terça-feira, 17 de maio de 2016

ALGO DA INTERNET (116)


AS INVASÕES BÁRBARAS*

*Carta escrita pelo professor de História Carlos D’Incao, publicada hoje na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade – Bauru SP, em resposta a variados ataques sofridos pelo fato de escrever e defender o marxismo, o Governo Dilma, o PT, a esquerda, os movimentos sociais e ser contrário do Golpe de Estado da thurma do Temer, respondidos agora, de uma só cuspida, esclarecendo e elucidando dúvidas e incertezas para incautos, despreparados, desprovidos de entendimento e também para alucinados, dito cegos seguidores do deus dinheiro e do predatório neoliberalismo. Tenho cá comigo que, se o ataque é abaixo da linha da cintura, vem carregado de ódio, enviesado e banal a ponto de não permitir um mero diálogo racional, nada melhor do que uma resposta adequada, ou seja, com um sonoro e bem dado bicudo. E mais, vejo D’Incao assumindo desde já um posicionamento de candidato (Seria para prefeito? Tomara), um que não deixará passar em branco ataques gratuitos e feitos da forma como tem recebido. Gostei muito, tanto que gileteio e espalho com o vento a bela resposta, feita de uma forma como gostaria de ter dado a tantos que também respondem a mim e a tantos outros lutadores sociais. Abaixo o texto do D’Incao, assinado garbosamente por mim, com concordância em gênero, número e grau:

“Sinto um enorme sentimento de dever cumprido quando escrevo nesse nobre jornal e percebo que minha defesa para com a Democracia, o Estado de Direito e os valores marxistas causam sempre a mais profunda revolta nos reacionários. Os ataques são, em geral, sempre os mesmo... Em primeiro lugar, não centram os ataques nas ideias, mas no indivíduo que as proclamou, isto é, na minha pessoa. Após essa ação infantil, questionam minha posição de professor e a suposta influência maligna que eu poderia causar aos meus “queridos” e “inocentes” alunos.

Mal sabem que já não leciono mais... E ainda que lecionasse, o colégio D’Incao está fundado nos princípios educacionais mais elevados. Sempre despertamos o pensamento crítico e autônomo nos nossos alunos e nunca praticamos qualquer “doutrinarismo”... Não por acaso somos considerados - nacionalmente e internacionalmente - um dos melhores colégios do país e do mundo, um orgulho para a nossa cidade. Depois disso, o ódio se dirige ao fato de eu não compactuar com o linchamento da esquerda (em especial do PT) e de argumentar que nosso país está atravessando por um golpe de Estado.

Por fim, como ato contínuo, a ira se volta contra o próprio PT o qual chamam de “socialista”, “comunista”, “socialista bolivariano” e até chega-se a afirmar que o PT tornou o Brasil “uma colônia de Cuba e da Coreia do Norte”... É o velho jargão do “se muda pra Cuba!”... Para ser sincero eu sempre me divirto com essas colocações dementes... Mas os 13 anos de PT foram de capitalismo puro-sangue, com algumas tinturas sociais-democratas... Nada mais... Foi a época em que os banqueiros mais lucraram... Empresários cresceram... Novas multinacionais vieram para o país... E se não me engano até os EUA agora estão fazendo negócios com Cuba...

Bom... “Por que então defender o PT e esse governo?” Perguntariam os leitores. Porque apesar de tudo o PT deu o primeiro passo para a emancipação de nossa grande nação e de nosso grande povo. Como? Provando que um governante com pouca escolaridade, como o Lula, pode fazer mais Reforma Agrária do que todos os governantes da História do país juntos. Mais...Um ex-operário pode tirar 40 milhões de nossos irmãos patriotas da miséria absoluta apenas com algumas migalhas do orçamento, algo que o “grande intelectual” FHC não conseguiu fazer. E além de tudo, fez o país crescer economicamente, reformando as bases originais do Plano Real (que de 1993 à 2002 fizeram o Brasil quebrar três vezes).


O governo Lula conseguiu vencer a “herança maldita de FHC” - termo usado pelo BID. No fim o país passou a ter - pela primeira vez de sua História - credibilidade financeira internacional, segundo as agências de risco. Então Lula é um gênio? Não. Ele é uma pessoa como qualquer outra. E é esse o grande passo que demos como nação: descobrimos que não precisamos de “gênios” e nem de “salvadores da pátria”. Descobrimos que podemos juntos - como nação - crescer e nos desenvolver. Como fazem os mais desenvolvidos países do Mundo.

Esse é o ódio da direita brasileira! Por isso quererem incriminar Lula de modo a dar o seguinte recado ao povo: “Se um dia vocês ousarem votar de novo em uma pessoa de origem pobre e que nós não queremos, esse será acusado de ser o pior e mais corrupto governo da História. Assim será! Mesmo que a gente tenha que falsificar a História!” Procuro ser, assim, uma voz que pouco se ouve na atual ditadura da grande mídia. Mas há uma razão ainda maior para assumir uma posição francamente progressista e de esquerda nesse momento.

A razão está na baixeza moral e intelectual daqueles que me agridem quando escrevo. No fim, luto para evitar que as hordas fascistas tomem conta de nosso país, com sua truculência e irracionalidade. Em poucas palavras: trata-se de uma luta contra as Invasões Bárbaras.

Os Bárbaros não conhecem fronteiras, limites, saqueiam as cidades, usam suas armas contra jovens estudantes, roubam suas merendas, se apropriam daquilo que é público e ofendem com sua linguagem mais chula aqueles que defendem a civilização.

Contra as Invasões Bárbaras lutarei até o fim de meus dias. Faço isso em homenagem àqueles que antes de mim tombaram contra essas mesmas hordas no passado. Hoje faço também especialmente em homenagem aos 400 anos de Cervantes. Para que lembremos que as mais terríveis invasões bárbaras não conseguiram impedir a humanidade de um dia celebrar o Renascimento Cultural.

E sem temer nada e ninguém, brandirei minha espada, sozinho ou com outros companheiros, contra as trevas dos novos Vândalos, dos novos Hunos e dos novos Visigodos que a mim dirigem suas rudimentares ofensas e suas ideias vazias. Esses nada tem a oferecer ao nosso país senão o ódio, a violência, a intolerância, o fim dos direitos dos trabalhadores, a privatização de nossas últimas riquezas, enfim... A barbárie.

Os bárbaros desejam a noite. Mas não apagarão tão facilmente todas as velas.”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Candidato tem que ter carisma, humildade e total aproximação das ruas sem frescurinhas.
Podemos debater e divergir muito Henrique, mas vc tem humildade, por isso nos conhecemos nas ruas, somos todos parte dessas ruas, conhecemos bem seus problemas, pode passar um tempo, mas sempre nos encontramos nelas, vc, eu, a Tatiana, o Silvio, Lázaro, Roque e tantos outros, as ruas sempre nos traz bons encontros.
Mas tem sujeito aí que fica em redoma de vidro, belas palavras, mas não se mistura.

Camarada Insurgente Marcos