terça-feira, 1 de novembro de 2016

AMIGOS DO PEITO (126)


DOIS BALUARTES BAURUENSES MERECENDO A MÃO PASSADA NA BUNDA - COM LOUVOR E TODA POMPA
Adoro fazer um reconhecimento para as pessoas pelas quais enxergo justo merecimento. Muitos me pedem para divulgar por aqui seus trabalhos, mas sei de minhas limitações, todas elas e da pouca abrangência do que escrevinho. Faço o que posso, como posso e só o faço, nunca remunerado, naqueles onde acredito residirem aquela bela junção de possibilidades inebriantes, transformadoras de vidas e realizadoras de sonhos. Vez ou outra estarei por aqui enaltecendo isso e aquilo, não só amigos, também muitos desconhecidos e assim continuarei, pois nas saídas que faço pela aí, vou me deparando com situações variadas e múltiplas. Nelas, quando me deparo com o algo arrebatador, sento e não me controlo, escrevo e publico. Melo a cueca.

Agora mesmo, procedo dessa forma e jeito. Estive no Teatro Municipal de Bauru na noite do último domingo, 30/10 e, bem longe dos fogos e artifícios dos ganhadores da eleição. Vivenciei essa eleição um tanto a distância e foi o mais acertado. O país não vive um auspicioso momento, predominando o retrocesso e vi em ambos candidatos disputando o segundo turno uma ligação quase umbilical com o atraso vigente, daí melhor manter certo distanciamento. Pois bem, fui assistir (sempre junto de Ana Bia Andrade) o encerramento do 5º FACE – FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS DE BAURU 2016 e o fui por causa de duas pessoas, pelas quais queria rever, FÁBIO VALÉRIO e SIVALDO CAMARGO. Escrevo dos dois, loas de agradecimento, todas muito merecidas.

FÁBIO VALÉRIO é servidor público municipal, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e é desses não se conformando em cumprir suas obrigações funcionais. Vai muito além, faz e acontece, não consegue se segurar dentro das calças. Um sujeito em ebulição, pronto para explodir. Ganhando mensalmente o que todo mundo sabe ser o salário de um agente cultural, ele assim mesmo ousou e junto de Lidiane Marques (outra linda pessoa) se estabeleceram no Espaço Teatral Protótipo Tópico. Esse lugar é mais do que lúdico, diria, encantado, um oásis na putrefação e deterioração em estado avançado de decomposição dentro do estado mais rico da federação. Fábio fez, criou, propiciou algo novo, encantado e já consolidado em Bauru. Meus olhos e mente se enchem de brilhos extras cada vez que estou naquelas paragens e me deparo com o Fábio, pois sei estar diante de alguém intranquilo, cheio de planos, muitos irrealizáveis. Dos realizáveis, Bauru já desfruta deles e, mesmo sem o perceber. Esse FACE mesmo é algo ainda não entendido por essa cidade, um desses festivais que marcam para sempre uma localidade. Esse 5º é mais do que especial, pois se materializou para além do imaginado, buscou parcerias inusitadas (até a CAIXA Federal bancou parte de tudo) e trouxe para essas plagas peças nunca dante imaginadas. E para quem frequenta seu Protótipo Teatro o ano todo, sabe do que escrevo, pois vivencia isso por todo tempo. Fui ver Fábio no palco agradecer, falar do FACE e fiquei morrendo de vontade de ir abraça-lo, pois sei o quanto ele se desdobra para propiciar essas belezuras para Bauru. Esse sim é PESSOA MARCANTE DESSA CIDADE.

SIVALDO CAMARGO é outro dentro das hostes do serviço público municipal, atuando também na Secretaria Municipal de Cultura e hoje o manager geral da Cia Estável de Dança, esse maravilhamento propiciado por sua encantada pessoa. É desses poucos que, dentro do serviço público, estão lá para fazer, propiciar não só o usual, mas o ousado, o inusitado, o além das possibilidades propostas pelo serviço público. Por quatro anos foi Diretor de Ações Culturais, no Governo Tuga e fez algo ainda não muito compreendido por essa cidade, pois ia buscar, sem nenhum recurso, espetáculos variados e, durante, 2005/2008, ocorreu uma programação alvissareira e peripatética cultural em Bauru. Passou num concurso e criou a coisa da dança oficializada na cidade. Alçou um voo acima do que se imaginava ser possível, tirou leite de pedra e segue almejando e fazendo mais e mais. Desses sujeitos que para parar se faz necessário dar um tiro no seu peito, pois do contrário seguirá sempre em frente. Lindo ver a cada novo espetáculo, ele ir buscar um coreógrafo novo, uma possibilidade não pensada, uma ousadia pensada por ele lá nos confins do Jardim Redentor, onde mora, ouvindo aquelas preciosidades de sua estante musical. Lá ele viaja, sonha, pensa muito e depois vai buscando meios de colocar tudo em execução. Ele, sei disso, faz seu pessoal ralar, mas quando estão no palco, o resultado compensa tudo. Faz amigos grandiosos por causa dessa ousadia, assim como inimigos, os que nada fazem e ainda criam caso, mas tanto ele, como Fábio navegam bem com tudo isso, pois o reconhecimento vem de quem presencia e entendem o que fazem. Esse sim é PESSOA MARCANTE DESSA CIDADE.
Essas são duas pessoas pelas quais, respeitosamente, me ajoelho em reverência e os agradeço pelo que tenho presenciado cidade afora. Escrevo isso para que muitos outros também consigam enxergar o que consigo ver com esses meus cansados olhos. Só isso, babo ovo pelos dois e faço isso desavergonhadamente. Dois orgulhos dessa cidade. Temos outros e deles vou escrevendo, pouco a pouco, dentro de minhas parcas possibilidades e quando algo desses tantos estiver em plena ocorrência. Isso tudo é o que me move nessa hoje condoída Bauru. Adoro os que fazem, os que respondem a tudo com ação, esses dois são dessa laia.

Nenhum comentário: