terça-feira, 10 de maio de 2016

CARTAS (159)


A NAU DOS INSENSATOS*
* Carta de minha lavra e responsabilidade, publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade - Bauru SP:
Tem quem ainda não veja e entenda no que está vindo por aí como um urdido e salafra de um golpe a nos passar uma sonora rasteira. Das duas uma. Ou estão envolvidos com a coisa ou ainda não sacaram direito o que está por vir e logo ali na curva da esquina. Tem uma turba ainda movida pelo ódio visceral ao PT e, consequentemente, a tudo o que resvale com esquerda, movimentos sociais, atendimento à reivindicação das classes menos favorecidas e esses, acredito, não irão mudar de ideia tão já. Sentirão a coisa danando seus bolsos, interesses contrariados e entenderão só mais tarde do erro de deixar tudo o que duramente conquistamos ir-se pelo ralo assim quase num sopro.

Os sensatos já estão mais do que com um pé atrás, diria, com os dois. Tudo começa pelo próprio surfista do golpe, o vice Michel Temer quando declarou: “O Governo do PT atendeu aos trabalhadores e o nosso atenderá aos empresários”. Embutido nessa fala o algo mais, a crueldade em curso. Pode-se reclamar e muito do PT, mas impossível não observar os avanços dos treze anos sob seu jugo. E o que será feito disso tudo? Com o atual Congresso, onde impera o desejo da bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia), reverterão tudo ao seu bel prazer e dane-se aos trabalhadores, minorias, pobres e quetais. Está mais do que claro, estamos vivenciando o regime do vale tudo e quanto mais puderem fazer para tirar proveito desse momento criado por Eduardo Cunha, onde o rolo compressor é a lei, tudo será feito. Sem dó e piedade.

Tenho uma amiga muito próxima dos altos escalões de uma das maiores universidades do país, pessoa bem próxima do governador e do deputado estadual aqui de Bauru. Continua a defender o seu soldo, suas benesses, vantagens, mas dia desses me disse a boca pequena: “Eles vão acabar com a universidade e eu estou nela”. Sim, não só com a universidade, mas com a Educação num todo, com o que resta de Saúde (adeus SUS) e também com o emprego como o conhecemos. As leis trabalhistas serão tão flexibilizadas, que o empregador será o legislador de como será o contrato com o empregado. Adeus 13º salário, férias, horas extras e tudo o mais. Quem quiser será assim, quem não quiser, dá-lhe desemprego. E até quando irão os que apoiam o golpe em dar respaldo para algo dessa natureza?

A grande pergunta, escrita num outdoor espalhado em algumas cidades do Nordeste deixa claro algo sobre isso: “Se os pobres desse país soubessem o que estão preparando para eles, não havia ruas que coubessem tanta gente para protestar contra o impeachment”. A ficha da maioria ainda não caiu e talvez só caia quando tudo estiver consumado. Talvez tarde demais para reverter o estrago. Não me venham falar em fim da corrupção ou em quem roubou mais ou menos, pois a roubalheira nunca cessou nesse país e continuará a todo vapor, mas só para os do clube dos que calarem o bico, deixarem a coisa rolar e respaldarem o baú de maldades sendo urdido não mais às escondidas, mas tudo as claras. Está tudo escancarado como fratura exposta e a questão nem é mais a de determinar se o agrupamento pronto para tomar o poder é golpista ou não. O buraco é mais embaixo. Levem em consideração o que farão ao país, muito além do próprio golpe institucional.

Estejam preparados e não digam que não foram alertados. Sempre é tempo de recuar, voltar atrás e brecar o monstro de prosseguir no seu intento. Reconhecer um tremendo erro de avaliação seria de grande valia, não para o PT, mas para o país. Sou muito o que escreveu o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, radicado no Brasil e escrevendo para publicações do mundo todo, sacando tudo à sua volta e melhor que muitos brasileiros: “Como é possível não perceber que o objetivo da elite brasileira com o impeachment de Dilma é proteger os verdadeiros ladrões”.

Ainda dá tempo de cair fora dessa nau dos insensatos e defender o que nos resta de democracia. Ou você faz parte da turma que está pouco se lixando para isso e torce mesmo para que tudo piore cada vez mais? Meu filho, 22 anos, prestes a se formar está desistindo do país e outro tanto age e pensa da mesma forma. Não vai dar para recomeçar tudo de novo e eu com 56 anos, já debilitado por tantos embates ao longo da vida, nem sei como farei para prosseguir a caminhada diante de tanta iniquidade e insensatez.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os dois lados são insensatos Henrique e no fundo você sabe disso como pessoa brilhante que é.
Se o PT tivesse realmente mudado o país, tivesse feito um grande projeto de desenvolvimento nacional, com economia forte, indústria forte, nacionalização da educação e saúde, reforma agrária visando triplicar a produção do campo, investido em ciência e tecnologia, criado dentre tantas grandes produções uma forte indústria nacional automotiva, nada disso foi feito, foi mais um governo que passou igual como os outros e idêntico na coalização feita anteriormente pelo FHC, teve soberba, iludiu a todos e na hora que a bomba relógio explodiu, perdeu as ruas.
Para quem tem alguma grana, a vida seguirá até bem como sempre, mas para o povão este continuará sofrendo desde de sempre Henrique, é fácil quem teve oportunidade na vida de cultura, de bom trabalho, de viajar, expandir horizontes com grandes livros, conclamar a tal democracia, eu nunca defendi esta democracia como bem lembrou o Roque no artigo de hoje no JC.

O PT ao contrário do que vocês desejam acreditar como nessa frase do Glenn, protegeu tão bem os bandidos que deu Furnas para o Cunha e fez o Temer vice-presidente, dentre outras barbaridades, e vai reclamar de ser vítima??

Sabe Henrique, tenho colecionado muitas histórias desse nosso povo ao pegar o ônibus das 7 da manhã, é triste ver a situação de humilhação que passa nosso povo, acorrentados numa sociedade que perdeu as esperanças que um dia o PT nos deu, toda semana tenho rascunhado muitas histórias para um livro, vamos juntos qualquer dia pegar o ônibus e vocÊ também vai escrever muitas histórias. Ano que vem devo comprar um carro novamente, mas pelo menos uma vez por semana irei pegar o ônibus porque não conseguiria ficar com tamanha saudade das pessoas que conheci ali e o que aprendemos a cada dia com esse povo trabalhador tão sofrido.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

O orçamento anual do bolsa família é de R$28 bilhões e das benesses dadas pelo governo Dilma a diversos setores da economia, uma espécie de "bolsa empresário" vai custar esse ano aos cofres R$280 bilhões. Segundo a fonte dessa notícia o governo do Temer pode rever essa patifaria.
Apesar de concordar que o Temer vá beneficiar empresários, o que se viu e está vendo é que a Dilma e PT fizeram e fazem o mesmo.
Essa é a realidade!

Anônimo disse...

O que mais custa aos cofres públicos é a dívida pública e seus juros absurdos, impossível desenvolver um país gerando superávit primários monstruosos para fazer a festa dos que vivem dos títulos brasileiros, o mais líquido do mundo, aí a perversão que quase ninguém comenta, o Equador fez auditoria e derrubou sua dívida em mais de 70% porque há muitas irregularidades na dívida pública, o Brasil não faz o mesmo justamente pelo governo ter se agarrado com essa gente, todo lugar do mundo que se desenvolve trabalha com juros negativos, aqui os bancos fazem a festa, isso é o maior erro.

Camarada Insurgente Marcos