sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (117)


QUANDO PRISÕES SE APROXIMAM DE POLÍTICOS DE SUA ALDEIA
Ver gente como Sergio Cabral e Garotinho, ou qualquer outros distante, ainda mantém esse treco de que tudo ocorre lá no mundo lá deles, longe do palpável, duro e concreto em que vivemos, o das aldeia onde escolhemos viver. É tudo tão longe e tão fácil de comentar e assim o fazemos. Sem querer questionar o acerto ou não de certas prisões, mesmo quando sabemos estarmos já no meio de um estado de exceção, onde até políticos de proa, os que não mais coadunam com os atuais ocupantes dos assentos no poder, penam como cachorros em algo orquestrado e bem longe do que poderíamos denominar de justa Justiça. Estão a revirar esse país e ao imporem seu estilo, destroem tudo, como rolo compressor, algo que muitos ainda não entenderam que, na destruição da Justiça como deve de fato ocorrer, o pior não acontecerá só ao seu inimigo e adversário, mas o precedente estará aberto e amanhã tudo estará mais do que consumado e não poderemos mais fazer nada, se porventura algo nos ocorrer. Um massacre para com o povo e esse, bestamente, conduzido como manada, pede bis. Tudo isso para confirmar que, mesmo assim, sem atingir nosso quintal, algo de nossa aldeia, tudo ainda se mantém numa espécie de outra concepção de mundo.

Algo já chegou bem perto daqui. Bauru toda tem lembrança (mesmo remota) quando da prisão do ex-prefeito Izzo Filho. Sua destituição, por si só, já foi um feito cheio de fortes emoções, pelo menos para quem dela participou, foi para as ruas e se manifestou. Aquele carro arrancando em alta velocidade da Câmara Municipal de Vereadores, saindo pela contramão e com Izzo no banco do carona e Ayub Filho no volante, com ovos sendo atirados por todos os lados permanece na memória. Foi aqui e não lá no distante Brasil lá deles. Depois tivemos também a prisão do vereador Roberto Bueno e bem que tentaram fazer o mesmo com o então prefeito Nilson Costa, por causa de uma ponte que o elegeu e de escândalos da merenda. O aperto foi tamanho, mas o intento não foi alcançado, mas ocorreu um envolvimento enorme da mídia local, insuflando a população para ir às vias de fato.

Ruim mesmo (impossível não associar isso com as prisões de hoje) é ver que muitos daqui de nossa aldeia poderiam estar presos, julgados e condenados e continuam flanando por ai. Se quiserem puxar o fio da meada o maior escândalo que essa cidade já viu, o da AHB – Associação Hospitalar de Bauru já deveria ter gerado algo e termos graúdos e também os de grande quilate já devidamente identificados e punidos. Bastaria algum juiz ir puxando o fio da meada. Não ocorreu essa vontade política, nem da mídia, nem do Judiciário e tudo continua sem punição. Os que lesavam mês a mês o mensalão da Saúde, sacando grana enviada para a cidade com intuito de ser utilizada para um determinado fim, para seus bolsos. Não queria vê-los presos na forma como Garotinho foi, esse ciente de ter sido conduzido de forma arbitrária. Se prezo pela Justiça, quero vê-lo detido e cumprindo pena, mas a exposição indevida de imagens é algo, não só desnecessário, como fora da lei. Como são conseguidas essas imagens e feitas para favorecerem a quem, eis algumas perguntas que não querem calar. Adoraria ver gente daqui de minha aldeia detido, mas pompa nenhuma, com tudo formalizado, lei sendo cumprida a risca, dentro de todos os precedentes jurídicos. Mas também sei que, nada mudou por essas terras, tanto as que regem a Justiça de lá, como a de cá, pois uns continuaram sendo presos com o devido alarde e outros nem presos e indiciados o serão. A Justiça passa longe disso tudo, uma baita pena.

Vale a pena ler isso, pois vale para todo o país:http://www.ocafezinho.com/…/indignacao-contra-arbitrio-une…/

GAROTINHO ESTÁ PRESO E A TV GLOBO LHE ACUSANDO DE TUDO E MAIS UM POUCO:
Sei que Garotinho vale pouca coisa, ainda mais nesse momento onde golpistas conduzem ao bel prazer investigações segundo orientações favorecendo uns privilegiados (a própria TV Globo) e penalizando outros. Nesse momento, até para desanuviar a questiúncula, vale a pena relembrar a entrevista do mesmo Garotinho para o RJTV, onde acusa, ao vivo e a cores a TV Globo de crimes maiores do que os cometidos por ele. Ele e Sergio Cabral vão presos (até justamente), Lula provavelmente irá e sem provas, mas a TV Globo e nenhum tucano irão, mesmo tendo baita fichas corridas e provas em cima de provas de seus desmandos. Vejam isso: https://www.youtube.com/watch?v=EV0tR1yLB_Y

Nenhum comentário: