segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

MEMÓRIA ORAL Nº 17
A dessa semana é um tanto ligth como condiz com esse negócio de final de ano. Espero que gostem. É muito pessoal e diz respeito às minhas amizades...
OS DOCES BÁRBAROS – O REENCONTRO
Último domingo do ano, Sivaldo Camargo, 44 anos, amigo do peito, convida-me para almoçar em sua casa. Aceito prontamente, pois me diz que o convite seria estendido para outro grande amigo, Duílio Duka, 55 anos e teríamos a oportunidade de rever Ocimar Camargo, o Peu, seu irmão quase gêmeo, hoje morando em Santa cruz do Rio Pardo.Todos somos amigos de longa data. Havia outro motivo, Sivaldo possui uma bem cuidada coleção de DVDs musicais, todos de artistas brasileiros, alguns raros e teríamos a oportunidade de assistir alguns deles. Salpicando isso tudo estava a bebericagem que, certamente ocorreria antes, durante e depois das sessões. Sem contar o almoço que, dizem, feito pela mãe deles, é de cair o queixo. E para lá fui, na última (ou seria a penúltima?) experiência etílico-gastronômica do ano de 2007.

Encontro com Duka na Feira do Rolo e por volta das 12h, vamos juntos para aquele sofrimento (sic) todo. A casa fica no bairro Redentor, logo na entrada, ao lado de uma arborizada pracinha. Estaciono diante do portão, com um sol de rachar mamona e dona Angelina, a mãe, sai no portão para me aconselhar: "Coloque na calçada, do outro lado da rua e fique na sombra". Claro sinal de que a visita não seria rápida. Após os rápidos cumprimentos, Sivaldo acomoda todos em seu quarto, um santuário, uma espécie de ilha do tesouro cultural, diante do imenso mar de mediocridades do mundo atual. Medindo aproximadamente 6x3m, somos acomodados ao lado de livros, CDs, DVDs, pôsteres e quadros variados. Sua cama num canto, ao lado de uma imensa TV e diante dela, uma confortável poltrona. No restante do espaço, as preciosidades todas.

Fomos rapidamente acomodados. Sivaldo em sua cama, Duka na poltrona (ninguém reclamou devido ser o mais idoso), eu numa cadeira e Peu num baquinho. Nem tivemos tempo de escolher o primeiro DVD, pois Sivaldo já gesticulava muito, tendo às mãos o dos Doces Bárbaros, numa reapresentação do quarteto de baianos, gravada em 2002, de um show nas areias de Copacabana. Coisa fina foi ir vendo os diálogos nos ensaios, feitos no estúdio da gravadora Biscoito Fino. Nisso fomos apresentados a algumas 'Skol's, todas trincando de geladas e logo a seguir, têm início o sofrimento do levantamento coletivo de copos, o único exercício que o quarteto reunido naquele quarto anda fazendo ultimamente.

O calor lá fora nem se fazia notar, pois um ventilador alcançava a todos. Siva, que já havia visto aquilo algumas outras vezes, não se cansava de indicar os pontos nevrálgicos, como uma brusca reação de Caetano Veloso quando perguntado sobre se entre eles existia uma briga de egos. A resposta foi seca e certeira: "Que isso. Não brigamos entre amigos. Amigo é amigo. Brigamos com quem nos provoca e pergunta esse tipo de coisa só para vender jornal". Olhamos um para o outro e entendemos que o negócio da amizade dita lá no vídeo, estava sendo confirmada com a nossa união naquele espaço e dia.
Peu, mais próximo da porta, não teve sossego. Ficou encarregado da reposição das geladas. Não reclamou, pois a filha de três anos entrava e saia da sala a todo instante, exigindo ser acarinhada pelo pai coruja. Sivaldo não se contentou com as cervejas e serviu a todos com um whisky dos bons. A partir daí, todos tivemos que cuidar de dois copos. Tarefa difícil, pois assistir show, sem gesticulação é algo para robô. O primeiro copo foi quebrado pelo Peu e o segundo por mim, ficando essa contenda empatada até o final do embate. Houveram outros que, seguraram o copo pelas pernas, mas escaparam do vexame.
O segundo DVD teve aprovação unânime de todos, era o do Chico Buarque, sobre o tema Futebol. Ver Chico cantando e contando causos ligados à bola foi inebriante. Todos ali, admiradores confessos de toda sua obra, encantados permaneceram com a simplicidade de Pagão e do cavalheirismo do Clodoaldo, o Corró, que num jogo, saiu da frente para Chico poder marcar o gol que, mesmo assim, foi perdido. O Hino do Politheana foi saudado por todos como emocionante, verdadeira raridade. Na seqüência, Sivaldo sacou do Acústico do Paulinho da Viola, recém lançado e todos permanecemos boquiabertos e consumindo muito líquido. Samba tocado e cantado com a maestria do famoso príncipe na sua especialidade. Tentávamos descobrir os nomes dos músicos e no coral de vozes, Cristina Buarque era o grande diferencial.
Quando Sivaldo levanta para tirar água do joelho, sua mãe aparece na porta e faz um pedido: "Faz tempo que o almoço está pronto. Se deixarem, o Sivaldo não come. Façam o favor de trazer ele para a mesa". O que só foi feito quando Paulinho encerrou seu musical. Na sala de jantar, a recepção foi feita com uma salada gelada de maionese, frutas e frios. Pedi a receita para dona Angelina, que ficou de pensar. Na evasiva, pedi um pouco para minha mãe. Arroz com uvas passas e um pernil já todo cortado em pedaços foram colocados na mesa. A recomendação vinda da cozinha era clara: "Só saiam da mesa quando o pernil terminar". Como ninguém estava propenso a desobedecer ordens superiores, o tal porco não resistiu por muito tempo.
Barrigas devidamente forradas, todos voltaram aos seus devidos lugares para o início do segundo tempo. Sivaldo queria mesmo provocar a todos. Veio com os dois últimos DVDs da Maria Bethânia e diante do primor da linda voz da baiana, me fez soltar uma preciosidade: "Taí uma que casava de olhos fechados". Foi lindo ver dona Canô cantando alguns sucessos do cancioneiro popular junto dos dois filhos famosos. O silêncio reinava no ambiente enquanto Bethânia abria sua boca. Respeitosamente só os copos se movimentavam. Duka bem que tentou, mas fez aquilo que todos já esperavam dele: dormiu. Uma soneca meio que inevitável. Acordava, ouvia alguns trechos, palpitava e caia novamente nos remanso suave de uma sesta. A vida daqueles quatro ali reunidos estava como no samba do Zeca: a vida levava a todos.
Tem aquele momento em que se faz necessário bater as asas e ir embora. Sivaldo ainda mostrou outras preciosidades, num senta-levanta onde ninguém queria sair dali. Vimos uns trechos do show Estampado, da Ana Carolina, justamente no dueto que fez com seu Jorge, no "Beat da Beata". Saio com dois DVDs emprestados, o do Chico e o do Paulinho, conseguidos após uma batalha judicial com promessas de rápida devolução. Na saída, dona Angelina me entrega uma embalagem lacrada: "É a salada para sua mãe. A receita você pega depois com o Sivaldo". Contentei-me com o mimo e sai todo pimpão, pois fui o único a recebê-lo. Os tais bárbaros ali reunidos ajustaram novo encontro, desde que realizado no mesmo local e com o mesmo serviço de atendimento. Alma lavada e um domingo muito bem aproveitado foi o rescaldo feito pelos sobreviventes de tão sofrido e desgastante imbróglio. Restou a todos curarem suas ressacas em outro lugar. Henrique Perazzi de Aquino, escrito em 31/12/2007.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sacanagem! Cadê as fotos do sexo grupal que deve ter rolado solto!!!

Anônimo disse...

hello!,I гeallу like your wrіting very a lot!
percentage we bе in contaсt extra apprοxіmаtely your
articlе on AOL? I requіre a spеcіаlіѕt on thіѕ area to
solve my prοblem. Маy be thаt's you! Having a look ahead to look you.

Feel free to surf to my web-site; www.ampmcomputersinc.com

Anônimo disse...

I lοveԁ as much as you will receіve сarried оut
right here. The sκetch is tasteful, your authored ѕubject matter ѕtylіsh.
nonetheleѕs, yοu command get gοt
аn edgіness over that you wіsh be delivering the follоwing.
unwell unqueѕtionably comе further formeгly again as eхасtly the ѕame nearly very οften inside case you ѕhіelԁ this incrеaѕe.


Heге is mу site; V2 Cigs review

Anônimo disse...

Ηeya i am for the fiгst time herе.

I found thiѕ boaгd anԁ I in finding ӏt гeallу helpful & it
helped me оut a lοt. I аm hoping to gіѵe onе thing bacκ and aid others ѕuch as you
hеlped me.

Mу sitе: Silk'n Sensepil Reviews

Anônimo disse...

For the reason that the аdmin of thіs web sіte is
working, no uncertainty ѵeгy quiсkly it will bе well-κnown, due to іts qualіtу contents.



Also ѵіsit my web ѕite click the next document

Anônimo disse...

Нey ωould уou mind stаting which blοg ρlatfоrm you're using? I'm goіng tο ѕtart mу oωn blog іn the
neaг future but I'm having a difficult time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm looκіng for
ѕomеthіng unіque.
Ρ.S Apologies fоr gеtting off-topіc
but I had to ask!

Hегe is my webѕіte :: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

It's impressive that you are getting ideas from this article as well as from our dialogue made here.

Also visit my homepage - click the up coming webpage

Anônimo disse...

It's awesome in favor of me to have a web site, which is good in favor of my know-how. thanks admin

Take a look at my homepage - More helpful Hints

Anônimo disse...

Sincе the аdmin of thіѕ wеb раge
іѕ worκing, no dοubt very shortly it wіll be famоus, due to itѕ feature
contеnts.

Lоοk at my webpаge ... v2 cigs Reviews

Anônimo disse...

Ηoωdy! Do you know if they mаke any plugins to
help with SEO? ӏ'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very
goоd results. Ιf you know of any pleaѕe share.
Many thankѕ!

Alѕo visit my website ... V2 cigs Reviews

Anônimo disse...

I like the helpful infοrmation you pгονide in your artiсles.
I will boоkmark yоuг blog and
checκ аgaіn here regulаrly.
I'm quite certain I will learn a lot of new stuff right here! Best of luck for the next!

My web blog :: www.duniacafe.com

Anônimo disse...

That is veгy fascinating, You are an overly sκilled blоggeг.
I hаve jоineԁ your rss fееd and sіt
up for looking fοг eхtra of your fantaѕtіc
post. Additiоnally, I've shared your web site in my social networks

Also visit my weblog this Webpage

Anônimo disse...

If уou would like to tаκе a good deаl frоm thіs рiece of writing then you have to apply thеse methods to your won
weblog.

My weblog - Clicking Here

Anônimo disse...

Great beat ! I ωіѕh tо apprеntice whilе уou
amend уour website, hоω сoulԁ i subscribe fοr a blog web sitе?
The account helped me а acсeptable deal.
I had been tiny bit acquaintеd of this
your broаdcast offereԁ bright cleaг conсept

Feеl free to surf to my web blοg - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Ηеllo colleaguеѕ, itѕ fаntaѕtіc paragraph about cultureand completely explаineԁ,
kеeρ іt up all the tіmе.



My ѕite: Www.Freearticlewebsite.co

Anônimo disse...

Undenіablу imaginе that whісh you stated.
Үour favorіtе reаsоn appearеd to be on the net the ѕіmplest thing to
сonsidеr of. I say to you, Ι defіnitely get annoуed at the same time as ρeoρlе consideг
worriеs that they just ԁon't recognise about. You managed to hit the nail upon the highest and outlined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

My web-site; click the next document

Anônimo disse...

Nowadays, there has been an increasing variety of people which want to take or use garcinia cambogia.


My web site; garcinia cambogia for weight loss