domingo, 29 de agosto de 2021

MÚSICA (201)

OS DEZ QUE DEIXARAM A DESEJAR E SE MOSTRARAM AO LADO DOS ALGOZES DO BRASIL

1. "SE AFOGA NARCISO, PELO MENOS ISSO, COMPROMISSO É COMPROMISSO"

Por dez dias seguidos, começando hoje, relembro aqui alguns dos que ouvia antes disso tudo começar e hoje, o posicionamento político destes ficou ao lado dos detratores do Brasil, daí, algo claudicou na relação e nem ouvir mais com o mesmo gosto de antes foi possível. Começo com LOBÃO, cujos alguns LPs/Cds ainda estão na minha estante, mas ouvir mesmo, muito pouco. Acabou se tornando um ícone da bestialidade dos artistas que se bandearam para o lado da perversidade e hoje, já um tanto revendo sua posição, tenta melhorar a imagem, mas a pecha de radical de direita, creio eu, nunca mais conseguirá tirar de seu currículo. Aqui o relembro num momento memorável, com SAMBA DA CAIXA PRETA, dele mesmo, do CD "Noite", do selo Universal, 1998.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=S2Zt1YkX3x4

Minha alma chora, vejo o Rio de Janeiro/ Rio do desterro, samba, funk, telecoteco e James Brown/ Vejo a anatomia de um abraço numa lápide indefesa/ Cristo Rendido, paixão, telenovela e carnaval/ Aqui o narciso é carioca, não morre afogado, mergulha, dá umjeito/ Se transforma em peixe ornamental/ E o Rio se devora e se repele numa fantasia triste/ Em ser um capacho alegre, sempre da maneira mais atual/ Esse é o samba da caixa preta/ Salve o samba, nós temos samba/ Esse é o arremedo de suíngue, balanço, funk, telecoteco?/ Esse é o aconchego indulgente das águas de março fechando overão./ Fechando o verão?/ Esse é o narciso se achando esperto por não dar bandeira deafogado/ Se afoga narciso, pelo menos isso/ Se afoga narciso, compromisso é compromisso/ Se afoga narciso, avec elegance, esperteza tem hora...

2. "MINH'ALMA DE SONHAR-TE ANDA PERDIDA"

Por dez dias publico uma lista de minha lavra dos cantantes brasileiros que antes ouvia muito mais e hoje, por terem se "endireitado", mostrando um outro lado bem mais conservador, esqueci por certo tempo na estante deste mafuento. Hoje, como segundo a ser lembrado, talvez o segundo nome da grande decepção nacional recaia sobre RAIMUNDO FAGNER. Quem não se lembra dele cantando Chico, ao lado de Mercedes Sosa ou versos revolucionários na verve. Que decepção quando se bandeou para defesa da malversação lavajatista e bolsonarista. Dele, de uma fase de inolvidável valor, eis FANATISMO, com poema da portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Ela está também no LP "Traduzir-se", 1981. Enfim, como pode alguém cantar algo assim e quando na prática fazer exatamente o contrário?

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=yYA6sBJZ7ZQ

Minh'alma de sonhar-te anda perdida/ Meus olhos andam cegos de te ver/ Não és sequer a razão do meu viver/ Pois que tu és já toda minha vida/ Não vejo nada assim enlouquecida/ Passo no mundo meu amor a ler/ No misterioso livro do teu ser/ A mesma história tantas vezes lida/ Tudo no mundo é frágil tudo passa/ Quando me dizem isto toda a graça/ Duma boca divina fala em mim/ De olhos postos em ti digo de rastros/ Podem voar mundos morrer astros/ Que tu és como um Deus princípio e fim/ Podem voar mundos morrer astros/ Que tu és como um Deus princípio e fim/ Minh'alma de sonhar-te anda perdida/ Meus olhos andam cegos de te ver/ Não é se quer a razão do meu viver/ Pois que tu és já toda minha vida/ Não vejo nada assim enlouquecida...

3. "IMAGINO O BRASIL SER DIVIDIDO E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE"

A proposta é por dez dias relembrar quem canta e encanta, mas por ter se "endireitado", discurso conservador no presente, arrefecido ânimo de continuar ouvindo hoje, mesmo o feito do passado ter sido de grande monta. Hoje o 3º e aqui escrevo de uma aniversariante, 70 anos completados dias atrás, ELBA RAMALHO, que mesmo tendo cantado tanta coisa boa, apregoou o medo contra o "comunismo" (sic) ("a covid é ação de comunistas para destruir os cristãos"), num receio incompreensível. Ela que chegou do Norte com uma mão na frente outra atrás, venceu com muito suor na Cidade Maravilhosa e hoje seu discurso é bem outro. Até tu, Brutus? Saco de minha vitrolinha e a relembro em NORDESTE INDEPENDENTE, do Braulio Tavares e Ivanildo Vila Nova. Isso está no CD "Do jeito que a gente gosta", Polygram, 1984.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=GO_Y-P_A7y4

Os politicos, os homens do poder/ Esses que deveriam resolver, se empenhar/ E resolver e solucionar os problemas/ Sérios e definitivos do nosso país/ Eles permanecem em Brasília nos gabinetes/ Quando se aproxima os anos das eleições/ Eles saem de Brasília... não é? Vão lá.../ Eles pegam um avião, vão lá no Nordeste/ Sobrevoam a região, né, se certificam/ De que a seca realmente no Nordeste/ E, entra ano, sai ano nada vem e o Sertão/ Continua ao Deus dará/ Então diante dessas circunstâncias todas/ É que o Poeta Popular já ta fazendo músicas/ Coisas engraçadas evidentemete mas é mais ou menos assim:/ Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente/Então senhoras e senhores com vocês:/ Ivanildo Vila Nova, e Trupizupe Bráulio Tavares o raio da silibrina/ Já que existe no sul esse conceito/ Que o nordeste é ruim, seco e ingrato/ Já que existe a separação de fato/ É preciso torná-la de direito/ Quando um dia qualquer isso for feito/ Todos dois vão lucrar imensamente/ Começando uma vida diferente/ De que a gente até hoje tem vivido/ Imagina o Brasil ser dividido/ E o Nordeste ficar independente...

4. "NA LIQUIDAÇÃO, A COTA DE UM CARNÊ, RESGATO EM PRESTAÇÃO O QUE É SOFRER"

Dez dias e dez cantantes brasileiros que nos encantaram, mas nestes tempos, deram pra apoiar quem são nossos algozes, momento conservador. Muitos já capitularam e percebendo a besteira cometida, estão revendo posicionamento, mas no auge do estrago contra o país, estiveram ao lado dos que nos cravavam a estaca. Hoje o 4º destes com NANA CAYMMI, dona de voz e repertório destes de babar na fronha, mas nos últimos tempos quando abre a boca, sai debaixo. A relembro aqui em PROMISSÓRIA, do César Camargo Mariano, Aldir Blanc e Marco Aurélio. Faz parte do LP "Chora Brasileira", EMI, 1985. Essa voz é divinal, mas até agora continua alinhada com o lado muito conservador destes tempos. Muito triste seus posicionamentos, ainda mais diante de tudo o que cantou uma vida inteira.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=eInGfZUELZ0

Azar do amor/ Ofertar o que não faz/ Bazar do amor/ Postais para o nunca mais/ Na liquidação/ A cota de um carnê/ Resgato em prestação/ O que é sofrer/ Caçar o amor/ É jamais correr atrás/ Guardados do amor/ Troféus para o nunca mais/ O amor é capaz de ser incapaz/ Pra ser de ocasião/ Dizer que não calar que sim/ Dizer que não, só louco/ Azar do amor/ o que não faz/ Bazar do amor/ Postais para o nunca mais/ Na liquidação/ A cota de um carnê/ Resgato em prestação/ O que é sofrer/ Caçar o amor/ É jamais correr atrás/ Guardados do amor/ Troféus para o nunca mais...

5. "JEITO BREJEIRO, RETRATO INTEIRO DA POPULAÇÃO, VIDA SEM RUMO..."

Dez dias, dez cantantes que se deixaram levar e se mostraram conservadores e perfilados ao lado do discurso e prática dos que apunhalam a nação. Hoje o 5º da série e aqui relembro de DJAVAN. Tenho muita coisa dele nas estantes do Mafuá, desde LPs a CDs. Tiveram posicionamentos, depois desmentidos, refeitos, enfim, ele encerrou a questão, mas demonstrou esperança com o desGoverno do ex-capitão, algo impossível de acontecer, como sabemos. Dele, QUANTAS VOLTAS DÁ MEU MUNDO e a encontro no CD "A Voz e o Violão", Som Livre, 1992.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=KsvpGkzYdEw

Rede de malha, jangada de vela içada no ar/ Quem não se arrisca, não joga a isca/ Atividade no mar/ Quantas voltas dá meu mundo?/ Sei lá/ Pasto na relva, madeira de selva coberta de flor/ Seja silvestre preste ou não preste/ Atrai de longe o amor/ Quantas voltas dá meu mundo?/ Sei lá/ Chega domingo, ninguém na igreja, não tem oração/ Tudo que é santo vive de encanto/ Acorde a fé irmão/ Quantas voltas dá meu mundo?/ Sei lá/ Noite de lua, viola na rua pra vida esquecer/ Canto aberto, verso incerto/ A noite o amanhecer/ Quantas voltas dá meu mundo?/ Sei lá/ Jeito brejeiro, retrato inteiro da população/ Vida sem rumo, mas em resumo/ Amor no coração...

6. "NENHUMA ESPERANÇA À VISTA, NÃO HAVERÁ MAIS CONQUISTAS"

Por dez dias, dez cantantes que se mostraram ao lado dos algozes do povo, dando um "endireitada", com posicionamentos claudicantes. Hoje venho com o sexto da série. Confesso ter levado um baque quando vi pela primeira vez IVAN LINS defendendo o ex-juiz Sergio Moro. Por tudo o que já produziu, não achava ser possível ele cair na artimanha dos que o endeusavam. Caiu, mas depois, felizmente, com o passar do tempo já deve ter voltado à normalidade, pois tudo ficou tão escancarado para o país. No seu último show na cidade, lá na Hípica, ouvi pessoalmente ele tecer loas ao juiz e me retorci na cadeira. Dele, de sua fase auspiciosa, escolhi UM FADO, dele e de seu maior parceiro, Vitor Martins. Faz parte do LP "Somos todos iguais nesta noite", EMI, 1987. A linda capa é do Mello Menezes e seu inconfundível traço.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=uGGpGf3ILaA

Nenhuma esperança à vista/ Nada virá do horizonte/ Não haverá mais conquistas/ E nem quem as conte/ Mulheres gastaram as contas/ Do terço em Salve-Rainhas/ Contando nos dedos os filhos/ Que faltam nas vinhas/ Prá enxugar tantos olhos/ Fizeram muitos moinhos/ Mas o vento foi pouco/ E os olhos do povo/ Mancharam as vestes de vinhos/Nenhuma esperança à vista/Não haverá mais conquistas/ Não, navegar não é preciso/ Viver é preciso

7. "QUANDO A GENTE GOSTA É CLARO QUE A GENTE CUIDA"

Por dez dias seguidos, relembro cantantes que achávamos ponta firmes, mas desapontaram nos últimos tempos. Hoje o 7º da lista e aqui comparece SANDRA DE SÁ, vozeirão dos mais calientes, com repertório refinado e hoje já revendo posicionamento em prol de candidatos perfilados com a detonação do país, como Crivella no Rio. Sentiu logo a seguir a pisada na bola e se disse cansada da política: "Até quando vai ficar cada um num canto gritando? Quando é que a gente vai se juntar e gritar todo mundo junto para ensurdecer esse povo que é minoria? Se cada um ficar gritando de um canto, separado, vai tombar um por vez. Mas se a gente estiver unido vai ser outra parada. Neguinho tem que se ligar no que está acontecendo. Uma pessoa que faz o que ela fazia, que abria o bico como ela abriu, não podia estar sozinha. Mesmo que ela não quisesse alguém tinha que estar dando uma cobertura. Não adianta ficar gritando cada um num canto sozinho. Mas vamos gritar sem avisar. Não pode anunciar". Canta muito e aqui a relembro com SÓZINHA, do Aroldo Alves Sobrinho e Peninha. Faz parte do CD "A lua sabe quem eu sou", WEA, 1996.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=HUlQbUHUIUY

Às vezes no silêncio da noite/ Eu fico imaginando nós dois/ Fico ali sonhando acordada, juntando/ O antes, o agora e o depois/ Por quê você me deixa tão solta?/ Por quê você não cola em mim?/ Tô me sentindo muito sozinha/ Não sou nem quero ser sua dona/ É que um carinho às vezes cai bem/ Eu tenho meus desejos e planos secretos/ Só abro pra você mais ninguém/ Por quê você me esquece e some?/ E se eu me interessar por alguém?/ E se ele de repente me ganha?/ Quando a gente gosta/ É claro que a gente cuida/ Fala que me ama/ Só que é da boca pra fora...

8. "SE A GENTA TÁ ASSIM COMENDO CAPIM É PORQUE QUER"

Dez dias e dez lembranças de artistas que pisaram na bola nestes tempos de conluio golpista, Lava Jato e Bolsonaro, apoiando o desvario. Hoje o 8º cantante e aqui relembro de ULTRAJE A RIGOR, que um dia cheguei a comprar dois LPs e só, nada mais. Assisti um show deles, décadas atrás num ginásio de esportes de Itápolis e quando vi, o líder do grupo ter se mostrado conservador, ao estilo Lobão, dei um breque e esqueci os LPs na estante. Não os peguei mais e hoje, analisando friamente, os vejo como menores diante de tudo o que tenho de inestimável valor. Escolhi deles INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE, letra do Roger. Faz parte do LP "Nós vamos invadir sua praia", WEA, 1985. Continuarão na estante juntando teias e teias de aranha, pois Roger representa hoje algo pelo qual abomino em gênero, número e grau.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=s4XOHu4Nc-o

Eu não sou seu/ Eu não sou de ninguém/ Você não é minha/ Eu não tenho ninguém/ Nós somos livres/ Independente Futebol Clube/ Você não manda em mim/ Eu não mando em você/ Eu só faço o que eu quero/ Cê só faz o que quer/ Nós somos livres/ Independente Futebol Clube/ Se a gente tá assim/ Comendo capim/ É porque a gente quer/ Se não quiser/ Nós somos livres/ Independente Futebol Clube/ Se a gente tá assim/ Comendo capim/ É porque a gente quer/Se não quiser...

9. "MAS O MUNDO FOI RODANDO NAS PATAS DO MEU CAVALO"

Por dez dias me propus a aqui citar alguns cantantes brasileiros com posicionamento favoráveis ao momento atual, pendendo para o bolsonarismo. Hoje venho com o 9º nome e antes cito algo mais do que já é conhecido, o fato de que uma grande porcentagem dos sertanejos possuírem posicionamento de direita e, felizmente, a maioria da MPB foge dessa regra. Podem, a maioria não se declarar de esquerda, mas não se alinham à perdição dos tempos atuais, o que já é um alento. Existem os indefensáveis e dentre eles cito Zezé de Camargo, da dupla com Luciano e agora, SÉRGIO REIS, que já cantou muita coisa boa, como DISPARADA (Geraldo Vandré e Theo de Barros). Isso está no LP "Boiadeiro", de 1996. Não tenho nada dele em casa, talvez algo em coletâneas, mas ele aos 80 anos, conseguiu desgostar tanto com um posicionamento tão despropositado, que perdi o gosto até de ouvi-lo em algo como esse clássico. Cada um colhe o que planta e ele agora colhe, tanto que vários colegas se recusam a gravar seu próximo trabalho, tal a repulsa coletiva. Fica como um marco de uma final de carreira dos mais desprestigiados, isolado, algo que já vinha anunciando há tempo, quando se tornou não só alguém também opressor no seu dia dia. Será Vandré lhe autorizaria hoje gravar novamente Disparada?

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=3sKXzu6pzYk

Prepare o seu coração/ Pras coisas que eu vou contar/ Eu venho lá do sertão/ Eu venho lá do sertão/ Eu venho lá do sertão/ E posso não lhe agradar/ Aprendi a dizer não/ Ver a morte sem chorar/ E a morte, o destino, tudo/ E a morte, o destino, tudo/ Estava fora do lugar/ E eu vivo pra consertar/ Na boiada já fui boi, mas um dia me montei/ Não por um motivo meu/ Ou de quem comigo houvesse/ Que qualquer querer tivesse/ Porém por necessidade/ Do dono de uma boiada/ Cujo vaqueiro morreu...

10. COM ELA VEIO A PAZ, TODA A ALEGRIA DE SENTIR...”

Hoje chego ao compromisso de por dez dias seguidos, aqui citar cantantes que apoiam o descalabro do momento, a sordidez deste desgoverno capiroto, preferindo apoiar o armamento da nação e não lutar contra o extermínio da fome. Cantantes que pisaram e pisam na bola, no tomate e claudicam. Não tenho nada no meu acervo de sertanejo universitário, aqui representado por CHITÃOZINHO E XORORÓ, talvez os maior exemplo destes, porpem, em alguns momentos cantaram algo mais do que aproveitável, como aqui em CÉU DE SANTO AMARO, junto com Caetano Veloso e o maestro João Carlos Martins. A imensa maioria das duplas sertanejas estão junto do Senhor Inominável, comprovando que o tipo de música que cantam possuem uma ligação meio que umbilical com a depravação, não só musical, como do país. Triste comparação, mas necessária neste momento do país. Hoje os ouço somente em ocasiões como essa, assim mesmo, pouquíssimas vezes, pois diante da imensidão que temos que boa música, não perco mais o pouco tempo que me resta com quem está se posicionando contra os avanços deste país enquanto nação soberana. Ela está no álbum “40 Anos – Sinfônico”, 2011. Os danados cantam bem, mas quando abrem a boca fora do palco, deixam muito a desejar.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=lIJuk_EnT8M

Olho para o céu/ Tantas estrelas dizendo da imensidão/ Do universo em nós/ A força desse amor/ Nos invadiu.../ Com ela veio a paz, toda beleza de sentir/ Que para sempre uma estrela vai dizer/ Simplesmente amo você.../ Meu amor../ Vou lhe dizer/ Quero você/ Com a alegria de um pássaro/ Em busca de outro verão/ Na noite do sertão/ Meu coração só quer bater por ti/ Eu me coloco em tuas mãos/ Pra sentir todo o carinho que sonhei/ Nós somos rainha e rei/ Na noite do sertão/ Meu coração só quer bater por ti/ Eu me coloco em tuas mãos/ Pra sentir todo o carinho que sonhei/ Nós somos rainha e rei/ Olho para o céu/ Tantas estrelas dizendo da imensidão/ Do universo em nós/ A força desse amor nos invadiu.../ Então...

Nenhum comentário: