sábado, 17 de julho de 2021

SEXTA, 16/JULHO/2021 - CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (172)


PEGAR NO PÉ DOS QUE ATUAM INTERLIGADOS AO ERÁRIO PÚBLICO – DEPUTADOS, VEREADORES E NEOPENTECOSTAIS IMPOLUTOS ATÉ A PÁGINA DOIS
Este mafuento HPA insiste em cobrar do Judiciário e do MP – Ministério Público bauruense para que, não se apresentem prostrados, ausentes, indiferentes às atuações de autoridades diversas, do Legislativo, Executivo, além de eclesiásticas, muitas promovendo ações interligadas com o poder público na esbulhada Sem Limites. Tudo não é suspeito até a página dois e tudo também possui boa intenção, mas não custa averiguar.

Para levantar o indignado ânimo desse mafuento-mor, recupero notícia do Tribuna do Norte de junho, onde o Gaeco-MP-Eleitoral do RN caiu pesado nas atividades criminosas de um pessoal bolsonarista de Parnamirim, botando bandidos em cana, vereadores, inclusive, além de três "pastores": Pastor Alex, Pastor Sandoval e Pastor Danilo, todos com iniciativas idênticas às que seus clones espalhados país afora mandam ver por aí. Inciativas muito idênticas pipocam neste momento país afora e quando não freadas a contento, se multiplicam como praga, pois é utilizada como exemplo de algo que dando certo num lugar, daí, o lesa erário público ocorre sem pestanejar. Enfim, “se deu certo lá, por que não daria em outras paragens?”. Eis o link da matéria do jornal nordestino: http://www.tribunadonorte.com.br/.../vereadores-de.../513393

Ou seja. Se o MP não entra com tudo, a participação neopentecostalista avança por todos os modos e meios. Não generalizo, mas ressalto algo bem nítido. Exemplo gritante disso tudo está estampado na capa da próxima edição da melhor revista semanal do nosso tempo, Carta Capital, chegando às bancas amanhã, com a manchete “Vacinogate – O negociador: o reverendo Amilton de Paula é o fio de um novelo que leva ao submundo bolsonarista, a unir dinheiro, evangélicos, militares e serviços secretos”. Puxando o fio dessa meada, chegaremos não só ao submundo fundamentalista internacional, com ramificações por todos os lugares. O descalabro da descoberta deste pastor se dá, em primeiro lugar, em como alguém totalmente alheio a este tipo de negociação, um pastor, líder de um grupo religioso, pode negociar vacinas em nome de um país. Ou seja, ali a certeza absoluta de muita coisa escusa por debaixo dos panos. Primeiro eram contra a vacina, propagadores do inútil kit prevenção – aqui em Bauru até fizeram aprovar algo no sentido de enaltecer o kit -, agora negociam a compra das mesmas. Que bela mudança, hem!

No caso da denúncia ora citada, a de Parnamirim, o que salta aos olhos é o “atuavam diretamente na busca de fontes de recurso para entidades, convencendo vereadores a destinarem emendas parlamentares à Associação, a fim de transferir valores das subvenções sociais e efetuar ajudas de custo, com finalidade de desviar recursos públicos para finalidade eleitoral”. Isso me fez lembrar de texto lido recentemente no bravo semanário DEBATE de Santa Cruz do Rio Pardo, com denúncia muito parecida, feita contra o deputado federal, oriundo daquela região e hoje residindo em Bauru, o indefectível capitão Augusto, que está sendo denunciado por incidir valores de emenda parlamentar de sua autoria e alçada para jornal onde sua esposa era uma das sócias majoritárias. Eis o link da matéria do Debate: https://www.debatenews.com.br/.../deputado-augusto-pode..., cujo título nos remete a tudo isso que escrevo neste exato momento: “Deputado Augusto pode ter bancado sua própria empresa com cota parlamentar – Justiça reconheceu participação do deputado em empresas através de laranjas”. Atuar em benefício próprio deve ser mesmo uma belezura!

Meu finado pai me dizia sempre e faço questão de repetir ad eternum, “meu filho, cuidado com os moralistas, pois destes, nada se salva”. Hoje tenho a mais absoluta certeza de que, todos que se apresentam com este discurso, num breve vasculhar, muita sujeira não só por debaixo, como por todos os lugares do tapete e debaixo de tudo. Desmascarar “santos do pau oco”, como vejo muitos hoje se arvorando como salvadores da pátria, eis um mote de atuação para toda uma vida. Daí, por mais que possa existir boas intenções, ações como a de tornar possível entidade evangélica cuidando de Unidade de Saúde, sendo ela praticamente quem vai gerir tudo, sem prestar minimamente contas do arrecadado é algo mais do que perigoso, pernicioso e fora de qualquer padrão da normalidade. Quando vejo igrejas arrecadando dinheiro para reformar prédios públicos, me arrepio da cabeça aos pés e de cara, sem tirar nem pôr, me lembro deste pastor Amilton, amigo de Bolsonaro, do que aconteceu em Parnamirim ou mesmo com o jornal ourinhense e vejo que o Judiciário e o Ministério Público precisam estar mais do que atentos.

TOC TOC TOC – SÓ CONTANDO OS DIAS...
Na capa do Jornal da Cidade, nosso único e último jornal impresso, algo como manchete: “Juiz federal dá 7 dias para União implantar hospital de campanha – Decisão desde quinta feira atende a uma Ação Popular de Borgo e Meira e tem caráter liminar com tutela antecipada”. Já escrevi sobre isso aqui dois dias atrás e volto ao assunto para dizer e reforçar da necessidade de mais vagas, não num Hospital de Campanha, quando mais num do Exército, provisório e temporário, mas com ampliação da rede hospitalar existente, dando-lhe mais recursos e condições. Se arrefecem as internações pela causa da Covid, elas continuam altíssimas por outros quesitos. Filas e mais filas. Como havia escrito, reforço e daí dou risada da ação dos vereadores, pois neste momento estão numa encruzilhada. Ambos bolsonaristas – Borgo muito mais -, devem estar se remoendo da decisão judicial impor para que a UNIÃO abra o tal hospital, ou seja, vindo do Governo Federal, gente ligado à Bolsonaro, praticamente impossível. Fosse Estadual, vindo do governador Dória, fariam barulho incomensurável, bateriam panelas, agitariam a cidade, já teria até movimento nas ruas, o indefectível SinComércio do Zeca Diabo local já estaria a postos para execrar o mandatário, mas sendo algo proveniente de ação lá do ex-capitão, se seguram nas calças, dizem algo, mas não tudo. Eu cá do meu canto, começo a contar nos dedos se a UNIÃO, portanto, gente ligada ao capiroto irá cumprir o determinado pela Justiça Federal. Contem comigo, hoje é sexta e sete dias, quinta que vem, no máximo sexta que vem, dia 23/07. Dia fatídico para encalacrarem BOLSONARO. Veremos...

COMO SE DÁ O EMPURRAR COM A BARRIGA...
Quem é da área cultural em Bauru sabe como se deu as relações do poder municipal com os reparos necessários com o fatídico ar condicionado do Teatro Municipal. Foram intermináveis vai-e-vens ao longo dos anos e de reparos em reparos chegamos ao momento atual, onde ele novamente dá sinais de ter chegado ao limite dos arranjos. Com a paradeira obrigatória provocada pela pandemia, todos por lá sabem muito bem dos sinais dados e que não vai aguentar mais o tranco - quando voltar a ocorrer. Como a inércia é a ação atual, pelo menos por enquanto, ninguém fala mais do assunto. Este porém, o momento atual para a realização de algo definitivo, porém, como se sabe, da atual administração só desvio de recursos, como se com a pandemia tudo o mais não existisse. Quando tudo reabrir, como nada foi feito, tudo vai continuar sem funcionamento e o teatro só abrindo as portas a contento quando em temperaturas mais baixas como a deste período do ano. No verão, impensável. Adianta pressionar o pessoal da Cultura Municipal? Pelo que já se viu, deste mato não sairá coelho, mas ao menos fica registrado que, algo poderia e deveria estar sendo feito. Quando houver a grita geral lá na frente, lembrem-se de que, nem ido atrás para ver o que podia ser feito, ocorreu. O clima geral hoje lá pelos lados da Cultura municipal é o de empurrar tudo literalmente com a barriga e, pelo visto, assim será até o final deste mandato. O ar-condicionado é somente mais um dos problemas sendo postergados ad eternum. Pelo visto, gostariam que a pandemia não tivesse mais fim, daí tudo ficaria como está.

Nenhum comentário: