quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DIÁRIO DE CUBA (12)

UM ENCONTRO MUITO DO SÉRIO COM A U.J.C.
Chegamos ao quarto dia em Cuba, 11/03/2008, terça-feira e logo pela manhã um sério encontro, previamente agendado no dia anterior. Às 9h30 fomos conhecer a decantada UJC - União dos Jovens Comunistas Cubanos. Logo na entrada, estampada na parede do hall, algo que chamava muito a atenção, uma famosa frase de Fidel, ladeada com ele de fuzil em punho: “Para que serve a vida sem idéias? (...) Acaso nascem as idéias com o homem? Acaso morrem com este? Surgiram ao largo da vida humana. (...) O ser humano precisa agarrar-se a uma esperança. Esse futuro não tem espaço possível com horríveis injustiças do sistema capitalista. (...) Se os jovens falam, todo mais falará. (...) Acredito em vocês”. Vejam só, o discurso não difere quase nada do proferido pelas igrejas. Pois que assim seja, cada um com suas idéias e aquele que tiver o maior poder de convencimento, que arrebate mais pessoas. Só que as idéias fazem pensar, tornam as pessoas mais lúcidas e para incentivar um povo a ser culto, só acreditando muito no poder de sua mensagem. Do contrário é uma faca de dois gumes. Fidel educou o povo cubano, sem mêdo. E estávamos lá para conferir isso.

Ficamos ali a refletir enquanto aguardávamos ser chamados a subir à sala de Yosbany Velásquez Reynaldo, Funcionário de Relaciones Internacionales. “A UJC é uma das muitas organizações políticas existentes em Cuba. Estamos subordinados às determinações de nosso partido. Temos uma forte estrutura nacional em todos os setores, ligados à eleições nacionais, distritais e municipais. Temos mais de 600 mil militantes, correspondendo a uns 23% da juventude cubana. É uma organização coletiva seletiva, precisamos ser um exemplo para os demais, tanto que para ingressar nela todos são submetidos a um processo político. Somos muito fortes no setor estudantil. São três as etapas que os jovens passam dentro da UJC: a 1ª etapa vai de 5 a 15 anos, a 2ª etapa é a secundarista e na última, a 3ª etapa, eles passam pela Federação dos Estudantes Universitários. O objetivo é atender a todo jovem cubano, propor a formação de valores dentro do entendimento da Revolução Cubana, tudo para que ocorra a continuidades dos ideais da Revolução. Coordenamos batalhas de idéias para gerar projetos sociais na Saúde, Educação e a Vida Ideológica do país. Isso gera um forte impacto na sociedade, sendo considerado uma vanguarda. O papel principal é para que a juventude continue na frente de batalha da revolução, sempre dispostos a continuar a luta pelo socialismo. Somos presença significativa em vários segmentos da sociedade e temos muitos pontos em comum com a juventude brasileira, com posicionamento similares. Recepcionamos aqui em Cuba a Brigada Juvenil de Trabalho Voluntário, com o objetivo de que pessoas de outros países venham conhecer nossa realidade e intercambiar conhecimentos com nossos jovens. O grupo cubano pode se deslocar para outros países e, ao mesmo tempo, podemos recebê-los aqui, com custos compartilhados”, nos relata um compenetrado Yosbany, de uma sala para convidados, diante de uma longa praça, tendo ao fundo o Museu da Revolução.
Foi uma manhã de muita informação oficial. Para alguns, quando reproduzo a citação de dirigentes cubanos inicio uma espécie de série: Quem têm mêdo do socialismo? Não devemos ter mêdo algum. O mêdo é para uns poucos, engagalhados com qualquer tipo de mudança. Só isso.
Foi bom assimilarmos aquilo tudo ainda nos primeiros dias. Serviria para nossos contatos em todo o restante da viagem. Na saída somos convidados para um encontro em Rosário, Argentina, de 12 a 15/07 (não deu para estarmos lá), denominado “50 Anos sem Che”. Queria muito ter ido na casa de Orti Ceda, o engenheiro que havíamos conhecido no Malecón, na noite anterior. O horário marcado expirou e perambulamos o resto do dia pela Havana Velha, com suas ruas dedicadas aos turistas, cheia de lojas, muita gente, principalmente europeus. Caminhamos muito, filmamos muito e fotografamos muito. As andanças daquela tarde eu relato da próxima vez. É só aguardar mais umpouco...

13 comentários:

Anônimo disse...

Aos meus amigos brasileiros

Fidel Castro (com tradução simultânea)

Prezados companheiros de la esquierda brasileña:
Lendo o blog Mafuá aqui em Havana (eu tenho um laptop Panasonic! Mas só eu, tá?) fumando um "puro", e bebendo um "mojito", percebi relatos ilustres. Puxa, a coisa está ficando séria!
Refleti, ponderei e tomei a liberdade (êpa! Essa palavra é perigosa!) de mandar-lhes um recado.
Após quase 50 anos no poder, estou cansado desta farsa. Cuba não deu certo, companheiros. Tentei manter à força este regime, fuzilando dissidentes, proibindo viagens do povo ao exterior (e se eles vissem um mundo melhor lá fora? Hein? Como é que eu ficaria?), gastando uma grana preta em "comunicação social", proibindo a internet e sufocando todas as críticas ao meu regime.
Mas agora, velho e decadente, desisto. Já mandei comprar uma "casita" em Miami, onde vivem alguns parentes e amigos. Vou raspar a barba, disfarçar-me de cantor, usar camisas floridas, e passarei meus últimos dias jogando dominó com outros "viejitos" no bairro de Little Havana.
Sinto decepcioná-los! Adiós!

Mafuá do HPA disse...

meu caro incógnito
Também gosto de ironias, mas as faço e assino. Assumo o que escrevo. Escrevo um amontoado de coisas, muitas delas todos podem não gostar. Debater, discutir idéias, parlamentar, são coisas normais. Gosto de discussões, acalorados ou não. O que não gosto são de ataques gratuitos e desnecessários. Ainda mais vindo do anonimato. Denotam, talvez, uma falta de argumento para a discussão. Não seria melhor discutirmos isso tudo? Ou acha que não teria argumentos? Eu não sou dono da verdade, aliás, muito longe disso. Escrevo muita bobagem e nem tenho essa pretensão. Ser dono da verdade deve ser horrível. Entre na discussão, apresente seus argumentos e vamos discutir... Quem paga o chopp?
HPA, direto do mafuá

Anônimo disse...

Seja qual for o destino que queiram dar a Cuba, ele somente irá vigorar se o povo cubano permitir. O que ocorreu na Venezuela, onde a população foi a principal responsável pelo fracasso do golpe contra Chávez, é um exemplo de que so fica no poder quem o povo quer. Pena que no Brasil a maioria dos brasileiros, incluindo nós tb, não sabe muito o que quer ou tem medo de exigir o que de fato deseja.
Nicolas

Anônimo disse...

Eu já to com a opinião de que o melhor para a América Latina no momento (e para o futuro de Cuba) é continuar no seu modelo. Outro bom caminho é o do populismo Chavista. Esse modelo “brasileiro” responsável está esgotado - não funciona com um povo pobre que precisa de auxílio. Esses modelos que citei são os que no momento penso ser o melhor para a região, que precisa de pulso forte no comando.

Cynthia

Anônimo disse...

Cupidez, apatia, vaidade, fascinação pela força e pela violência, paixão revolucionária? Qualquer que seja a motivação, os líderes das ditaduras comunistas sempre encontram os bajuladores de que tanto necessitam. E continuam a encontrar. Fidel Castro, por exemplo, não é aplaudido quando diz que está “construindo o socialismo” e quando vocifera, ao final de seus discursos “socialismo ou morte”? Bem como quando é fotografado em eventos internacionais ao lado de outros governantes?
O kamarada Hugo Chávez não é aplaudido quando se refere à tal revolução bolivariana e a um socialismo à la Simón Bolívar?
Finalmente, cabe lamentar que a ignorância – desejada ou não – da dimensão criminosa do comunismo tenha se juntado, quase sempre, à indiferença da maioria de nossos contemporâneos para com seus irmãos humanos.
Celso

Anônimo disse...

Eu já imaginava que esse blog come do cadáver marxista. Não por acaso, vcs defendem o facista, ditador Hugo Chávez e suas loucuras castristas.
Blog rídiculo pró-PT, Partido das Trapaças.

Anônimo disse...

SER DE DIREITA, REPRESENTA A HIPOCRISIA NUA E CRUA, DEFENSORES DO LIVRE COMERCIO E TUDO QUE FOR DOS MAIS ESPERTOS E NAO DOS MAIS HONESTOS. QUERO QUE UM DESSES AQUI ME EXPLIQUE COMO SE DA O MILAGRE DAS MULTIPLICAÇÕES, SE EU APLICO CEM REAIS E RETORNA 200, QUEM PAGOU ESSA DIFERENÇA ?. ACREDITO SIM QUE MUITAS PESSOAS NÃO LIGAM EM PERDER POUCO ATE EM NOME DO PRAZER QUE ALGO LHE DA MAS SER ESCRAVISADO AI E DEMAIS. NO REGIME CAPITALISTA ATE OS DIREITOS DE COMER E BEBER, DIVERTIR O QUE SERIA O BASICO PARA QUALQUER TRABALHADOR É NEGADO PELOS EMPRESARIOS ESCRAVISTAS AMPARADO PELAS LEIS QUE DEPUTADOS FINANCIADO POR ELES QUANDO NAO SAO ELES PROPRIOS DEPUTADOS. E AI VEM UM BANDO DEFENDENDO A IDEIA DIZENDO QUE SERIA O MELHOR JEITO DE SE VIVER, QUANDO NA VERDADE ELES ESTÃO DISFARÇANDO SUAS PROPRIAS VONTADES QUE CERTAMENTE FARIAM SE UM DIA ESTIVESSE NO PODER. DISFARÇAR SUAS IDEIAS SEM CORAGEM DE DIZER ( TIPO O MUNDO E DOS ESPERTOS ) CHAMA SE HIPOCRISIA. UM SOCIALISTA FALA O QUE PENSA SEM PRECISAR DISFARÇAR ENQUANTO UM DIREITISTA DISFARÇA CASO CONTRARIO TRARIA AUTOMATICAMENTE A IRA DA POPULAÇÃO. VIVA O COMUNISMO
LUIS PEREIRA

Anônimo disse...

Se Cuba é tão bom assim por que a maioria quer fugir de lá? e por que os senhores Henrique e Marcos Rezende não ficaram por lá? ah é, lá não tem teta para mamar né?
só pessoas fora do juízo continuam com esses discursos derrocados, bom qualquer um em sã consciencia que le esses artigos e os do rezende já percebe o grau que está a doença.
J.

Anônimo disse...

Meu cachorro também tem sua porção de comida, vive numa casinha e ás vezes vai ao veterinário...mas vive amarrado na corrente, e só vai e só faz o que eu quero. Em suma, é um comunista.

Anônimo disse...

Ao contrário dos falastrões, o Henrique e o Marcos assinam tudo o que escrevem, não escondem como esses farsantes direitosos, e ninguém mama em teta, o Henrique está ferrado como todos nós trabalhadores, e por isso sabe o quanto o povo cubano vive melhor do que nós e o Marcos Rezende é o que há de mais sincero no cenário atual com sua riqueza literária, os falastrões deveriam ler mais, viajar e conhecer mais como os dois aqui citados fizeram.
Paulo Soares

Anônimo disse...

Uribe desrespeita os direitos dos seus conterraneos pobres a toda hora na Colombia, Bush faz o mesmo com o mundo, a violencia corre solta na AL. Todos se omitem, mas porque todos querem atacar Cuba? Não é algo para se perguntar? Justamente uma nação com anafalbetismo zero, educação e saúde pública exemplar para todos e sem violencia urbana, sem gangues, sem traficantes e sem pichadores deliquentes como os vistos por aqui pichando predios e casas, por que será?
Camila

Mafuá do HPA disse...

Meus caros amigos, colegas e desafetos
Discutir só com quem tem argumentos, do contrário vira briga de rua e na minha idade não tenho mais saco para isso. Todos os que estiverem dispostos a uma discussão séria, objetiva, limpa e permeada pelo bom senso, topo na hora, do contrário, tô fora.
Semana que vem tem mais um Diário de Cuba...
Abracitos do mafuá
HPA

Anônimo disse...

Conservador é um saco não consegue ver além do seu mundo de fantasia, tenho acompanhado os diarios de cuba e não tem nada de invensão, o henrique não é comunista e só está relatando o que viu e dos beneficios claramente alcançados pela população, será que não conseguem dar um pouquinho o braço a torcer? Coloquem argumentos, fatos, discutam em cima do que até a unesco reconhece das conquistas cubanas, o que o henrique ganharia inventando historias? nada, não tem nenhum motivo pra isso, tenho certeza que a alegria que ele sentiu em cuba foi justamente no ponto de eles terem tudo o que nosso povo mais e pede e sofre pela falta, que é saúde, educação e moradia, não é isso que se fala em época de eleição? discutir com conteudo sim, agora fica demonstrado a ignorancia reacionaria dos engraçadinhos aí com comparações ridiculas e sem fundamento.
JOEL