quinta-feira, 15 de setembro de 2016

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (95)


ESTARIA TODO O JUDICIÁRIO ATUANDO HOJE POR PRESUNÇÃO?

Que cena patética e triste ontem pela TV, quando um promotor permanece por várias horas denunciando de forma categórica o ex-presidente Lula, num nova ação da Operação Lava jato e ao final, conclui ser ele o maior culpado do maior esquema de corrupção já armado no país. Tudo é mostrado em power points, expostos para a nação em slides e montagens pirotécnicas e no final o gajo encerra sua fala com algo assim: “tenho a mais absoluta certeza dele ser culpado, mas não tenho prova nenhuma, só presunção”. O país permanece com olhos, ouvidos atentos a tarde toda e no fim, uma revelação que não revela nada. Ou melhor, revela sim, ficando mais do que explícito estar o Judiciário brasileiro, ou parte dele, principalmente a atuando junto da Lava Jato em fazer o possível e o impossível para criminalizar o ex-presidente, com o nítido intuito de tirá-lo do próximo páreo eleitoral presidencial, onde, pelo visto, é considerado imbatível.

Uma bizarra situação. Por que o Judiciário se presta a esse tipo de (de)serviço para com a Nação? E outra, estaria todo o Judiciário comprometido com o que foi presenciado pela TV na tarde de ontem? Que o conservadorismo do Judiciário, principalmente o paulista encontra-se em estado acelerado, disso não existe a menor dúvida, mas chegar ao cúmulo do ridículo de, vir a público numa descabida montagem, tentar armar uma montagem corruptiva somente em cima de Lula e, meses depois do juiz Sergio Moro ter vindo a público e dito em alto bom som que o ex-presidente estaria limpo na questão do apartamento do Guarujá. O visto ontem foi mais uma construção maquiavélica e, mesmo com a pompa do montado, não prova nada e desqualifica cada vez o Judiciário envolvido na questão do Lava Jato de se manter isento.

De uma forma bem límpida tirei uma conclusão bem simplista, a única que posso tirar nesse momento. A Procuradoria num todo é um conjunto de profissionais de fino trato. Nenhum da velha guarda, os com vivência de anos se prestariam à exposição como a vislumbrada ontem, colocando a cara para bater numa bazófia onde, numa exposição esdrúxula e sem provas, estariam colocando em risco a credibilidade de anos. Daí, nada melhor do que um jovem, desses tantos prontos aos minutos de fama, para esses virem à publico e promoverem a encenação. Se ela não vingar, se for desmontada, quem perde é o novato. Esse pagará pelo mico todo e ficará marcado e se a coisa pegar, daí sim, o corso engrossa. Esperteza bem ao estilo brasileira.

Na verdade uma tristeza sem fim para o Judiciário num todo esses envolvimentos todos um tanto distantes do que venha a ser a tal da Justiça de fato, aprendida nos bancos escolares e pela jurisprudência secular. A tristeza não é só pelo mico da montagem, pelo despreparo de tentar provar sem provas, de tentarem pegar só Lula esquecendo-se de outros, com crimes muito mais aviltantes e todos varridos para debaixo do tapete. Daí, algumas conclusões mais do que simples. Se fazem isso com Lula, imaginem o que pode estar ocorrendo com o cidadão comum, o que mal consegue de defender? Quando membros do Judiciário se aliam a um grupo político de poder e passam a atuar aliados a esses, que tipo de Justiça resulta disso?

Existe salvação para o Judiciário brasileiro? Claro que sim. Basta se desvincular de atos como os ocorridos ontem. Tenho visto uma voz aqui e outra ali, muitas se levantando de dentro dessa verdadeira corporação e tentando pelos seus atos, que algo de salutar, saudável e honesto, feito baseado nos verdadeiros ideais de Justiça, não só resiste como persiste. Poderia ir juntando algo desses resistentes, desses tantos que se opõe a uma onda conservadora vicejando no país. No geral, nítido algo a representar um momento não muito bom e essa impressão só pode ser dissipada quando os bons levantarem suas vozes e se colocarem contra muitos dos procedimentos atuais. Aguardo isso a cada novo dia para reversão de algo tão nefasto como o visto ontem em cadeia nacional.

DEFINITIVAMENTE, CANSEI...
Esse país está para cansar qualquer um. Pensam que, nós o povo somos idiotas. O que a Promotoria, na pele de alguns jovens envolvidíssimos com o status quo, pregando a manutenção dos privilégios de alguns fez ontem foi demais da conta. Passou de todos os limites. Daí, como continuar acreditando a apostando as fichas nesse país? Impossível. Desisti de vez e passo a ser um cruel algoz disso tudo que está aí estabelecido e firmado como legal. Mandei tudo as favas.

Nenhum comentário: