domingo, 19 de outubro de 2008

UM COMENTÁRIO QUALQUER (21)
AOS AINDA ECOMONISTAS NEOLIBERAIS DE PLANTÃO
Algo que me dá um incontido prazer é a constatar as artimanhas diárias, que alguns ditos economistas tupiniquins (incrustrados na imprensa diária) estão a fazer para tentar continuar demonstrando ser os EUA mais fortes do que antes, que o capitalismo selvagem e o neoliberalismo continuão sendo a única saída plausível para o Brasil, encurralado e para sempre de joelhos, subserviente às vontades expressas desde Wall Street. Alguns até ensaiaram críticas ao capital volátil advindo das malversações do insano governo Bush, mas não dão o braço a torcer totalmente (são uns incompreendidos). É divertido observar o engasgo nas explicações. Os tempos atuais não são nada propícios para que continuem cospindo as baboseiras de antanho. Afinal, o "deus mercado" está em baixa e esses economistas, inconsoláveis, pois falharam em quase todas suas previsões. Mentiram para todos nós. Dessa forma, não podem sair incólumes diante de tudo o que fomos obrigados a escutar esses anos todos. Se em 1989, com a queda do Muro de Berlim, enfatizaram ser o fim das ideologias, hoje, com toda a bancarrota financeira mundial, por que não se estabelecer o fim do capitalismo neoliberal? Afinal, até as soluções foram socialistas. Ou não? Será que a ficha cai dessa vez e desmascararemos definitivamente esses praticantes do "economês de balcão". Antes sabiam de tudo, viviam com uma bola de cristal nas mãos, verdadeiros deuses, propagando falácias como: o Brasil precisa continuar fazendo a "lição de casa" (era continuar dizendo amém ao neoliberalismo), a globalização é tudo (e fora dela não existe saída) e liberdade total para o mercado (um deus onipotente e inquestionável). A melhor solução para essas viúvas do falido sistema financeiro internacional foi a dada pelo jornalista Nirlando Beirão, quando afirma que é chegado o momento deles todos tirarem umas férias e até se aposentarem. Não farão falta nenhuma, passando até desapercebido tão edificante ato. Irão tarde. Tenhamos fé.

PS: Queria tanto que esse texto chegasse às mãos e olhos dos representantes locais desse nefasto segmento, que defende interesses que não os nossos. Me ajudem nessa empreitada.
(ilustrações retiradas de www.miguelrep.blogspot.com)

2 comentários:

Anônimo disse...

O capitalismo irá sair dessa mais uma vez e se fortalecer meu caro, a vida continuará seu desenvolvimento enterrando ideologias autoritárias e fantasiosas, serão peças de museu e de museu o senhor entende.

LP

Mafuá do HPA disse...

LP
Entendo. A América Latina já mostra sua nova cara. E o capitalismo usando medidas socialistas para resolver seus problemas. O tempo nos dará a resposta, a ti e a mim. Alguns terão que se resignar e ficarem expostos como "peças de museu". Aguardemos.
HPA, o do mafuá