segunda-feira, 16 de abril de 2018

RETRATOS DE BAURU (212)


APARECIDA, VIÚVA, FAZ DE SUA VIDA LUTA POR UM PEDAÇO DE CHÃO SÓ SEU

Diante de tudo o que acontece no país hoje, escancaro cada vez mais minha profunda decepção com uns tais de verde-amarelo nas ruas, daqui de Bauru e país afora. A cada nova movimentação destes a mais absoluta certeza de não estarem nas ruas contra a corrupção, mas todos em sua imensa maioria tucanos e a defender os privilégios destes em nos sacanear profundamente. Com a repulsa elevada a picos inenarráveis, me coloco a serviço de resgatar histórias de quem está na lida, quem vive no seio popular e merece ter suas histórias contadas, passadas adiante, resgatadas e imortalizadas. Essa aqui uma brava guerreira desta terra branca.

APARECIDA BENEDITA INÁCIO DE MORAIS, 51 anos, viúva há pouco mais de seis meses, vive hoje da pensão deixada pelo marido e decidiu transformar sua vida numa batalha pela questão da terra, um pedaço de chão para chamar de seu pro resto da vida. Há exatos ano e oito meses está acampada no Assentamento Nova Cannã, perto da rodovia Bauru-Jaú. Nasceu em Domélia, viveu a infância em Agudos, algum tempo em Pederneiras e escolheu Bauru como ponto de chegada, de ancorar seu barco definitivamente. “Finquei a bandeira aqui e aqui quero ficar, junto da família MSLT. Não tem jeito de abandonar o movimento, nem o Márcio, seu coordenador, somos mais que uma família”, diz. Com cinco filhos, dois morando também no acampamento, ela hoje reside sozinha e não quer saber de outra vida. “Sou feliz pelo espaço conquistado, gosto demais do lugar. Tudo o que planto nasce. Já comi plantado por mim pimentão, melancia, batata doce, mandioca, quiabo, berinjela e tomate. Se sair dali vou pra onde? Casa de filho não tem jeito, cada um tem que ter a sua vida e eu tenho a minha aqui, lutando ao lado de gente como eu para ter um pedaço de terra. Escolhi ficar e lutar, pois tenho fé que ali vai ser o meu cantinho”, conclui. Aparecida é também coordenadora de um grupo no assentamento (a cada vinte pessoas uma coordena esse grupo) e tem seu dia tomado na luta constante por dias melhores, com suas plantações e cuidar de sua morada, além é claro, de sair pras manifestações em prol da moradia e ontem, feliz da vida, num em defesa da libertação do ex-presidente Lula. Seu sorriso envolta na bandeira do MSLT diz tudo, esbanja alegria e felicidade no que faz.


LIBERDADE DE LULA EXIGIDA NAS RUAS DE BAURU
Foi ontem, das 15 às 19h, na praça Rui Barbosa, centro de Bauru SP, um ato convocado pelo Núcleo de Base DNA Petista e o Movimento Hip Hop, mais a Casa de Capoeira e todos gritando em alto e bom som: LULA LIVRE. Povo nas ruas e reunidos em locais diferentes a cada semana. O começo foi na praça central da cidade e a movimentação deve se espalhar pelos bairros, semana após semana, inflando a movimentação dos que clamam pela liberdade de Lula e pela normalização do país, hoje judicializado com ações fora da Constiruição. Se na Zona Sul, quem sai às ruas são os batedores de panela, uns que não clamam contra o fim da corrupção, mas a continuidade dos privilégios para os seus, o povão mais simples, a periferia está querendo mostrar a que veio. Veja quem está a defender um país mais justo e sem a perpetuação das desigualdades, latente hoje com o governo do ilegítimo e golpista Michel Temer & sua thurma.

A luta está só começando. Num domingo à tarde, mais de duzentas pessoas sairam de suas casas e foram gritar e deixar bem claro que este país está mais do que avariado e necessitando de voltar a ser soberano. Com os golpistas e seus sórdidos interesses prevalescendo só pioraremos. Resistir é mais do preciso. Nas ruas, demonstrando força e unidade.

Nenhum comentário: