domingo, 1 de abril de 2018

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (54)


ANJ RI NA CARA DE TODOS NÓS - ESTÃO DE BRINCADEIRA, NÉ!!!
Esse anúncio de página dupla saiu ontem publicado no úncio jornal da aldeia bauruense, o Jornal da Cidade, ocupando as de nº 4 e 5, escancarando algo que não corresponde com a verdade dos fatos. A ANJ é a Associação Nacional dos Jornais e o Jornal da Cidade é mais um dos milhares de seus anunciantes país afora e pelo visto, corroborando o que vem sendo feito por sua diretoria. O dia em que sai publicado e mais do que emblemático, dia 31/3, véspera do dia da mentira, no caso hoje e também justamente no aniversário de mais uma data redonda do nefasto golpe militar de 1964, Tudo isso junto e misturado causa uma combustão e o pessoal da ANJ brinca com a cara dos leitores, pois até as pedras do reino mineral sabem que a credibilidade do produto jornal está despencando ladeira abaixo, aliás, de toda mídia tradicional. Os motivos são mais do que evidentes e não podem mais ser escondidos, jogados para debaixo do tapete ou simplesmente peneirados. A peneira está mais do que furada, com um rombo sem conserto.

O descaramento do anúncio apregoa em letras garrafais, "Verdade seja dita:A mentira não merece nem mais um dia", tecem loas para algo que não mais praticam e encerram o anúncio com uma frase de efeito, "A mentira merece um basta". O que mais temos visto de mentiras nos últimos tempos surge diariamente na mesa dos leitores via jornais tradicionais e todos eles filiados dessa tal de ANJ. Perguntem a qualquer um dos senhores que hoje representam a tal da entidade qual o tipo de relação mantida com o atual governo do estado de SP, comandado pelo sr Geraldo "Santo" Alckmin e verão a desconversa fluir maravilhosamente na sala. Existe um acordo tácito dos jornais paulistas em se fingir de morto quando o assunto é alguma denúncia contra os desmandos dos tucanos nas hostes governamentais. O mesmo já não acontece quando do assunto é atacar algo advindo do principal partido em oposição a esses, o tão atacado PT. Para um o céu, para outo o inferno, eis como agem os senhores engravatados da ANJ. Não existe meio termo. Para um vasculham e infringem até os manuais do bom jornalismo e para outro, atuam como avestruzes, pouco fazem e permanecem com a cabeça escondida num buraco. E depois reclamam que o negócio do jornal está em baixa. O que fizeram com a informação e dando vazão a tantos fake news gerou isso tudo, essa perdição.

A publicidade deles deveria sair no dia de hoje nos jornais, mas hoje é 1° de Abril e daí seria inevitável as comparações e o descrédito absoluto. Que o anúncio não é sério, nenhuma novidade, mas se sai publicado trata-se de mais uma forma de gozação na cara dos leitores, pois com ele na praça estão sugerindo que o leitor não sabe nem mais identificar o que seja uma deslavada mentira e a verdade dos fatos. O jornal de antes, com uma redação isenta, recheada de opiniões divergentes, jornalistas podendo atuar sem freios e esses podendo explanar sua opinião é coisa do passado. Hoje impera somente a publicação do que interessa ao dono do negócio e mesmo que isso contrarie a verdade dos fatos, sai publicado. Notem em todos os jornais como nomes de gente graúda não sai publicado, na maioria das vezes com a desculpa de estar acobertado por segredo de Justiça. Porém, quando a manchete envolve probretões seus nomes saem em letras garrafais, com foto e tudo. O mesmo ocorre hoje quando existe uma denúncia sobre, por exemplo, o ex-presidente Lula. Contra ele tudo é permitido, meras suposições e suspeitas geraram manchetes esse temp otodo, imensidade de fake-news e mesmo quando desconfirmadas, o desmentido quando ocorre é pífio. Os donos da verdade mentem descaradamente para todos.

Muito declarado algo em voga hoje na dita imprensa brasileira e não só privilégio da dela, no caso representada em alguns dos seus segmentos por essa ANJ. Todas as demais entidades de classe da imprensa nativa patronal estão comprometidas com o golpe. Algumas delas, com renomados colunistas continuam chamando o que ocorreu em 1964 de revolução e no inquestionável golpe de 2016, o que sacou de forma irregular Dilma Rousseff do comando do país, mesmo com muitos historiadores já escancarando que o ocorrido é uma nova forma de golpe, nenhum deles denomina até a presente data como de fato deve ser tratado o atual momento brasileiro. O motivo é simples, os jornais, ou a mídia num todo faz parte do golpe, faz parte da mentira sendo encenada e o anúncio agora publicado é mais uma peça mentirosa, nessa tentativa escancarada de enganar o leitor. Diante de tanta água já passada por debaixo dessa ponte só se deixa enganar quem quer, pois não estamos mais diante de ninguém totalmente bobo. Existe também uma conivência entre o leitor e a atual mídia, aquele que sabe estar sendo enganado, mas como é exatamente isso o que deseja ler, sente-se satisfeito. Mas a verdade dos fatos é bem outra.

Nenhum comentário: