segunda-feira, 12 de setembro de 2016

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (96)


CHEGARÁ O DIA DA ABERTURA DESSA CAIXA PRETA – DIGA LÁ GIASONE
Giasone Candia já não é mais o presidente do DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru. A intenção do prefeito Rodrigo Agostinho era mantê-lo até o final do mandato no cargo, mas numa entrevista dada à TV Preve ele revela o que toda cidade já sabia, mas de forma velada, não consentida, a de que os maiores devedores de água na cidade não pagam suas contas e nada lhes acontece, enquanto com os pobres, somente algumas contas em atraso resultam em fornecimento cortado. Qual a novidade? Nenhuma. Guardião, o super-herói bauruense, entra em cena para não só defender Giasone, como alfinetar a quem de direito, ou seja, dar culpa a quem a tem e não a quem a escancarou. Vejamos seu pronunciamento:

“Giasone pagou pelos pecados que não são só seus. Um bonachão presidente do DAE, como não tínhamos há muito tempo, o que menos tem culpa no cartório. Disse o que até as pedras do reino mineral sabem de cor e salteado, mas algo não podendo ser aventado além das fronteiras do permitido, ou seja, só intramuros e nada além disso. Rico não pagar devidamente suas contas não é novidade nem aqui nem na China. É o mesmo quando o descarado do presidente da FIESP, o Paulo Skaf faz uma prosopopeia em cima do povo pagar o pato pelos impostos todos pagos, mas escondendo o rabão pela imensa e incomensurável sonegação entre os empresários paulistas e brasileiros. Isso dessa lista dos grandes devedores de água de Bauru é algo já beirando o surreal. Existe aqui na cidade as tais das forças ocultas, umas movidas pelos tais “forças vivas”, os grandões que tudo fazem e pouco pagam. Rodrigo, o prefeito atual não teve forças suficientes para colocar no pau a turma endinheirada de Bauru, pois teria problemas mil para prosseguir seu Governo sem retaliações desses, daí se encolheu. Isso uma coisa, mas dizer isso abertamente por A + B, algo não tolerado pela hipocrisia reinante”.

Perceberam a gravidade da questão? Porém, tem mais. “No caso bauruense, sete vereadores estavam propensos a votas a favor da abertura de uma CEI – Comissão Especial de Inquérito para investigar, ou seja, somente expor esses nomes, divulga-los para conhecimento geral de tudo, todas e todos. Na sessão da Câmara de hoje algo surreal, quando adiaram a abertura da Comissão e pior, dois dos que protelaram são candidatos a prefeito. Ou seja, duas importantes peças desse tabuleiro estão fazendo o jogo do empurra com o DAE, quando dizem nos microfones da mídia local que o DAE não será privatizado, que estamos diante de uma péssima administração, mas quando tem a chance de provarem o que dizem, mijam para trás. Disso uma simples conclusão: com esses como prefeitos, o DAE não revelaria os nomes dos grandes devedores e continuaria privilegiando esses ricos devedores. E daí, o Giasone é sacrificado, jogado no rio de piranhas e devorado ao vivo e a cores. O presidente do DAE que contou algo sabidamente verdadeiro é destituído, a CEI é adiada numa clara tentativa de melar tudo, esfriar a questão e não abrir a caixa preta com os nomes dos tais devedores. E quem seriam esses? Para ter acontecido o que se sucedeu hoje, esses tais devem ter uma importância pra lá de imensa, daí crescem as especulações pelos tais nomes. Até quando essa proteção a quem mais prejudica as finanças dessa varonil cidade?”, continua Guardião.


E para finalizar, em forma de desafio, propõe para o ex-presidente da autarquia, até para que não saia da história como seu único vilão, que revele eles os tais nomes: “Isso mesmo, seu Giasone. Essa lista já corre de mão em mão, circula aqui e ali, toda a mídia já a conhece, mas não possuem o tal do saco roxo para divulga-la, daí se quiser, montamos um aparato de estar protegido pelos dignos representantes dessa cidade, próceres não envolvidos com os tais não pagadores de contas e numa coletiva popular, serem lançados seus nomes ao vento. Viveria em paz consigo mesmo para todo o sempre, com um excelente serviço prestado para a comunidade onde vive, ainda mais às vésperas do pleito eleitoral. O momento é esse, agora, amanhã já é tarde demais”, conclui nosso super-herói.

Obs.:Guardião é obra do artista do traço Leandro Gonçalez e com pitacos do escrevinhador HPA.

Nenhum comentário: