terça-feira, 3 de agosto de 2021

ALGO DA INTERNET (179)


ALGO DE ERRADO NA PROPAGANDA DA PREFEITURA DOS 125 ANOS
https://www.facebook.com/watch/?v=606287787423251
Eu gosto de propagandas bem feitas. Acabo de assistir a da Prefeitura Municipal de Bauru, pelos 125 anos da cidade, aniversário sem quase nada para comemorar. O pessoal da publicidade contratado pela incomPrefeita Suéllen Rosim foram espertos e capitalizarem em cima de imagens, a maioria buscada da expressão de servidores municipais. Percorreram os lugares públicos e nada falta de inaugurações e quetais, as imagens destes permeiam o vídeo. Com ou sem autorização destes, confesso, ficou bom, resultado satisfatório, mas tem algo mais e creio se faz necessário alguns comentários a respeito. A imagem noturna logo na abertura do vídeo, com uma avenida movimentada não é de Bauru, pois ali se vê túneis e isso inexistente na cidade - o único é da passagem de nível férreo lá entre o Assaí e a rodoviária. Não temos avenida com tantas pistas. Esse um ponto altamente negativo, o uso de imagens que não são da cidade e depois, ao ver a expressão de alegria dos funcionários públicos municipais, tento entender como foram obtidas as imagens e o constrangimento destes e sorrir, se mostrar felizes, mesmo não estando, pois nem sempre é salutar bater de frente com a alcaide, ainda mais quando essa se mostra fundamentalista e negacionista. O vídeo rola por aí e o assistam tentando levar isso escrito por mim em consideração. É bom, pero no mucho, enfim, Bauru não tem mesmo limites, como também apregoa a peça publicitária.

SOBRE O BLÁ-BLÁ-BLÁ DA PREFAKE...*
* Título giletado de ideia da cantante Catia Machado.

- “Só uma dica - Acho importante todos postarem esse print pra esclarecer pra quem segue a classe que isso não foi nenhum favor que a prefeita fez. Isso é a PEC que é lei municipal. E que os 200 mil não é nada perante o edital cancelado de 2019 e o inexistente de 2020. O gado seguidor dela estava elogiando a atitude dela "liberar a verba" pra cultura. Resta a nós todos disseminar a verdade”, Ronaldo Gifalli.

- “MENTIIIIIIIRAAAAAAA!!!!!!!! - Isso é da PEC Municipal da Lei de Estímulo à Cultura de Bauru! Você só está liberando isso porque é LEI! Só está fazendo isso porque é OBRIGADA! Senão, nem essa migalha nos daria! Você NUNCA nos ouviu! Você NÃO SE IMPORTA com os artistas! Você quer ACABAR com a cultura, assim como aquele a quem você serve! #salveaculturadebauru #ACulturadeBauruDorme”, Simone Scaglione.

- “Cortou 1.400.000,00 e quer liberar 200.000,00”, Mariza Basso.

- “É muito importante deixar claro e explicado que a prefeita não atendeu nenhum pedido de artista. Esse edital e esse verba ínfima de 200 mil faz parte da PEC Municipal da Lei de Estímulo a Cultura de Bauru. Ela tem OBRIGAÇÃO de liberar essa verba PQ É LEI!!!! Ano passado já passaram o rodo e não teve edital nenhum e a mesma prefeita e sua equipe jurídica acharam uma brecha no edital de 2019 pra CANCELAREM todos os projetos contemplados, deixando todos sem trabalho em 2021 em plena pandemia. Agora vem com discurso salvadora da pátria,típica de mentira bolsonarista pra enganar a seita de gado evangélico que aplaude as obrigações mínimas que ela faz. Suéllen Rosim, toma vergonha nessa cara gospel, querida! O gado rezador acredita, mas nós não! Você é uma vergonha pra cultura de Bauru. Com 200 mil da PEC (valor sem reajuste desde 2008), apenas 10 projetos serão contemplados como PJ ou 20 como PF. Ainda desses 20 projetos de PF, 30% ficam nos cofres municipais pq é imposto. PARE DE DISSEMINAR QUE VOCÊ ATENDEU NOSSO PEDIDO! É sua obrigação liberar esse edital porque nós, classe artística estamos sendo humilhados desde o primeiro dia de sua gestão”, Paulo Balderramas.

