quinta-feira, 28 de julho de 2016

COMENDO PELAS BEIRADAS (22)


O PRAZER DE SE RECEBIDO NA RESIDÊNCIA DE AMIGOS ARGENTINOS
Visitar uma cidade no estrangeiro é uma coisa, passear por esse lugar, desfrutar de seus encantos, conhecer pessoas é sempre recheado de encantos mil, mas quando de uma viagem, cultura bem diferente da sua, surge um convite para um encontro, bate papo na residência de um amigo(a) recém conquistado, as considerações pessoais se elevam para estratosféricas considerações. Algo dessa natureza ocorreu comigo nessa viagem para Buenos Aires.

Altos de Boedo é um bairro histórico e nele a residência do casal, do educador paraguaio/argentino Adrian e do alemão/argentino cabeleireiro de cães Sergio. No local uma amiga, professora equatoriana hospedada lá por alguns dias e nós, eu, Ana e Guilherme, brasileiros em visita à cidade de Buenos Aires.

Uma conversação mais do que inebriante, pois muitas nações ali representadas, vários temas em questão e tudo reunido em torno de uma mesa com acepipes e conversa para dar e vender. O mesmo prazer senti anos atrás, mas precisamente em 2008, quando também fui recebido numa casa de um cubano e lá, além de conhecer algo totalmente novo para mim, a alegria de estar ao lado de gente falando muito bem do país onde nasci, vivo e moro. Hoje, com o Brasil no meio de um danado de um golpe de estado, tudo aquilo que o país possuía de tão belo e a encantar os estrangeiros está um tanto ofuscado. Nosso estado já não é tão democrático como acreditávamos.

Não quero entrar em detalhes de conversas ocorridas, mas pelas fotos aqui publicadas, um bocadinho dessas possibilidades aproximativas, que para mim possuem um caráter grandioso. Hoje, nas vésperas de mais uma reunião do Mercosul, uma onde seria celebrado um acordo selado entre as nações dessa América sulista, com a direção da mesma sendo substituída de forma alternativa entre todos os países. Dessa vez quem assumiria seria a Venezuela e, independente de como anda a situação daquele país, o acordo teria que ser respeitado. Justamente Brasil, representando pelo golpista e interino Temer e a Argentina, pelo neoliberal e “basura” Macri estão tentando de todos os modos e maneiras impedir que isso venha a acontecer. Essa é a forma como esses senhores tratam e entendem democracia, só com o venha a nós, nada a vosso reino.

Vivendo numa América tão surreal, cheia de nuances, indas e vindas, altos e baixos, sentamos todos à mesa e por algumas horas, dissecamos esse nosso pedaço de chão. Gosto demais dessas possibilidades de entendimento mútuo. Saio fortalecido delas. Essa só mais uma as que me meto e me envolvo.

Nenhum comentário: