sábado, 7 de setembro de 2024

RETRATOS DE BAURU (293)

ACOMPANHE COMO FOI INAUGURAÇÃO COMITÊ DE LUTA DO CANDIDATO VEREADOR Claudio Lago PT BAURU

ACOMPANHE Leandro Gonçalez PINTANDO RETRATO DE Claudio Lago NA INAUGURAÇÃO SEU COMITÊ DE CAMPANHA
Tudo ainda inacabado, em construção e o espaço popular ganhando vida e forma. Nos próximos trinta dias este será o espaço para discussões e recepção popular, encravado centro bauruense.

PEDERNEIRAS BALÉ, CIA ESTÁVEL DANÇA DE BAURU E OS ENCONTROS E REENCONTROS
Papear com os amigos Mauricio Passos é Zé da Unesp, todo pessoal do elenco e depois, uma ótima conversa com a atual prefeita Ivana Camarinha, buscando sua reeleição e lutando muito para manter a cidade fora das garras do conservadorismo e fundamentalismo. Uma noute com magnífico espetáculo, dirigido por Sivaldo Camargo e revendo o teatro Paulo Razuk e todo espaço no seu entorno, revitalizado, revigorado, restaurado e lindo. Cultura pipocando por todos os poros, aliado a uma querência pelo bem estar de Pederneiras.
Além de tudo, Mauricio Dos Passos é candidato a vereador na cidade pelo PT, n° 13456. Fosse de lá, meu voto, com absoluta certeza, seria dele.

EU TENHO UM CÃO PRA CHAMAR DE MEU, EU E CHARLES NOS ENTENDEMOS MUITO BEM
Dois velhinhos parlando boa parte da manhã.

EU E O FILHO FEIRANDO HOJE PELA MANHÃ

E ainda ganho dele o último livro do Chico Buarque, conversamos com uma pá de gente no sobe e desce da feira, além, é claro, dos obrigatórios pastéis. São horas de puro encanto, aproveitadas ao máximo.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (206)


ISSO SIM É UMA DENÚNCIA GRAVE CONTRA UM MINISTRO DO STF, NUNES MARQUES, NUM IATE NA GRÉCIA COM CONDENADOS NO BRASIL, TODOS BOLSONARISTAS
https://l.facebook.com/l.php...
Não existe como contestar ou até mesmo, dizer algo mais. Está tudo comprovado e evidenciado neste áudio e vídeo, com fotos comprovando o inacreditável. A pergunta quer não quer calar: como um ministro do STF, supostamente combatendo irregularidades, viaja para a Grécia para a festa de aniversário de alguém encralacrado com a Justiça brasileira, posa para fotos e ainda se diz isento para julgar algo envolvendo pessoas como os já, comprovadamente, pegos em inúmeras irregularidades? Nunes Marques, não nos esqueçamos, é um dos dois ministros escolhidos no desGoverno de Jair Bolsonaro, para compor o STF. Ele, juntamente com André Mendonça, votam sempre perfilados com o ideal bolsonarista e neste momento, uma prova cabal de algo, dito e visto como inconcebível para um ministro da corte mais alta da Justiça brasileira, que é participar de festas particulares, com gente sob judice ou condenada em tribunais brasileiros. Quando leio algo sendo feito contra o que faz o ministro Alexandre de Moraes, algo bobo, sem sentido, feito mais para criar caso com quem realmente tenta cumprir a lei na exatidão do termo, porém, cadê a grita dos mesmos da mídia para uma aberração dessa natureza? Não seria o caso de gritar em alto e bomsom, da existência de dois pesos e duas medidas?

ACABAMENTO FINAL PARA INAUGURAÇÃO COMITÊ CLÁUDIO LAGO VEREADOR

Esforço da militância do Núcleo de Base DNA Petista levanta comitê em menos de uma semana. Isso, tenho certezqa, espanta em que vê tudo se transformando e do lado de fora. O PT sempre foi assim, ele existe pela força de seus limitantes. Neste momento, vi isso ocorrer e estou ainda na boca do vulcão, ele em plena ebulição. Tínhamos, o pessoal do DNA, desejo de ter um comitê no centro da cidade. Fomos atrás, ligando pra vários telefones nas paredes de tantos imóveis pra alugar no centro de Bauru. Num deles, alguma recepção positiva. O imóvel fechado há bom tempo, sem água e luz, ótima localização, na quadra 4 da rua 1º de Agosto. Por tudo o que tinha pra ser feito e pela afinidade conosco de seu proprietário, tudo foi fechado, preço desconsiderável. Daí, entra o trabalho de formiguinha. Um liga pro outro, todos se reúnem e cada um faz o que pode. E tudo vai se transformando, hora após hora, dia após dia. Sempre foi assim, sempre vi antontecer assim e credito isso a nós, os militantes petistas, os que acreditamos no que fazemos e o fazemos por amor à causa, por querer ver tudo acontecendo. Somos assim, tiramos leite de pedra e desta forma, o Comitê da candidatura de Claudio Lago Vereador está quade pronto, faltando últimos retoques e vai, tenho a certeza, abalar Bangu, ou seja, ser, fazer e acontecer nessas eleições.

Passem por lá, olhem, assuntem, cheirem, constatem, ele é a nossa cara, a de quem sabe o que tem que ser feito, vai lá e quase a custo zero, faz. Que outro partido possui isso no momento? Poucos. Nós, ainda temos militância e gente interessada nisso, acreditando no que faz, pois enxerga nisso algo, uma pedrinha mais na construção do dia melhor para todos nós. Ter um espaço como este no período eleitoral será de grande valia, pois foi criado não só para falar da candidatura defendida, mas para ter um local de plena discussão política, de encontros e reencontros. Lá será, com certeza, além de local de apoio, aquele oásis onde todos e todas poderão parar para refletir, buscar ideias, levar ideias e construir juntos algo novo, uma candidatura realmente popular, prestando contas diárias de tudo o que for ocorrendo. Este o PT que acredito, que boto fé e onde sempre estive. Não gosto de nada estático, parado, sou um ser em transformação e o partido que ainda acredito deve ser assim, em plena mutação, ebulição e transformação.

Este Comitê representa muito, mas muito mesmo. Ele é mais do que uma conquista, é algo a ser valorizado, pois quando paramos para analisar como foi possibilitado, isso é também algo inerente a todos os petistas, os que sempre acreditaram que tudo é possível, bastanto querer e o ir à luta. Estamos na lida e luta, todos sabemos. Hoje, um grande dia, o do, com o trabalho coletivo, tudo foi erguido e estaremos apresentando os resultados no sábado, 07 de setembro, quando do evento de inauguração, depois das 11h das manhã.

Eu acredito e estou enfurnado dos pés à cabeça na candidatura de Claudio Lago Vereador, número 13000. Vamos juntos?

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (197)


A IMPORTÂNCIA DO JORNALISMO QUE VAI ATRÁS DO FATO E O TRANSFORMA NUMA NOTÍCIA DE GRANDE MONTA
Hoje no JC algo considerado por mim como um dos princípios básicos do bom jornalismo, o atuando dentro da verdade factual dos fatos. Estou mais que cansado de presenciar um jornalismo lento, que não vai mais atrás da notícia, que se resume em aguardar a apuração dos fatos pelo Judiciário e mesmo, policiais, e daí publicando algo baseado nas notas emitidas por estes órgãos. Péssimo isso. O papel do jornalismo é ir atrás da notícia.

Neste caso da APAE, após a confirmação da excrecência do ocorrido, existe muita coisa ainda a ser desvendada e se o jornalista não for atrás, talvez nunca tenhamos a informação correta do que de fato acontecia dentro da unidade bauruense da APAE. No JC de hoje, matéria assinada pela jornalista Lilian Grasiela, que saiu a campo e foi entrevistar pessoas e, tendo na retaguarda, André Fleury Moraes, com algo novo, "Franceschetti e Claudia mantinham parentes na APAE, admite entidade - Informação sobre favorecimento a familiares consta de denúncia enviada à Câmara Municipal dde Bauru em 2022".

Dois fatos novos e merecedores de trabalho jornalístico para desvendar o que de fato ocorreu. Primeiro, o que estampa a matéria. A coisa por lá não é algo novo. Inclusive com parente indicados pelos dois, tudo atuando dentro da instituioção. O que seria isso? A matéria conta parte da trama. Depois, algo mais escabroso. Tduo pelo visto, foi denunciado por pessoa lá atuando, dois anos atrás junto a vereadores e o presidente de então, MArcos Souza, junto da vereadora do meu partido, o PT, não levaram o caso adiante. Ou seja, a denúncia das irregularidades é velha e teve algo, que não foi levado em consideração. Poderíamos ter evitado tudo o que hoje aconteceu, porém, seguraram e isso tudo precisa também vir à tona. Isso só acontece com trabalho jornalístico. Se o jornalista for atrás, entrevistar as pessoas, vai pegar a versão de cada um e uma pessoa sempre leva a outra, daí, quase sempre tudo é desvendado mais rapidamente.

Evidente que, a APAE em si precisa ser preservada, mas tudo o que lá ocorria, quem se beneficiava de tanta coisa errada, isso precisa ser devidamente desvendado e revelado para a cidade de Bauru. Hoje, a matéria do JC, depois de ver muita coisa só sendo feita sem investigação, sem aprofundamentos, começa a vir à tona. Quiçá continue, pelo bem da verdade dos fatos e da própria sobrevivência do jornalismo.

Comentário do jornalista Ricardo Callis Pesce: "Até que enfim, né Henrique Perazzi de Aquino . Mas talvez soubéssemos disto há muito mais tempo se o jornalismo fosse levado a sério por aqui. Incentivaria as pessoas a fazer denúncias a jornais e rádios, já que na esfera política é tempo perdido. Se houvesse bom jornalismo o tempo todo, talvez a tragédia tivesse sido evitada".

HIPOCRISIA NO CORTE DE ÁRVORES EM BAURU
A Prefeitura Municipal, administração da incomPrefeita Suéllen Rosim incentiva pinturas ecológicas nas duas praças ladeando a USP - Universidade de São Paulo e ambas são retocadas, pintadas com cores e dizeres pela luta da ecologia. Nesta, numa das pontas, a Praça Universitária, algo a realçar a reinante hipocrisia. Num canto dela, num pequeno entrave haviam três imensas árvores, derrubadas sem piedade com a justificativa do solo debaixo do asfasto estar oco. Foram sacadas e no lugar um coqueirinho, já na praça dizeres da luta ecológica, algo um tanto distante dentro das hostes de quem possui o tacão e, principalmente, o facão. Constatem, com poucas chances de erro, a Bauru de hoje é recordista no corte desmedido de árvores.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

BAURU POR AÍ (231)


PALOMA GANHOU LITERALMENTE O MUNDO E AGORA, NA ÁFRICA DO SUL E DENTRO DO BRICS
Paloma Viotto é filha de minha dileta amiga, a Neli Viotto, com quem tive o prazer de atuar juntos quando de minha passagem pela SMC - Secretaria Municipal de Cultura. Isso já se vão mais de uma dezena de anos e nossos filhos se cruzaram e constituíram uma dessas amizades pro resto de suas vidas. Eu curtia ver como eles se curtiam e se entendiam. Neli também deve ter prazer disso. O tempo passou, meu filho ganhou o mundo e hoje está lá por Araraquara, de onde não quer voltar. Paloma alguns anos atrás ganhou uma bolsa de estudos e foi pra China, mas precisamente na cidade onde o vírus da covid ensaiou seus primeiros passos. Está dentro de uma grande universidade chinesa, falando e estudando em mandariam e em cada nova foto que vejo, uma constatação, a danada está cada vez mais pomposa, radiando luz própria por os todos os poros.

Eu acompanhei muito da Paloma, até por causa do meu filho e hoje, a vejo brilhar, se saindo muito bem lá pelos lados da China. Mas ela não se contentou em ficar só por ali e meses atrás se inscreveu em algo novo. Viu algo de um curso numa das escolas do Brics, isso mesmo o tal do banco dos países emergentes, este hoje se tornando cada vez mais importante no mundo. Ela se inscreveu e sem muita pretensão, não tinha lá muita expecattiva, como todo jovem que faz, sabe que é bom naquilo, mas prefere se dizer não muito preparado. Daí saiu o resultado e ela foi agraciada com mais essa possibilidade em sua vida.

E daí, agora chegou o grande dia e PAloma já voou para lá, passando pelo aeroporto mais movimentado da África, o de Adis Abeba, na Etiópia e já desembarcou na África do Sul, seu novo local de habitação, estudos e experiências nos próximos dias. Pelas fotos, ela toda pimpona, cheia de charme, demonstrando alegria e aquele jeito de quem sabe onde pisa. Não posso nem dizer que essa menina vai longe, pois ela está longe e neste momento, eu e provavelmente sua mãe, a vejo trombando nos próximos dias com nada menos que a ex-presidenta Dilma Rousseff e enviando novas fotos pra nós. Sei também que, ele agora é também petista e filiada, faz parte de um grupo do partido na China. Pasmem, isso mesmo, o PT tem um núcleo lá na China e agora, deve estar espandindo tudo pra África do Sul. Que dizer mais dessa eterna menina, que vi crescer e hoje vejo chegando tão longe e dando orgulho desses incomensuráveis pra sua mãe. Cá deste lado do mundo, estamos a acompanhando e torcendo junto, pois se ela já saiu daqui com bagagem grande de conhecimentos, está galgando mais e mais. Se um dia voltar, irá fazê-lo com uma bagagem que poucos por aqui terão. Enfim, puxo o mesmo o saco, elogio mesmo, pois sei, a vejo ela com uma cabeça mais que boa. Escrevo isso tudo, só pra dizer e fazer chegar a ela o quanto estamos todos por aqui numa baita torcida pra ela continuar insistindo e obtendo mais e mais. Paloma é mais que vitoriosa.

PENINHA VOLTOU PARA FRANÇA, MAS CONTINUA COM SUA CABEÇA AGITADA COM AS COISAS DAQUI
Oswaldo Pena Jr, filho do jornalista da Cadência Oswaldo Pena, é o PENINHA, o primeiro vereador eleito pelo PT em Bauru. Peninha foi sempre uma pessoa das mais agitadas, controvertidas e polêmicas. Fez e faz disto sua existência. Não convivi com ele nos tempos em quer agitou Bauru. Me diz agora ter sido um príncipe dentro do condomínio da cafetina Eni. Era um bom vivant e vivenciou parte de sua vida ao lado de outros. Quando já em Palmas TO, depois de ter ido e voltado pra França, casado e descasado, filhos por lá, se instalou no norte do país e de lá continuou a estilingar tudo e todos. Acabamos nos descobrindo e como lhe dou atenção, aprofundamos algumas conversações.

Veio a possibilidade de fazer algo concreto, contando a história e trajetória de seu pai, o Penão, Oswaldo Pena, cuja casa era ali na rua Bandeirantes, quase ao lado da de outro polêmico cidadão, outro Oswaldo, o Rasi, pai do Mauro. Ele me instigava a tentar escrever sobre a vida de seu pai, mas sem recursos, ficava me enviando muito material, mas nada saia disso. Até que veio a real possibilidade dentro dos recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo, na confecção de um belo audiovisual, no formato de documentário. Amadurecemos a idéia e junto de outras pessoas, inscrevemos um projeto grandioso, onde seria revirada essa cidade, todo o trecho da Noroeste, Araçatuba, parte do Mato Grosso, Rio de Janeiro e tantos outros lugares por onde circulou o velho bardo. Tudo ainda pode acontecer e para tanto, se faz necessário a atual administração municipal, a da incomPrefeita Suéllen Rosim, viabilizar os recursos da lei e confirmar o nome dos aprovados.

Pena me instiga, me provoca, me liga e envia textos longos, agora não mais de Palmas, mas de Toulousse, na França, seu novo reduto domiciliar. Na verdade, Pena ainda exercia a advocacia lá no Tocantins, mas estava muito só, cansado e dando murros em ponta de faca. Foi devidamente resgatado e hoje, com mais de 70 anos nos costados, sentido o pedo dos anos, se foi e está, segundo me conta, muito bem instalado. De lá, continua a mesmo. O fuso de lá para cá é de 5 horas e quando acordo, ele já me postou vários audios e fotos. Conta de suas andanças por lá e de seus planos por aqui. Assim como eu, espera ver se o projeto de contar a história de seu pai irá vingar e daí, travaremos a luta de contar essa saga.

Ele, porém, tem muito mais em sua cabeça. O grande projeto mesmo que tem em mente é sobre os Barões da Fuzarca em Bauru, os que movimentavam a Casa da Eni. Esse ele escreveu e não apresentou na Paulo Gustavo, mas pensa em captar recurso, para transformar num grande filme, enfim, confesso, o negócio pode ser mesmo muito atrativo, inclusive para Bauru, onde seriam revelados muito do que aqui aconteceu. Ele me provoca a procurar o quanto antes duas pessoas, sengundo ele, memórias vivas de uma Bauru não mais existente. Quer que os entreviste agora, mesmo sem o projeto ter caminhado, pois ambos estão com idade avançada e possuidores de histórias mil, só em suas cabeças: Joaquim Mendonça e Plinio Scriptore.

São contatos diários, intigadores, onde do outro lado, ainda o mesmo jeito de sempre do Peninha, brincalhão, wuerendo contar algo de onde esteve metido ao longo de sua vida, algo que deixará como legado, sua histórias e dos envolvimentos dos tais poderosos com esse elemento ainda não tão bem dissecado, que foi a Casa da Eni. Eu dou corda, pois em cada ligação, ele conta algo mais, algo que nunca saberia não fosse por ele e isso, anoto, registro como posso e aguardamos dessas tais possibilidades. Eu, digo sempre a ele, não sou captador de recursos e sim, contador de histórias, registrador delas. Gravar isso tudo seria mais que ótimo, mas viabilizar a coisa, não seria comigo.

E daí, passam-se os dias e em todos, algo novo do Peninha aqui na minha caixa de registros. Não existe um só dia onde não passa algo novo, seja de suas andanças pela sua redescoberta francesa, como das ideias que pululam em sua mente, querendo fazer algo, buscando como e encontrando em mim, alguém onde, pelo menos, encontra ouvidos para ir descrevendo o que pensa. Agora mesmo, me convida para participar de uma organização criada por ele, uma tal de CIA - Corte Internacional Ambiental, onde está me oferecendo o cargo, não remunerado, de Diretor de História e Patrimônio. Como se já não tivesse muita coisa com que me preocupar, agora quer que aceite e passe a fazer parte de algo,segundo ele, revolucionário. Dou corda, vamos parlando, entre risos e falações mais sérias, ele tenta também contato com vereadores e até com a alcaide bauruense, tudo para ver se, primeiro façamos vingar o documentário sobre seu pai, depois o dos barões da zona e da boêmia bauruense. Tudo a seu tempo e com os pés no chão, é o que lhe digo. Enquanto isso, posta os lugares por onde passa e diz que, volta ao Brasil, pelo menos por breve período, vingando os projetos. Do contrário, continuará flanando pela França que tanto ama, enfim, por lá, pelo que vejo, anda mais tranquilão, sossegado e passeando muito. Peninha sabe envolver as pessoas numa conversa maneira e assim, vai desfrutando da vida. E assim, toca tudo. Agora mesmo lhe dei uma tarefa, a de me fazer o rol de perguntas para a dupla, O Joaquim e o Plinio, pelo menos umas 30 pra cada, deixando o resto comigo. Se cumprir o prometido, vou ter que cumprir minha parte e ir entrevistá-los. Peninha instiga e é instigador.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

BEIRA DE ESTRADA (184)


CAIXA DE LIVROS VAZIA, ROSE BARRENHA E ESTE HPA DEVOLVEM VIDA A MESMA
Primeiro o pessoal da Cultura montou o aparato para distribuir livros e o instalou no terminal rodoviário de Bauru. Teve início, nem meio e agora se encontrava no mais absoluto abandono, criando teia de aranha. Livro por lá, nem pensar. Esqueceram do projeto. Abandonaram, tendo estoque pra dar com pau, em profusão.

A Cultura Municipal, capitaneada por Suéllen Rosim & Cia foi quem mais fechou bibliotecas públicas na cidade. Vergonha declarada. Esse projeto ter sido abandonado às moscas, nenhuma novidade. Passo lá regularmente e constato o descaso. Falta mesmo só retirarem a caixinha e darem tudo por encerrado.

Ciente que minha amiga Rose Barrenha mantém viva e acesa chama de livros, com entidade criada para fomentar leitura pela aí, passamos lá, conversamos com gente do lugar e tomamos iniciativa, a de OCUPAR o espaço abandonado. A partir de agora, semanalmente iremos repor o estoque, sempre com bons livros, temáticas infantis e adultos, revistas, periódicos e tudo o mais. Registramos a ocupação, feita até o presente momento sem objeções. Os livros já estão lá e tudo está reiniciado. Espera-se que, quem abandonou o local não entre com pedido de reintegração de posse.

LA VEM ELE, KYN JUNIOR...
Eu não abandono alguns diletos amigos, assim como não gostaria que muitos não me abandonassem, mesmo fazendo e produzindo algumas cagadas ao longo de minha trajetória. O Kyn cometeu algumas? Sim, assim como eu e uma pá de gente que aqui me lê. Somos eternos "cagadores" e isso é assim mesmo, isso é da vida. Sabe aquilo do "quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra". Seríamos todos apedrejados em praça pública e por gente a merecer até muito mais pedradas que as recebidas por nós. Mas não é sobre isso que quero escrever. Quero só, olhando para o Kyn Jr, ver o esforço que o danado faz para tentar o menos continuar sobrevivendo e nadando neste mar revolto. O mar foi e é muito revolto para com ele. Talvez ele não tenha conseguido se safar a contento de muitos dos embates e isso tenha agravado muito sua situação. Nessa semana, ele anda mais tenso que antes, pois deve passar por uma interveção cirúrgica nessa semana e isso o acabrunha. O vejo atormentado, pois se já não bastasse o ajuntamento de tantos problremas, ainda despontou bem no alto de sua testa um tumor, que foi extraído e está sendo acompanhado pela equipe médica lá do Hospital Estadual. E agora, seu olho também está com algo muito estranho, ganhando uma proporção ainda desconhecida e já causando problemas em sua visão. E daí, tudo desemboca nessa semana, quando deve se internar para resolver essas questões. Ele, assim como qualquer mortal, tem receio, mêdo mesmo e tenta não demonstrasr isso, mas tudo é tão evidente. Ele já não passa por bons momentos, vive do jeito que o diabo gosta e tudo agravado com mais essas complicações. O caldo só não entorna, porque o danado é resistente e não se verga. Tenta manter as aparências e segue o jogo. E daí, ele circula por esses dias com seu jeitão bem peculiar, o jeito Kyn de ser e quem cruzar com ele, deve o incentivar pra se acalmar e enfrentar tudo com a frieza que esses momentos exigem. Eu acredito que, tudo vai melhorar com a finalização deste tratamento e devo incentivá-lo a acreditar nisso. Estou cá, o acompanhando nessa etapa complicada de sua vida e se postando com o ombro amigo, necessário pra gente conseguir superar algumas etapas complicadas. A vida é recheada de etapas assim. Kyn é uma fortaleza humana e gostaria muito de vê-lo superando este triste momento onde se encontra enfurnado. Eu acredito e digo isso a ele todos os dias.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE (213)


A PARADA PARADA NÃO É A MESMA PARADA DE ANTES, OU SEJA, PAROU, MIOU
Digo, evidentemente, da Parada da Diversidade, ocorrida mais uma vez em Bauru no último domingo, 1° de setembro. Na verdade, todo seu glamour se foi com o tempo. A primeira finalidade, de todas, era ter um espaço próprio, onde toda comunidade LGBT teria maior visibilidade e assim, desta forma, unidos resistiriam melhor à tudo, inclusive investidas do evidente e latente, enrustido preconceito brasileiro. Marcaram época. Anos e anos de intensa luta. Aqui em Bauru, estive em quase todas e as primeiras, épicas, mais que históricas. Com o passar dos anos, pelo menos em Bauru foi capturada por interesses outros e hoje, deixou de ser Parada, para se tornar em algo parado, estático, sem o que tinha embutido mais pulsando.
Foram mais de uma década e algo bem latente, exposto, talvez como uma espécie de fratura exposta, a ser corrigida ou permanecendo se deteriorando cada vez mais. Em primeiro lugar, via a Parada da Diversidade como algo realmente sendo feito e incentivado pelo poder público estabelecido e assim sendo, ele não deveria enviar recursos públicos para entidade outra executar a festa. Deveria, ele mesmo cuidar de tudo. Tendo verba pública e essa senso manipulada por outrem que não o próprio poder público, um desvio de finalidade e de conduta. A Parada não é algo para uma pessoa ou um grupo se beneficiar policitacamente, quanto mais financeiramente. Digo isso não só e exclusivamente para a Parada, mas para todos os demais eventos tendo como patrocinador e quem o banca sendo os cofres públicos. Aqui em Bauru vejo algo perigoso também ocorrendo com a Semana do Hip Hop, que precisa voltar a ser realmente uma atividade pública e não com um grupo sendo pago para executá-lo, ou o que é pior, sempre o mesmo grupo de pessoas. Isso são algo dentro de um todo, algo necessitando ser revisto.

Já da Parada em si, o próprio nome diz. O que vem a ser uma Parada? Com certeza não é algo estático e sim, algo como um desfile, exatamente como era feito no seu início. Converso com pessoas que la´estiveram e até gostaram da festa, mas sentem nitidamente a perda do sentido. Hoje, resume-se num show. Meramente um show e seu patrocinador, quando muito junto do Sectário, ops, digo, secretário de Cultura fazendo uso da palavra em algo meio nonsense. Para não dizer que vivo de crítica, ouvi duas pessoas, ambas de fora e que aqui estiveram em anos anetriores. "Não vou mais. Queria descer a avenida. Queria ser vista e se possível, circular com uma faixa, mostrando o nome de minha cidade e com alguns dizeres sobre algo do momento. Hoje, isso já fica sem sentido, pois todos ficam lá diante do palco assistindo um show. A Parada é um lugar para as pessoas serem vistas e todos se enxergarem mutuamente", me disse alguém, que viajava mais de 100 km para aqui estar. Monique Andrade, de Santa Cruz do Rio Pardo postou em sua página do facebook, foto dela, anos atrás, em cima um trio elétrico: "Quando Bauru tinha parada da diversidade boa! (...) Vontade de fazer outra roupa, mas não tem mais os desfiles de antes, descer a nações dando close , amava ". Ou seja, creio eu, a Parada paulistana se mantendo na avenida Paulista continua sendo o espelho para todas as demais. A de Bauru se desvirtuou, se perdeu ao longo do tempo, porém, algo ainda pode ser feito para não só reajustá-la, como reconduzí-la a voltar a ser Parada, saindo da comodidade de um show pago pelo poder público e botando o bloco literalmente na rua.

DRUMMOND ETERNAMENTE
Há 40 anos, mais precisamente no dia 14 de maio de 1984, fiz essa foto do nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade, em seu apartamento em Copacabana.
Foi uma entrevista para a revista Status, então comandada pelo jornalista Gilberto Mansur e, também, acompanhando a entrevista o igualmente jornalista e poeta Francisco de Paula Freitas.

Foi um dia histórico pois no dia anterior tinha falecido, de forma trágica - suicídio - o médico e escritor Pedro Nava, amigo de longa data de Drummond. Perguntado se gostaria que fosse transferida para outro dia a tarefa, o poeta declinou do convite e deu uma grande entrevista. Triste e abatido, mas não deixou de cumprir esse compromisso profissional pois atender a imprensa era uma de suas atribuições da qual ele não se esquivava.

Fiquei impressionado nesse dia com a velocidade verbal de Drummond. Eu não o conhecia pessoalmente e poucas vezes o ví na TV, de maneira que não sabia como se expressava fora da poesia e de seus artigos em jornais e revistas.

(PS: obrigado ao amigo Rogério Marques por me corrigir sobre a data da entrevista. Pedro Nava morreu no dia 13 de maio por volta das 23:30h. Naturalmente a entrevista foi feita no dia seguinte).

RESGATAR A MEMÓRIA E HISTÓRIA DE EUNICE PAIVA
"Resgatar a memória de Eunice Paiva nos faz refletir sobre o risco de se optar por um Estado autoritário", declarou Fernanda Torres.

Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história de sua família. A trama começa no início dos anos 70, quando Rubens Paiva (Selton Mello) é levado por militares à paisana e desaparece. Daí em diante, Eunice Paiva (Fernanda Torres) busca a verdade sobre o destino de seu marido, enquanto se vê obrigada a traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Ainda sem data para ser exibido no Brasil, o longa-metragem estreou na 81ª edição do Festival de Veneza e está previsto em outros Festivais de Cinema importantes, como Toronto e Nova Iorque.
Leiam mais: https://abrir.link/fsHmX

domingo, 1 de setembro de 2024

AMIGOS DO PEITO (229)


RODANDO BAURU COM A CAMPANHA DE CLAUDIO LAGO VEREADOR

antes de começar a contenda
1.) TOMAR AS CALLES/RUAS OU ACEITAR QUE PERDEMOS O JOGO
Adoro olhar diariamente as charges/tiras do Miguel Rep, na contracapa do melhor jornal do nosso mundo, o diário impresso aregtnino Página 12. Infelizmente, não temos um jornal nacional brasileiro com conotação mais à esquerda. Eles, os argentinos, possuem mais de um, mas este aqui é o melhor de todos. Resistência acima de tudo, num país hoje comandado por uma irracional, Javier Milei. Das tiras, diariamente, sempre junto com uma bela crônica, ocupando a última página do jornal, sai o traço de Rep, isso desde que o jornal é publicado. Ele, nos últimos tempos tem publicado uma série com multidões e faixas. Na edição de hoje, algo como um toque para nós todos, os militantes sociais. Precisamos nos tocar que, se não lutarmos, se não enfrentarmos o touro à unha, perderemos essa guerra. Assimilo o golpe e tento, saindo pras ruas e lutas, sempre em busca do tão necessário enfrentamento, desmascarando a perversidade em prática hoje. Enfrim, além de lutar, precisamos ser e representar mais que uma pedra no sapato dos tais donos do poder. Enquanto não representarmos isso, eles rir na nossa cara e continuarão aprontando pra cima dos interesses populares. E daí, tomar as "calles", as ruas se faz necessário, aliás, algo mais do que urgente, urgentíssimo.

2.) ALGO MAIS DO HENRICÃO, O DA H. TEX, QUE NOS DEIXOU ONTEM
Depois de ter sido encontrado morto no chão de seu estabelecimento comercial, a H Tex, estamparia de camisetas, ali na rua Julio Prestes, centro de Bauru, Henrique Costa, o popular Tocha, 59 anos, se foi dessa inesperada forma na tarde de ontem. Eu, que o considero acima dos decibéis de uma amizade normal, passo por lá e deixo colado na parede da loja, também sua residência, um singelo cartaz, onde tento expressar algo da perda e dessa incompreensão que é, de agora em diante, passarmos por ali e não mais vermos a movimentação dele recortando panos, imprimindo tecidos, embalando camisetas, desenhando artes no computador, de costas para a rua e produzindo algo num estilo mais que próprio. Henricão vai deixar muita saudade.


ANDANÇAS COM CLAUDIO LAGO PELA FEIRA DOMINICAL
A campanha está apenas começando.
O melhor de tudo são os reencontros. Hoje saí da feira inebriado e contagiado com tanta boa energia.


114 ANOS DO NOROESTE (DO CORINTHIANS TAMBÉM) COMEMORADOS NA SANGUE RUBRO - DAS ANDANÇAS COM CLAUDIO LAGO


Eu e Claudio Lago perdemos poucos jogos do Noroeste no Alredão. Somos reconhecidamente torcedores do vermelhinho, o time de nossa aldeia e coração. Hoje, 114 anos de intensa vida deste time, que neste momento se prepara para o retorno para série AI do Paulista. Obras estão em andamento e Pavanello, o presidente da torcida organizada nos conta muito do que vê acontecendo ali do lado. Tudo nos contagia em relação a este time, nos fazendo seguí-lo por onde estiver. Já estivemos com ele até na tal da Bezinha, a 4ª Divisão do Paulista e neste momento, junto de outros vermelhinhos, comemoramos e passeamos pela sede neste dia. Se o Noroeste não faz festa, sua torcida não o esquece. PAvanello estava radiante, pois conseguiu também locar o andar de cima da sede e agora, com mais espaço, amplia as possibilidades e tem até espaço para receber as torcidas amigas dos times que passarão por aqui.

O pessoal da Torcida Sangue Rubro não deixa a peteca cair, nem a coisa esfrirar, pois reunidos ali, com sede alugada bem defronte o estádio, se juntam semanalmente, nestes tempos de vacas magras, sem jogos, nas quartas e aos sábados, festando e sempre a falar do glorioso. Hoje, muitos torcedores antigos por lá e cada qual com sua lembrança. Dia de ouvir histórias. Em cada roda algo de caminhadas para lá e para cá. Eu e Lago, navegamos por entre todos, até deixando a campanha política de lado, para ouvir o que o pessoal ali presente tinha para nos contar. E contaram muito. Nos reviveram a memória, sempre muito bem recebidos e em cada canto, algo da dedicação destes que mantém a chama sempre acesa.Lago com ótimas perspectivas e possibilidades.

CAMPANHA GANHANDO CORPO
Claudio Lago tem história de luta, trajetória e cpmprometimento com a causa da defesa dos interesses populares e da classe trabalhadora. Está na lida e luta desde sempre. Um vereador com suas características vai estremecer nossa Câmara de Vereadores.
Estou com ele por tudo isso e muito mais.
Claudio Lago é número 13.000
Anúncio da eleição passada. Seu currículo só melhorou de lá para cá.
Indicação deste HPA