quarta-feira, 16 de setembro de 2015

BEIRA DE ESTRADA (53)


TIO GUI NÃO ENXERGA TUDO VESGAMENTE*

* 7ª participação deste HPA na revista mensal bauruense AZ!, edição n° 29, setembro 2015, nas bancas e gratuito:

Esse mundão “véio sem portera” está mesmo de pernas para o ar. De pouco tempo para cá deu para aflorar nas pessoas algo de um bestial ódio, transformando-as em objeto de interesses políticos. Corrupção todos sabem, existe desde que esse país existe. Nós é que a enxergamos mais ou menos em uns, sempre de acordo com a conveniência existente em cada cabeça. A coisa hoje é endêmica, por todos os lados, situações e poros. Assim sendo, fica sem sentido querer colar serem uns os piores, culpados de tudo, quando os demais também agem da mesmíssima forma e até pior.

O escrito acima tem endereço. Explico. De nada adianta ir para a rua vestindo verde e amarelo e soltar o verbo somente contra o PT. Ele é somente mais um nesse processo altamente corruptivo de nossa sociedade. Enxergando caolhamente menos possibilidades de estancar o mal. Esgrimando somente contra o PT, certamente ele será encurralado, daí pergunto: E os demais? A vista grossa, os isentos acabam se fortalecendo e tudo continuará como dantes no “quartel de Abrantes”. Minha conclusão. Baseado no reinante ódio, pouca ou quase nenhuma “solucionática”.

Louvo os sensatos. Eles existem. Cito um, o empresário bauruense Guilherme Reis. Um cidadão como a maioria. Alto, magro, calvo, porém com um enorme diferencial, um baita sorriso na cara. Muitos o conhecem por causa do famoso apelido, Tio Gui. Esse dado por causa de suas intervenções criativas com a garotada. Ele comanda junto da esposa uma famosa loja de produtos de decoração, encravada no coração da Zona Sul bauruense, a mais abastada. Guilherme é um ser iluminado, irradia belas possibilidades por todos os poros.

Escrevo dele por um único motivo. Ele destoa da maioria raivosa. Sem nenhum medo de se posicionar, sempre muito lúcido, sua luta se dá contra a corrupção num todo, nunca segmentada. Enxerga e valoriza os avanços e conquistas dos governos petistas, a tal do “nunca dantes na história desse país”. Algo inegável. Isso, ele bem sabe, não os tornam acima do bem e do mal. Não desmerece o que foi feito e ao cobrar, o faz a todos no atacado, nunca no varejo, individualmente como vê sendo feito. Ou seja, não crava a faca somente no PT e sim, em todos. Luta por um país mais justo, soberano, menos preconceituoso, intolerante, homofóbico e vesgo. É desses que não se deixa enganar.

Gosto de gente assim, dos que enxergam longe, remam contra a maré. O uso como exemplo, pois enxergo na ação de pessoas iguais a ele, o caminho para a real solução desse país. Faz parte do time a discordar do quanto pior melhor, enfrenta a crise de peito aberto e ao combater a atávica corrupção brasileira o faz a todos os segmentos, independente de sigla partidária. É com esses que eu vou. Ou tudo e todos no mesmo balaio ou a danada resistirá e continuará a fazer das suas.

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História.

OBS PÓS PUBLICAÇÃO: Tio Gui é mesmo do balacobaco. Vejam só. Após o envio do texto para a revista ele inventa um evento com a griffe, convidando os amigos via internet, o CBR em ASA 19/09. Sabe i que venha a ser isso? Isso aqui: “Comer Beber e Rir. Sempre Mais.... Reunir algumas pessoas que não apalpamos por tempos. Comer Beber e Rir”. Um espaço para debater a situação atual entre amigos, comendo, bebendo e rindo. E assim tocamos nossas vidas.

Nenhum comentário: