quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ALGO DA INTERNET (108)


REFUGIADOS - QUEM TENTA ESCAPAR ILESO DE SUAS RESPONSABILIDADES

Essas cenas vistas e repetidas são de cortar o coração. Extrapola qualquer coisa dentro de algo normal. A bestialidade humana já passou de todos os limites. Surtos migratórios esse mundão teve vários ao longo de sua existência. Esse atual nos cala mais fundo, pois ocorre agora, com parte do mundo em crise e essa buscando novos ares, num verdadeiro estado encurralatório, sem saída e vagando pela aí como a única saída vislumbrada como possibilidade de continuarem vivos. Saem com a roupa do corpo, pagam tudo o que tem para os mais novos criminosos do momento, os transportadores do caos e as repetidas cenas chocam. Muito já se falou, escreveu e foi debatido sobre causas e consequências. Existe pouco mais o que dizer. Está tudo tão exposto, tão claro. Que a Europa tem suas culpas, uma certeza, essa secular. No momento a Alemanha a maior delas dentre todos os países daquele continente. Mas vejo alguém escapando ileso até o momento. É disso que escrevo.

Essas guerras todas que aprofundaram os conflitos etnicos, religiosos, políticos possui CULPADO com nome e sobrenome: ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Desses países todos em frangalhos, mais do que divididos, cito o caso da Líbia. O que era e o que é. Gaddafi era cruel, mas a insanidade predomina e foi incentivada mais e mais. O derrubaram e o país foi totalmente destruído. Vide outros exemplos, Iraque, Afeganistão, Síria... Por causa de um bem inerente a esses países e quando não atendendo aos interesses dos norte-americanos, a derrubada de governos foi mais do que incentivada. Os EUA voltaram a ganhar e muito, mas esses países foram literalmente destruídos. E agora, quando o fundamentalismo toma conta dos espaços antes ocupados por Governos Fortes, algo de muito pior, a perda total da esperança de vida.

Essa massas todas, ao meu ver, precisam ser deslocadas para os EUA, aportarem por lá, pois são eles no momento os maiores e mais cruéis culpados pela situação atual nos países de origem. Essas massas humanas todas zoando sem eira e nem beira em busca de um fio de esperança para continuarem tocando suas vidas padecem hoje por algo ocorrido pouco tempo atrás.

O que as nações todas recebendo imigrantes precisam fazer nesse momento é algo bem simples: unir forças e garantir a chegada de forma digna da maioria dos foragidos de guerra em terras norte-americanas. Talvez dessa forma "eles", os que se dizem donos do mundo, se sensibilizem com o que estão a fazer com esse planeta.

Essa minha opinião. O maior culpado de tudo está escapando ileso. Mas como?

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade Henrique, mas lembra quando eu dizia que o "democrata" Obama era igual ao seu antecessor republicado só que muito bem maquiado?? Mas vendeu-se e teve os que compraram a ideia do "mais palatável".
As guerras seguiram em frente, a farra do petróleo e países devastados, sabe o que mais me chateia?? É ver que num passado não muito distante, uma geração gritava contra essas guerras, vale lembrar do Vietnam, e hoje todos aceitam de forma pacífica na mais profunda ilusão embalada em belas flores que escodem pólvoras.
Acho que culpados junto com o governo dos EUA é essa alienação e bundamolismo como vc escreveu um dia no Alfinete, dos que um dia foram libertários e hoje não mais, gente que tem medo de sofrer, medo de perder dinheiro e adaptam opiniões e estilos a esse meio.
Desde o início do século 20, gerações se levantaram contra isso, quando deixa de ocorrer como essa passividade atual, o imperialismo deixa de ser o único culpado.

Camarada Insurgente Marcos