segunda-feira, 6 de outubro de 2008

UM AMIGO DO PEITO (11)

ROQUE FERREIRA, UM VEREADOR DE VERDADE (E AGORA, DE FATO)
Quem circula pelo começo da rua Bernardino de Campos e segue por uma via de acesso para a avenida Castelo Branco, dá de cara com um muro, onde a moradora, a Faneco, o utiliza como um outdoor. Escreve a spray o que lhe vêm na mente. Durante algumas semanas lá estava: "Você sabe qual o barulho do serrote?". O que ela queria dizer com aquilo? Muitos pararam para perguntar. Era uma charada, respondida há duas semanas da eleição, quando a dona do muro pintou a resposta: "Roque...roque...roque...roque...roque...". Esses são os amigos do Roque, a maioria agem dessa forma, espontânea e sincera. E não temem demonstrar quanto o admiram.

Esse veio para ficar (e não é de hoje). Roque era merecedor de um mandato desde que me conheço por gente (a mais remota lembrança que tenho dessa amizade vai de quando o Império foi campeão do Carnaval de Bauru - lá se vão mais de 20 anos). Esse foi o maior merecedor dentre as 16 vagas disputadas. Havia tentado por 3 vezes o cargo de vereador (bateu na trave em todas anteriores) e uma para prefeito. O golaço acontece agora, de forma estrondorosa. Só ele sabe o quanto penou até chegar aos píncaros da glória. É amigo de longa data e será um vereador dos mais atuantes. Passei na festa de sua vitória ontem à noite (toda cotizada entre os presentes), lá no Comitê, na esquina da Cussy Jr com AlfredoRuiz. Sabe quem eram as pessoas que estavam por lá? Algo que nenhum outro político de Bauru possui, uma turma de fiéis militantes, todos envolvidos na campanha de uma forma espontânea, simplesmente (e tão somente) por acreditarem na pessoa e na proposta. Se ainda existe militância política, estava diante um bom exemplo.

Roque chega lá aos 53 anos, sem nunca ter mudado sua postura, sem se moldar ou mudar o roteiro de sua vida. Todos que o conhecem, sabem que o cara é inflexível e continuará sendo a mesma pessoa, com cargo ou sem ele. Ferroviário e sindicalista, seu nome sempre esteve envolvidíssimo nos movimentos sociais por essas plagas. Foram 3.500 votos e uma certeza. A de que é com pessoas iguais a ele que se pode entregar o poder, sem que tenhamos dores de cabeça. Roque não é genérico. Pode-se até discordar de um monte de coisas a seu respeito, mas não existe como deixar de acreditar e confiar em suas atitudes. E ele possui um poder de convencimento muito grande. Não nega fogo. Estive ao seu lado em várias contendas e numas poucas discordei, chegando a trocar farpas no passado. Acabei me redimindo, fiz minha mea culpa, percebi meu erro. Eram disputas eleitorais e não notei a tremenda pisada na bola ao criticá-lo. Ele me desculpou. Voltamos a ser amigos.

Hoje, estou muito contente por ele. Mais ainda, pela certeza de que teremos um vereador exemplar, como poucos. Na eleição de ontem, fiquei alegre por ele e outros que admiro e respeito, e triste por outros, que perderam o mandato e não chegaram lá. Com Roque, dessa vez, só alegria. Na festa no Comitê, transformado em bar (já era bem uma meia-noite, hora de lobisomens), tirei fotos dos amigos reunidos e as publico aqui. Imaginem essa turma na posse do guapo em primeiro de janeiro de 2009? Também quero estar por lá.

12 comentários:

Anônimo disse...

HPA, esse domingo foi muito prazeroso assim como está sendo a segunda com a vitória de nosso candidato Roque. Ontem quando fui votar no Sesi tive o prazer de conhecer de conhecer seu amigo Marcos, também eleitor do Roque, dei muitas risadas falando com ele, mas também aprendendo muito, ele me lembra um personagem de nossa infância(sou mais velho que vc, mas acho que vc pegou essa época) o Zorro, vc também não acha?
JPB

Anônimo disse...

Tô sabendo, meu, confira sua propaganda eleitoral:

http://br.youtube.com/watch?v=zdUtZRTYjCE

valeu

DUARTE

Anônimo disse...

Também estou muito feliz pelo nosso querido amigo Roque Ferreira ter se conquistado o seu espaço no nosso legislativo.... ninguém merece mais que ele ....
Agora ganhamos um cidadão honesto para nos defender e exigir os nosso direitos...
Parabéns Roque .....
HELENA AQUINO

tR4c, a.k.a. Ivan disse...

Também já vi algumas coisas dele que não concordei. Mas parece que ele sempre está uns passos adiante e, não demora, percebemos que estava certo.

Anônimo disse...

A vitória de Roque é da sua coerencia e perseverança. A lealdade de amigos e a militancia que nunca se abateu, quando batemos na trave por mais de uma vez.
A história da Camara de Bauru terá um divisor, antes e depois de Roque. Vivaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Oi Henrique, boa noite!
Também fiquei muito feliz com a eleição do Roque.
Sabe de uma coisa, dias antes da eleição, estive com ele na relojoaria ao lado do comitê, e batemos um longo papo. Falamos de muita coisa... coisas boas e outras nem tão boas assim!
Disse à ele, que em casa seriam 3 votos e que pela primeira vez estaríamos votando nele "em massa", e sabe porque... pela sua postura frente a alguns assuntos rescentes, os quais ele sempre se posicionou de forma clara e objetiva e por jamais ter mudado de lado, doa a quem doer... coisa difícil de se ver nos dias de hoje.
Ainda não tive a oportunidade de conversar com ele novamente, mas oportunidade não vai faltar... estou sempre na relojoaria (ao lado do comitê) e vou cumprimentá-lo com certeza.
De fato este é um dos poucos que merece estar lá, e com certeza vai trabalhar de forma a mostrar o porque tanto lutou para conquistar esta vaga no edíl bauruense.
Agora que a "limpeza" foi geral... a isso foi! Que bom!
Abraços e parabéns também pela organização do 1.o Encontro Ferroviário - foi exemplar e muito legal o evento... adoramos ter passado por lá.

AC Pavanato

Anônimo disse...

Caro
Henrique,

Como sempre, PERTINENTE.

Parabéns,

Ivan
ps: se tiver tempo de uma olhada em meu blog,
http://traczine.blogspot.com

Anônimo disse...

Da-lhe Roque na câmara.
E meu caro JPB, aceito ser o zorro desde que você me arrume uma parceira revolucionária como a Catherine Zeta-Jones do filme mais recente do zorro rs. E procure colocar um nome ou apelido no comentário que é melhor do que chamar de JPB.
Abraços
Marcos Paulo "Guerrillero"

Anônimo disse...

Repassando para conhecimento de uma pessoa "vitoriosa" com o qual
participei no Conselho da Comunidade Negra de Bauru com um aprendi-
zado formidavel.
Gaspar Moreira

Anônimo disse...

Olá Henrique, estou feliz com a eleição do Roque e isto me fará frequentar a câmara novamente, em virtude das colocações que vc já fez sobre o companheiro.
Fiquei triste pela Majô que muito contribuiu em diversos campos.
No entanto, penso que foi muito legal a renovação geral que aconteceu, pena que a direção ideológica não é a que eu gostaria que fosse.
com certeza o Roque fará a diferença na direção sonhada, ou seja um mandato popular!!!!

um abraço

Nilma Renildes da Silva

Anônimo disse...

É ISSO, HENRIQUE...

EU VOTEI NO ROQUE.... PARABÉNS A ELE.

FOI UMA BELA LIMPEZA NA CÂMARA...


P.S. -> O PT PRECISA FAZER MAIS POR BAURU.... PRINCIPALMENTE O PRESIDENTE.

EDUARDO LOPES

Anônimo disse...

Querido amigo Henrique, o q/disse é q/agora todo mundo vai dizer q/votou em quem foi eleito! Mas pergunte à quem convive comigo há mais tempo, em q/votei? Roque sempre!!! Só o q/fiquei triste é q/não fui convidada p/a comemoração e/ou beberagens.Mas não tem revolta não... Quanto a volta aos palcos , penso q/não vai demorar. Ligue nessa radio na net, no horário que quiser e lhe convier é que começa o programa, ele está me espalhando por todo o Brasil, pode pedir e deve uma música minha q/ele toca e faz uma propaganda!!! ´Lá vai www.radioestudiobrasil.com.br/Claytonaguiar . É em Brasilia e de uma migo práticamente de infância... Sem mais uma abraçaõ da amiga goiás brasil