foto e um post sobre a praça Rui Barbosa a noite e falei sobre tomar cuidado com o contexto em que ocorre algo, pegar de forma rápida e superficial leva quase sempre ao erro do contexto e espetacularização da notícia.
Sempre critiquei isso na grande imprensa, mas hj nas redes sociais vejo o quanto essa "espetacularização" tomou conta de forma insana nas mentes de seus usuários que outrora eram pessoas de grande bom senso, seriam esses usuários de facebook viciados e levando a alucinações como usuários de crack??
Não há nenhuma razão para tal barulho, gostei da explicação do contexto pelos alunos e ainda conversei agora a pouco com um colega que estuda lá e treina comigo. Foi muito raso, pra não dizer mal intencionados os que pegaram uma foto e inseriram o contexto que lhes convém e promover um espetáculo desnecessário.
Sou contra qualquer tipo de censura histórica hoje, as pessoas precisam e tem o direito de conhecer toda a história em todo o seu contexto e processos que levaram a ocorrer determinado evento.
Vejo nos comentários o mesmo ódio e vazio que tanto acusam os outros, fora um com conotação machista para com as moças, estava mais do que óbvio que era um trabalho sobre a segunda guerra, ninguém ali estava pregando nazismo, discriminando algo ou alguém, alias discursos nacionalistas-fascistas tenho percebido e muito em pseudos-esquerdistas, mesmo de forma inconsciente.
Com tanta coisa emergencial para se discutir do país, além da turma que vê pelo em ovo, tem aqueles que querem aparecer, esse repúdio do Alexandre Crescione é o exemplo disso, cita artigos que em nenhum momento se aplicam ao que ocorreu na escola, totalmente desnecessária essa busca pelo espetáculo da informação, querer oprimir o conhecimento, censurar um trabalho de história não difere em nada do nazismo, sem contar a hipocrisia de quem no discurso é um e na prática vive pendurado em fisiologismos políticos.
Um trabalho de história tão rico em detalhes, de bela produção, expondo tudo, merecia sim uma boa nota do meu Professor de História Henrique Perazzi.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Vendo mais comentários aí, pergunto aos entendidos de história a responderem o que levou ao nazismo na Alemanha??? Nessa história não tem só um vilão não, agora o sionismo que continua mais forte do que nunca não vejo esse furor todo contra.
E novamente, não houve nenhuma ênfase ao nazismo, como já foi manifestado pelos alunos a exposição deu ênfase a segunda guerra, chega de repetir erros de censuras como na Alemanha e como a Inquisição já fez e muito.
Acho repugnante isso tudo, fico puto mesmo, pegaram uma foto das moças sorrindo vestidas de nazistas e já colocaram num contexto como se estas estivessem defendendo isso, é proibido sorrir para foto em evento agora??

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 6:

Ismael Pastori · Amigo de Bruno Rossi e outras 2 pessoas
Que isso?! Simbolo nazista esta em muitos livros e museus.. Foi apenas uma exposição de história.. Triste é nego cagando na política e n da essa repercussão toda
Curtir · Responder · 1 · 19 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Paulo Lima Assis Falta de cadeia, isso sim!
Curtir · Responder · 20 h

Renata Nassralla Kassis cadeia para quem, Paulo?
Curtir · Responder · 20 h

Matheus Versati Então por favor me prendam, por que eu estava vestido de Soviético, Nome Matheus Leodoro Versati
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Paulo Lima Assis Apologia ao nazismo é crime
Curtir · Responder · 1 · 17 h

Fabiana Ferreira Rocha E onde que ocorreu essa apologia??
Curtir · Responder · 15 h

Luiz Henrique Alegria · 8 amigos em comum
Já sabemos que curso não fazer na USC! KKKK
Curtir · Responder · 4 · 20 h

Curtir · Responder · 4 · 20 h

Luiz Henrique Alegria · 8 amigos em comum
Ismael, Diego o que acham?
Curtir · Responder · 19 h

Diego Dias · 9 amigos em comum
Precisou assistir uns vídeos dos campos de concentração, se bobear tem até no youtube. Evitaria essa beiçada.
Curtir · Responder · 2 · 19 h · Editado

Luiz Henrique Alegria · 8 amigos em comum
Lucas dá uma olhada nessa zuera aí. Quero a opinião de um especialista
Curtir · Responder · 19 h

Ismael Pastori · Amigo de Bruno Rossi e outras 2 pessoas
Not bad
Ver tradução
Curtir · Responder · 1 · 19 h · Editado

Diego Dias · 9 amigos em comum
Francisco Angelo Cabelo
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Francisco Angelo Cabelo · 5 amigos em comum
Acho que o princípio básico da história é não negar ela, no entanto tendenciar ela para um lado, qual que fosse, é um erro. Mais que isso, é discusso de burguês pseudo cult que bate panela em casa.
Curtir · Responder · 2 · 19 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Larissa Aguiar #Desnecessário
Descurtir · Responder · 2 · 20 h

Reginaldo Tech É preciso expor sim o nazismo e outros regimes ditatoriais que mataram e amordaçaram o mundo... é claro que é preciso contextualizar... mostrar os lados e debater. Mas não é necessário glamorizar os nazistas e fascistas. Acertaram os alunos quando mostraram a segunda guerra e os nazistas e fascistas... mas erraram quando fizeram selfies ao estilo "passeatas que pedem a volta da ditadura militar".
Descurtir · Responder · 12 · 19 h

André Zambelo Eu não vi essas tais selfies desta forma acho que existe um certo exagero neste ponto...o resto concordo com você plenamente abraços
Curtir · Responder · 3 h · Editado
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Matheus Versati Censura de discussão, nós vemos por aqui
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Bruno Emmanuel Sanches O mais interessante é que tal ação ocorreu na feira das profissões da USC. Promove-se o curso de história com pessoas utilizando vestes dos nazistas. bastante interessante a estratégia de promover o curso.
Descurtir · Responder · 5 · 19 h

Celie Oliveira Essas moças posando de nazistas com sorriso no rosto e fazendo pose estão atuando, é isso?
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 7:

Matheus Versati E Tanta hipocrisia, que aposto que se todos tive-se se vestido de Sovietísticos e Stalin, ninguém estaria enchendo o saco assim.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Luiz Henrique Carneiro Provavelmente não, ate pq uma coisa não tem nada haver com a outra.
Curtir · Responder · 9 h

Patricia Karst Caminha Ē, rapaz, você não está aprendendo NADA com a situação. Queria ser uma mosquinha pra saber como foram as aulas de História.
Curtir · Responder · 1 · 9 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Luciana Covolan Concordo com o Reginaldo Tech. E é preocupante a postura dos envolvidos em não enxergar o equívoco e apelar para o argumento da censura. Cadê o questionamento, a autocrítica e o bom senso?
Descurtir · Responder · 4 · 19 h

Ricardo Pereira · Amigo(a) de Sonia Aparecida Fardin
Marco Antonio Villa curtiu.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Renato Munhoz da Costa O melhor ou pior, são as modeletes interpretando muito bem o papel, altivas e sorridentes, um luxo ou lixo, nada pessoal lenbrense
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Gustavo Almeida Viva a liberdade de expressão, mas nazismo no Brasil é burrice, é um pais misto!
Curtir · Responder · 19 h

Curtir · Responder · 19 h

Fabiana Ferreira Rocha Como você se sentiria se dissessem que está incitando o ódio por usar uma foto de uma pessoa que cometeu diversos assassinatos?
Curtir · Responder · 19 h

Gustavo Almeida Burros!
Curtir · Responder · 19 h

Luiz Henrique Carneiro Isso merece uma longa discussão, de preferência acompanhada de amendoim japonês. .
Curtir · Responder · 9 h

Patricia Karst Caminha Os estudantes estão defendendo demais da conta uma utilização de símbolos nazistas numa exposição de dia inteiro para jovens em formação. Um equívoco que eles estão defendendo, mas precisam rever diante de nosso repudio. O odio aos judeus foi incitado ...Ver mais
Curtir · Responder · 9 h

Fabiana Ferreira Rocha Patricia Karst Caminha você conheceu o nazismo como? Como conseguiu informações para repudiá-lo? Foi exatamente através da exposição desses símbolos e da história contada. Exibir uma suástica como simbolismo de um fato histórico não significa concordar...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 7 h

Mariana Cerigatto · 160 amigos em comum
Cara Fabiana Ferreira Rocha não estive presente na feira, mas vi que o estande teve intenção educativa - de mostrar a Segunda Guerra Mundial, sei que houve até bandeira com símbolo da suástica pisoteada. No entanto, o que choca são essas duas garotas p...Ver mais
Curtir · Responder · 2 h


Fabiana Ferreira Rocha Aguardando o contato inbox do sr. Henrique Perazzi de Aquino para esclarecimentos
Descurtir · Responder · 1 · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino Fabiana Ferreira Rocha. Quero que entenda algo. Fazendo para mim não vai resolver nada. Eu já compreendi, foi uma pisada na bola, mas acho melhor, mais sensato fazer coletivamente para todos que estão lendo aqui. Seria melhor para encerrar a discussão. Faça isso e opino a seguir.
Curtir · Responder · 3 · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino O Tech tocou num outro ponto: Houve uma outra manifestação lá dos estudantes...
Curtir · Responder · 19 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 8:

Fabiana Ferreira Rocha Peço seu número de telefone inbox, sou aluna da USC e representante do conselho de história da instituição, prestarem esclarecimentos
Curtir · Responder · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino O que ele quiz dizer com "selfies ao estilo passeatas que pedem a volta da ditadura militar".
Curtir · Responder · 19 h

Juliana Virando · 29 amigos em comum
Que ridículo!!!
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Gente, FEIRA DE PROFISSÕES ...
Descurtir · Responder · 1 · 19 h

Patricia Karst Caminha FEIRA DE PROFISSÕES que recebeu a visita dos estudantes do ensino médio de Bauru... E caio de costas quando vejo no sbt as moças posando para fotos.... É isso que fica...
Curtir · Responder · 19 h

Vanessa Figueiredo · 17 amigos em comum
Muito Grave...Vergonha Alheia... Gente sem noção alguma!!!
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Gustavo Almeida Imagino os alunos negros vendo isso...
Curtir · Responder · 19 h

Fabiana Ferreira Rocha respondeu · 1 resposta

Mario Neto É tudo o sertanejo universitário
Ou melhor
Universo Otarios
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Gustavo Almeida São os excluídos da sociedade, porque são minoria, e não percebem.
Curtir · Responder · 19 h

Patricia Karst Caminha Tem gente querendo isso: não reclame. Sinto muito. Temos a criticidade suficiente para não aceitarmos a glamourização do nazismo. Se os estudantes não quiseram isso, que saibam que a imagem foi negativa.
Descurtir · Responder · 2 · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino A aluna de História Fabiana Ferreira Rocha queria me responder e fazer a justificativa do grupo pelo meu telefone. Estou de saída e lhe respondi dessa forma, com solicitação para que faça por aqui coletivamente para todos lerem. Postei isso para ela como resposta: "Fabiana, sei que tudo deve ter ocorrido na melhor das intenções. Não acho ruim o compartilhamento de um post ter gerado isso tudo e exatamente dentro de um curso de História. Todos poderão tirar boas lições disso tudo. Não fui agressivo com ninguém. Li tudo e meu posicionamento, mesmo entendendo o que fizeram é que foi algo desnecessário. Mesmo sem querer glamorizaram o símbolo. Muitos que se exaltaram por aqui precisam repensar a forma como respondem as coisas nesse meio facebookiano. Essa explicação que quer dar a mim deve ser dado coletivamente. Não represento nada isolado. Meu post compartilhando outro foi para entender o que se passou, o contexto do ocorrido. Deu para perceber que símbolos iguais a esse chocam demais quando expostos entre sorrisos. A discussão já está se afunilando e nela algo de salutar, boas reflexões para todos os lados. Extraia isso disso tudo e coloque uma consideração final com o posicionamento do grupo. Todos entenderão. Precisamos muito de jovens que reflitam a História de uma maneira bem crítica e hoje, com tudo o que vemos sendo guiado pelas tais leis do mercado, vejo em vocês a possibilidade de algo diferente ser feito. Baita abracito. HPA". Boa noite.
Curtir · Responder · 5 · 19 h

Patricia Karst Caminha Obrigada, Henrique. Aprendo muito com você.
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Fabiana Ferreira Rocha Pela manhã postarmos um esclarecimento. Grata.
Curtir · Responder · 2 · 12 h

Patricia Karst Caminha Aguardando o post.
Curtir · Responder · 5 h
Henrique Perazzi de Aquino

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 9:

Salviane Nardes · Amigo(a) de Rui Dom Quixote
Inacreditável!
Curtir · Responder · 19 h

Allan Dias · Amigo de Rodrigo Ferrari e outras 20 pessoas
Carlos Frederico, mostra isso pro seu pai. Ele foi citado aqui.
Curtir · Responder · 19 h

Kari Hayashi O curso da USC de História hoje em dia só tem reacinha...
Curtir · Responder · 2 · 19 h

Evelin Neves · Amigo de Reginaldo Tech e outras 10 pessoas
Não gostei das fotos com os alunos sorridentes. Dá a impressão que estão enaltecendo o nazismo e fazendo apologia a sua volta.
Descurtir · Responder · 1 · 18 h

Natália Sforcin · 29 amigos em comum
Lucas Fernandes
Curtir · Responder · 1 · 18 h

Thiago Moratelli Bizarro. Até posso acreditar que alguns desavisados embarcaram nessa, mas nada é por acaso. No mínimo aconteceu um planejamento, debateram, tiveram tempo de confeccionar o material.
Descurtir · Responder · 1 · 18 h

Natália Sforcin · 29 amigos em comum
Nane De Sousa Andrea Figueiredo
Curtir · Responder · 18 h

Juliana Ramos Isabela, sabe se houve algum posicionamento da USC sobre este assunto?
beijo!
Curtir · Responder · 18 h

Thiago Moratelli Além de incorrer em erro grave, quiçá em crime, dado que o trabalho fez apologia ao nazismo ( intencionalmente ou não), o que é proibido por lei, o trabalho é péssimo e merece nota zero. Se orientado e aprovado por um professor, demonstra a baixa quali...Ver mais
Descurtir · Responder · 5 · 17 h

Franceline Gusmão · 2 amigos em comum
Alexandre Yenes, isso é real?
Curtir · Responder · 1 · 17 h

Alexandre Yenes · 8 amigos em comum
Sim fran, mas estão criando uma puta cena, como se o pessoal de história estivesse de alguma forma glamourizando o nazismo. Todos os anos os alunos usam vestimentas sobre o tema, ano passado por exemplo o tema foi 1ª guerra, e foram utilizados da mesma forma vestimentas, periódicos, fotos e cartazes... Porém alguns alunos de R.I já discussões em sala de aula com os alunos de história, então acredito que não passa de um enorme mal entendido que esta sendo alimentado por pessoas que nao foram a feira e estão tirando conclusões precipitadas por meio de fotos e de relatos de terceiros que nem visitaram o stand...
Curtir · Responder · 2 · 15 h

Alexandre Yenes · 8 amigos em comum
E o intuito da feira é chamar a atenção dos alunos de ensino medio, você mesmo sabe como o interesse por cursos na área de humanas/licenciatura é quase nulo por parte dos alunos... Todos os anos tentamos chamar a maxima atenção para o stand, colocando video games, roupas do período e cartazes,no ano passado por exemplo fizemos uma especie de trincheira pelo stand e com fotos MUITO mais chocantes, mas esse ano por questões pessoais estão fazendo um circo em volta!!
Curtir · Responder · 2 · 15 h

Alexandre Yenes · 8 amigos em comum
Além disso, você me deu aula e sabe da minha conduta, eu jamais apoiaria o pessoal de história se estivessem fazendo algum tipo de apologia ao nazismo ou de qualquer outro movimento fascista, a intenção nada mais foi do que chamar a atenção para o stand e como era retratado esse regime. Nada mais.
Curtir · Responder · 2 · 14 h

Franceline Gusmão · 2 amigos em comum
Valeu, Alexandre Yenes! Esclarecido! Emoticon smile
Curtir · Responder · 1 · 3 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Heloísa Alves Ferreira Leal A USC realmente deve explicações. Na Alemanha a apologia ao nazismo é prontamente coibida.
Descurtir · Responder · 2 · 17 h

Carol Matos · 11 amigos em comum
Estou horrorizada! Hoje, meus alunos do Ensino Médio vieram me questionar sobre o stand de História da feira. Até eles ficaram perplexos!
Descurtir · Responder · 5 · 17 h · Editado

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 10:

Rui Dom Quixote Os tempos são outros minha querida. Será que um stand como esse passaria na nossa época? duvido.
Curtir · Responder · 1 · 10 h

Henrique Perazzi de Aquino Rui Dom Quixote, esse seu questionamento é interessante. Iriamos fazer algo barulhento, no meu tempo e também no seu, que veio depois lá na USC, mas tenho a certeza que nenhuma das colegas que estudaram comigo teria coragem de se expor para fotos usando roupas nazistas. Ficaria para os manequins estáticos. no mínimo.
Curtir · Responder · 3 · 6 h

Carol Matos · 11 amigos em comum
Lamentável que as coisas tenham mudado pra pior, Rui Dom Quixote... saudades da nossa época da USC!
Curtir · Responder · 1 · 5 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...
Escolher arquivo

Natalya A. B. Almeida · 7 amigos em comum
Daniel Almeida
Curtir · Responder · 17 h

Alexandre Criscione Ana Lívia Rodrigues Matteo Netto Natalie Alves Júlia Lourenção Isabela Andreatta Gabriel Cara Lilian Lacerda Thaís Helena Tambara Julia Concuruto Reche Mariana Marcelino Florenzano Débora Ani Marchi Matheus S. Contreira
Curtir · Responder · 16 h

Maria Luiza Mello que absurdoooooooooooo
Curtir · Responder · 16 h

Adham Felipe Marin Henrique, essa foto é infeliz porque está descontextualizada. Estive na feira, estive no estande de história e havia alunos fantasiados de soldados nazistas e soldados soviéticos. Não compreendo como a representação simbólica, com fins puramente didáticos, de um episódio histórico pode ser considerado apologia ao regime totalitário. Não é aprendendo sobre o passado que os alunos que visitavam a feira terão oportunidade de projetar um futuro melhor? Outrossim, então qualquer obra de arte, filme ou peça de teatro que retrate as mazelas do nazismo vai ser considerada apologia também? Sou neto de judeu fugido de Birkenau e, sinceramente, ver a suástica não me ofende, me ofende a ignorância da tal "carta de repúdio".
Curtir · Responder · 5 · 14 h

Henrique Perazzi de Aquino O que chocou nas poucas fotos apresentadas foi a descontextualização dos sorrisos e poses para fotos expondo a suástica. Isso também não pode estar inserido no contexto. Ou está?No mínimo os alunos explicariam que não pega bem uma foto com elas com essa vestimenta.
Curtir · Responder · 1 · 10 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 11:

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
O Adham apontou muito bem, a questão que estão trazendo da glamourização é descontextualizada, pois a simbologia utilizada foi para ilustrar o tema do stand: 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial. Não estamos sorrindo para "glamourizar" determinado ...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha A imagerm, amigo, a imagem... A enfase...
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Absolutamente não está descontextualizada e muito menos mal interpretada porque a critica está direta ao que foi. A enfase no nazismo com a utilização da suástica e vestimntas nazistas num estande de História de uma Feira de Profissões. A imagem é forte. Rever suas posições seria importante. Aceitar críticas, um sinal de que são capazes disso.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Patrícia, você visitou o stand? Você simplesmente colocou no seu perfil fotos que não são suas e pior, criticou algo que não sabe de maneira integral. Se você está falando da imagem, por haver símbolos nazistas utilizados para ilustrar, não para apolog...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha Acredito muito que a Feira foi um sucesso. A USC sempre acerta trazendo aos jovens bauruenses o rol de cursos que oferece. Mas o estande de voces, com enfase no nazismo, uso da suástica e trajes nazistas(onde arrumaram?) foi equivocada o que historicamente se explica. Mantenho a critica.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Patricia Karst Caminha você está dizendo que o stand teve ênfase no nazismo, utilizando apenas algumas fotos, uma parte de um todo. Digo que existem várias outras fotos, pois também tivemos outras caracterizações. Reafirmo que para manter uma crítica, ...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha E até agora voces trazem muito pouco...
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha A minha critica não é a unica. Trago aqui a minha. E mantenho. Porque é preciso falar sobre isso.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Como trazemos muito pouco? Várias fotos foram postadas, não somente essas, mas vejo no seu perfil somente essas. Saiba que o pessoal de História está aberto a esclarecer tudo o que você ou qualquer outra pessoa tenha para questionar. Você tem todos os ...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha Vocês são jovens, belos e em formação. Fizeram um trabalho, se empenharam e vieram os parabéns e as críticas. É isso.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Concordo com você que devemos falar sobre isso, devemos falar de nazismo, fascismo, todos os fatos ocorridos na guerra, foi o que fizemos. Sempre expresse a sua opinião, mas ouça os dois lados. Espero que tenha esclarecido, caso não, continuamos abertos a questionamentos.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha Uai, cpt aqui para todos verem as outras fotos! E estou dizendo muito de boua, Gabriel!
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Estou dizendo também de boa. Esse não é o perfil dos alunos, aliás, nem conheço o senhor que fez essa publicação nem você, por isso não publicamos aqui. Publicamos em nossos perfis. Se quiser, posso mandar sim.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha Simchegamos ao consenso! De fato, você expor as outras fotos aqui seria legal, para quem criticou ou não. Até para tirar o ranço dos simbolos nazistas.
Curtir · Responder · 6 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 12:

Patricia Karst Caminha Opa! Com certeza! As pessoas que quiseram se colocar aqui o fizeram. É vocês fizeram isso diretamente! Louvo isso.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Nessa foto, estamos eu e Fátima. Ela, além de representar, é descendente de judeus. Eu homossexual. Temos ainda mais fotos.
Foto de Gabriel Mauad Amorim.
Curtir · Responder · 2 · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Aqui outra foto, as meninas caracterizadas, alunas que participaram do stand, a Fátima caracterizada com a roupa dos judeus. Novamente, podemos observar outras caracterizações.
Foto de Gabriel Mauad Amorim.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Gabriel, penso em fazer outro post com as fotos relatando a discussão salutar. Mas pense: sempre haverá critica! Ainda mais nesta rede!
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Fátima e o aluno Gabriel, que participou caracterizado de soldado brasileiro.
Foto de Gabriel Mauad Amorim.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Quais outras além da moça com camiseta listrada com uma estrela? Ah, estão vindo as outras fotos
Curtir · Responder · 6 h · Editado

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Entendo as críticas Patrícia, mas espero que as pessoas vejam os dois lados. Espero que tenha compreendido que essas fotos, ainda que agora tenha mais, não são o todo ainda, mas nos ajudaram a enxergar que não foi apenas nazismo/fascismo.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Tivemos também um soldado soviético. Vou procurar a foto para postar.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Cada um representa um povo. Uma representando os alemães, outra representando os italianos, uma representando os judeus, outro representando os soviéticos, um os brasileiros. Perceba que temos caracterizações de ambos os lados da guerra.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
No caso dos norte americanos, tivemos fotografias dentro do stand.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Agora que temos essa parte apresentada, gostaria de reforçar: por favor, não tome opinião sem ouvir os dois lados. Apoio totalmente o seu direito de criticar, mas peço que ouça os dois lados sempre, assim como aconteceu aqui. Obrigado pelo espaço.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Sim, consigo entender com mais abrangencia!
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Já que você consegue compreender, peço que publique isso no seu perfil, da maneira como vê isso agora. Grato.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Eu agradeço o que percebi como simpatia sua. Desfiz a péssima impressão, porém, a imagem das duas vestimentas choca. Inevitavelmente por tudo de malefico que o nazismo proporcionou, por décadas. E ainda hoje pessoas utilizam tais simbolos com adoração à Ditadura e a perda de direitos civis aqui no Brasil. Vejo alarmada pessoas pedindo intervenção militar, volta da Ditadura como algo bom.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Com certeza.
Curtir · Responder · 6 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 13:

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
A nossa intenção é justamente informar as pessoas sobre esse tipo de comportamento, para mostrar aos jovens os fatos segundo a visão historiográfica. Entendo o choque com esses símbolos, porém devemos lembrá-los, não cultuá-los. Isso foi exatamente o que fizemos no Stand de História.
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Fabiana Ferreira Rocha
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha A mim, o uso dos signos nazistas ofendem sim. Decadas de destruição de direitos civis...
Curtir · Responder · 6 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Entenda que a ideologia ofende. Não se esqueça que é uma representação, assim como todas as outras mostradas nas fotos que coloquei, não apologia.
Curtir · Responder · 5 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
O símbolo não é a ideologia. Novamente, o símbolo é uma representação da ideologia, não uma apologia.
Curtir · Responder · 5 h

Ana Moitinho · Amigo de Nair Nasralla e outras 4 pessoas
Temos uma imagem da bandeira nazista que queimamos e deterioramos para colocar no estande também
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Mariana Cerigatto · 160 amigos em comum
Gabriel Mauad Amorim, a foto com as duas moças mandando beijinho e fazendo sinal com as maos vestindo uniformes de regimes totalitaristas... bela representação hein? Desculpe-me, não há problema nenhum representar o nazismo, mas abrir índice para uma interpretação equivocada, isso pegou mtooo mal! Se a feira é educativa e a intenção era mostrar que o nazismo foi algo ruim, pq representar dessa maneira? Sorrindo e de salto alto, mandando beijinho? Vcs representaram mto mal, me desculpe. faltou bom senso ao falar de algo tão sério.
Curtir · Responder · 1 · 4 h

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Entendo o que você diz Mariana Cerigatto, mas a intenção 3 registrar um momento, pessoas na foto. Além disso, compreendo sua interpretação, mas não há a intenção de apologia ou elogio a nenhuma ideologia.
Curtir · Responder · 4 h · Editado

Mariana Cerigatto · 160 amigos em comum
Sera que alguém ia gostar de sair uniformizado com o simbolo do Estado Islâmico, colocar um salto alto e fazer pose sorrindo? Devido às tamanhas proporções de crueldade atuais que estamos assistindo, qq representação que abra índice de exaltação do Est...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 4 h · Editado

Gabriel Mauad Amorim · 10 amigos em comum
Não foi um desfile do Fashion Week, novamente foi uma interpretação. Sei que não houve apologia ao nazismo ou fascismo, mas como aprendizado, pegamos as críticas que o pessoal está fazendo e aplicar ao próximo stand. Obrigado pela opinião.
Curtir · Responder · 1 · 4 h

Mariana Cerigatto · 160 amigos em comum
Gabriel Mauad Amorim , a Feira de Profissões da USC é uma das melhores da cidade e da região. Não culpo o curso de história, nem a instituição. Sei que a intenção foi educativa . A minha crítica é a quanto à postura particular dessas duas estudantes. Não se tira foto, selfie sorrindo nem mandando beijinho com um uniforme da suástica, como se tivesse orgulho disso, como se estivesse tirando foto com vestido de noiva. Fora isso, vcs estão de parabéns ao montar ao estande, levar material educativo sobre a guerra e mostrar os envolvidos, desde judeus até alemães. Só a postura das duas queridonas que não agradou. Mas acho que fica de lição e vale a reflexão. Abs!
Curtir · Responder · 2 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 14:

Rafael Moraes · 3 amigos em comum
Kendi Noda mas em algum lugar iam cagar regra.. Hahahhahaha
Curtir · Responder · 13 h

Patricia Karst Caminha Cara, não é cagar regra. É repudio mesmo. Ou você queria que eu calasse minha boca? Você não protesta?.
Curtir · Responder · 9 h

Rafael Moraes · 3 amigos em comum
Repúdio a que? uma exposição conotativa de vestimentas e simbolos militares totalitários?
ok. excluam-se as foices e martelos da bandeira do PCB e do PCdoB... proibam o sol nascente no BR... a águia romana? proibam-na... Enfim.. N simbolos de regimes totalitários, não louvaveis.. mas que ainda são vistos e expostos.
queimem as peliculas de "Der Untergang" "A lista de Schindler" "Bastardos Inglórios" e outros filmes q focam no regime nazista e não nos aliados...
vcs são, no minimo, burros.
Curtir · Responder · 4 h



Escolher arquivo

Fernando Lima QUE MERDA É ESSA?!?!!?!?!?!?
Curtir · Responder · 13 h

Antonio Carlos Pavanato Se o trabalho fosse sobre o Bordel da Eni, estariam elas vestidas de prostitutas, a repercussão seria a mesma ou seria respeitado apenas em virtude do tema apresentado?
Só para saber!
Curtir · Responder · 1 · 11 h
Ocultar 49 respostas

Henrique Perazzi de Aquino o simbolismo por detrás do uso da suástica é diferente. Eu não toparia tirar selfies com ninguém com algo assim no braço. Isso tudo fez a todos pensarem melhor no uso que fazemos de certos símbolos.
Curtir · Responder · 5 · 10 h

Antonio Carlos Pavanato ...depende do ponto de vista de cada um!
Eu não vejo diferença alguma, a história, quer seja boa ou ruim precisa ser contada! Fosse assim milhares e milhares de pessoas não visitariam anualmente o extinto campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, que por sinal se tornou uma excelente fonte de receita!
Curtir · Responder · 1 · 6 h · Editado

Patricia Karst Caminha pois é. As pessoas vão até Auschwitz para visitar. Estudantes discutem estudam. Mas o uso da suástica e vestimentes nazistas numa Feira de Profissões para estudantes da rede de esnsino medio de Bauru?.
Curtir · Responder · 9 h · Editado

Patricia Karst Caminha E falar sobre Bordel de Eni também foge do foco da discussão. Uma comparação deslocada. Numa Feira de Profissões, dificilmente se veria a prostituição como uma, por mais que seja.
Curtir · Responder · 9 h

Antonio Carlos Pavanato Então os livros e os filmes também não deveriam trazer tais imagens em respeito aos que morreram ou sofreram com esta triste página da historia?
Curtir · Responder · 9 h

Antonio Carlos Pavanato ...profissões são profissões!
Inclusive com direito a FGTS/Férias e tudo mais! Emoticon wink
Curtir · Responder · 9 h

Patricia Karst Caminha Livros, filmes... Você mistura muito assunto. Já coloquei aqui o foco.
Curtir · Responder · 9 h

Fabiana Ferreira Rocha http://www.bbc.com/.../01/150126_museujudaico_saopaulo_rs

Novo museu judaico de SP terá utensílios e histórias de campos de...
BBC.COM
Curtir · Responder · Remover visualização · 6 h

Patricia Karst Caminha É um MUSEU. Não uma Feira de Profissões. As pessoas vão até lá especialmente para ver sobre isso. Mas já expus aqui o absurdo.
Curtir · Responder · 6 h · Editado

Fabiana Ferreira Rocha O bom senso entende que é falando sobre isso que a morte dessas pessoas não terá sido em vão. Tratar o assunto como tabu só piora a situação e gera desconhecimento, como vimos de maneira maciça aqui.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 15:

Fabiana Ferreira Rocha E na feira das profissões nós expomos o nosso trabalho que é registrar e estudar a História, e o nazismo faz parte da nossa história. negar e tratar como tabu é desrespeitar as vidas perdidas por conta desse regime. Temos que falar, que orientar, estudamos para isso.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha A enfase foi inadequada. À exposição da suástica, as roupas.
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Nosso estante tinha como complemento um núcleo de pesquisa histórica, que contém periódicos brasileiros com anúncios nazistas. Estávamos dentro do contexto, Patricia Karst Caminha. Você nos visitou na feira, recebeu monitoria?
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha E é justamente não negar é que estamos fazendo aqui. Sem Tabu. A enfase no nazismo para uma Feira que recebe todos os jovens do ensino médio foi equivocado. E com glamour...
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha A exposição de vocês está inadequada, postem a foto da aluna judia com a estrela de Davi, os alunos com as pombas da paz. Isso ninguém mostra. Você pegaram metade da situação e estão julgando um trabalho acadêmico muito bem embasado. Isso é triste e não se difere em nada de teorias totalitaristas.
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Então devemos negar aos jovens? Que farão o nosso futuro? Devemos esconder informações históricas deles?
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Isso é puro preconceito. Elas estão sendo acusadas por serem bonitas, estão representando soldados facistas e nazistas. Nossa judia também é uma bela senhora e estava de salto, é apenas uma representação.
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Procure as fotos de todos os trabalhos do stand e as divulgue, isso que está ocorrendo aqui é tendencioso, vocês recortaram uma história e estão reproduzindo de maneira preconceituosa.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Nada do que você fala aqui justifica, os argumentos, bem complicados. Entendemos a intenção, só não concordamos.
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Já fiz isso, a Feira sempre é um sucesso, daí a preocupação com o estante de vocês
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Você é livre para pensar o que quiser, só se comprometa em divulgar as informações de maneira completa. Isso é calúnia e a imagem dessas jovens está sendo divulgada de maneira tendenciosa.
Curtir · Responder · 6 h · Editado

Fabiana Ferreira Rocha Você não estava na feira e não participou do contexto completo, nem ao menos assistiu uma monitoria. Está divulgando e julgando algo sem saber das informações.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha As informações disponiveis já são chocantes o suficientes. O estande de boces destoou de toda a Feira. Exposição de simbolos nazistas é um equívoco
Curtir · Responder · 6 h · Editado

Fabiana Ferreira Rocha Nosso stand foi um sucesso. Nosso contexto foi de paz e as ideias difundidas pautaram-se no conhecimento histórico para construirmos um futuro de paz.
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 2 · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Não excluam os jovens do contexto histórico, isso é triste e fatal para nosso futuro. Informações, vídeos, imagens, representações. vamos deixar tudo isso em alerta dentro de nossas mentes para que nosso futuro seja de paz
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Repito: a Feira é um sucesso. Usar simbolos nazistas foi um equivoco. A critica é salutar. A gente fala sobre isso e expõe as ideias.
Curtir · Responder · 6 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 16:

Patricia Karst Caminha Não sei disso: que não se fala sobre nazismo na sala de aula etc. Repito: o uso exclusivo de signos nazistas foi um erro
Curtir · Responder · 6 h

Narciso Do Tempo Gentes... foi só um trabalho de facul
Curtir · Responder · 2 · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha os símbolos nazistas estão em livros, documentários... nós os conhecemos por conta da ampla divulgação. E era isso que estávamos fazendo. Você está julgando um trabalho que não presenciou e isso é grave. Não fizemos apologia aos símbolos e nem entregamos suásticas aos jovens, portanto, estávamos dentro da lei e o mais importante, embasados pela historiografia.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Antonio Carlos Pavanato As pessoas julgam apenas pelas fotos que foram postadas aqui e se acham "donas" da verdade e ponto!
Achar equívoco o uso de símbolos nazistas ou não, cabe a cada um querer ou não entender ...eu não vejo nenhum problema! Emoticon wink
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha Sua opinião, amigo! Kkkk dona da verdade ou critica? Vc é daqueles que não aguentam ouvir uma opinião contraria a sua? Aceite. É o que mais tem. Tenho a minha opinião como vc tem a sua. Nem por isso falo q vc quer ser
Dono da verdade... Ai...
Curtir · Responder · 6 h

Fabiana Ferreira Rocha Patrícia, acredito que o melhor a fazer é postar o contexto completo e não fragmentos, pois isso pode ser configurado como calúnia. Alunos podem sofrer ameaças por um trabalho acadêmico por conta de publicações descontextualizadas e tendenciosas. Por favor, publique o conteúdo do nosso stand de maneira completa. Você~e que repudia o totalitarismo deve, acima de tudo, respeitar os seres humanos e nesse caso, o respeito vem da divulgação de nosso trabalho de maneira completa.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Antonio Carlos Pavanato Quando alguém faz uma postagem como esta, também esta defendendo apenas a sua opinião como a única e verdadeira, principalmente por estar mostrando apenas o lado que a incomoda!
De fato a postagem deveria ser feita de forma completa, como a Fabiana acaba de solicitar para que os dois lados sejam mostrados! Emoticon wink
Curtir · Responder · 1 · 5 h · Editado

Patricia Karst Caminha Sim. Sempre defenderei a Democracia. O frescor exalado com as selfies com os trajes foram inadequadas. Sim, é a minha opinião. Sim, postei para trazer à discussão. Pergunto: e você está querendo por a sua? Porque sem problemas vc fazer sua critica.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Contexto completo, pela liberdade de expressão. tanto nossa como sua.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Absolutamente, Fabiana, estou me sentindo agredida por você. Se vocês está acompanhando, o outro rapaz expos aqui e conversamos. As criticas existem. Vcs fizeram as suas. O rapaz fez aqui o que vc não fez ontem. Sejam responsáveis
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Contínuo com a mesma opinião em relação ao uso dos simbolos.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Um equívoco, duas modelos usando trajes nazistas.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Estou desde ontem conversando e expondo o contexto completo do stand. Minha intenção não é agredir ninguém, mas sim exigir respeito por nosso trabalho. Você pode manter sua opinião e vou morrer defendendo seu direito de tê-la, mas peço que compartilhe o contexto completo para que as pessoas possam assim construir suas opiniões.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Não são modelos, são alunos de nosso curso e estavam fazendo o mesmo trabalho que afrodescendentes, homosexuais e judeus.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Mantenha sua opinião e postagem, só agregue a informação completa com as fotos das representações dos judeus, soldados brasileiros, americanos, ingleses e todo resto. E não um fragmento, assim não ficará tendencioso. Você pode ter a opinião que quiser, e é bom que tenha, mas para que isso seja fidedigno, é importante que a informação seja completa e não fragmentada.
Curtir · Responder · 5 h

Anônimo disse...

Henrique, o politicamente correto tomou conta do seu facebook, já vi pelo mundo muitas exposições assim da segunda guerra e há muitas exposições fixas, vejo que alguns professores aí dariam nota zero ao trabalho, por essas e outras é que explica o péssimo meio acadêmico brasileiro, aqui realmente não há espaço para grandes debates e trabalhos, os caras fazem uma baita produção sobre a segunda guerra e por causa de uma foto fazem todo esse espetáculo.
Me faz lembrar o filme "I'm not there" sobre momentos da vida e de várias facetas musicais do Bob Dylan, onde retrata um jovem com um violão com o escrito "esta máquina mata fascistas", isso em inglês e que no final do filme, já com um personagem adulto, as mensagem apagada pela metade expressava "nós fascistas", em referência aos que com o passar dos anos se tornaram os opressores da sociedade moderna, isso que vejo hoje não é diferente e sim o retrato disso, lembrem-se que mais de 55 mil pessoas são assassinadas por ano no Brasil, isso as que se tem notícia, fora a situação de miséria, exploração, submundo e etc, se isso não for uma extensão do fascismo moderno o que é então?? E não vejo todo esse fervor na hora de brigar por estas pessoas.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 17:

Patricia Karst Caminha O rapaz conseguiu de maneira direta expor. Foi ele, e não voce.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Que fique bem claro.
Curtir · Responder · 5 h

Henrique Perazzi de Aquino Junte essas demais fotos e textos aqui Fabiana Ferreira Rocha. Ou crie um novo post para demonstrar isso e pronto.
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Patricia Karst Caminha Nao vi "judeus" e "ingleses" vi duas "nazistas" em trajes completos.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha É isso, Henrique.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Fomos nós, Patricia, ele é meu amigo e nossos post são em conjunto.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Finalizo na fala do Henrique. Aguardando o post de Voces
Curtir · Responder · 5 h

Antonio Carlos Pavanato "Discussão: um método para demonstrar os erros dos outros."
Ambrose Gwinett Bierce
...para mim já deu! Emoticon wink
Curtir · Responder · 5 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Rui Dom Quixote Roger M. M. Gomes
Curtir · Responder · 1 · 10 h

Cassia Figueiredo Figueiredo Curso de História...ridículo! !!!!!!!!
Curtir · Responder · 1 · 9 h

Juarez Scarelli Quando eu assistia o SHOW DO MILHÃO, via aqueles universitários não sabendo de nada e ficava de cara... Continuam a provar que ainda não sabem de nada, mesmo!
Curtir · Responder · 5 · 8 h

Elaine Cacador · 22 amigos em comum
Ui
Curtir · Responder · 8 h

Patricia Karst Caminha O que significa seu "ui"? Escárnio?
Curtir · Responder · 7 h

Eduardo Francisco o tal hitler foi muito honesto e macho pra xuxu muito corajoso pra dar um tiro na própria cabeça, ...os demais colaboradores...eram cheirosos e limpinhos...só gente boa e honrada...não tenho nada contra nazista e, acho um horroroso absurdo q os nazista...Ver mais
Curtir · Responder · 7 h

Elaine Rizzato Tocchetto · 13 amigos em comum
Se você acha que o Hitler foi corajoso se matando, porque vc não se mata tb, pois o que escreveu é ridículo e ignorante.
Curtir · Responder · 7 h

Patricia Karst Caminha Elaine, acho, mas só acho, que é pra ler com a tecla ironia ligada...
Descurtir · Responder · 1 · 7 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Elaine Cacador · 22 amigos em comum
Não Patricia, ui pela polemica.
Curtir · Responder · 7 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK 18:

Patricia Karst Caminha Então, sim, foi escárnio.
Curtir · Responder · 7 h

Elaine Cacador · 22 amigos em comum
Fica na paz Patricia. Não quero gerar polêmica com um Ui, fica calma a vivemos em uma democracia.
Curtir · Responder · 7 h

Patricia Karst Caminha Vivo na paz. Nem por isso deixo de estar atenta aos arroubos de fascismo de algumas pessoas. Num tema sério, como você teve a vontade de deixar sei ui, fui direta e perguntei se foi zoação. Sim, vivemos numa Democracia e pelo visto, temos que estar atentos para que permaneça assimpaz pra você tbém!
Curtir · Responder · 1 · 7 h

Elaine Cacador · 22 amigos em comum
Só acho q vc Patricia tá soltando os cachorros na pessoa errada,,pois o relatório q recebi dos alunos foi positivo ok
Curtir · Responder · 1 · 7 h

Patricia Karst Caminha Pra quem deseja a paz... Bom, não é soltar os cachorros. É atentar para o absurdo do uso da suástica. A Feira é um sucesso. Independentemente de qualquer opinião. O que se discute, como já exposto, é a ênfase no nazismo. E a discussão é desejada. Minha opinião é contrária a sua, está claro isso, filosoficamente, inclusive. Mas que bom que você usou mais palavras quem um reles ui.
Curtir · Responder · 7 h · Editado

Elaine Cacador · 22 amigos em comum
Ta bom vc ganhou
Curtir · Responder · 7 h

Patricia Karst Caminha Não se sinta derrotada. Estou apenas expondo a você a preocupação com os jovens. E levar a discussão e incrementar uma aula de História com eles é tudo de bom!
Curtir · Responder · 7 h

Elaine Cacador · 22 amigos em comum
Ok
Curtir · Responder · 7 h

Dino Magnoni A interpretação alienada ou conservadora da história é pior que o desconhecimento histórico absoluto!
Descurtir · Responder · 8 · 6 h

Descurtir · Responder · 8 · 6 h

Patricia Karst Caminha Com certeza: fé cega é faca amolada!!!!!!!!
Curtir · Responder · 6 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK 19:

Dino Magnoni As concepções e aparatos nazi-fascistas foram clonadas e atualizadas pelos EUA e os países da OTAN. A atual tragédia do Oriente Médio começou com a criação artificial do Estado Israel sobre o território milenar dos palestinos. Os judeus passaram a aplicar aos palestinos desde os anos anos 1950, os mesmos tormentos que haviam sofrido com os alemães. A destruição das nações e territórios árabes é tão cruel quanto a perseguição e extermínio de gays, ciganos, comunistas e judeus nos campos nazistas. Só que as perseguições de agora são mais devastadoras e prolongadas. Os "Aliados" contra o "terror muçulmano" destruíram o Afeganistão, cercaram o Irã, fizeram de Sadam um aliado temporário, depois o tornaram inimigo e o mataram enforcado. O Iraque foi destruído e ocupado pelos americanos e por grupos de guerrilheiros descontrolados, que seguem matando e saqueando gente inocente.
Depois da crise de 2008, EUA e "União" Européia inventaram a “primavera árabe” e invadiram a Líbia, mataram Kadafi que era um aliado circunstancial europeu, destruíram o país inteiro e partiram para desestabilizar o Egito, outro aliado antigo, e a Síria, cuja “família real” fora tantas vezes recebidas pela “nobreza” europeia.
Aquela região virou terra arrasada, com povos sem a mínima condição de segurança física e de sobrevivência diária. As milhares de famílias que atravessam o mar em barcos precários, e que perdem os filhos inocentes afogados, buscam desesperados refúgio nas terras de seus algozes. Todos são recebidos com muros e barreiras militares que batem, atiram e prendem se piedade. A maioria dos expatriados acabará confinada em novos campos de concentração ou fazendo parte do lumpen de estrangeiros que movem a economia subterrânea da Europa.
Então, como falar de igualdade, de democracia, de liberdade, de cristandade diante de tantos novos horrores. Como subestimar o nazismo, o fascismo e o militarismo assassino???? Quem o fizer, é tolo, louco ou cúmplice dos genocidas e dos genocídios!
Descurtir · Responder · 2 · 3 h

