segunda-feira, 2 de maio de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (49)

A CÂMARA MUNICIPAL DE BAURU NA PAUTA DO DIA, REINADO DE SAKA AHI, Ó MEU!
Segundas-feiras aqui em Bauru, salvo nos dias de força-maior é de sessão semanal da Câmara de Vereadores de Bauru. Seria um dia de muita pompa, onde os nobres edis discutiriam como estão a fiscalizar os trabalhos do Executivo, mas na atual legislatura isso fugiu um pouco do controle. A grande maioria está preocupada com outras coisas, fala-se que em problemas relacionados ao próprio umbigo. Acredito, pois dois assuntos parecem dominar a atenção da opinião pública (o que seria isso?), em detrimento de tantos outros, muito mais urgentes e necessários.

Desde que Roberval Pinto Sakai, também pastor evangélico assumiu o cargo de presidente, algo de muito estranho acontece por aquelas paragens. Pior que tudo é algo que li de soslaio nos jornais de hoje, a de que ele concorre ao postulamento de ser vice numa chapa tendo o atual prefeito concorrendo à reeleição à Prefeitura Municipal. Não vejo isso com bons olhos e explico em pouquíssimas linhas. Estive na Câmara semana passada e constatei algo mais do que preocupante. Todos os serviços contratados pela casa, os de manutenção, obras, comprinhas rotineiras estão sendo feitos, tendo como pano de fundo firmas com proprietários e funcionários evangélicos. Isso não é denúncia, é constatação. Qualquer jornalista mais aguçado poderia esmiuçar isso com maior precisão. Nada contra evangélicos, mas tudo contra benefícios exclusivos só a esses. Imagine isso extensivo a toda Prefeitura? Mais, leio que Sakai acerta com a Prefeitura o ajeitamento dos súditos seus, os que tinham sido demitidos. Todos reempregados. Aqui uma pergunta: COMO FISCALIZAR UMA ADMINISTRAÇÃO TENDO TANTOS EMPREGOS SUBORDINADOS À SUA PESSOA DENTRO DA MESMA?

Citei lá no alto dois assuntos e escrevo deles agora. A questão do aumento ou não do número de vereadores é algo ruim nesse momento, mas não o mais preocupante. Se existisse algum tipo de pressão popular isso seria resolvido num vapt-vupt, mas quando estive lá na posse de Sakai, ostentando cartazes e clamando por ética, eu e mais dois fomos taxados de “três patetas” e agitadores. Algo me toca, dentro de tantas insanidades e essa precisa ser esmiuçada em todos os seus meandros. A Prefeitura foi instigada a comprar o prédio da Estação Ferroviária e o fez. Agora, quando leio que a segunda parcela já foi paga, vereadores (instigados por quem e por qual motivo?) já não querem mais ir de mala e cuia para aquele local. Informo que um andar do prédio da estação dá quase o dobro do espaço da atual Câmara, mas isso parece pouco. Leio que já existe projeto pronto para levantar edificação onde hoje está localizado o estacionamento da Câmara e mais, estudam também outra alternativa, o levantamento de um prédio novo, num local distante e afastado da população, no meio do mato (longe de qualquer possibilidade de participação popular), imenso, megalomaníaco. Nessas duas últimas hipóteses a fonte de todas as preocupações. Explico. Na estação, uma mera reforma, gastos controlados e contidos. Na construção de anexo e de prédio novo, dinheirama em abundância, verdadeira enxurrada a assustar gregos e troianos, justo num momento de austeridade.

A pergunta que não quer calar e poderia estar na pauta de todos: E NADA FAREMOS? DEIXAREMOS QUE TUDO OCORRA DIANTE DE NOSSOS OLHOS, SEM MOVER UMA SÓ PALHA? Acredito que aquele megafone utilizado lá na Câmara em 01/01/2011 voltará a circular em breve e no mesmo local. E mais: QUEM FISCALIZARIA QUEM É PAGO PARA FISCALIZAR A PREFEITURA? DEUS? O DE QUEM, O DELES, O NOSSO... MAS ELE EXISTE?

15 comentários:

Anônimo disse...

Tomei a liberdade de inserir no www.baurunapolitica.com citando a fonte.
Espero que aprove.

abraços

Renato Cardoso

Anônimo disse...

Sábias palavras e mais sábios ainda os conteúdos aqui escritos. Se já não fosse suficiente a RESERVA de mercado para os da maçonaria agora querem fazer RESERVA de mercado para os da mesma CRENÇA. Se não tomarmos cuidado vamos para o INFERNO e sem empregos.

new.time@terra.com.br

Anônimo disse...

colunista Henrique

Escrevo sem declinar meu nome. Estou muito próximo da Cãmara e isso me causaria problemas.

Recebi um email da Herondi, a assessora principal do presidente da Câmara na sexta com algo assim:

Tiririca aparece alcoolizad​o em Brasilia..​e ainda conta piada.aff.​.Depois dessa acabei de crer que ele é sem noção nenhuma mesmo...olhae vc mesmo..

Junto um vídeo mostrando o Tiririca zonzo.

Minha pergunta, juntando as suas é:

O que seria pior para uma cidade e um país, um palhaço bêbado na Câmara dos Deputados, ou alguém sóbrio a fazer o que Sakai faz na Câmara de Vereadores?

Desculpem por declinar meu nome, tenho lá minhas razões, mas detesto a mediocridade.

Anônimo disse...

LIVRE PENSAR é uma forma de fazer acontecer e participar. Realmente não concordamos com tudo mas respeitamos a opinião dos nossos amigos. Esse caso da CÂMARA e dos VEREADORES é uma vergonha e juntos podemos traçar uma verdadeira CRUZADA no sentido de coibir todos esses abusos porém, segundo o NILSON COSTA já faz uns 6 anos que os EVANGÉLICOS estão "cuidando" da CÂMARA...e, em todos os sentidos.

new.time@terra.com.br

Anônimo disse...

HENRIQUE
SE FOSSEMOS TRAÇAR UMA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO, A CÂMARA SÓ TEM CUSTOS E POUCOS BENEFÍCIOS.
POR ISSO, SOU FAVORÁVEL A APENAS 9 CADEIRAS, COMO MANDA A LEI.

EDUARDO LOPES

Anônimo disse...

Boa, Henrique...! Um forte abraço.
CÉLIO

Anônimo disse...

9, 15, 21, 50, nenhum desses numeros importa pq o resultado sempre será o mesmo, é um circulo vicioso de um estado onde canalhas escondem suas verdadeiras faces, onde a falsidade de uma opinião é medida com a influencia do contador de votos do momento.
O pior de tudo isso é ver um povo anestesiado, profundo pesadelo da alienação, ninguem sabe o que é capitalismo, o que é revolução mais, algo que seria tão simples, esbarrou na dificuldade dos cerebros algemados pela atuação pelega dos canalhas em toda totalidade politica.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Só uma outra observação, vcs fazem uma leitura errada na questão da indicação de evangelicos em cargos, pq toda religião é um opio, ela como fator divino não existe, pq simplesmente não existe um deus ou mais, ela é apenas o pano de fundo para alienação de uma ordem economica de estado, que é o que deveria ser o alvo, pq neste sistema os que lá estão sempre recorrerão a essas barganhas e colocar lá os seus capachos eleitorais.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Caríssimo Henrique

Li sua mensagem sobre a Câmara. Parabéns. O problema não é apenas o número de Vereadores. A Camara já teve 17, 23, 21, e até 29 Vereadores, logo após a redemocratização, em 1946, no fim da chamda Era Vargas. O inchaço se deu com a figura dos assessores que nunca existiram. Aliás surgiram no ano de 1993. Vou te passar um texto sobre a História do Legislativo de Bauru que mostra todas as legislaturas desde a sua origem.

Se o problema é economia é só criar um mecanismo salarial vinculado aos servidores municipais. Aliás, o Vereador é, de fato, um servidor no sentido mais nobre da palavra... Saudações socialistas

Isaias Daiben

Mafuá do HPA disse...

03/05/2011
Política
Isso é incrível!Câmara não consegue fazer sessão
Após quase três horas de paralisação, a sessão da Câmara terminou vazia pela primeira vez na história do parlamento bauruense, sem fala de vereadores nem votação de projetos. A motivação do fato constrangedor foi a crise institucional escancarada na tarde de ontem pela divisão entre base situacionista e oposição no Legislativo, pela falta de apoio de ambas à Mesa Diretora e pela rejeição ao presidente Roberval Sakai (PP).

Isso porque, com a renúncia do vereador José Segalla (DEM) ao cargo de segundo secretário da Câmara (acordada desde que assumiu), nenhum outro parlamentar se propôs ocupar o posto, o que, segundo o Regimento Interno, impede a continuidade da sessão, que foi suspensa às 14h43, retomada às 17h15 e encerrada minutos depois pela ausência de solução para o impasse.

Sakai chegou à presidência do Legislativo porque nem oposição nem situação contavam com maioria necessária para eleger um de seus membros. Dessa forma, os vereadores contrários à administração Rodrigo Agostinho escolheram o pepista, proporcionando um excelente passo para o projeto político pessoal de Sakai e impedindo a eleição de um situacionista para o comando da Câmara com a escolha de um parlamenter que, segundo vereadores, sempre transitou entre os dois polos. Na ocasião, Renato Purini (PMDB) era o principal nome indicado, mas sofria rejeição dentro da própria e fragilizada base. A mesma situação já havia conduzido o pastor Luiz Carlos Barbosa à presidência no biênio 2008/2009. Dessa vez, porém, o impasse tornou-se insustentável devido ao descontentamento da oposição que elegeu Sakai com as tendências governistas adotadas por ele, bem como pelo ‘troco’ dado por situacionistas em razão da ‘traição’ ao governo na ocasião da eleição da mesa diretora.

Nesse cenário, o presidente encontra-se isolado politicamente, sem o apoio de nenhum dos lados e acusado, inclusive por vereadores oposicionistas que o elegeram, por falta de representatividade e consistência política para ocupar o cargo mais importante do Legislativo Municipal.

ELES SÓ OLHAM PARA OS PRÓPRIOS UMBIGOS

BASTA NÉ?

E AINDA QUEREM AUMENTAR O NÚMERO DE VEREADORES!!!

O PENSADOR - NEW TIME

Essa quem colou aqui fui eu, após receber email deste na manhã de hoje.
henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

EU ACHO QUE JÁ QUE VOCÊS QUE COMENTAM TANTO,A RESPEITO DA POLITICA DEVERIAM SE CANDIDATAR E TENTAR FAZER O QUE O SAKAI,ÓTIMO VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ .É MUITO FACIL CRITICAR QUANDO ESTÁ DO LADO DE FORA,ESPERO QUE SAKAI CONTINUE NA LUTA POIS ESTAMOS COM VOCÊ AMAMOS O SAKAI.
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita”. (Mahatma Gandhi).

Mafuá do HPA disse...

MEU CARO (A) DEFENSOR DO SAKA AHI,Ô MEU!!!:

Pra começo de conversa devemos ter coragem em tudo que fazemos na vida. Todos aqui, ou a grande maioria, escrevinha seu nome no final do texto. Posso saber com quem estou falando? E por fim, a Câmara atual é ruim demais e nem precisa ser comentarista para chegar nessa conclusão. Quanto ao Sakai, um dos piores, haja visto o sufoco que passou na semana e o vai-e-vem que promove como atuação política. Ele age assim também no púlpito, me diga?

Henrique - direto do mafuá

Herondi Cerqueira de Souza disse...

Caro Henrique
Avisa o seu amigo anônimo que eu tb recebi este e-mail de mim mesma, é VIRUS e se ele é novato e não percebeu peça para ele correr e passar um poderoso anti virus. Não tenho tempo, não gosto de tipo de e-mail e não posso fazer isso no meu trabalho. É lixo esta mensagem. Nada tenho contra o Tiririca ele representa a classe dele e espero que ele nos surpreenda para o bem. Qto a nós dois espero que vc seja realmente um, cara justo e passe e ter mais informações sobre a Camara, eleições de mesa e nosso trabalho; é mto sério tudo isso. Por enquanto é só. Obrigada pelo espaço. Continuo te esperando para um café. Já que vc não se sente a vontade em tomar o café lá na Câmara, pode dizer a onde que lá estarei. Adoro café. Adoro esclarecer dúvidas. Um abraço

Anônimo disse...

HENRIQUE

Cuidado com esse papinho "cerca-lourenço" de gente ligada ao Sakai. Vais cair nessa e aceitar o cafezinho?

Paulo Lima

Anônimo disse...

Henrique, bom dia.
Recebo suas indagações com preocupação e portanto, já redobrando a atenção e repassando para colegas da imprensa...
Que nossa curiosidade e reflexão, possam ir além das aparências (mais uma vez).
Abraço Nádia