segunda-feira, 23 de maio de 2011

ALFINETADA (86)

A CADA SEGUNDA ALGO NOVO DO PRESIDENTE DA CÂMARA - A MAIS NOVA DO SAKA AHI, Ó MEU!!!
Ao abrir os jornais diários nesse último sábado, 21/05, uma manchete era o prenúncio de que algo de muito estranho havia ocorrido nos bastidores do legislativo municipal. “SAKAI DESISTE DO LEGISLATIVO NA ESTAÇÃO”, o título. A primeira reação foi a constatação de que das duas uma, ou Sakai gosta mesmo de estar em evidência, não se importando se pelo lado negativo ou positivo, mas sempre em evidência, ou ele é mesmo da pá virada e nem dez dias após ter sobrevivido a um tsunami, está disposto a enfrentar outro. Talvez seja coisa de predestinado, recebe sinais do além, dos mais destrambelhados possíveis, desembocando em ações desconexas e irrefletidas. Refletindo melhor, chego à conclusão de que não é nada disso, ou seja, tem algo ainda não explicado e não entendido pelos simples mortais nessa questão.

Já toquei nesse assunto por aqui. O prédio da Estação da NOB é imenso e num só andar comportaria o espaço de duas Câmaras atuais. Os gastos para reforma e adaptação do imóvel não são de grande monta. Isso não comove o presidente. As duas outras opções são para altos gastos, a construção de um anexo ao prédio atual ou a de um novo, em lugar incerto e não sabido. Mas o que teria motivado o ousado Sakai a tomar essa decisão? Não se sabe ao certo, mas de algo a cidade toma conhecimento ao abrir o Jornal da Cidade no domingo, 22/05 e ler uma carta do vereador Roque Ferreira PT, afirmando que nenhum vereador foi consultado sobre essa decisão. Pior, nenhuma discussão sobre o assunto foi realizada para a tomada de decisão. Afinal, por que está chamando para si todos os ônus de uma decisão isolada?

Isso tudo me obriga a fazer uma comparação entre o que ocorre com o imbróglio do novo estádio do Corinthians, o que abrigaria a abertura da Copa do Mundo aqui no Brasil. Primeiro, a existência de um estádio como o do Morumbi, comportando excelente número de espectadores, mas renegado como se não existisse. A opção pelo novo, com gastos estratosféricos é a seguida. Perplexos estamos todos, mas o negócio surreal prossegue. Lá, Ricardo Teixeira, presidente da CBF afirma que assim vai ser e deve ser, mesmo que o público de nossos campeonatos não lote mais nem estádios menores que o Morumbi. Compra todas as brigas e chama para si tudo, como se fosse um “czar” a decidir tudo sozinho. Comparando o que se gastaria com a reforma do Morumbi e a construção do novo corintiano, uma soma estratosférica. Aqui, a mesma coisa, entre a reforma e adaptação da estação e a construção de prédio novo.

Tenho um entendimento sobre isso tudo. Sakai não está no seu estado normal e necessita de um tratamento de choque. Talvez colocando seus dois dedos numa tomada, com um choque de alta voltagem, volte à normalidade. Tratamento idêntico dedicaria à Ricardo Teixeira. Não dando certo, indicaria camisa de força. Nada disso dando resultado, só mesmo com uma grande movimentação popular, uma revolta sem precedentes como nunca ainda tenha sido vista, talvez similar a recentemente ocorrida na Praça Tahrir, no Egito. Poderíamos até nos inspirar nas atuais praças lotadas de jovens na Espanha e demonstrar que a irracionalidade quando repetida com insistência é facilmente resolvida com o povo nas ruas. Acredito que ele não entenda outra linguagem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Henrique,
Pelo amor de Deus!
Nâo sou bauruense, mas sim filho de ferroviário e apaixonado pela conservação da história.
Camara Municipal na estação?
Construir um anexo, certamente horrendo?
Tudo deveria ser preservado, inclusive o entorno.
A estação da Bauru faz parte do meu novo livro, A Morena da Estação, memoria ferroviária, que deve sair no segundo semestre pela Editora Moderna.
Abraços e continue sacando contra o Sakai.
Ignácio Loyola Brandão

Mafuá do HPA disse...