Este HPA: A incomPrefeita tenta demonstrar algo, após o bafafá causado pela criação do grupo SILÊNCIO, A CULTURA DORME! E do barulho que ela sabe irá acontecer daqui por diante. A sua anspeçada de luxo, lotada na direção da Secretaria de Cultura, Tatiana Sá deve ter lhe avisado que estava em curso algo diferente, florescendo das cinzas e bolaram algo ainda pior, ou seja, se aproveitam de algo já existente, maquiam e lançam como benesse para classe artística. Ou seja, se nada seria feito, nada será. Até a reforma do ar condicionado, creio seja mais um balão de ensaio. Daí, a revolta dos artistas cresce, se multiplica e ganha corpo, já com duas manifestações marcadas para os próximos dias. Na verdade, em ambas, vejo algo não só a envolver a área da Cultura, mas tudo o mais, pois nessa atual administração, nada funciona a contento. No caso específico da Cultura, Mariza Basso em uma linha disse tudo, pois com o que foi sacado da Cultura, perto de R$ 1.400 milhão, algo que foi dito como contingenciado para outras finalidades, nada especificadas e comprovadas, agora esse tapa buraco com grana já prevista é realmente o FIM DA PICADA. Ufa! Feliz, muito feliz com a revolta dos artistas locais, pois se com secretários anteriores existiam críticas, com a atual situação, mais do que comprovado, com ou sem pandemia, nada será feito e Suéllen seguindo algo prescrito por seu mentor lá de Brasília, que nada faz pela Cultura e ainda por cima, perigamos de incêndios e desaparecimento de acervos, algo como acaba de acontecer com o Currículo Lattes. Estejam todos mais do que atentos, pois o fundamentalismo nada faz e tenta engambelar a todos. De bonzinhos não possuem nada. São perversos até a medula. Vamos todos pras ruas e lutas contra os negacionistas, enganadores e como se vê, do time do fundamentalismo religioso. Se nada for feito muito em breve todas os bens públicos estarão ocupados por estes e os únicos eventos patrocinados na cidade serão os com finalidade gospel.

UM BALANÇO DE MEUS ENGANOS
Li hoje na hora de sentar no vaso e desopilar o fígado, quase meia hora sentado, texto dos mais profundos e intestino, de autoria do filósofo e sociólogo francês Edmar Morin, mais vivo que nunca, com cem anos completados e lançando livro novo, o "Lições de uma século de vida", onde além do apanhado geral dessa rica existência, traça caminhos e sugere outros para nós, os ditos pobres mortais, sempre em busca de seguir trilhas inauditas e dessas a nos embalar os sonhos. Adoro que me faça isso, ou seja, me tire da modorrenta situação de permanecer além da conta diante da TV, prostrado no sofá e inventando desculpas para não me engajar em alguma luta.

Morim é aquilo que se pode literalmente denominar de "cidadão do mundo" e num certo momento se auto-define: "Sou um francês de origem sefardita, parcialmente italiano e espanhol, amplamente mediterrâneo". Adoro esses que não possuem medo algum de se posicionar, mesmo que para isso comprem brigas com deus e o diabo. Contentar todos é sabido, meramente impossível, daí melhor dizer o que pensa e depois ir resolvendo, ou bancar o que foi dito, mas para isso, melhor ter fundamento. Ele sempre teve. Sobre a invasão do Iraque, Irã ou mesmo tudo o que os EUA fazem aqui conosco, no quintal latino-americano ele prescreveu tempos atrás: "Os EUA queria levar o mundo ocidental ao confronto para, assim, legitimar a onipotência americana de intervir em qualquer lugar e espalhar sua hegemonia".

Li outra frase e dela tento até agora extrair seu néctar: "Infelizmente, os intelectuais são máquinas de justificar". Hoje mesmo aqui em casa fui defender os palestinos que se recusaram a disputar contentas na Olímpiada do Japão contra israelense e levei pau. Li depois e fiz questão de ler em voz alta para quem me altercava: "...qualquer crítica a Israel é acusada de antissemitismo e que esse mito do velho antissemitismo europeu tem o objetivo de desviar a atenção da repressão israelense sobre o povo palestino". Mas o que gostei mesmo foi quando ele passou a discorrer, não como sábio, experiente ou sujeito que nos dá lições, mas faz UM BALANÇO DE SUA VIDA. Quando ele revisita seus cem anos de existência, fiquei em ponto de ereção e passei a pensar cá comigo, no mesmo para com os meus 61 anos de existência.

Quem aí já fez um balanço da vida vivida e foi revendo as traquinagens, tranpolinagens, pisadas de bola, atritos, recuos, amarrações, devaneios e tudo o mais? Tinha outras coisas para escrevinhar hoje, mas depois do que li, parei tudo e agora só consigo tentar decifrar esse emaranhado que foi minha vida até o presente momento. Desligo a TV, sento diante de uma folha em branco e estou tentando tirar esse algo mais do meu interior. Estou gostando, mas ainda não posso contar tudo o que estou revendo e redescobrindo de mim mesmo. Descubro que estou cheio de segredos, pequenos e grandões. Enganos então, uma loucura. Hoje endoideço. Enfim, acertei e errei paca - e devo continuar errando, mas como disse, NÃO ABAIXEI OS BRAÇOS.
OBS.: Uma dica legal para este final de dia, clicar o nome dele no google e ir lendo o que aparecer pela frente. Tenho certeza, irão gostar muito.

Nenhum comentário: