quinta-feira, 29 de setembro de 2016

COMENDO PELAS BEIRADAS (26)


É NESSAS HORAS QUE VOCÊ PERCEBE DE QUE LADO ESTÁ O POLÍTICO

Hoje ocorreu em Bauru uma grandiosa manifestação estudantil secundarista contra as reformas do ensino público. Os estudantes vindos das mais variadas escolas do município ocuparam primeiro a rua, depois a parte externa e, por fim, todo a parte interna da Delegacia Regional de Ensino de Bauru. Numa ação orquestrada e muito bem construída, souberam fazer tudo sem chamar muito a atenção e nem possibilitar a desconstrução do ato. Quando a direção regional de Educação se deu conta os secundaristas já estavam dentro do prédio, localizado nos altos da vila Falcão, rua Campos Salles, próxima da ITE. A chegada deles todos, registrada por muitas fotos e vídeos se deu de uma forma absoluta, chegando de todos os lados e maneiras, vindo em grupos, em sua maioria a pé e lotando o local. Pouco importa mensurar a quantidade de estudantes ali presentes, pois o que vale mesmo é mensurar a importância deles se reunirem e organizadamente buscarem melhorias no ensino e no lugar certo.

As reivindicações são as mais simples e todas recaem sobre as modificações propostas pelo atual governo estadual, comandando por um senhor que já provou estar pronto, preparado para ir pouco a pouco promovendo a retaliação, reestruturação com malefícios a olhos vistos para todo o ensino. Alckmin, um dos comandantes de um tal de Estado Mínimo, quer se ver livre das obrigações do Estado ainda tendo obrigatoriedades com o ensino e daí, pouco a pouco vai impondo leis em detrimento da Educação num todo. E agora, justamente às vésperas de uma eleição para prefeito e vereadores, ótimo momento para se observar quem são os políticos que estiveram nessa manhã ao lado das manifestações e pelos que não estiveram, um algo mais do posicionamento desses.

Pergunto para vários participantes quem lá esteve e a resposta foi: os candidato a prefeito e vice pelo PCO, Osmar e Aílton, além do atual vereador Roque Ferreira, concorrendo à reeleição pelo PSOL e mais a também candidata pelo PSOL, a Tetê. Ninguém mais dentre toda a gana de candidatos. Por que? Alguns podem até alegar desconhecimento prévio do ato, mas isso não cola. Dos quatro grandões, os que estão na ponta das tais pesquisas divulgadas, nenhum deu o ar da graça e o motivo é muito simples; todos querem estar de bem com o governador, para eles mais importante do que se posicionarem ao lado das reivindicações dos estudantes. Disso tudo a conclusão é muito simples é óbvia: Nenhum dos que despontam como prováveis prefeitos comprarão briga a favor dos estudantes. E se não o fazem a favor desses, também não o farão em muitas outras contendas onde tenhamos algo do Governo estadual ou do atual Federal golpista em jogo. Isso tem nome e sobrenome: Medo e Cagaço.

Esses citados aqui foram os mesmos que ontem estiveram na manifestação na Prefeitura quando outro grupo organizado exigia terra para morar. Hoje a noite outra manifestação, essa contra os desmandos das TV Globo, lá diante da TV TEM, Jardim Bela Vista. Hoje é dia de debate lá naquela emissora e os quatro lá estarão, nenhum do lado de fora gritando slogans contra a bestialidade jornalística hoje produzida por essa emissora, mas todos tecendo loas a “correta condução democrática” da TV Globo em tudo que faz. Estamos mal de candidatos e, em quem você vai votar mesmo no próximo domingo? Pense bem, se fogem de estar junto das reivindicações populares, o que farão por esses?


OBS.: Todas as fotos ilustrativas foram gileteadas de variados fotógrafos que participaram do Ato de protesto.

Nenhum comentário: