quinta-feira, 8 de abril de 2021

BAURU POR AÍ (188)


CADÊ OS A DEFENDER A CIÊNCIA? PRECISAM VIR A PÚBLICO DESANCAR COM A BESTIALIDADE EM CURSO, MAS CADÊ???
Nós temos em Bauru muitos cientistas, gente da área da Saúde, na Unesp, na USP ou mesmo isolados em seus trabalhos, pessoas muito boas, que eu gosto muito, agora me espanta a omissão, talvez até a covardia, porque não vejo ninguém levantando a voz aqui em Bauru, indo pra briga mesmo, igual o Miguel Nicolelis faz, a Natalia Pasternak e outros em nível nacional. Cadê esse pessoal de Bauru? Esses precisariam estar falando em alto som contra esses absurdos ocorrendo na cidade, mas estão quietos. Cadê os professores da área de Saúde. Um cara muito bem conceituado e inteligente no meio acadêmico e científico, o professor Alberto Consolaro. Eu leio a coluna dele nos finais de semana no JC. São boas colunas, mas quando o professor Consolaro vai fazer uma coluna atacando esses que indicam e sugerem estudos e medicamentos imprestáveis para a covid e contra esses defendendo a flexibilização neste momento de horror? Se me lembro ele já fez, lembro de uma crítica do tratamento precoce, coluna boa, mas precisava ser mais incisivo, todo final de semana bater em cima disso. Ele é um cara da área que tem espaço na mídia tradicional bauruense. Não vejo nenhum desse pessoal da área acadêmica da Saúde em Bauru se utilizando das suas redes pra descer a lenha na insanidade reinante. Está faltando isso em Bauru, cadê as pessoas da área, os que poderiam estar nos mostrando caminhos, apontando soluções sérias, ao contrário dessa loucura reinante? O momento não é de omissão e de se aquietar, pois a calamidade bate à nossa porta a cada novo dia e as possibilidades de nos contagiarmos é cada vez maior. Por que se omitem? Por que não falam? Por que não enfrentam estes doido varridos só falando e fazendo besteira? Temos muitos lúcidos, sabedores de fato do que está em curso, mas preferem continuar quietos e sem colocar a cara à tapa. Estes precisam engrossar o coro dos descontentes, dos que realmente tem algo pra dizer. Queria saber o que preciso fazer para cutucá-los e assim, eles se manifestarem, pois necessitamos muito de vozes dissonantes neste momento. Basta de ser teleguiado pelos que nada sabem e se arvoram de sabichões.

A REALIDADE DAS RUAS, A PROPAGANDA DA PREFEITA E PESQUISA DOURANDO A PÍLULA
“Agora no Mary Dota, não tem quem atenda e o rapaz está com febre tosse e falta de ar . Todo dia tem reclamacao de upas lotadas em Bauru . Isso me cheira a querer reabertura da cidade na reclassificação de sexta. Só isso. (...) Minha amiga passou pelo médico de lá semana passada e foi confirmado positivo. Com tanta demora no atendimento meu cunhado precisou pedir socorro no hospital particular e deu positivo. Está entubado no Estatual com os dois pulmões comprometidos. (...) O mais insano na foto é a viatura de urgência e emergência estacionada... Ninguém pode levar essa pessoa para o “mini hospital” de campanha? A maioria dos profissionais da saúde que conheço não permitiria essa cena. Algo está acontecendo!”, Maria de Camargo Barbosa, quinta, parte da tarde, indignada com algo em curso, ainda sem entendimento pela população – pelo menos os mais atentos -, pois no órgão mais representativo da mídia hegemônica da cidade, o Jornal da Cidade, edição de hoje duas matérias para coçar a cabeça e ficar sem entender mais nada.

“Nossa prefeita repostou essa foto, da matéria do Jornal da Cidade. Eu sinceramente queria saber qual foi o valor pago pra ser capa do Jornal? Enquanto o Brasil/estado inteiro (menos o seu fã clube) critica sua postura na pandemia. Despreparada politicamente humana porém inteligente e articulada. Os números só aumentam, taxas absurdas de internação e mortes...mentirosos, canalhas!”, posta Camila Valderramas e logo a seguir a enxurrada dos não entendendo como pode o JC dar a manchete: “UPAs ficam sem doentes de Covid-19 em Bauru” e na sequência, quase automática, a novíssima (sic) prefeita printa a capa e espalha com algo bem de sua lavra: “Deus é bom o tempo todo. Parabéns a todos os envolvidos”.
Gente como Maria do Carmo Barbosa e Camila Valderramas, conhecedoras do que de fato ocorre nas UPAs e hospitais de Bauru, sabem que neste caso “tem gato na tuba”. No mesmo post Cristiane Cortez desabafa: “Está sem contaminados nas upas, aonde enfiaram os doentes? (...) Ela e esse jornal estão querendo tapar o sol com a peneira, tem que vir uma auditoria estadual aqui, a ONU, sei lá, só pedimos SOCORRO”. Outra, lendo o que saiu publicado, Tathi Saqueto completa: “Infelizmente muitos estão morrendo no “mini hospital”... acho que 53 já morreram esperando leito de UTI pra covid”. Erika Alessandra Gatti segue na mesma linha: “Vc acha sinceramente que está matéria tem procedência???? Onde estão os pacientes??? Deram fim???? Não duvido! Segunda feira tem reclassificação e todos sabemos dos artifícios usados pela Sra prefeita (vulgo lady blog ). Sabemos que o boletim epidemiológico da Cidade não condiz com a realidade de Bauru. Esse boletim é uma mentira. Mas para os puxa sacos de plantão e analfabetos políticos essa Sra está fazendo o melhor. Pra quem???? Onde????? Eu mesma já pedi várias vezes a correção deste boletim. Inclusive com a ajuda de um vereador que recebeu uma resposta rasa e fútil Apresentei dados, provas....e nada foi feito. Mas o pior cego é aquele que não quer ver . Neh! Vamos esperar até segunda feira.Ah! Detalhe não esperem por atualizações do boletim e dados. Isso só acontecerá na terça ou quarta feira”.

O descrédito anda rondando as informações nestas plagas. Jane dos Santos Lisboa, participa da conversa e dá mais uma informação sobre o tema: “Estou com sequelas não sinto mais fome, esqueço das coisas e essa semana já levei três tombos dentro de casa, um eu caí no banho e bati com as costas. Estive ontem no UPA estava tão lotado não tinha onde sentar, eu com dor nas costas não aguentava ficar em pé e voltei pra casa, estou tomando ibuprofeno e repouso”. Renato Leonel participa da conversa e conclui: “Os doentes morreram! Por isso não estão procurando o hospital!”.
Num outro post Erika Alessandra Gatti recoloca o tema em discussão, abrindo outra janela de discussão: “Upa do mary dota agora. Rapaz passando mal e não aparece uma viva alma para socorrer. Suéllen, são seus funcionários? E aí?????”. Priscila Corrales comenta: “Sinceramente essa mulher já passou dos limites, sabemos bem que a situação de Bauru é outra”. Flavio e Debora Bevilaqua: “Infelizmente estamos vendo a realidade que manchetes de jornais insistem em esconder!”. Outro revoltado é Marcos Rett: “Upa mary dota lixo fui lá outro dia pra ser atendido tinha funcionários conversando sobre churrasco isso e aquilo e nada de atender ai fui tomar uma vacina antitetanica fiquei meia hora pra esperar eles dar vacina e fazer minha carteira da vacina pois a conversa deles era melhor. Ai vem a faxineira, senão me engano e pede pra enfermeira fazer um deposito pra ela na conta eu peguei ar e disse vcs estao de brincadeira aqui só pode, ai me liberaram upa lixo do caralho só ficam lá enchendo linguiça”.

Ou seja, a revolta que se vê nas ruas, nos locais de atendimento e nas redes sociais não bate com outra publicação de hoje do mesmo Jornal da Cidade, uma estranha Pesquisa JC/Ágili, dando 59% de aprovação para os primeiros 100 dias de governo Suéllen. Num item a confiança na prefeita está em 79%. Por outro lado, na mesma pesquisa, avaliações baixas para os vereadores bauruenses, o governador Dória e para o presidente Bolsonaro, mas estranhamente altíssima para a prefeita, exatamente num momento quando pipocam problemas e mais problemas pela cidade. Pelo visto a consulta popular feita pela Ágili, de Londrina PR, foi feita à distância. Diria mais, muito a distância. Para quem circula pelos postos de atendimento da cidade, o entendimento de como se dá o trabalho da administração Suéllen é bem outra. Essas são as tais das coisas que ninguém entende como se dão, mas que se dão, disso não temos a menor dúvida, tanto que está na capa do jornal. Acredita quem quiser?

BAURU E ARARAQUARA - NAS COMPARAÇÕES, O BAURUENSE CHORA
01.) UMA CIDADE SE CUIDOU, ARARAQUARA E A OUTRA CONTINUA SE DESCUIDANDO, BAURU - ADIVINHA QUAL ESTÁ SE SAFANDO DA PANDEMIA? - Link de matéria da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56640000?fbclid=IwAR0S1Cjkgs-QemzhWxkcz-M8tMJO60FOQab8NHnuxL5PrrZvS1ig9l25TJw

02.) EU TENHO CADA DIA MAIS VERGONHA DOS ADMINISTRADORES DA CIDADE ONDE NASCI E MORO, BAURU - Print de matéria da Folha de SP:


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa empresa já é conhecida nos meios forenses -PR, MT, GO, PA, um dos sócios JCU é réu na ação civil pública para ressarcimento de danos ao erário com pedido liminar de indisponibilidade de bens proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO e, objetivando compelir os réus a promover reparação dos prejuízos causados ao erário, decorrentes de suposta gestão irregular de verbas pertencentes aos cofres municipais, requerendo, em sede de liminar, a indisponibilidade dos bens dos requeridos. no Inquérito Civil Público n. 02/2010, contrato de prestação de serviço n. 001-A/2005 – Prefeitura Municipal de Colniza, contrato de prestação de serviço n. 10/2005 – Prefeitura Municipal de Colniza, ofício n. 3.495/2007/TCE-MT/PRESAGI, processo n. 1860-0/2006 – TCE-MT e demais documentos acostados à inicial, por demonstrarem que os valores empenhados ultrapassaram o valor estipulado em contrato , ante a gravidade do ato e havendo fortes indícios de irregularidade, sendo a indisponibilidade dos bens meio de se garantir o ressarcimento ao patrimônio público, em caso de eventual condenação, porquanto a prática do ato improbo, ainda que prescrito, ofende não somente ao erário, mas a sociedade, vez que os atos dessa natureza atentam contra os princípios norteadores da administração pública, a quem a sociedade deposita crédito para direcionamento de seus interesses. (esse é um dos casos)
adv. Maria Cristina Zanin