domingo, 11 de julho de 2021

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (93)


ALGUMA ESCREVINHAÇÃO, MESMO QUE TARDIA DA VITÓRIA ARGENTINA NA NOITE DE ONTEM

A empolgação do torcedor brasileiro com a seleção canarinho, infelizmente é coisa do passado. Torcer pelo Brasil hoje, no meu caso, passa em primeiro lugar por defenestrar do poder o ex-capitão e toda a corja que o acompanha. Não existe um só ali a defender o Brasil, todos vendilhões do templo. Usam o país para se enriquecer e fazer negócios, melhor, negociatas. E se utilizam também do futebol para este fim. Usam tudo o que encontrarem pela frente. Vendem de vacina até a própria mãe. Eu sempre gostei do argentino, ainda mais quando passei a ir lá anualmente, coisa de uns nove anos atrás. Virou paixão e como, por aqui, a coisa foi só degringolando, culminou é claro, com o jogo de ontem e eu, mais milhões de brasileiros, não deixando de gostar do Brasil, mas torcendo pela seleção oponente à nossa. Inevitável. Gente com a perversidade desse boçal ainda presidente nos levou a isso. Ainda mais pela sua declaração de que, o time de Neymar ganharia de 5 x 0 dos hermanos. Não existe muito mais a ser dito sobre isso nesta manhã dominical. Assisti ao jogo, comecei pelo SBT, mas não deu mais, pulei para a ESPN e depois, abaixei o som e fui ouvir pela rádio Nacional argentina, na voz de um locutor que ouço todas as manhãs, Victor Hugo Morales. Agora, passado o negócio do jogo, me volto para a recuperação do país, a derrubada deste pessoal golpista no poder, a retomada deste país enquanto nação soberana, justa e sem esse ufanismo conservador e eivado de ódio. Vencendo essa etapa, evidente que, o brasileiro voltará a torcer desbragadamente pela sua seleção, mas com a perversidade em curso, impossível.

QUEM IRONIZA OS ARGENTINOS É POR ELES IRONIZADO
O indefectível ainda presidente que temos lá no Palácio Central, pouco antes da contenda final da Copa América, num daqueles seus constantes rompantes de imbecilidade explícita, veio a público e declarou que, o Brasil dele, o neofascista e mais que conservador, capitaneado pelo seu capitão, o intrépido Neymar, golearia o escrete inimigo (sim, para ele, a Argentina de hoje é inimiga mortal de sua linha de pensamento e ação) por 5 x 0. Deu no que deu. Na tira diária de hoje no melhor jornal impresso do nosso mundo, o argentino Página 12, Miguel Rep, dá o devido troco, na jugular ou, como queiram, abaixo da linha da cintura, devolvendo na mesma moeda e diante dos fatos, o que faço? Dou risada, concordo e até aplaudo. Viva Rep! Viva os sensatos que sabem esperar e quando devolvem o soco, o fazem de forma certeira e em forma de nocaute. O Brasil, enfim, está nocauteado pela imbecilidade de gente como os milicianos hoje nos governando.

GENTE COMO MACRI E BOLSONARO INCENTIVAM E PRODUZEM ALGO COMO REEDIÇÃO DO PLANO CONDOR II PELA AMÉRICA
Um dos assuntos mais discutidos semana passada e neste que entra pela Argentina é a ajuda que o então desGoverno neoliberal predatório de Maurício Macri, então presidente argentino deu para que os bolivianos golpistas assumissem o poder, defenestrassem com Evo Morales, matassem e perseguissem adversários, implantando uma ditadura ao velho estilo latino-americano naquele país. O povo de lá reagiu (ufa!) e colocou pra correr os golpistas, também incriminando-os com cana dura e hoje, descobrem que para a concretização daquele fatídico golpe, a ajuda de forças de fora foi primordial. Uma delas a de Macri, fornecendo material bélico e mesmo grana para viabilizar o retrocesso. Diante de tudo o que está sendo investigado e virá à tona, o algo mais que me interessa: qual o participação do desGoverno do ex-capitão no episódio? Os filhos do capiroto, boquirrotos como sempre, dizem aos borbotões que fazem e acontecem. Teriam eles também feito algo além das palavras? São todos, desde Macri até esses perversos milicianos que nos comandam, mais que criminosos e precisam ser contidos. O povo boliviano, bravo, guerreiro e altaneiro soube resistir e dar a volta por cima, restando ao brasileiro fazer o mesmo. Golpistas de ultra-direita, tenham isso sempre em mente, fazem de tudo e mais um pouco para atingir seus objetivos. O golpe que Bozo quer aplicar nos nosso costados, tornando-se um super-mandatário, com ilimitados poderes tem disso tudo e muito mais. O Brasil que permaneça em estado de alerta e pronto para reagir.

TENTAM TRANSFORMAR CUBA NUM NOVO HAITI - DEIXAREMOS? DEIXARÃO?
Cuba tem mil problemas, mas a experiência ainda em curso é algo surreal para o resto do mundo, pois ali se tenta algo de difícil execução, uma vida simples, honesta, pobre, mas de cabeça erguida, tendo de tudo um pouco, desde alimentação, saúde, educação, cultura, transportes, ciência, sem custos para a população. No frigir dos ovos, dentro da simplicidade possível, uma vida sem sobressaltos, sem "lixo, nem luxo", algo impensável para os próceres do capitalismo, que fizeram de tudo para por fim a experiência ali empreendida, pois isso pode servir de incentivo para que os povos oprimidos dentro do atual estágio capitalismo se levantem e busquem o mesmo, uma libertação, dentro da pobreza, mas com todos altivos e sem passar privações. Neste momento mais uma investida. Pipocam pela ilha algumas manifestações de insatisfação, ou seja, querem mudanças. Sim, que elas venham, mas sem alterar o rumo do que lá está em curso, pois quando isso ocorrer, será o fim do sonho e o país que hoje já padece, fenecerá a olhos vistos. Cuba deixará ser uma nação altiva, soberana e propositiva se não houver uma reação imediata dos ainda sensatos, mostrando o quanto algo ao contrário trará de desgraça e só aumentará a pobreza. Que Cuba se reinvente, mas sem mudar o modal para a excrecência capitalista predatória, que todos sabemos, torna o ser humano massa de manobra de uma tal lei de mercado, onde o escraviza da forma mais vil. Torço por Cuba e cá do meu canto, me proponho a algo mais além da mera solidariedade, enfim, mesmo alquebrado pelo tempo - eu, não Cubam, viu! -, por causas assim reúno forças e me ponho em pé.
OBS.: Ando cada dia mais com uma vontade tresloucada de voltar pra ilha e agora neste momento, de defendê-la com unhas e dentes.

Nenhum comentário: