terça-feira, 15 de novembro de 2016

UM LUGAR POR AÍ (88)


UM DESSES LUGARES MERECEDORES DE TOMBAMENTO
Tombamento histórico é algo para ser seriamente pensado. Quantos existem verdadeiramente representando algo pelo lado do trabalhador, do operário, das pessoas mais simples, do Lado B desse nosso mundo? Poucos e assim ocorre porque na maioria das vezes as escolhas não partem desse viés e sim, de outras concepções. Não que sejam desprezíveis, mas devriam ser melhor consideradas.

Pensando por essa ótica algo me veio à mente por esses dias, mais precisamente na sexta passada, 12/11, quando estive num desses lugares cheios de muita história na cidade São Paulo, capital paulista. O lugar ér mais do que refereência para o trabalhador brasileiro. Trata-se da QUADRA DOS BANCÁRIOS. Sim, falo da quadra de futebol de salão, no ginásio de esportes levantado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e Oscasco, localizada ali quase ao lado da praça da Sé na Rua tabatinguera nº 192.

E por que mereceria a deferência de umtombamento? Simples, explico em poucas linhas. Esse sindicato sempre esteve ao lado da luta e defesados direitos dos trabalhadores, não só os bancários, como todas as demais categorias e sempre que solicitado esse espaço foi cedido para as mais diversas manifestações políticas. Construído paraatender aos anseios esportivos dessa categoria profissional, até pela sua localização ali já aconteceu todo tipo de manifestação, eventos dos mais variados e envolvendo sempre o trabalhador. Escrevo isso sem contar os grandiosos shows populares também ali ocorridos.

Nessa últimasexta o espaço foi cedido para que o PCO - Partido da Causa Operário realizasse um evento ocupando todo o dia, com uma Debate sobre a Imprensa Operária, culminando com um show com nada menos que o grupo Raíces de América. Assembléias das mais diferentes categorias, quando foram tomadas diferentes posições em favor de greves, resistência absoluta nasceram daquele espaço e estão já inscritas na história do movimento sindical, operário e dos movimentos sociais.

Refletindo nisso tudo quando lá estive, pensei em quantos lugares comoesse não são merecedores de serem imortalizados. Essa quadra já faz parte do imaginário do trabalhador brasileiro e se os tombamento não ocorrem só pela beleza arquitetônica, obras grandiosas de vulto e traços indeléveis, mas também por tudo o que representam para certos segmentos. Seguindo essa linha estaria bem justificado o seu tombamento. E com isso levanto a questão: quantos lugares com a mesma importância que essa quadra não seriammerecedores de algo parecido? Fica a ideia.

Nenhum comentário: