domingo, 6 de novembro de 2016

RELATOS PORTENHOS (33)


CRONICA DE AMERICA – UM PROGRAMA DE TV SOBRE NOSSO POVO
Quando algo começa a arrefecer os ânimos, nesse momento com mais intensidade na Argentina, com Macri e no Brasil, com Temer, ambos personagens centrais de uma verdadeira trama neoliberal para tornar esses países mais dependentes do Grande Irmão do Norte e abandonar de vez uma real possibilidade de consolidar o que foi denominado de Pátria Grande, eis um programa de TV, saindo do forno exatamente para discutir esse tema junto a todos nós. Algo dessa natureza seria praticamente impossível de ser feito nesses dois países, pois uma das maneiras de barrar qualquer tipo de possibilidade de crítica séria, já ocorre nesse momento, tanto na Argentina, como no Brasil. Daí, a grandiosidade da iniciativa da TV Ecuador em lançar esse CRONICA DE AMERICA, um programa de debates e conversações sobre toda essa pulsante América Latina. Na frente do mesmo, o jornalista uruguaio VÍCTOR HUGO MORALES e a professora de mídia CYNTHIA GARCÍA. E exatamente nesse momento muito tenso, nada melhor do que não nos informarmos somente pelas vias disponíveis nesses dois países, pois como sabemos, todas possuem a sua maneira de fazer a defesa dos atuais Governos vigentes e, consequentemente, seus mandatários. Não existe mais possibilidade no Brasil de hoje de um programa dessa natureza e o mesmo pode ser dito da Argentina. Nossos irmãos e vizinhos ainda conseguem algo pelas ondas do rádio, com alguns programas de informação diferenciada e isenta do crivo governamental, pois através dos últimos anos foi feito um amplo programa de distribuição de concessões para projetos independentes e populares. Aqui no Brasil isso não foi feito e todas nossas rádios falam uma mesma linguagem, ou seja, nenhuma possui propriedade ligada a interesses econômicos e até as tais comunitárias deixam muito a desejar. Assistir um programa dessa natureza hoje, só mesmo pelos meios disponibilizados pela internet. Daí, cito os links para uma leitura introdutória sobre o programa e depois os para os interessados em ainda desfrutar de informação isenta sobre nossas questões, o fazerem amanhã, a partir das 21h, quando será transmitido o primeiro programa. Eis os links:
https://cynthiagarcia.com.ar/…/este-domingo-comienza-croni…/
http://www.diarioregistrado.com/…/manana-comienza-el-progra…
https://www.facebook.com/CronicaDeAmerica/videos/668613089972040/



SEXTA À NOITE, EU E A CAMA, SEM SONO, UM CURTA BRASILEIRO NA TV, CANAL "CURTA!':

'DIÁRIO DE UMA BUSCA'
Como era ser filho de militante político anônimo nos anos pós barra pesada da ditadura militar.
AQUI O TRAILLER: https://www.youtube.com/watch?v=CoGhWTGS8CU
AQUI UMA PEQUENA INTRODUÇÃO DA DIRETORA: https://www.youtube.com/watch?v=AlVwhB5cmgE

AQUI UMA SINOPSE DA HISTÓRIA:
Gênero: Documentário
Subgênero: Biográfico
Diretor: Flavia Castro
Duração: 105 min Ano: 2010 País: Brasil UF: RJ
Sinopse: Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou a força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.
Classificacao Indicativa: Livre

CARTAS (166)


“NÓS FOMOS ENGANADOS”, CARTAS E CONTENDA PELA TRIBUNA DO LEITOR

Em 27/10 o Jornal da Cidade publicou na Tribuna do Leitor uma carta de minha lavra e responsabilidade, a NÓS FOMOS ENGANADOS, SEU ADILSON. A mesma pode ser lida clicando no link a seguir: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=245603. Dias depois, em 30/10, domingo, um tal de Rufino Junior respondeu cheio de aleivosias baratas e na incondicional defesa de tudo o que se refere ao golpe e seus praticantes. Foi o NÓS FOMOS ENGANADOS, SEU HENRIQUE. Eis o link para leitura: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=245652. Enviei resposta para o JC, seria a tréplica, mas sei de antemão ser procedimento deles o não prolongamento de contendas desse naipe. Aguardei até hoje e não a vendo publicada, achei por bem a reproduzir nesse espaço. Eis a mesma:




NÓS FOMOS ENGANADOS – TRÉPLICA
Contei a história de seu Adilson e suas agruras de aposentado, ficha caindo, percebendo que o (des)Governo atual é infinitamente pior que o anterior, pois lhe tira direitos e benesses. Rufino Junior se mostrou contrariado e responde em missiva publicada aqui em 30/10, tentando construir uma historinha sem pé nem cabeça, eivada e falácias e aleivosias. Além disso, ironiza com o fato de nos próximos vinte anos, tudo o que foi conquistado desde Getúlio Vargas estar sendo jogado na lata do lixo. O percebo feliz da vida, ao contrário de todos os que até então possuíam direitos e leis que perduraram por décadas. Relato histórias reais e não provocações, pois isso é o que menos precisamos para solucionar os atuais problemas do país e devolvê-lo ao seu rumo soberano.

Conto outra. Troco o piso de taco aqui em casa e nele instalo outro, frio. O profissional que me atende me convence pela troca. Diz que, madeira hoje só entre os abastados, custo alto. Frequenta todos os condomínios da cidade. Ouvia em todos algo parecido: “Mas como pode alguém sem nenhum estudo como tu ganhar perto de R$ 300 reais dia. Pois ganhava e fiz algo impensável décadas atrás, levantei uma bela casa e comprei dois carros. Fiz por merecer. Veio o Temer e em menos de três meses chegamos naquilo que eles tanto queriam. Hoje ganho menos de R$ 100 dia e com previsão de abaixar mais”. Esse tem a absoluta certeza de que, os tempos atuais não são de sacrifício, como afirma Rufino Jr, mas o da impossibilidade de agora em diante, no mínimo garantir o que até então os lá de baixo ousaram um dia conquistar. “Seu Henrique, tenho comigo, que com esses que estão hoje tomando conta do Brasil, eu quem um dia viajei de avião pro Nordeste, tenho certeza, não mais o farei, pois não me deixarão mais”.

Acham que exagero? Ouço um barulho na calçada de casa e é um sujeito trepado no poste e junto dele minha vizinha, empregada doméstica. Pergunto o que se sucede e ela meio contrariada me diz: “Pedi para tirarem os canais pagos da TV. Daqui por diante, o sonho acabou, seu Henrique. Hoje vejo que quando me falava que iria piorar, dizia não ser possível, mas hoje sei e nem mais durmo. Os de hoje vão danar nossas vidas até não mais poder. E eu não enxergava isso antes”. Tenho muito mais historias com o mesmo desfecho, mas ficam para outro dia, outra carta e todas muito reais, uma mais doída que outra. Talvez assim o Rufino Jr entenda do que tinha tentado passar na missiva anterior, que as maldades impostas ao país hoje não são obra nem do Luís e nem de Dilma.


HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO – jornalista e professor de História

sábado, 5 de novembro de 2016

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (108)


ALGUÉM SE INTERESSA EM SABER SOBRE FORMAS DE ENGANAR O POVO E A BARBÁRIE EM ANDAMENTO?

1.) BEM VINDOS À BARBÁRIE
Não tenham receio, mas tudo deve piorar.

Como a Alemanha dos anos 20 pode ensinar o Brasil a se defender do projeto autoritário gestado à sombra de um governo de cabaré.

Trecho de um texto de NIRLANDO BEIRÃO, publicado em Carta Capital, na edição 925, de 02/11/2016:

"Na eleição parlamentar de 1930, o partido nacional-socialista teve 6,5 milhões de votos e 107 de seus deputados tomaram assento no Reichstag. Na de 1932, os nazistas perderam 2 milhões de votos e 34 cadeiras. Mas a República, em sucessivos solavancos, só conseguiu se prender ao tênue fio de honorabilidade do presidente ancião, o marechal Hindenburg. E foi ele quem, resignado, cedeu aos conselheiros supostamente pragmáticos e fez de Adolf Hitler o chanceler da Alemanha. Também lá os covardes e os hipócritas alegaram a "legalidade" do processo, sabendo-se de antemão que a primeira coisa que Hitler haveria de fazer no poder seria golpear essa "legalidade" por cujas frestas chegara ao poder. O projeto nazista sempre foi a ditadura e a barbárie. A ilegalidade via "legalidade": o Brasil de 2016 tem precedente".

EU CONCLUO: Temer assumiu e deu no que deu, Crivella vai assumir, Dória vai assumir, Trump deve assumir e assim por diante. Quando quisermos reagir será tarde demais... O exemplo da Alemanha está mais do que claro, está prestes a se repetir, mas a "legalidade" tem que ser incentivada, mais e mais...

2.) POBRE POVO BRASILEIRO, EIS O CHUTE NO SACO QUE "CARTA CAPITAL" ACERTADAMENTE DESFERE SOBRE NÓS TODOS
E o povo acabou votando no coronel, o seu algoz. 

https://www.facebook.com/CartaCapital/videos/1269712426383502/?pnref=story

Na chamada de capa da edição da revista chegando as bancas bauruenses no próximo domingo pela manhã, mais do que um toque, um preciso bicudo na (in)consciência nacional. Afinal, o "povo brasileiro" foi as urnas, votou e sacramentou um explícito favorecimento aos golpistas e ao Governo nascido do golpe, sem perceber que ele é a vítima desse assalto feito a democracia. Ou ele não está entendendo nada do que ocorre, ou está apoiando quem lhe enfia a faca no estomago. Tudo sendo demolido por uma política desvairada e aquele quem mais sofrerá os efeitos dos malefícios é quem dá o respaldo para a execução do baú de maldades. Nesse ponto, Brasil e Argentina possuem muitos pontos em comum, desde a ação muito parecida do Judiciário, criminalizando só os que deixaram o poder, ditos mais a esquerda e favorecendo os atuais, conservadores até a medula, até a imensa disparidade social. Lá votaram em Macri e estão a se danar, aqui o golpe levou ao poder Temer & Cia e esses danam todos os que referendaram o ocorrido. Aqui ocorreu uma escandalosa vitória nas urnas do mesmo coronel do passado, aquele que antes levava seu eleitor para votar na boleia de um caminhão, todos muito bem enfileirados e já com o voto pronto nas mãos. A diferença de hoje é que o coronel, ainda ativo, não precisa mais levar ninguém para votar, pois esses vão sozinhos e votam como o coronel quer. Votam segundo os interesses dos patrões, dos fazendeiros, dos latifundiários, dos mega-investidores, dos especuladores, dos tecnocratas, dos donos do dinheiro e, principalmente, votam contra seus próprios interesses. Claro que o fazem sem o saber, pois com o passar dos anos, foram levados a perder a consciência. Triste ver tudo ser tocado na vida nacional, como aquele cara levando a manada para o cadafalso num simples apito. A revista versa nessa semana sobre isso, o estado letárgico onde estamos, como fomos levados a isso e, com alguma esperança, traça alguns caminhos, infelizmente, todos a longo prazo para um restabelecimento de um lúcido caminho para entendimento do que, de fato estão fazendo com nossas vidas. Como é triste ainda possuir algum discernimento sobre isso tudo e não fazer o mesmo que a manada faz. O sofrimento se dá em dobro.

3.) O CAPITALISTA DANA ELE MESMO...
Escrevam o que quiserem, mas com Dilma tinha isso não...

http://www.socialistamorena.com.br/adeus-natal-direita-quer-tirar-170-bilhoes/

O capitalista brasileiro ainda não descobriu que ele só vai vender seus produtos se continuarem injetando dinheiro no mercado. Retirando dinheiro, tudo fenece, mas por aqui viceja o contrário do que eles mesmo inventaram, a tal da roda da fortuna. Apostam na miserabilidade, onde eles mesmo serão prejudicados.

4.) O MOVIMENTO SECUNDARISTA BAURUENSE MOSTRA A QUE VEIO E CONTINUA NA LUTA...
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/1463091613720843
Estou com eles e não abro.

5.) URGENTE – POLÍCIA INVADE ESCOLA DO MST
https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/754487128042768/
Se a Escola é pública e está nas mãos do poder conservador eles querem desocupar para restabelecer o imposto pelo poder constituído, mesmo arbitrário, já nesse caso, era uma escola que sempre teve essa conotação libertária, revolucionária e transformadora. Quer dizer que seu quiser abrir uma escola com essa concepção eles a invadirão e não permitirão que, por exemplo, faça uso do método Paulo Freire? É isso mesmo?

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

RETRATOS DE BAURU (194)


TEREZINHA, DANÇA POR TODOS OS POROS E POR TODOS NÓS

Em dias não muito alegres, me farto, ou melhor, me alimento com a alegria alheia. Quando a alegria está em baixa pelas minhas bandas (pudera, com tudo o que os golpistas aprontam com o país), melhor observar e tentar sacar como outros conseguem manter a aura do contentamento em seus corpos. Buscava alguém a representar exatamente isso que vos escrevo e eis que, ela me surge assim do nada e num bar. Uma linda pessoa, luz própria, sem notar o que ocorre à sua volta, adentra uma pista de dança e faz dela o local de irradiação de sua alegria. Fazendo isso, alegra não só a si própria, mas a todos de sua convivência.

TEREZA CHIUSO é a TEREZINHA, uma que faz a alegria no Bar do Makalé, lá nos altos da rua Gerson França, Altos da Cidade. Afirmam as boas e as más línguas que ela reside ali perto, junto da irmã e o espaço lúdico e musical do bar é como se fosse uma extensão de sua casa. Basta ouvir os acordes de alguma música ocorrendo naquelas dependências, larga tudo, coloca aqueles óculos no estilo mais carnavalesco possível no rosto e cai no samba, sem medo de ser feliz, sem nenhuma vergonha e fazendo o que gosta, do jeito que gosta e com quem gosta. Esse texto não tem o intuito de traçar um perfil de tão auspiciosa pessoas, mas só de reverenciar o seu estado de espírito, o da estabelecida alegria. Ela é dessas conseguindo se desplugar do mundo externo quando o samba começa a ser tocado, daí não resiste, entra no salão, na maioria das vezes sozinha e é feliz ao seu modo e jeito. Muitos, como eu, paramos e ficamos ali babando da mais saborosa inveja, pois para os contidos, os com o breque de mão puxado, impossível seguir ou tentar acompanhar o ritmo, a malemolência e o destravamento de dona Terezinha. Tem quem vai ao samba e continua com a mente pensando do lado de fora e tem outros, como ela, que se desligam e durante a permanência num lugar como esse, flanam, faz e acontecem e são felizes desse modo simples e encantador. A alegria dessa senhora merece ser enaltecida, mesmo em tempos onde a alegria pode não estar imperando, daí ela dá seu jeito e faz com que todos esqueceçam por alguns momentos de tudo o mais. Viva Terezinha e sua espontaneidade.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

MÚSICA (142)


DO SHOW DE ELBA EM BAURU, ESCREVO DE UM ZABUMBEIRO, DURVAL PEREIRA

Que posso mais dizer eu, um fã declarado e explícito de Elba Ramalho? Quase nada. Assisti ontem ao show dela lá no SESC e da fila do gargarejo, como sempre faço no SESC Bauru. Desço pela escada ao lado esquerdo do palco e vou me posicionando bem debaixo dos músicos. Daí, pescoço virado para cima, presencio tudo de uma posição mais do que privilegiada. Faço isso desde muito tempo, assistindo dali Lenine, Chico Cesar, Mart’nália, Alceu, Zé Geraldo e tantos outros. E em cada novo show vou além de gravar o próprio artista cantando e tocando. Observo mais o que está à sua volta e daí me delicio por completo. Ontem não foi diferente, Elba trouxe consigo uma banda completa, preparada para tocar de tudo, entendidos até a medula de todos os ritmos nordestinos, esses que encantam a todos aqui pelo lado abaixo da linha do Equador. Como falar dela é chover no molhado, eis quem a acompanhou em Bauru: Marcos Arcanjo (violão e guitarra), Rafael Meninão (sanfona), Ney Conceição (baixo), Anjo Caldas (percussão), Durval Pereira (zabumba) e Alessandro Rocha (voz).

Logo de cara, mal o show começou (re)descobri um deles e fiquei o observando. Já o havia visto em apresentações outras, pois o gajo, como Elba mesmo fez questão de dizer num certo momento: “Eu e esse, somos os mais velhos da banda, os mais antigos e tocamos, agitamos mais do que a meninada. Nós não perdemos a forma”. Falo de DURVAL PEREIRA um zabumbeiro desses de encher os olhos. Num outro momento Elba disse: “Eu toco alguns instrumentos, até bateria, mas esse treco, a zabumba eu não me atrevo. Esse instrumento é muito complicado, difícil e esse aqui é um mestre no assunto”. E é mesmo. Não desgrudei os olhos do cara o show inteiro. Ele bate que é uma maravilha e mais que isso, possui um gingado com os pés a acompanhar o som da música e suas batidas, além da alegria estampada no rosto e em cada nova música. Isso é mais do que perceptível. Quando o músico está mais do que interagindo com a música, está integrado por completo e a partir daí, a entrega para o que faz. E quem ganha nesses casos é a assistência ali na frente.

Não sei definir muito bem o que presencio com esses maravilhosos músicos a acompanhar nossos mais ilustres artistas, mas quando me deparo com algum assim, decibéis acima, estágios elevados, o show fica concentrado neles. Ontem isso se sucedeu e aquela forma gostosa, macia e precisa de bater no couro é dessas coisas que te fazem ganhar a noite. A banda toda é muito boa, mas Durval é mestre no que faz, experiência de décadas, não só de estrada, como de integração com o instrumento. Escrevo dele, também para ressaltar um algo mais. Credito ser crucial quando diante de um grande show, os olhos estarem direcionados não só para o artista ali no centro do palco, mas para quem o acompanha. Toda vez que faço isso (e faço sempre), vou conhecendo mais e mais esses músicos divinais a acompanhar os astros. Ontem foi Durval. Eis aqui algo dele do youtube em quatro situações: 1) https://www.youtube.com/watch?v=ilrc2khA3RU, 2) https://www.youtube.com/watch?v=UJ5RYoLm88o, 3) https://www.youtube.com/watch?v=CVTBu7WeT7c e 4) https://www.youtube.com/watch?v=NX42b1ujjVc. Durante o dia, posto uma gravação que fiz dele ontem abafando e encantando esse velho babão...

O ZABUMBEIRO DURVAL ENCANTOU A NOITE DE ELBA
Cliquem a seguir e se deliciem: https://www.youtube.com/watch?v=m-_aXmK4-pE&feature=youtu.be 
Durval Pereira é zabumbeiro dos bons, escola da vida, décadas de estrada, poeira acumulada entre os dedos e ontem passou por Bauru e ajudou a abrilhantar ainda mais o show de Elba Ramalho. Escrevi dele um longo texto publicado em outro lugar e aqui, a constatação de tudo o que saiu de minha pena: a prova do crime, do saber fazer e como disse acertadamente João Biano: "Durval, além de mestre, toca sorrindo. Quer coisa melhor do que ser feliz?". Vejam se não tenho razão em escrever mais dele diante do maravilhamento do show de ontem em Bauru.

ALGO MAIS: UM MOMENTO MÁGICO DO SHOW DE ELBA, ELA CANTANDO FITO PAEZ
Cliquem a seguir: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/vb.100000600555767/1461895453840459/?type=2&theater

"UN VESTIDO Y UN AMOR", letra do argentino Fito Paez (um que um dia cantou em Bauru, também no SESC - sempre ele, naquele dia ao lado de Nando Reis). Foi um momento de contemplação, quando todos deram uma parada no ritmo mais acelerado, para absorver algo mais sutil, lento, envolvente e febril. Viajei, alcei voo e consegui captar ela cantando essa linda canção latinamente arrebatadora. Aos 64, ela continua encantadora.

Te ví
Juntabas margaritas
Del mantel
Ya sé que te traté bastante mal
No sé si eras un ángel o un rubí
O simplemente te ví.

Te ví
Saliste entre la gente a saludar
Los astros se rieron otra vez
La llave de mandala se quebró
O simplemente te ví.

Todo lo que diga está de más
Las luces siempre
Encienden en el alma
Y cuando me pierdo

En la ciudad
Vos ya sabes compender,
Es sólo un rato no más
Tendría que llorar
O salir a matar
Te ví, te ví, te ví y
Yo no buscaba a nadie y te ví.

Te ví
Fumabas unos chinos
En madrid
Hay cosas
Que te ayudan a vivir
No hacías otra cosa que escribir
Yo simplemente te ví.

Me fui
Me voy de vez en cuando
A algún lugar
Ya sé no te hace gracia
Este país
Tenías un vestido y un amor
Yo simplemente te ví.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

CENA BAURUENSE (154)


OS PRÊMIOS DISTRIBUIDOS NA ALVISSAREIRA BAURU – E QUEM MERECE UM DE RESISTÊNCIA NO FINAL DO ANO

A Revista Atenção tem seu prêmio Destaque do Ano e nele todos os da fina flor bauruense, os tais “forças vivas”, muitos deles dentre os que desfilaram de verde amarelo pela Getúlio Vargas, clamando contra a “corrupção” (sic) e hoje, todos caladinhos e resignados. Não desmereço as premiações, pois já fui agraciado em algumas delas, o Prêmio Luiza Mahin, do Conselho da Comunidade Negra, a Medalha Zumbi dos Palmares que a família Baté, lá de Tibiriçá reverencia os que estão sob o seu olhar e mais recentemente, o Eu Faço a Diferença, do pessoal da Semana da Diversidade. Enfim, são premiações e premiações. Em alguns casos, o melhor mesmo é recusar, uns com a devida finesse, outros na grosseria mesmo e muitos aceitamos de bom grado. Imagine só, nesse exato momento alguém te agraciar com um prêmio, por exemplo, bancado por algum órgão declaradamente golpista e traindo os interesses da classe trabalhadora. Declinar é o melhor negócio, do contrário estaremos referendando tudo o que foi e está sendo feito de maldades para com o país.

Escrevo isso tudo, pois estamos chegando ao final do ano e nessa semana mesmo mais um prêmio, o dos Melhores no Esporte, algo anualmente feito pelo radialista Bira, especializado em futebol amador. Acabou se transformando numa grande festa, encampada pelos que sabem fazer de tudo um grande evento e daí, junto da premiação um jantar festivo, onde o homenageado paga o convite e recebe o troféu. Nada contra, pois hoje vale tudo e esse é só mais um dentre tantos troféus, medalhas e quetais. Reconhecer alguém é algo salutar e como venho discorrendo, acontece em tudo quanto é camada social. Difícil alguém do povão, ser reconhecido ou ter um mero olhar por algum feito durante o ano, não estando inserido dentro do que se convenciona chamar de Empreendedores.

Escrevo isso tudo para tecer loas para um segmento a merecer o Destaque do Ano no Quesito Resistência, Organização e Destreza no trato com os novos tempos despontando na curva da esquina: os ESTUDANTES SECUNDARISTAS. Para mim, mesmo o ano não tendo se encerrado, considero o que está em curso como mudança nos rumos da Educação, algo com uma dose de crueldade nunca vista desde muito tempo e dentro dessa luta toda a envolver a implantação do novo método, o do espólio educacional, eis no meio disso tudo, seus maiores interessados, os estudantes. Quando todo o país já está arrefecendo o ânimo e a disposição de ir a luta para reverter o quadro do golpe, eis que esses jovens saem a luta, botam a cara para bater, se mostram muito mais organizados que tantos outros segmentos e deixam todos de queixo mais do que caído. Se existisse uma premiação sendo oferecida para um grupo de forma positiva, esse seria dado para esses. Aqui em Bauru, como de resto no país num todo, vê-los em ação nas ocupações das escolas públicas estaduais, Luiz Castanho de Almeida e Guia Lopes é algo para todos os ainda com alguma disposição de luta e resistência, dar aquele breque, se juntar a eles e irmos todos possibilitar o crescimento desse movimento e fazer vergar quem quer desgraçar com o que ainda nos resta de Educação pública de qualidade. Todos os louros nesse final de ano reservo aos mesmos e junto deles me coloco na resistência, tão necessária, num inevitável enfrentamento contra tudo o que virá ainda pela frente, despejado cruelmente pelos golpistas sob nossas cabeças.

Um efusivo VIVA para todos os ESTUDANTES SECUNDARISTAS na luta e na lida por dias melhores, conscientes de que para vencer, se faz necessário união e disposição. E isso, já vi, eles possuem de montão e estão dando exemplos para todos nós. Dentre todas as fotos hoje publicadas pela aí, escolhi essa, a de uma menina da Escola Guia Lopes, ela saindo da desocupação de punho erguido e junto de sua mãe, a apoiando, orgulhosa da filha. O troféu são deles todos...

terça-feira, 1 de novembro de 2016

AMIGOS DO PEITO (126)


DOIS BALUARTES BAURUENSES MERECENDO A MÃO PASSADA NA BUNDA - COM LOUVOR E TODA POMPA
Adoro fazer um reconhecimento para as pessoas pelas quais enxergo justo merecimento. Muitos me pedem para divulgar por aqui seus trabalhos, mas sei de minhas limitações, todas elas e da pouca abrangência do que escrevinho. Faço o que posso, como posso e só o faço, nunca remunerado, naqueles onde acredito residirem aquela bela junção de possibilidades inebriantes, transformadoras de vidas e realizadoras de sonhos. Vez ou outra estarei por aqui enaltecendo isso e aquilo, não só amigos, também muitos desconhecidos e assim continuarei, pois nas saídas que faço pela aí, vou me deparando com situações variadas e múltiplas. Nelas, quando me deparo com o algo arrebatador, sento e não me controlo, escrevo e publico. Melo a cueca.

Agora mesmo, procedo dessa forma e jeito. Estive no Teatro Municipal de Bauru na noite do último domingo, 30/10 e, bem longe dos fogos e artifícios dos ganhadores da eleição. Vivenciei essa eleição um tanto a distância e foi o mais acertado. O país não vive um auspicioso momento, predominando o retrocesso e vi em ambos candidatos disputando o segundo turno uma ligação quase umbilical com o atraso vigente, daí melhor manter certo distanciamento. Pois bem, fui assistir (sempre junto de Ana Bia Andrade) o encerramento do 5º FACE – FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS DE BAURU 2016 e o fui por causa de duas pessoas, pelas quais queria rever, FÁBIO VALÉRIO e SIVALDO CAMARGO. Escrevo dos dois, loas de agradecimento, todas muito merecidas.

FÁBIO VALÉRIO é servidor público municipal, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e é desses não se conformando em cumprir suas obrigações funcionais. Vai muito além, faz e acontece, não consegue se segurar dentro das calças. Um sujeito em ebulição, pronto para explodir. Ganhando mensalmente o que todo mundo sabe ser o salário de um agente cultural, ele assim mesmo ousou e junto de Lidiane Marques (outra linda pessoa) se estabeleceram no Espaço Teatral Protótipo Tópico. Esse lugar é mais do que lúdico, diria, encantado, um oásis na putrefação e deterioração em estado avançado de decomposição dentro do estado mais rico da federação. Fábio fez, criou, propiciou algo novo, encantado e já consolidado em Bauru. Meus olhos e mente se enchem de brilhos extras cada vez que estou naquelas paragens e me deparo com o Fábio, pois sei estar diante de alguém intranquilo, cheio de planos, muitos irrealizáveis. Dos realizáveis, Bauru já desfruta deles e, mesmo sem o perceber. Esse FACE mesmo é algo ainda não entendido por essa cidade, um desses festivais que marcam para sempre uma localidade. Esse 5º é mais do que especial, pois se materializou para além do imaginado, buscou parcerias inusitadas (até a CAIXA Federal bancou parte de tudo) e trouxe para essas plagas peças nunca dante imaginadas. E para quem frequenta seu Protótipo Teatro o ano todo, sabe do que escrevo, pois vivencia isso por todo tempo. Fui ver Fábio no palco agradecer, falar do FACE e fiquei morrendo de vontade de ir abraça-lo, pois sei o quanto ele se desdobra para propiciar essas belezuras para Bauru. Esse sim é PESSOA MARCANTE DESSA CIDADE.

SIVALDO CAMARGO é outro dentro das hostes do serviço público municipal, atuando também na Secretaria Municipal de Cultura e hoje o manager geral da Cia Estável de Dança, esse maravilhamento propiciado por sua encantada pessoa. É desses poucos que, dentro do serviço público, estão lá para fazer, propiciar não só o usual, mas o ousado, o inusitado, o além das possibilidades propostas pelo serviço público. Por quatro anos foi Diretor de Ações Culturais, no Governo Tuga e fez algo ainda não muito compreendido por essa cidade, pois ia buscar, sem nenhum recurso, espetáculos variados e, durante, 2005/2008, ocorreu uma programação alvissareira e peripatética cultural em Bauru. Passou num concurso e criou a coisa da dança oficializada na cidade. Alçou um voo acima do que se imaginava ser possível, tirou leite de pedra e segue almejando e fazendo mais e mais. Desses sujeitos que para parar se faz necessário dar um tiro no seu peito, pois do contrário seguirá sempre em frente. Lindo ver a cada novo espetáculo, ele ir buscar um coreógrafo novo, uma possibilidade não pensada, uma ousadia pensada por ele lá nos confins do Jardim Redentor, onde mora, ouvindo aquelas preciosidades de sua estante musical. Lá ele viaja, sonha, pensa muito e depois vai buscando meios de colocar tudo em execução. Ele, sei disso, faz seu pessoal ralar, mas quando estão no palco, o resultado compensa tudo. Faz amigos grandiosos por causa dessa ousadia, assim como inimigos, os que nada fazem e ainda criam caso, mas tanto ele, como Fábio navegam bem com tudo isso, pois o reconhecimento vem de quem presencia e entendem o que fazem. Esse sim é PESSOA MARCANTE DESSA CIDADE.
Essas são duas pessoas pelas quais, respeitosamente, me ajoelho em reverência e os agradeço pelo que tenho presenciado cidade afora. Escrevo isso para que muitos outros também consigam enxergar o que consigo ver com esses meus cansados olhos. Só isso, babo ovo pelos dois e faço isso desavergonhadamente. Dois orgulhos dessa cidade. Temos outros e deles vou escrevendo, pouco a pouco, dentro de minhas parcas possibilidades e quando algo desses tantos estiver em plena ocorrência. Isso tudo é o que me move nessa hoje condoída Bauru. Adoro os que fazem, os que respondem a tudo com ação, esses dois são dessa laia.