segunda-feira, 4 de julho de 2016

CENA BAURUENSE (149)


VOCÊ CONSEGUE VOTAR NUM CANDIDATO DE DIREITA? ELEIÇÕES EM BAURU À VISTA
A pergunta me parece de fácil resposta para qualquer um com alguma militância de esquerda ou mesmo estando envolvido em alguma linha ideológica de transformação social. Claro que NÃO. Antes seria uma resposta fácil, simples, direta e reta. Hoje nem tanto. O que se pode chamar de esquerda está uma barafunda de dar gosto. Estava sábado passado num almoço feijoada com amigos e lá um jovem, morador de um bairro popular de Bauru, ele filiado até agora ao PT, me diz claramente: “Penso em sair do PT e apoiar Clodoaldo Gazzetta”. Mas isso não é o mesmo que ir do céu ao inferno? Fazer o mesmo que o atual secretário da Agricultura Chico Maia fez, saindo do PT e ingressando, após informar estar negociando há dois anos e indo parar num partido com vinculação com a Igreja Universal, decididamente não é um bom caminho para quem se diz de esquerda. Sair do PT algo normal, mais sair depois de militar (e a militância é muito mais à esquerda que muitos dos seus dirigentes) num ainda reduto de gente com pensamento e ação na esquerda e se bandear para o lado completamente oposto é o fim da picada. É o mesmo que jogar na lata do lixo algum resquício de esquerda em sua ação.

Dito isso, passo para outro ponto dessa campanha eleitoral, esse ano curta e com novas nuances, a da pouca grana em questão (será esmo?). Vejo publicado no facebook uma dessas montagens sobre o tema e com o título: “Campanha Nenhum prefeito de Direita – Não vote no PMDB, PSDB, PP, PR, DEM, pois são contra o povo. São contra você”. Não voto em nenhum desses, mas se formos olhar para os atuais candidatos de Bauru, a maioria dos na disputa e todos procurando se coligar com esse e aquele outro, criando aqueles monstrengos que todos conhecemos, direitona em pleno movimento. Dilma e Temer não deu no que deu. Sim, aqui em Bauru também, onde o Rodrigo Agostinho não tirou sequer um dia de férias nos seus dois mandatos, tudo porque não queria dar o gostinho de ter que passar o cargo, mesmo que temporariamente para sua vice, Estela Almagro, do PT. Em oito anos, ela exerceu vários cargos importantes na administração bauruense, mas não chegou a sentar na cadeira de prefeita. Temer sentou em várias viagens de Dilma e, por fim, a golpeou da forma mais vil possível. O mesmo ocorre país afora. Essas coligações são de uma perversão mais do que dantesca, mas continuam a ocorrer, pois facilitam a vida de quem quer chegar ao poder. A maioria quer é chegar lá e deixar para resolver depois o “ver como é que fica”. Na imensa maioria das vezes dá MERDA, mas tudo se repete, aqui e em todos os lugares.

De todas as candidaturas rolando em Bauru para prefeito, colocaria como fato primordial a seguinte colocação: o postulante precisa, para mim, estar enquadrado no maior dito hoje das ruas e lutas, “Primeiramente, Fora Temer”. Sendo golpista, já estaria fora de minha lista, sem nenhuma possibilidade de negociação. Vamos por partes, como fazia Jack, o Estripador. Comecemos com o chapa pura, tucano Arildo Lima Jr. Nem pensar, pois como evangélico linha dura, já demonstrou que nem discutirá a questão do Carnaval e com gente assim, vejo a Cultura também se fragilizar. Fujo de fundamentalistas. Vejo o Gazzetta PSD se aliando com o Gimenez PTB. Não votaria nem em um, muito menos no outro. O primeiro, sempre gravitou tucanamente em sua curta vida política e o outro, pelo ocorrido na venda do goleiro Válter, do Noroeste, quando deixou o Noroeste de lado e pensou em si, mesmo sendo diretor do time, me faz permanecer distante de quem age assim. Raul Gonçalves de Paula PV já demonstrou mais de uma vez ser um enrustido conservador, desde quando foi acertadamente carimbado como “Mixaria”, ao afirmar que “médico não trabalha por mixaria, quem o faz é médico cubano”. Por ser do triunvirato médico da Câmara dos Vereadores e estar ao lado da medicina privada, em detrimento da pública, o vejo como uma espécie de Rui Barbosa moderno. O original queria saber de tudo, detalhes de tudo, pouco soube de fato aplicar e a cópia bauruense, decora nomes de ruas, cidadãos, lugares onde estão localizados todos os buracos da cidade, mas não passa disso, detentor de um supérfluo conhecimento, pouca serventia quando aplicado na prática para resolver os problemas urgentes dessa Bauru. Demonstra também ser um frustrado radialista, caminho onde gosta de enveredar. Gosta de falar de povo, de suas necessidades, mas decide com a cabeça voltada pra os interesses dos mais abastados. Prefiro manter distância e de tudo o mais que se coligue junto a ele. De Renato Purini PMDB, digo somente algo, curto e grosso. Impossível se aliar com gente tendo um Eduardo Cunha como mola mestra. Se nem o próprio prefeito, do mesmo partido faz questão de apoiá-lo, não seria eu, ou os bauruenses a fazê-lo. Quem tem boa memória relembra algo da República das Gravações instalada na Emdurb e adjacências, deve no mínimo temer essa ascensão. Dizem que, a candidatura não se confirmará e a cidade ganharia sendo isso referendado.