Almir Ribeiro Fotos descontextualizadas causando um discussão descontextualizada. Ou: a coisa é o que eu acho (ou digo) que é.
Curtir · Responder · 4 · 6 h

Patricia Karst Caminha E...
Curtir · Responder · 6 h

Patricia Karst Caminha Todo mundo quietinho, sem criticas etc? Mundo perfeito?
Curtir · Responder · 6 h

Celie Oliveira Já foi contextualizado, releia os comentários. Foi uma encenação no stand de História sobre a Segunda Guerra. Já foi levantado o problema: pessoas enaltecendo e posando com símbolos do nazismo. Simples.
Curtir · Responder · 1 · 6 h · Editado

Patricia Karst Caminha Sim, ostentar a vestimenta foi uó
Curtir · Responder · 6 h

Almir Ribeiro Celie: eu sei ler e, principalmente, interpretar o que leio. Então:
1. Se era um encenação sobre a II GM nada mais natural e óbvio que alguém se fantasiasse de nazista.
2. Também é natural é óbvio que se alguém fotografasse seus autores logo após ou durante a apresentação elas portassem os terríveis símbolos nazistas;...Ver mais
Curtir · Responder · 2 · 6 h · Editado

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK 20:

Patricia Karst Caminha Nem tão natural assim, amigo... Bom senso sempre é bem vindo quando se trata de uso dos simbolos nazistas
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Celie Oliveira Natural, nesse contexto, não. Isso mesmo, bom senso. E qual o objetivo de se tirar fotos assim, sorrindo, posando? As pessoas devem explicações e desculpas por isso.
Curtir · Responder · 6 h

Almir Ribeiro Patrícia: respeito mas não concordo com sua opinião. E continuo a achar absolutamente natural (além de necessário).
Celie: nada sei sobre a necessidade dos sorrisos. Mas creio que ser natural que se sorria em fotos, principalmente aquelas após a realização de um trabalho.
Saudações.
Foto de Almir Ribeiro.
Curtir · Responder · 2 · 5 h · Editado

Celie Oliveira Fiquemos, então, na pobreza da discussão baseada em contexto e na velha ideia de que "as pessoas são responsáveis pelo que vêem e interpretam". A discussão já rendeu muito, já disseram que vão se declarar publicamente e alguns alunos já o fizeram.
Curtir · Responder · 5 h

Almir Ribeiro "Pobreza da discussão baseada em contexto"? Chaplin fascista!
"(...) velha ideia de que "as pessoas são responsáveis pelo que vêem e interpretam"." Não tenho ideia do que você esta querendo dizer, pero, é sua interpretação.
Foto de Almir Ribeiro.
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Celie Oliveira HAHAHAHAHA
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Patricia Karst Caminha
Curtir · Responder · 5 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Henrique Perazzi de Aquino Ufa! Acho que consegui reler tudo. É que também pipocam comentários internos, no meio de outros e eu perco a sequência. São tantas coisas. Em primeiro, vejo que a discussão é sadia. Contribui para todos refletirem sobre posições tomadas. Entendi e compreendi todas as justificativas, mas ainda não engulo isso de num stand essas fotos alegres e expondo a suástica em selfies e quetais. Menos, aliás, bem menos. Isso um fato. Se o curso de História necessita hoje de pirotecnismo na Feira para atrair alunos, algo preocupante. Isso tudo não me influenciaria na escolha do curso de minha vida. Sou adepto de outras técnicas. As leis hoje impostas pelo tal mercado praticamente obrigam a tudo e todos rezarem por um cartilha de show business, algo pelo qual abomino. Podem me chamar de velhusco e antiquado. Sou e assumido. Li também sobre as fotos terem sido postadas fora do contexto. Sim, pode ser. Mas cadê as demais? Seria de bom alvitre no mínimo vê-las. Os alunos poderiam fazer isso, um texto explicando tudo, a versão deles e com todas as fotos, mostrando as demais abordagens. Eu nunca tive problema nenhum em fazer mea culpa pela inúmeras pisadas na bola que dei, dou e darei. Assumir que nem tudo sair dentro do script, que algo fugiu do normal não implica em problema algum. Vejo isso como crescimento individual e também coletivo. VAMOS TODOS PENSAR EM ENCERRAR ISSO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. Acham possível?
Curtir · Responder · 6 · 6 h

Bruno Emmanuel Sanches Perfeito, Henrique.
Descurtir · Responder · 1 · 6 h

Patricia Karst Caminha Sim. Que eles exponham.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Sem preguiça, moçada, sem preguiça, por favor. Não existe unanimidade. A critica é valida. A critica a crítica tbém. O importante é falar. Diferentemente como foi dito, não se trata como tabu, o que não podemos é deixar os equívocos e horrores de um período da história exalar um frescor que não é bem vindo, espero, pela maioria.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 21:

Dino Magnoni Aliás, as políticas nazistas foram clonadas e atualizadas pelos EUA e OTAN. A atual tragédia do Oriente Médio começou com a criação artificial do Estado Israel sobre o território milenar dos palestinos. Os judeus passaram a aplicar aos palestinos desde os anos anos 1950, os mesmos tormento que haviam sofrido com os alemães. A destruição das nações e territórios árabes é tão cruel quanto a perseguição e extermínio de gays, ciganos, comunistas e judeus nos campos nazistas. Só que as perseguições de agora são mais devastadoras e prolongadas. Eles destruíram o Afeganistão, cercaram o Irã, fizeram de Sadam um aliado temporário, depois o tronaram inimigo e o mataram enforcado. O Iraque foi destruído e ocupado pelos americanos e por grupos de guerrilheiros criminosos, que seguem matando e saqueando gente inocente.
Depois da crise de 2008, inventaram a “primavera árabe” e invadiram a líbia, mataram Kadafi que era aliado europeu, destruíram o país inteiro e partiram para desestabilizar o egito , outro aliado, e a síria, cuja “família real” fora tantas vezes recebidas pela “nobreza” europóeia.
Aquela região virou terra arrasada, com povos sem a mínima condição de segurança física e de sobrevivência diária. as milhares de famílias que atravessam o mar em barcos precários, e que perdem os filhos inocentes afogados, buscam desesperados refúgio nas terras de seus algozes. todos são recebidos com muros e barreiras policiais, a maioria é confinada em novos campos de concentração.
Então, como falar de igualdade, de democracia, de liberdade, de cristandade diante de tantos novos horrores. Como subestimar o nazismo, o fascismo e o militarismo assassino???? Quem o fizer, é tolo, louco ou cúmplice dos genocidas e dos genocídios!
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Num post, por favor.
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha E pode deixar que ficará aqui para ser lido.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha será em post, em grupo em todos os lugares
Curtir · Responder · 5 h

Patricia Karst Caminha Estou no celular, assim q tiver acesso ao computador, copio e posto na minha TL.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha postarei mais fotos
Curtir · Responder · 5 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Fabiana Ferreira Rocha
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha representação de judeus e soldados brasileiros
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h · Editado

Ana Moitinho · 5 amigos em comum
Os alunos que queimaram e pisotearam esta bandeira disseram que se sentiram muito bem em fazê-lo, diga-se de passagem.
Foto de Ana Moitinho.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha A bandeira do nazismo queimada e rasgada
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Os diversos documentários e filmes renomados exibidos durante a feira
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK 22:

Fabiana Ferreira Rocha Diversidade, democracia e muita História em nosso stand
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Imagens ilustrando o tema
Foto de Fabiana Ferreira Rocha.
Curtir · Responder · 5 h

Ana Moitinho · 5 amigos em comum
Nosso estande com as fotos como linha do tempo, com propagandas alemãs E norte-americanas em montagens, bem como o computador onde foram expostos slides da guerra e, na parte da manhã, exibiu o filme O Grande Ditador, em contraste ao documentário sobre Hitler e a lavagem cerebral que fez no povo alemão.
Foto de Ana Moitinho.
Curtir · Responder · 5 h · Editado

Roque Ferreira HISTÓRIAS E IMAGENS
"A escrita da história na contemporaneidade tem exigido bem mais que apenas o preciosismo com as fontes documentais tradicionais. Foi-se o tempo no qual História era presa única e exclusivamente aos documentos oficiais, aos artigos de jornais e de revistas e às produções acadêmicas por excelência".
http://periodicos.unb.br/.../article/viewFile/2626/2176
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Muito obrigada!!
Curtir · Responder · 5 h

Luiz Nicola Muito bom o texto de Bárbara M. de Velasco anexado pelo Roque, sou profissional de imagem e vou de encontro ao documento. Do mais acredito é preciso sempre se alimentar da realidade no que vai falar. Uma foto, uma pose, uma roupa, e o contexto geral? Qual a real finalidade? Primeiro se joga a informação (desinformada) ao fogo, e vai a regando-a com gasolina. Já vi tanta barbaridade e até óbitos gerados por informações imprecisas via internet, que prefiro me policiar, vide o título do post “UMA DESNECESSÁRIA LOUVAÇÃO AO NAZISMO”...Muita hora nessa calma.
Curtir · Responder · 2 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Mariana Cerigatto · 160 amigos em comum
Vou sair por aí hasteando a bandeira do estado islâmico, com sorrisão no rosto e de salto alto. O problema foi q faltou um pouco de bom senso ao escolher expor o nazismo dessa forma, de maneira sorridente e glamourosa. A impressão que dá é que tais estudantes não têm noção da tamanha crueldade que foi este holocausto pra sair posando com a suástica dessa maneira. E lembrando q exibição deste símbolo, e fabricação do mesmo, de maneira q dê pra interpretar uma certa exaltação, é considerado crime no Brasil...
Curtir · Responder · 5 · 5 h · Editado

Adib Axcar Jr. perfeito mariana.... faço minhas as suas palavras.... modelito com suástica sorrindo.... crime mesmoooo
Curtir · Responder · 1 · 3 h

Denilze Souza Faço minha suas palavras também Mariana,juventude sem noção .
Curtir · Responder · 1 · 2 h

Rodrigo Ferrari Rola um baita corporativismo nas explicações, isso sim. Aliás, é triste ver como o ambiente universitário é saturado de corporativismo. O bom nome da instituição serve de muleta para qualquer cagada que as pessoas fazem. Vale tanto para o caso em questão, quanto para qualquer caso de violação de direitos humanos registrado em outras instituições de ensino superior. Em vez de se aterem à crítica que foi feita, passam a falar de coisas acessórias, que nada têm a ver com a paçoca. O fato de haver pessoas lá defendendo a diversidade e os direitos humanos não torna menos imbecil e odiosa a postura dos que ficaram posando para fotos com suásticas, como se fosse uma bandeira de clube de futebol. Para saber se isso é ou não uma coisa odiosa e criminosa, vá ao bairro de Higienópolis, na Capital, usando essa roupa e faça umas fotos de ladinho, como se estivesse indo para a balada. Se conseguir sair de lá antes que a polícia chegue ou sem levar um processo, vou acreditar em todas as explicações que foram dadas.
Descurtir · Responder · 3 · 5 h

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 23:

Fabiana Ferreira Rocha A senhora nas fotos é de família judia.
Curtir · Responder · 5 h

Rodrigo Ferrari Ela podia ser cigana, católica, eslava, luterana, latina, ou de qualquer outro povo vítima dos nazistas. Isso não invalida a crítica, que, até o momento, não foi respondida. A presença dessa senhora lá não legitima a situação. É evidente que um evento sobre história tem de abordar a questão do nazismo. O problema é glamurizar seus símbolos, algo que foi feito pelos estudantes, sim. Vamos ater o debate a esse aspecto, pois foi daí que surgiu a discussão: esses estudantes glamurizaram ou não os símbolos nazistas? É simples. Se lá havia outros símbolos ou se havia pessoas comprometidas com a democracia, a pluralidade, a diversidade, isso não anula o fato. E não vamos comparar esse caso a situações em que essa simbologia é utilizada em contextos artísticos. Pois, nesses casos, ao menos os artistas, em sua maioria, se dão ao trabalho de problematizar o quão odiosa é essa simbologia.
Descurtir · Responder · 3 · 5 h

Fabiana Ferreira Rocha Defina glamurizar. Você estava na feira? Assistiu alguma monitoria? Essas fotos foram registros com nosso amigos depois de um longo dia de trabalho, felizes pois o stand foi muito elogiado durante a feira. Está opinada sobre um cubo sem olhar o que tem do outro ladom
Curtir · Responder · 4 h

Fabiana Ferreira Rocha Fique a vontade : HISTÓRIAS E IMAGENS
"A escrita da história na contemporaneidade tem exigido bem mais que apenas o preciosismo com as fontes documentais tradicionais. Foi-se o tempo no qual História era presa única e exclusivamente aos documentos oficiais, aos artigos de jornais e de revistas e às produções acadêmicas por excelência".
http://periodicos.unb.br/.../article/viewFile/2626/2176
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha Vc está pegando um periodico para justificar... Ê, moça...
Curtir · Responder · 4 h

Fabiana Ferreira Rocha Isso é um artigo, embasamento teórico gente...
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha Eu mantenho minha opinião: uso inadequado de simbolos nazistas, vestimenta, glamorizacao.
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha As pessoas tem diferentes opiniões. Vc está defendendo seu trabalho. Entendo, equivocado, mas entendo. E vc não quer levar em consideração do impacto negativo do enfoque que deram.
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha Onde vcs conseguiram tanto material nazista?
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha As fotos mostram preferencialmente o enfoque nazista, inclusive o cartaz que indica a direção do estande
Curtir · Responder · 4 h

Fabiana Ferreira Rocha E eu mantenho que você fez uma postagem tendenciosa e selecionou fotos apenas com o intuito de nos prejudicar e não de informar.
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha Tem fotos dos campos de concentração?
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha Onde estão as outras pessoas caracterizadas? Vi a moça de camiseta listrada? Seria a representação das vestes usadas pelos judeus nos campos de concentração?
Curtir · Responder · 4 h

Patricia Karst Caminha Absolutamente: meu post vem mostrar o absurdo da exposição. E a glamourizacao (definição no dicionário à disposição) excessiva de simbolos nazistas.
Curtir · Responder · 4 h · Editado

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 24:

Patricia Karst Caminha As fotos mostram o trabalho que vcs tiveram. E vcs não podem afirmar q a aceitação foi unanime. Não foi. E para de me ameaçar, moça.
Curtir · Responder · 4 h

Fabiana Ferreira Rocha Sim, assim como as representações fascista e nazistas não eram fiéis. Diversos painéis nas paredes com fotos de campos de concentração. Basta olhar.
Curtir · Responder · 4 h · Editado

Patricia Karst Caminha Não basta. Não dá.
Curtir · Responder · 3 h

Patricia Karst Caminha Ê moça
Curtir · Responder · 3 h

Patricia Karst Caminha Pela foto, não vi.
Curtir · Responder · 3 h


Wellington Martins Ah, eu penso que, obviamente, não foi a intenção de ninguém promover os símbolos (ou a ideologia) nazistas né?! Ou na verdade tem algum aluno nazista, de História na USC, tentando passar mensagens subliminares por meio dessas fotos? rs Acho que não. Ou tem?
Descurtir · Responder · 3 · 5 h

Ana Moitinho · 5 amigos em comum
Deus nos livre! Se houvesse, nosso coordenador não permitiria que ele propagasse suas ideias, e todos nós, que trabalhamos no estande, ficaríamos observando caso essa pessoa viesse a participar da feira. No mais, fomos amplamente supervisionados por várias pessoas da USC e recebemos visita até da nossa reitora, que nos elogiou e aceitou de bom grado as lembranças ofertadas: a estrela de Davi, um marcador de páginas com uma pomba da paz e uma das "cartas de guerra", para demonstrar a dor que ela trouxe. Em momento algum houve censura ao que fizemos.
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Denilze Souza Alunas sem noção ,futuras professoras.Meu Deus
Curtir · Responder · 3 · 5 h

Narciso Do Tempo essa imensa discussão... toda energia empregada nesse debate só demonstram como nos somos assustadoramente fetichistas
Curtir · Responder · 1 · 4 h · Editado

Adib Axcar Jr. pqp, inacreditávellllll..................!!!!!!!!!!!
Curtir · Responder · 4 h

Dino Magnoni Ainda bem que há gente que questiona fetiches e outras coisas aparentemente irrelevantes. Quem não debate, tb não relembra e nem se previne! O esquecimento é o melhor instrumento para a repetição das tragédias. A história é uma ciência da lembrança, é ...Ver mais
Curtir · Responder · 3 · 3 h

Patricia Karst Caminha Adorei Dino!
Curtir · Responder · 3 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Satu Do Salgueiro · 2 amigos em comum
Infelizmente, na sociedade do espetáculo, parece valer tudo: desde o aviltamento, o vilipêndio da morte do menino Aylan pelo Charlie Hebdo, até a legitimação das ofensas religiosas em nome de uma suposta liberdade de expressão. Já passou da hora de termos coragem para separar as convicções realmente reacionárias daquilo que penso ser, minimamente, uma questão de princípios. Existe nessa sociedade doente a necessidade de agredir, ofender a tudo e a todos, explorando o grotesco sob o precário argumento do "moderno". Parece que a humanidade faliu.
Descurtir · Responder · 4 · 2 h · Editado

Dino Magnoni O grotesco, o irracional, os chacinadores de inocentes e fabricantes de exclusões e de guerras, são todos siameses paridos pela barbárie humana!
Descurtir · Responder · 3 · 3 h

Maria Antonieta Ozeliero Spoldari Só faltava essa!
Curtir · Responder · 2 h

Anônimo disse...

Henrique, uma boa sugestão para o blog, os anos passam para nós, já vivenciamos muitas coisas, amadurecemos e aprendemos com os erros e buscamos aumentar os acertos, aprendemos a nos desculpar mais e na nossa idade, vc até um pouco mais do que eu, há certas presepadas que não podemos cair mais pela experiência que temos, acho que vc deveria agora fazer um post com os alunos, como um bom jornalismo acima de tudo, não ficar só nos comentários, mas dar o mesmo espaço que provocou esse linchamento deles, fazer até uma mini entrevista, deixá-los expor como foi processado o trabalho, e saber reparar sem ficar fazendo meio termo para não desagradar um lado e como historiador mostrar mais dessa bela produção sobre a segunda guerra, confesso que gostei muito da produção num meio acadêmico hoje tão vazio, de um país raso nas ideias e cheio de intolerância, se quiser, posso ajudar a bolar uma entrevista, afinal sou um apaixonado pela história e por estudar a segunda guerra.

E só mais uma reflexão que me veio, essa turma dos linchamentos em redes sociais, sabe qual hipocrisia que me lembra?? O dia que capturaram o Kaddafi na Líbia e aos gritos de que a democracia agora chegara à Líbia, os direitos humanos e tal, trucidavam o Kaddafi, arrancando pedaços, esfregando a cara no chão e outras barbáries mais, ou seja, hipocrisia pura, aqueles que condenam a memória histórica, acusando, desqualificando os outros, são os que detém no fundo o mesmo comportamento odioso do passado.

Faça chegar isso aos alunos e peça-os para entrar em contato conosco para fazermos uma matéria, mas vamos fazer mesmo, não fique só como mais uma promessa de tantas que já combinou, está na hora de por a mão na massa, vamos lá, estou contigo.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

http://www.usc.br/esclarecimento/

Anônimo disse...

Vale ler e também compartilhar o esclarecimento da Universidade... http://www.usc.br/esclarecimento/

Anônimo disse...

Muito legal essa nota da universidade, um tapa na cara da hipocrisia raivosa. Numa época do politicamente correto, das alienações, fico muito contente quando vejo jovens alunos fazendo um trabalho tão bem produzido e dedicado sobre uma parte da história, o meio acadêmico precisa de trabalhos e desafios assim, só tenho a parabenizar e dar força novamente a esses alunos.

Henrique, me veio outra reflexão, quando alguém viaja para o Egito e tira fotos com as pirâmides, isso significa que a pessoa compartilha com o que era praticado no império dos faraós?? Claro que não, a satisfação é pelo valor histórico, sempre, e seja bom ou ruim, mas é a história da nossa humanidade e como podemos ir evoluindo, o nazismo ainda está fresco na memória, mas acredito que futuramente as pessoas visitarão os locais como fazem hoje no Egito, entendendo o seu valor e contexto histórico para que se possa sempre aprender com a história em todos os seus aspectos e evoluir positivamente a partir de todo o conhecimento.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MINHA RESPOSTA PUBLICADA PELAS REDES SOCIAIS:

HPA E A POLÊMICA DA SUÁSTICA NAZISTA – RESPOSTA AOS ALUNOS (AS) DA USC
Estou plenamente convencido de que vocês, alunos tiveram a melhor das intenções com o trabalho realizado na Feira das Profissões, evento anual e festivo da USC quando do lançamento do vestibular para o próximo ano. Produziram não só a fala e a escrita, mas uma encenação para melhor passar a mensagem. Ótimo. O próprio evento exige essa pirotecnia. Sem problemas. Diante de tantos trabalhos amorfos e insonsos, esse sai do trivial e o caminho sempre deve seguir por aí mesmo. A força da criatividade, nunca desatrelada do vital e primordial sentido histórico são instrumentos vitais para repassar os conceitos das disciplinas e da própria História.

Voltando ao tópico das fotos. Isoladas são mais do que fortes, contextualizadas, nem tanto. Nem por isso deixam de causar certa estranheza. Percebam que, mesmo agora, passada a turbulência do debate, com todos os posicionamentos mais do que explicitados, as fotos continuam assim mesmo causando certo furor. Vejo muitos colegas ainda divididos, muitos com posições bem fundamentadas e de ambos os lados. Quanto aos ataques mais grosseiros, eles são hoje inerentes às redes sociais e cada um que assuma o que diz, escreve e pensa.

Especificamente no meu caso, com a postagem feita, o pedido de esclarecimentos e com o atendimento, entendi todo o contexto do ocorrido. Faço ainda algumas ressalvas, todas feitas para ampliação do debate. Nota-se várias vertentes nos comentários feitos e quanto a algumas delas, acredito devam ser tomados também muitos cuidados, principalmente nos realizados com a associação de símbolos de igual conotação com o que hoje vem ocorrendo nas ruas. Junto a um pedido pelo fim da corrupção, despontam grupos favoráveis até ao retorno da ditadura militar, morte aos opositores, declarações de ódio de classe e tudo no mesmo balaio, onde se juntam também fascistas, neonazistas, skins, trogloditas, direitistas enrustidos e declarados. É esse o exato momento onde muitos se aproveitam das brechas e colocam seus focinhos cada vez mais para fora da toca. Atenção redobrada com esse triste cenário.

O que fizeram, já afirmei, está justificado. Ponto. Dentro das duras críticas recebidas e que irão continuar recebendo e também os rasgados elogios, faça um filtro e perceba os inconfessáveis interesses de alguns deles. Vi alguns misturando simbolismos e aproveitando do momento para desdizer de alguns que nada possuem de pejorativo e nunca podem ser comparado com a suástica nazista. Cito exemplos: a foice e o martelo, Che, Cuba, etc. Vocês alunos (as) da USC, como estudantes de História precisam se manter atentos a isso e os vejo pelo posicionamento adotado muito disso. Porém, nunca é tarde para reforçar. Nunca se deixem levar por elogios baratos vindas de pessoas e grupos, muitas promovendo horrorosas reconstruções históricas, ao bel prazer e atendendo seus interesses. Outro exemplo clássico. Muitos desmerecem o papel de Stalin no fim da 2ª Grande Guerra, sendo a URSS quem decididamente esteve à frente da vitória e não os Aliados, esses chegando quase ao final da contenda.

Mais uma coisa. A última, essa minha interpretação histórica. Sim, tenho repulsa à suástica (ela foi criada muito antes do nazismo alemão) e ao nazismo. Vejo também o possuírem. Ótimo. Porém, sei que a repulsa ao papel dos judeus perpassa aquele momento histórico. Não nasceu e nem morre ali. Veio de muito antes, da repulsa pela prática da desmedida usura em benefício próprio. Essa para mim totalmente condenável. Hoje, o Estado de Israel e o papel deles junto aos demais povos do oriente Médio, principalmente junto aos palestinos é tão ou mais cruel do exercido pelos nazistas. Escrevo isso só para reafirmar que, essa minha repulsa ao nazismo não se resume somente a ele. São tantos outros. O nazismo só mais um deles.


CONTINUA

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO

Nem preciso dizer o quanto é sórdido fazer apologia de regimes dessa natureza, pois vocês já o demonstraram com o trabalho apresentado. E sei que o devem fazer para todos os que cravam uma estaca, sem dó e piedade nos interesses das massas, o povo. E a História, para mim, só tem sentido quando contada sob a visão dessas massas, sob essa ótica. Questão de preferência e estilo, o meu lado. Daí entendo que, como foram precisos na defesa do que fizeram, continuem na mesma linha denunciando todas as demais atrocidades cometidas ao longo da história da humanidade. Esse o nosso papel, o do historiador ou do professor de História.

Confesso ter muita repulsa quando vejo pessoas renegando hoje, por exemplo, o papel desempenhado por um Che Guevara. Mais que tristeza. Tem muito de desconhecimento histórico e também muito de estar ligado a interesses contrários às causas populares. Comentar os temas sugeridos pelas redes sociais é hoje feito sem grandes compromissos e até perigoso. Todos estão sujeitos a incorrer em pequenos deslizes. Inevitáveis alguns. Mesmo com todo cuidado, acaba-se caindo em alguns. Diante disso tudo gostaria de deixar como singela sugestão, algo no sentido de desmistificar muito do que é visto hoje, talvez para a próxima Feira das Profissões da USC. Já que o marcante nesse ano foi a suástica nazista, por que não trabalhar com as várias utilizações hoje sendo feitas em cima da foice e do martelo, Che, MST, Cuba, Bolivarianismo, pois muitos enxergam neles o próprio diabo. E quem disse que o diabo não seja possuidor de muitas virtudes?

A lição disso tudo, evidenciada e vivenciada na ampla discussão, não só no meu post, mas em vários outros (vi mais de 100 compartilhamentos no primeiro feito) é para continuarmos sempre muito atentos, prontos para a discussão e o debate. Desistir disso é como jogar a tolha e acreditar que nada mais possui jeito. Entre erros e acertos, o debate foi feito e se não fui devidamente compreendido, não me furto em continuar a fazê-lo. A própria USC deveria agendar um amplo debate sobre esse tema, com opiniões diversas e variadas. Seria ótima oportunidade para maiores esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Abracitos sempre cordiais do

HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO

Bauru SP, sábado, 19/setembro/2015.

Mafuá do HPA disse...

MAIS ISSO SAIU AINDA PUBLICADO COMO COMENTÁRIOS:

Isa Rinaldi Como é bom ler tudo isso! Obrigada Professor Henrique!
Curtir · Responder · 19 de setembro às 09:32

Catia Luciana Dias Isso sim é uma Aula... de História de Ética de Cidadania de Compressão de Carinho Parabéns Professor
Curtir · Responder · 19 de setembro às 10:33

Gioconda Aguirre Excelente como siempre tu artículo Henrique!
Ver tradução
Curtir · Responder · 19 de setembro às 11:08

Henrique Perazzi de Aquino Posto aqui também o posicionamento de Janaina Azevedo, que me fez enxergar outro lado da questão, esse até então desconhecido por mim: "Pessoal, há vários dias vem rolando aqui em Bauru uma polêmica obre uma suposta "Exaltação ao Nazismo" numa Feira de Profissões por conta de algumas fotos tiradas por alunos de Relações Internacionais, que caracterizaram (ou de má fé ou de pura sacanagem, ainda não sei bem qual) seus amigos de faculdade, alunos do Curso de História, como "exaltadores" do Nazismo.
Pois bem, eu estava acompanhando a "treta" desde o começo na Comunidade da USC, e agora, não só saiu a resposta oficial dos alunos de História (que compartilho com as fotos), como também as fotos além da babaquice que os alunos de RI daquela mesma Universidade fizeram com os próprios colegas - o que a meu ver, além de lamentável, é irresponsável.
Vendo as fotos com contexto, agora dá pra perceber que eles foram respeitosos com as vítimas, mas não deixaram de caracterizar os agressores como o foram, e também retrataram a parte humana da Guerra - aqueles que eram obrigados a lutar, por meio, por exemplo, das cartas de soldados alemães a suas famílias.
Agora, a todos nós, fica uma pergunta: quando vamos parar de fazer Fogueiras Digitais da Santa Inquisição?
Em pouquíssimo tempo havia pessoas em DIVERSAS postagens xingando a USC, as freiras, os alunos, chamando-os de irresponsáveis, mentecaptos e outras demais palavras de baixo calão que não ouso colocar aqui.
Vocês que xingaram e agrediram estupidamente, sentem-se bem agora? De terem falado e julgado sem saber? Por que, não fosse a força e a retidão desses alunos e os registros fotográficos de outros, poderíamos ter criado uma nova Escola Base e prejudicado o futuro profissional deles, com base em fosto que deveriam ter ficado entre "amigos". e foram vazadas quase num princípio de "Revenge Pic", distorcidas e fora de contexto.
Por isso, que todos tomemos cuidado com o que falamos em Redes Sociais e na própria vida: somos comunicadores em nossa natureza, precisamos ter responsabilidade sobre o que e como comunicamos. Afinal, surrupiando um ditado que aprendi esta manhã com meu orientador: "Quem fala muito dá bom dia prá cavalo, chama jumento de meu bem!" (MAGNONI, Dino, 2015).
Tomemos mais cuidado com o que falamos, para não chamar jumento nenhum de meu bem.
PS: Como sempre, admiro o posicionamento comedido, educado e sempre, sempre de bom senso dos meus professores - Ana Bia Andrade, Maria Cristina Gobbi, Juarez Xavier, em sua indignação - por que se aquilo fosse verdade, era de se indignar mesmo - mas demonstraram o bom senso de esperar que as INFORMAÇÕES e os FATOS fossem esclarecidos e apurados. Exemplos pelos quais TODOS, não só nós, comunicadores, deveríamos nos guiar.".
Curtir · Responder · 3 · 19 de setembro às 11:58

André Zambelo Eu falei isso desde o princípio dos fatos e fui rechaçado por pessoas que me disseram que eu não sabia interpretar o ocorrido logo eu professor e diretor de teatro kkkkkk
Curtir · Responder · 19 de setembro às 18:20 · Editado

Mafuá do HPA disse...

e por fim, mais esses comentários:

Mario Neto Parecia um bando de baladeiros
Curtir · Responder · 19 de setembro às 13:22

Thiago Moratelli Pode ter a "melhor das intenções", mas ainda sim a encenação demonstrou a baixa qualidade do trabalho. Era desnecessario dar vida para personagens nazistas. Quem sabe numa próxima feira os intelectuais deste curso possam montar figurino e vestir gente fantasiada de feitor com chicote na mão, se o tema for escravidão, ou ainda torturador com fio elétrico apontando para genitália de alguém, caso o tema seja ditadura militar.
Descurtir · Responder · 3 · 19 de setembro às 15:27

Henrique Perazzi de Aquino Ótimo, Thiago.
Curtir · Responder · 19 de setembro às 15:42

Henrique Perazzi de Aquino Ampliando o debate e dando vazão a todos os lados da questão: http://www.viomundo.com.br/.../vergonha-universidade...

Vergonha: Universidade Católica de Bauru "naturaliza" o nazismo em exposição e...
VIOMUNDO.COM.BR
Curtir · Responder · Remover visualização · Ontem às 16:58

Gustavo Almeida Uma vez democracia jamais ditadura, e esses estudantes que cheirem cocaina assim favorece o comunismo.
Curtir · Responder · Ontem às 17:06

Leandro Siqueira Paulo Roberto Pedroso
Curtir · Responder · Ontem às 18:45

Renata Nassralla Kassis Antonio Morales
Curtir · Responder · 5 h

Henrique Perazzi de Aquino "PS do Viomundo: Você quer fazer uma crítica ao nazismo. Coloca estudantes vestidos de nazistas num ambiente universitário. As imagens vazam para as redes sociais. Por mais interessante que seja o contexto, o poder das imagens atropela o contexto. E alguém controla as redes sociais? Obviamente que não. As imagens vão muito mais longe que o “contexto”. Vivemos o mundo das imagens! Portanto, você NÃO coloca estudantes com vestimentas nazistas num ambiente público, independentemente deles odiarem Hitler até o último fio dos cabelos. Nas redes sociais, eles acabam involuntariamente recebendo comentários elogiosos de neonazistas, como aquele que escreveu: o uso da suástica só deveria ser proibido se também proibissem a foice e o martelo. Em todo o mundo, os neonazistas estão colocando a cabeça para fora. Com eles, o antissemitismo. Existe, portanto, uma responsabilidade política que não pode ser desconhecida, especialmente nos dias de hoje. O mundo real não é uma Disneilândia de selfies". Os tais dois lados da questão.
Curtir · Responder · 1 · 5 h

Henrique Perazzi de Aquino "Sobre o lance da USC (universidade na qual eu me formei) e as fotos com referência ao nazismo. Acho que há um certo exagero nas interpretações e também há aquele exagero que estamos conhecendo bem agora sobre os selfies. Pelo que li e pelo que conheço da feira de profissões, é como se houvesse um teatro ali, com alunas representando soldados da SS. outros que não aparecem nas fotos que circularam pela rede representavam judeus. Acho que (e torço por isso) não havia apologia ao nazismo, mas é que essa moda de selfie pra lá e pra cá tem feito a galera sorrir em frente a caixões e furacões. E foi isso que aconteceu, Camila Turtelli, ex-aluna da USC e hoje jornalista em Ribeirão Preto, pelo seu facebook.
Curtir · Responder ·

Mafuá do HPA disse...

mais alguns posicionamentos, todos via facebook, esses de Rodrigo Ferrari:


Rodrigo Ferrari
9 h ·
Faltou colocarem a foto de ladinho com as suásticas, estilo nazista rumo à balada. Fico feliz por perceber que houve repúdio firme, da parte de estudantes, a essa asneira sem tamanho. Lamentável, porém, que a instituição tente tapar o sol com a peneira, chegando ao cúmulo de ameaçar com processos as pessoas que criticaram esse absurdo.

Thiago Sturiale Que mundo chato que vivemos hoje...
Curtir · Responder · 3 h

Rodrigo Ferrari É mesmo foda este mundo em que não se pode nem mais posar para uma foto de ladinho, estilo vou pra balada, usando uma suástica, hahahaha.
Curtir · Responder · 3 h

Thiago Sturiale Até satanismo tá na moda... Mas enfim... A história é escrita pelos vencedores...
Curtir · Responder · 1 · 3 h

Rodrigo Ferrari Isso foge um pouco do assunto, mas nem tanto. Tem uma entrevista de Foucault em a Microfísica do Poder, na qual ele debate a questão da delinquência no mundo contemporâneo. Aí, o entrevistador pergunta para ele algo do tipo "Você acredita que algum dia teremos um mundo sem delinquência?". E Foucault responde, não com essas palavras, mas o sentido é este, posso garantir: "Você não faz ideia do perigo que é um mundo sem delinquência. Sem ela, o que justificaria a existência das forças repressoras do Estado? Sem polícia, quem protegeria a propriedade da classe dominante?" Cito isso porque penso que, muitas vezes, a razão de ser de uma crença ou ideologia é justamente a existência de seu oposto.
Curtir · Responder · 1 · 2 h

Thiago Sturiale Se não houvessem ícones do que é o "bem" ou o que é o "mal" em nossa sociedade, como distinguiríamos o certo do errado? Usando nossa própria consciência? Absurdo!
Curtir · Responder · 2 h · Editado

Rodrigo Ferrari "A delinquência era por demais útil para que se pudesse sonhar com algo tão tolo e perigoso como uma sociedade sem delinquência. Sem delinquência não há polícia. O que torna a presença policial, o controle policial tolerável pela população se não o medo do delinquente?”
Curtir · Responder · 1 · 2 h

Thiago Sturiale Muito legal!
Curtir · Responder · 2 h

Almir Ribeiro Dear: Eu acho tudo isso que esta acorrendo uma imensa palhaçada, um jornalismo(?) de merda que, a partir de meia dúzia de imagens que, como se assume, estão descontextualizadas, fazem verdadeiros tratados sobre "naturalização do nazismo" e "responsabilidade política".
Se tem algo natural em toda essa história é pessoas vestirem-se de nazistas e (se o merda do jornalismo tivesse feito uma pesquisa) de prisioneiros judeus, de soldados da FEB numa representação sobre a II GM. (Aliás, um olhar nem muito atento à foto de outro artigo do Viomundo mostra que a bandeira está rasgada (http://www.viomundo.com.br/.../vergonha-universidade...)).
Imagine se o trabalho fosse sobre a escravidão...
Abraços

Vergonha: Universidade Católica de Bauru "naturaliza" o nazismo em...
VIOMUNDO.COM.BR
Curtir · Responder · 3 h

Rodrigo Ferrari É a sua opinião. Respeito, embora discorde. Não questiono o fato de haver pessoas ali vestidas dessa forma ou de existirem alusões explícitas à simbologia nazista. Mas sim de as pessoas posarem para fotos, orgulhosas, no estilo "vou pra balada de suástica". O simples fato de alguém se vestir assim não é o problema. Mas desde que, ao vestir-se assim, a pessoa saiba problematizar esse gesto e essa simbologia. Inclusive quando se posta isso na rede social.
Curtir · Responder · 3 h

Anônimo disse...

Quer dizer que segundo alguns, se vivemos na era das imagens, das redes sociais onde uma imagem é mais forte que o contexto, devemos nos auto censurar e ajoelharmos ao vazio da imbecilidade provocada pela força do facebook?? A humanidade já foi muito mais inteligente do que isso e por ironia da vida tudo isso ocorre num momento de facilidades do acesso à informação.

E parabéns ao professor Almir Ribeiro, já debati com ele em outros momentos, mas acertou em cheio na crítica e sem esmorecer. O Moratelli confesso que esperava um posicionamento diferente.
Quanto a alguém realizar um dia um trabalho sobre escravidão, ou militares, o que se faz?? Esconde a história?? Lembrando que o desconhecimento é que contribui para a barbárie.
Daqui a pouco nem filmes sobre a segunda guerra poderemos ver e nem serem produzidos, desde que se passe uma borracha na história não é mesmo?? E o que dizer do ótimo filme Django do Tarantino?? Será que tb será proibido por aqui e fruto de ódio generalizado?? O fato é que após um período de uma geração libertária, das grandes ideias e debates, hoje a intolerância, a burrice, tomaram proporções gigantescas na vida das pessoas, para não falar da falta de ideias e de posicionamentos que claros que não fiquem no muro.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Henrique, vendo um comentário acima que diz que até símbolos satanistas estão tendo sua exposição aumentada, vejo que serei perseguido em breve então para uma inquisição moderna, pois como vc sabe, sou ateu, não acredito no sobrenatural, mas admiro o personagem Lúcifer na mitologia cristã, esse sim um libertário, e como simpatizante e rockeiro(tb algo do demônio), uma das minhas próximas tatuagens será um símbolo satanista e uma foice e martelo, faz tempo que decidi minhas próximas tatuagens e vejo agora que devo ser perseguido hein.

Agora uma pergunta para estes, a igreja cristã cometeu atrocidades terríveis no passado, foi altamente discriminatória, algo que é até hoje basta ver por exemplo os problemas que essa bancada causa no Congresso, mas com toda essa história no passado, por que a cruz está perdoada??
E a bandeira norte-americana?? E a de Israel?? Duas coisas bem presentes hoje. Veja que não defendo o desaparecimento e censura destas bandeiras e sim o mesmo combate fervoroso contra essas aberrações políticas que estão cometendo as maiores barbáries de nosso tempo, apenas questiono essa lógica que se ataca um momento da história de forma rasa e outros não tem problema. E novamente, por que a cruz está perdoada??

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Meu Professor de História
Todo mundo que tem o minimo de discernimento sabe que o Nazi-Fascismo na Europa foi um movimento de extrema-direita.

Todo mundo que estudou um pouquinho a conjuntura politico-social da Europa no inicio do século XX sabe que o Nazi-Fascismo ascendeu em países com forte organização do movimento operário (anarquistas, socialistas e comunistas) justamente como oposição ao trabalhador organizado que ameaçava destruir a ordem burguesa. A burguesia(e a aristocracia em certos países) precisava de governos autoritários ,com um forte controle social, para garantir seus interesses privados.

Mas aos que ainda insistem em forçar uma analogia entre o Nazi-Fascismo e o Comunismo , deixamos fragmentos de discursos de Hitler reforçando claramente qual era o propósito do seu governo.

Leia com Atenção (nas palavras de Hitler):

"A Luta contra o marxismo tem pela primeira vez evoluído para uma luta unida.Pela Primeira vez eu me vejo como um homem desconhecido para iniciar uma guerra e não descanso até essa PRAGA ser removida do estilo de vida alemão."

Abaixo, um bom documentário sobre as relações capitalistas do Nazi-Fascismo:
"Fascism Inc. (ou Fascismo S/A) é um documentário independente sobre a verdadeira história do fascismo europeu, abordando a ascensão do neo-fascismo na Grécia e na Europa e o papel das elites econômicas e do capitalismo nesse contexto."
https://www.youtube.com/watch?v=K80XYjF3lHE

postagem distribuida no facebook pelo CLAUDIO LAGO

Mafuá do HPA disse...

Também recebo de Walisson Bragião um texto, o A INGENUIDADE SEMIÓTICA DAS SUÁSTICAS NAZISTAS, escrito por Wilson Roberto Vieira Ferreira e lincado a seguir para conhecimento e ampliação do debate:

http://cinegnose.blogspot.com.br/2015/09/a-ingenuidade-semiotica-das-suasticas.html#.VgGqQe9QJ_A.facebook

Anônimo disse...

Esse é o meio acadêmico brasileiro de hoje, dizer sobre ingenuidade semiótica, como se uma imagem dissesse tudo e mais, representasse a formação de consciência social de um indivíduo, é colocar toda ciência social do materialismo marxista na lata do lixo, como se uma simples imagem da suástica fosse criar uma mente nazista em alguém, nenhum símbolo forma uma sociedade, mas estes aparecem com a formação destas, o nazismo nasceu dentro de uma conjuntura de fatores históricos e digo mais, não é o único episódio de atrocidades da humanidade, nossa história está cheia de horrores, mas somos constantemente educados por uma influência sionista como se isso fosse a única barbárie da história e que esta história deva ser censurada.
Não vejo essa repulsa à história e aos símbolos quando se trata de atrocidades cometidas pela famosa igreja cristã ou por exemplo, com o próprio estado de Israel, onde historicamente esse pessoal se meteu arrumaram confusão, basta volta aos tempos da primeira guerra.
O que está em questão é um grave erro de coagir jovens alunos, ofender, colocar um falso contexto usando de má fé como foi o caso dos alunos e do desfile de Taboão, um desfile sobre as Olimpíadas retratando toda a sua história moderna, e o que se faz quando chega naquela Alemanha?? Apaga a história, reviveremos as fogueiras de livos dos nazistas ou o índex da Inquisição?? E as demais atrocidades passadas e presentes??
Se pensamos em evoluir mais como espécie, precisamos entender toda a nossa história e fazer isso é criar desafios as mentes jovens, não tem razão que critica o que eles fizeram, a pessoa até tem o direito e eu irei defender pela liberdade de opinião que ache de mau gosto, ok, é a opinião individual, mas o que não posso aceitar é ataques à criação do trabalho escolar bem produzido, visando resgatar a história para aqueles que pouco conhecem sobre a segunda guerra.

Eu adoro ler e tenho muito material sobre esse tema da segunda guerra e nem por isso virei nazista ao ter um aprofundamento na história bem maior que esssa exposição escolar, e aliás, sou comunista não por uma imagem da foice e do martelo, mas por um ambiente socio-cultural que vivi numa geração que me deu essa consciência.

Adoro imagens, mas sempre tentando entender o seu contexto, quando vejo uma foto tirada pelo Mestre Sebastião Salgado, procuro ver com os olhos dele, o que ele viu, sentiu e levou a flagrar uma imagem. Uma imagem não é tudo, o seu contexto sim, mas se as pessoas chegaram ao ponto do simplório em não abstrair contextos, chegamos ao vácuo mental e ao invés de evoluirmos estamos virando primatas de iphone, canibalismo virtual. Uma imagem de uma relação sexual é apenas uma relação, um amor ou um estupro?? Imagem não é nada, contexto é tudo.

E essa dos alunos tirar selfies, sorrisos para as fotos, deixem os jovens na sua adrenalina da idade curtirem um momento tão especial para eles, baita trabalho, estão de parabéns, para os que ficam com essa picuinhas de risos e tal, lembro de José Trajano, "vão pentear macacos".

Me preocupa toda essa coação, pois agora vejo jovens assustados e com orientação para se calarem, que belo país está o Brasil, que academicismo "brilhante", o fascismo foi escaneado, modernizado, ele está nesse comportamento tribal dos dias atuais, só a lamentar os que deveriam criar desafios e aguçar a mente dos novatos agem da pior forma escondendo a história, daqui a pouco nem filme mais.

Pra fechar lembro do craque Beckenbauer ao organizar a Copa da Alemanha em 2006, a Fifa exigiu que o Estádio de Berlin tivesse seus arcos derrubados por remeterem ao nazismo, e o craque fez sua maior jogada, bateu o pé e disse, "isso fica como está, faz parte da história e negá-la é correr o risco de repeti-la".

Camarada Insurgente Marcos