sexta-feira, 3 de outubro de 2008

UM COMENTÁRIO QUALQUER (20)
80 ANOS DO FIORI GIGLIOTTI

Quem me lê aqui sabe que gosto de futebol. Gostei mais, mas continuo acompanhando e torcendo. De vez em quanto toco no assunto. Aprendi a ouvir e gostar de narrações esportivas na rádio Bandeirantes AM SP. Um narrador me acompanhou desde minha adoslecência até bem pouco tempo. Falo de Fiori Gigliotti. Sua voz foi marcante e isso durou décadas. Até hoje, por mais que tente, continuo ouvindo pela Band. Já tentei outras, mas acabo voltando para o reduto. Quiz tocar nesse assunto, pois acabo de escutar por aí, que se vivo, Fiori completaria esses dias 80 anos. Ele morreu em 2006, após ter saído da Band, passando pela Record e depois Capital.

Sei pouco sobre ele. Coisas mínimas. Que é da Barra Bonita, pois sempre fazia questão de citar sua cidade natal. Sua voz é que me é inesquecível. Politicamente nada sei, acho até que devia ser um tanto conservador, mas possuia um vozeirão que me encantava. E encantou gerações. Há dias queria dar uma paradinha na Gigliotti Seguros, ali na quadra três da Octávio Pinheiro Brisolla, pois lá existe no luminoso uma informação sobre um Memorial em sua homenagem. Achei que fosse lá. Hoje parei ali e verifiquei que o tal Memorial funciona em Jaú. Quando passar por lá, com certeza, o visitarei. Aqui deixo a dica, para os interessados em conhecer algo sobre Fiori Gigliotti, que entrem no site, http://www.gigliotti.com.br/ , cliquem no "Uma homenagem à FG" e vejam a bela homenagem prestada a ele, criador de bordões inesquecíveis como: "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "o tempo passa...", "crepúsculo do jogo", "uma beleeeza de gol" e tantos outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE
Eu também sempre escutei futebol pela Bandeirantes. Também aprendi a gostar do Fiori Gigliotti, porém, hoje o narrador principal, José Silvério, se você perceber, possui um posicionamento dos mais louváveis. É um da velha-guarda e não se furta a emitir pontos de vista fortes, quando necessários. é daqueles que não foge da raia. Uma pessoa das mais éticas, coisa rara dentro da crônica esportiva atual. Conhece ele?
José E.

Anônimo disse...

Oi,

O programa do Fiori começava com uma música clássica, muito bonita.
alguém sabe o nome?

grato
ppegoraro@uem.br