quarta-feira, 11 de maio de 2016

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (93)


ESSE CHORUME É PARA CHORAR - O QUE VEM POR AÍ

Junto no mesmo texto temas diferentes e que, na convergência dos fatos vão se unir. Explico. Qual a condição primeira que Aécio Neves impôs ao surfista do golpe, Michel Temer para compor o PSDB no seu (des)Governo? A primeira delas foi PRIVATIZAR tudo o puder. Hoje leio que a CEF – Caixa Econômica Federal será uma das primeiras da lista. E assim será, sucessivamente por todos os lugares dessa imensa nação continente. Imaginavam os senhores e senhoras que, a altaneira Bauru estivesse de fora desse nefasto quadro de malversações sendo urdida a nível nacional por PEEMEDEBISTAS e TUCANOS de todas as matizes? Claro que não. Dito isso, salto para o caso Bauruense e quem adentra a cena é o super-herói bauruense, Guardião, muito preocupado com o desenrolar de um fato nos últimos dias na cidade, desses a provocar muita chorumela.

“O tal do aterro sanitário onde é despejado o indesejável chorume, popular lixão da cidade, está INTERDITADO e como continua sendo usado, o erário municipal paga uma multa de mais de R$ 3 mil dia por continuar despejando ali os dejetos do município. Isso uma coisa. Outra é como tudo chegou no patamar atual, com prazos sendo estipulados e nunca cumpridos. O que poucos demonstram é o fato da existência de alguns empresários do setor, localizados em cidades limítrofes estarem com tudo pronto para receberem tal lixo. E o que significa isso? O começo da privatização e depois dela, com o sucateamento seguido do DAE – Departamento de Água e Esgoto, o próximo da fila. Disso tudo, tiro algo: tem gente graúda encurralando a EMDURB – Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Bauru, tirando dela uma de suas maiores fontes de renda e com o claro intuito de inviabilizá-la definitivamente. E o que pensa o prefeito e a maioria dos vereadores a respeito?”, pergunta Guardião.

Na resposta, levo em consideração o que escreveu essa semana um munícipe. “Está mais do que óbvio a tentativa de privatizar mais um serviço em Bauru e a consequente liquidação da Emdurb, repare em algumas coisas, essa questão do aterro faz muito tempo, mas muito tempo que se sabe do seu fim, os avisos da Cetesb, nada foi feito, se fosse apenas uma vez, poderíamos dizer que se tratava de um erro da Prefeitura, porém isso vem se arrastando há tempos e claro que, de forma proposital, a intenção clara da Prefeitura é jogar nas mãos da iniciativa privada com a desculpa que a Cetesb foi rígida demais e também que Bauru não tem como no curto prazo providenciar um novo aterro, com isso a liquidação da Emdurb, pois sabe-se que hoje a maior arrecadação vem do valor que a Prefeitura paga para a Emdurb destinar o lixo ao aterro e ainda assim está anda fechando no vermelho, imagina criar um rombo desse agora?? Não muito estranha também foi o aumento dos salários da Emdurb acima do que a prefeitura e o DAE tinham estipulado como possíveis aos servidores, para uma autarquia em dificuldades.Tomar uma atitude assim, ciente de que está prestes a perder a destinação do lixo, ao aumentar consideravelmente suas despesas parece tudo encaminhado a tentar mostrar para opinião pública que a terceirização-privatização de serviços será o caminho diante de uma "crise" da autarquia e a "insensibilidade" da Cetesb, a desculpa já está pronta e lembre-se que recentemente já foi aprovada na Câmara de Vereadores as PPPs, coincidências??? Nãoooo. Dívidas de campanha eleitoral devem estar sendo pagas para mais financiadores.”, Marcos Paulo, o Marcão, dito Comunista em Ação.

Guardião, junta tudo e vê indícios desse “novo” (sic) Brasil sendo costurado pela turma ardilosa do Temer, junto com os tucanos, demistas, neoliberais todos e lança algumas perguntas: “E como pensa a maioria dos vereadores de Bauru? Tem muito neoliberal por lá, aja visto a consulta feita junto a eles para saber se pudessem votar, como o fariam no caso do impedimento da presidente. Só dois, não o fariam (Roque e Bussola). Nesse quesito ocorreria a mesma coisa? Quantos são a favor da privatização do que resta em Bauru de empresas como a Emdurb e o DAE? E o senhor prefeito, como pensa e age diante de tudo isso? Os indicadores não mentem e induzem tudo estar sendo encaminhado para favorecer empresários, esses já com tudo pronto para receber o lixo e nosso rico dinheirinho. Com a palavra os interessados e para os do lado de cá, a denúncia de mais uma trama sendo urdida nos bastidores. Como conter isso diante de uma zerada mobilização contestando o que está sendo construído? O caso é para ser pensado e para se colocar o bloco na rua. Nesse mundo de descarte de tudo o que é público, onde com a terceirização o Estado fica isento de pagar devidamente o seu funcionário, incentiva que o privado o faça precariamente e ganha algo por fora do único beneficiado, nada mais assusta. É a exata cara de tudo o que está por detrás desse novo momento brasileiro”, conclui o super-herói e nos deixa cheio de indagações para serem respondidas e elucidadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do munícipe rsrsrsrsrs
Quanto as privatizações no país não sobrou muita coisa para privatizar Henrique, os principais aeroportos, os que são rentáveis já foram todos privatizados, idem para as estradas, correios praticamente nas mãos privadas, deve ter sobrado só a caixa mesmo.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

HENRIQUE

Não pude comentar lá no facebook e o faço aqui e de forma anônima, espero que me entenda.
A maioria dos vereadores grita, mas na verdade, como disse em seu texto, votariam pelo afastamento de Dilma e fariam o mesmo na questão da privatização, tanto da Emdurb, como do DAE. Dizem uma coisa e fazem outra. Do prefeito, sinceramente, mesmo trablhando aaui na Prefeitura, ainda não consegui entender se ele é a favor ou não das privatizações. Veja que não agiliza as mesmas como no caso de Jaú e Marília, mas também não é contundente contra, pois deixa que sejam precarizadas mais e mais. Seria bom ouvir dele mesmo se o que está em curso, tanto num como no outro lugar, não se trata de providências já pensando na privatização, como muito bem o Marcos, Guardião e você fazem questão de mencionar. Cobremos deles todos, principalmente dos vereadores, pois a imensa maioria apóia as privatizações e de olhos fechados.

João - um amigo oculto dentro da Prefeitura