sábado, 7 de maio de 2016

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (111)


POR QUE A INVESTIGAÇÃO DO ROUBO DA MERENDA ESCOLAR NÃO VAI PARA FRENTE? - A MANIFESTAÇÃO EM BAURU
É muito simples. Quer se queira ou não, ela não envolve o PT e sim, o PSDB, partido que detém maioria na ALESP – Assembleia Legislativa Paulista. Uma vergonha mais que declarada, escancarada. Algo a enojar qualquer pessoa de bom senso. Lesam descaradamente o alimento dos estudantes nas escolas públicas e tudo fica por isso mesmo. E o governador Alckmin encoberta tudo. Nessa semana, estudantes ocupam escolas e a própria ALESP exigindo o início das apurações a respeito do descalabro. A reação do governador foi invadir as escolas e a ALESP e “reestabelecer a ordem” (sic) na marra. O cenário foi dos mais tristes. Estudantes apanhando do cassetete dos policiais, enquanto da apuração nem um mover de sequer uma palha. Fosse do PT e todos já estariam devidamente enjaulados e processados, mas não o são e assim, panos quentes rápidos e tudo continua como dantes no quartel do Abrantes. Esse o Brasil de hoje e o que prevalecerá mais e mais com o novo (des)Governo comandando pela tropa peemedebista e tucana de Michel Temer. Esses são os senhores que nos livrarão da corrupção. Sacaram a ironia do futuro a nos esperar de braços mais que abertos logo ali na curva da esquina?

Quando vi no facebook um post do deputado federal Ivan Valente – PSOL, logo compartilhei e o espalhei para todos os pude fazer chegar a mensagem. Vejam o texto dele: “Denúncia contra abusos policiais é apresentada na Comissão Interamericana de direitos humanos - Este vídeo foi apresentado, no último dia 07, como uma denúncia das ações da Secretaria de Segurança Pública de SP em manifestações pacíficas. Realmente, a herança da ditadura militar continua muito forte e as reivindicações populares são vistas como caso de polícia. No próximo dia 12, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decide se impõe limites às armas de repressão, como bala de borracha e gás lacrimogênio, ambas proibidas em vários lugares do mundo. http://www.conectas.org/…/justica/noticia/43616-limites-a-r… A nossa luta democrática em defesa dos direitos humanos e ao direito de manifestação segue! Mandato de Ivan Valente”.

Postei esse texto e logo a seguir espalhei o vídeo: “O HOMEM ESTÁ POR DETRÁS DO ESCÂNDALO DA MERENDA ESCOLAR E AO INVÉS DE INVESTIGAR, BATE EM ESTUDANTES SECUNDARISTAS. EIS O BELO EXEMPLO QUE TEMOS EM SÃO PAULO, COM O SR ALCKMIN, UM QUE ALMEJA SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA”:https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/1301467259883280

Hoje Bauru dá a resposta e marca presença na luta contra os desmandos no caso da Merenda escolar e no descaso do governador Geraldo Alckmin e dos dois deputados estaduais por Bauru, Pedro Tobias PSDB e Celso Nascimento PSC, também omissos (e o que mais sabem fazer) e fingindo-se de mortos quando existe denúncia contra os tucanos e algo a envolver o Governo do Estado. Infelizmente, são esses nossos representantes e com eles, já sabemos, não podemos contar. No Calçadão da Batista, mas precisamente na já famosa Esquina da Resistência, confluência da Batista de Carvalho com a Treze de Maio, juntaram-se estudantes, professores, militantes de variadas agremiações, populares, sindicalistas e tudo o mais de gente interessada nos destinos das coisas relacionadas à Educação no dito estado mais importante da Federação.

Com muita criatividade bonecos foram montados, cartazes expostos, microfone correndo de mão em mão, um concorrido abaixo assinado circulou e foi juntando gente e mais gente durante toda a manhã desse sábado. A receptividade foi das melhores e todos que por lá passavam, primeiro assuntavam e quando percebiam tratar-se de algo contra o lesa merenda paravam e logo assinavam, puxavam conversa e se inteiravam das ações sendo propostas em todo estado para incriminar quem de direito, ou seja, os que lesaram de forma vil e cruel, não só o erário público, mas o alimento das escolas. A luta continua e essa vista nas ruas de Bauru hoje é só o começo de uma luta que está apenas começando, pois se os deputados comprometidos com os governador não vão instalar uma CPI, nada como o povo na rua decidir o que fazer com gente dessa laia. Mobilização e ação contra quem lesa e quer sair impune. Se o PT já paga por seus atos (muitos injustamente), por que não o levianos comandandos pelas hostes tucanas? É isso que o povo não entende... Para esses só existe uma resposta, POVO NAS RUAS e denunciando, exigindo apuração. Se o povo paulista ainda apóia tucanos, precisa aprender que esses não são seus aliados e sim seus algozes. Esse dia chegará.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esperamos que não vire Pizza como as "Ladroeiras do Hospital de Base de Bauru", tem alguns metidos a BACANA por ai que foram os culpados pela SAFADEZA em BAURU, e ainda ocupando altos cargos em instituições públicas da cidade, cadeia neles também.

Jaime Prado - Membro do Morhan Nacional emBauru : Valeu amigo Henrique vamos lá...

Anônimo disse...

O ESTADO financia POLICIAIS perfil deformado, quando cometem excessos não tem exclusão dos seus quadros, tampouco punição, concluímos então que o governo do ESTADO DE SÃO PAULO é CORRESPONSÁVEL pela incitação à violência. O ESTADO DE SÃO PAULO NÃO COMBATE OS GRUPOS DE EXTERMÍNIO FORMADOS POR POLICIAIS MILITARES E CIVIS, ASSIM COMO POR EX-POLICIAIS. EXISTE UM APARELHO ESTATAL DE EXTERMÍNIO no Estado de São Paulo, RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DE MILHARES DE PESSOAS. E A SOCIEDADE CIVIL FICA REFÉM DISSO? UM GOVERNO QUE MANTÉM UMA POLÍCIA MILITAR QUE MATOU NOVE VEZES MAIS DO QUE TODAS AS POLICIAS DOS ESTADOS UNIDOS JUNTAS. PERGUNTO: QUEM FINANCIA o que? Há, atualmente, no estado de São Paulo, uma grande preocupação por parte de autoridades da segurança pública de tentar evitar que muitos fatos sejam tornados públicos pela imprensa. O que o governo do Estado de São Paulo quer esconder? É o Estado agindo ilegalmente? Não podemos ter nessas instituições pessoas que não façam jus à condição de representantes do Estado. E vejo que esses militares estão ganhando força por parte do governo do Estado através de incentivos, como a operação delegada (bico legalizado) o número de policiais que entram na política está crescendo. O fato é que o governo do Estado usa a polícia militar, para sua atuação política assentada sobre um colchão de mentiras ardilosamente costuradas para iludir a boa- fé das pessoas desinformadas, e aterrorizadas por programas de TV, pela mídia por perversa lavagem cerebral, tudo engendrado pela prepotência. A ausência de respeito ao modelo de “ordem sob a lei” tem se perpetuado dentro da estrutura policial brasileira por razões diversas, como a falência dos modelos policiais, o descrédito nas instituições do sistema de justiça e segurança, mas principalmente por uma certa tolerância da própria sociedade com esse tipo de prática violenta, fascista. Sem uma polícia condizente com práticas democráticas e de respeito aos direitos fundamentais do cidadão vai existir sempre a ameaça de que o “regime de exceção paralelo” transforme-se num regime institucional.

Cristina Zanin Sant'Anna - advogada