A cidade ganharia e muito com todos esses na disputa, por um único e simples motivo: todos estariam impossibilitados de concorrer á reeleição como vereadores. Seria um ganho de inestimável valor para Bauru. Que todos saiam então e se deem muito mal, são meus sinceros votos. Percebam, para terminar que, a pergunta feita no título desse arrazoado de considerações é sobre prováveis Governos de Direita ou tendo candidatos dentro dessa linha. Vejo como os mais endireitados (sic) esses alencados. Outros, ditos como de esquerda, poderia escrever em outro texto. No momento, reafirmo algo dito no começo de tudo. Bauru tem uma expressiva votação dada para votos mais à esquerda, um percentual considerado e, acredito (e faço votos), não seria nada nada produtivo para essa cidade ter nenhum dos ligados à direita assumindo o comando do Palácio das Cerejeiras. Daí, acredito que muita água ainda passará por debaixo dessa ponte.

NECESSÁRIA OBSERVAÇÃO: Escrito feito sem nenhuma fundamentação em dados oficiais, legais, vigentes ou mesmo, sérios. Minha construção e articulação se baseia em dados aleatórios, simplórios, grotescos, pueris e até mesmo, muitos de cunho fantasiosos. Se alguém os levar a sério, recomendo imediata internação. Sou um mero chutador e com o pé que estiver no jeito, o fazendo sempre de bico, sem muita direção, mas para surpresa de alguns, vez ou outra, chegando a marcar alguns gols.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem toda razão, pena que a turma que escolheu não difere em nada da prática destes.
Mais quatro anos perdidos por mais do mesmo.
Bom poder ter coerência e liberdade ideológica para não votar em ninguém para prefeito e denunciar a picaretagem, a falta de planejamento e oportunismos.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:

Sophitá P BM E o Mariano?

Henrique Perazzi de Aquino Está inelegível, mas apoiando um desses, tanto faz quem, mas nesse imbróglio sendo costurado nas entranhas políticas da cidade. O PDT em Bauru não tem nenhum vinculação com o que um dia foi e fez um senhor chamado Leonel Brizola.

Murilo Coelho Estou de acordo. Além de não votar em nenhum prefeito de direita, também não votarei em nenhum vereador de direita.

Mario Neto Se o golpe passar , rasgo meu titulo e não voto nunca mais.

Tatiana Calmon Karnaval nao tenho candidato a prefeito para votar, nenhum deles merece meu voto. A forma como foi escolhido o do PT o deixa na minha desmerecedor do meu voto. Alias, sera a primeira vez desde 1982 que não votarei 13.

Wander Florencio Nem vou comparecer para votar.

Andre Garcia Nem de direita e nem de esquerda.

Sophitá P BM O Brasil tinha que lutar sair as ruas esquerda e direita tdos para pedir que acabe com as regalias e diminuam os salários. So quem ia correr atrás de politica e realmente quem quer e quem realmente presa o cidadão. Utopia, impossível....😢😢ou possível???

Alexandre Bastos Direita ? Teremos algum candidato Fascista ou Nazista? vejo na foto representantes dos ambientalistas, Social-Democrata e Centro...

Jhimmy Escareli Bela critica Henrique, o problema se avoluma quando percebemos que na esquerda também não há nenhuma voz destoante, e, quando lá no poder a esquerda esteve, ela se apanigou com os mais abastados em detrimento aos menos favorecidos, decorre daí o descr...Ver mais

Patricia Karst Caminha Meu voto é no candidato do PT. Seja quem for. E vereador, idem. Também seja quem for. No caso para prefeito, melhor ainda: teremos o Dincao. Eu, como petista, militarei e cobrarei coerência com as diretrizes do partido. As coligações são necessárias.

Roberto Pdsv Direita? Nunca...

Priscila Lellis Krupelis Está bem difícil mesmo. Acho q nunca tive tanta dúvida...

Paulo Neves Neves eu tenho candidato a prefeito, mas, não tem vice...que triste! E a união das esquerdas, não pode produzir um candidato? Vamos raciocinar com calma...