Aqui uma explicação e um agradecimento:

Loyola esteve em Bauru anos atrás para uma Feira do Livro Infantil, quando escrevi sobre ele (tem um Memória Oral aqui no mafuá) e amigo de um amigo, o falecido Perci, trocamos correspondências internéticas desde então. Ele, natural de Araraquara, com parentes em Bauru tem recordações de muitas viagens feitas de lá até aqui, tudo pela via férrea, algo impensável hoje. Defende assim como eu a preservação dessas imponentes edificações. Reviu nossa estação quando aqui esteve e ainda sonha, como eu, com o retorno disso tudo e sua reutilização como estação férrea. A nossa, além de estação era um importante centro adminstrativo da NOB, nos seus andares superiores. Com a compra pela Prefeitura, acredito que o seu andar ligado aos trilhos não sofrerá alterações e a Maria Fumaça continue circulando por ali, mas nos andares superiores alguma coisa precisava ser feita e foi. Com acompanhamento do CODEPAC, os dois andares podem receber outas utilizações. Como a Câmara, que hoje defendo e a Secretaria de Educação. Isso não interfirirá no uso no térreo, que interligados teriam algo salutar para essa cidade, a revitalização do centro degradado e a estação sendo reativada com possibilidades mil ligadas a temas férreos. Defendo isso, pois sei que aquele imenso prédio nunca mais terá a utilização anterior, ou seja, um imenso escritório de empresa ferroviária. Fechado e abandonado é que não pode continuar, com uma degradação evidente e progressiva. Loyola, assim como eu, entende que estação deve continuar sendo estação, mas com o térreo mantido, os andares superiores voltariam a ter utilização. O que não concordamos é com anexo no prédio da Câmara, que o CODEPAC precisa agir com rapidez, impedindo a ação bruta e desumana de algo a obscurecer aquela rica edificação. E por fim, algo salutar, tanto em Loyola como em mim, sacamos que o Sakai não está agindo na sua normalidade e precisa ser contido o quanto antes.

Depois que vi sua resposta, postei junto ao texto uma foto sua ao lado da estação. Cliquem nela e a vejam grandona na telados seus computadores
Henrique - diretodo mafuá

Anônimo disse...

Sou corintiana, mas sou brasileira também e tenho que concordar: merecemos um estádio, mas não com esse significado Bj
Malu Salgado

Anônimo disse...

Isso mesmo, Henrique... Um abraço.Célio

Anônimo disse...

Li esse texto abaixo na edição de hoje do JC, Tribunado Leitor:

• Prédio da estação

Pode dar confusão ou uma boa discussão a decisão do presidente da Câmara Municipal, Roberval Sakai (PP), de desistir, oficialmente, em nome de todo o Legislativo, da ocupação do prédio da Estação Ferroviária, que ajudou a prefeitura a comprar, na Praça Machado de Mello. Alguns vereadores manifestaram-se contrários à forma como a decisão foi tomada, após lerem a notícia no JC de sábado.

Minha observação:
O que será que aconteceu ao Sakai? Sofreu alguma presseão, deu alguma explicação plausível, convenceu alguém?
E o que faremos? A mesma pergunta deixada aqui pelo Henrique.

André Ramos

Mafuá do HPA disse...

meus caros e caras:

Estou em Sampa. Ontem à noite, segunda, escutei toda sessão da Câmara na transmissão noturna da Auri-Verde só para constatar o posicionamento de cada vereador em relação ao prédio da estação.

Entendi tudo no que ouvi. Por trás da decisão do Sakai, a mão de Marcelo Borges. Sakai não assumiria esse posicionamento sózinho e de forma isolada. Essa tomada de posição é parte da ação da dita oposição à atual administração municipal, o novo enquadramento a que está praticamente obrigado a assumir quando foi forçado a retornar às hostes da oposição,para não ser defenestrado do poder.

Um posicionamento mais do que discutível, cruel e insano para a cidade. Não me cansarei de mostrar por A + B o quanto esse pessoal não pensa nem um pouquinho na cidade (poucos pensam nisso por lá). Pelo que ouvi a decisão da compra da estação foi feita em plenário, contando com 14 votos e agora, num pocionamento do presidente, decide sózinho, sem consultar o mesmo plenário, recua e não deixa claro sua intenção, apesar de ser mais do que conhecida.

Da fala na tribuna ouvi Carlão, Natalino, Luiz Eduardo, Purini, Amarildo, Mariano e Roque favoráveis à mudança e Marcelo Borges, Chiara e Sakai contras, apesar de saber que nesse balio está também o Segalla e outros. Outros não se pronunciaram, outros ficaram omissos e outros são o corso do "maria vai com as outras", nem precisando emitir opinião.

Para demover isso só manifestação popular e de grande monta, do contrário gerarão o caos financeiro, forçando um gasto imenso e totalmente desnecessário na construção de um prédio novo ou mesmo do puxadinho (puxadão, digo) junto ao prédio atual. Vou agitar uma manifestação para a próxima segunda e lá estarei junto aos Três Patetas.

Abracito do HPA
hoje distante do mafuá

Anônimo disse...

Perfeita a comparação com a corrupção da copa, mas não dá pra toda hora ficar batendo nesta mesma tecla gente, precisa evoluir a critica para as pessoas questionarem o sistema, pois essa corrupção, farra com dinheiro publico é a logica do capital, estes parlamentares são fantoches do sistema, o cenário da critica não é a camara e sim a população, levar as pessoas a condição de questionar para manifestar, tenho vergonha de quando eu era imaturo e perdia tempo com coisas que na verdade são picuinhas de um circo politico, isso não é papel revolucionario, alias como isso soa cada vez mais readical, distante. E o ponto da farra local do predio da camara começa lá atrás,vamos lembrar que começou lá no inicio do governo esta gastança, a população em algum momento foi consultada?? pq aonde teve estudos mostrando que o predio atual não serve?? e que a estação é o lugar perfeito pra isso??? O que tem que botar na cabeça gente é que para uma sessão semanal e para os babacas parlamentares fazerem seu circo de sempre esse predio é mais do que precisam, não tem que gastar dinheiro pra comprar ou construir predio, aqui é o zoologico dos elefantes brancos, arrumaram mais um, a estação, agora a panela, os viadutos que são uma novela interminavel, aeroporto e claro, a grande população sempre jogada as margens pela logica capitalista, esse pessoal não tem vergonha na cara mais, é uma produção de merda atras da outra, deveriam fazer curso no zoo local para cuidarem de tantos elefantes brancos pela cidade.
Revolta popular em Bauru??? no Brasil??? só se cancelarem o show da ivete.
Fudidos e sem dinheiro com o circo dos horrores destes parlamentares.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

O MISTÉRIO DA ESTAÇÃO

JÁ COMEÇOU A REFORMA?
PORQUE AINDA NÃO COMEÇOU?
A CÂMARA MUNICIPAL NÃO VAI MAIS PARA ESSE PRÉDIO DA ESTAÇÃO?
PORQUE O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU ESSA DECISÃO?
ISSO FOI VOTADO? O POVO FOI CONSULTADO?
ESSE PRESIDENTE É A MAIOR AUTORIDADE DA NOSSA CIDADE?
PORQUE ELE DECIDE ESSAS COISAS E ESTÁ DECIDIDO?

O POVO QUER SABER...

MISTER X

new.time@terra.com.br

Helena Aquino disse...

Concordo plenamente com esse Mister X. Como pode esse presidente falar e resolver ????? Pelo que eu saiba ele não é a maior autoridade da cidade, não pode resolver sozinho os interesses populares, o povo não foi consultado sobre os gastos referentes aos interesses dele. O puxadinho ou simplesmente uma outra construção, seria bem oneroso ao município. Cadê o Rodrigo nisso ????? Não opina???? Não tem mais autoridade??? É um simples fantoche do palácio ?????
Espero sinceramente a manifestação dele, aliás, o povo espera isso...

Helena Aquino

Anônimo disse...

QUERIDA ESTRADA DE FERRO....


QUANTAS MATAS VOCÊ CORTOU, QUANTAS ESTAÇOES VOCÊ FUNDOU, QUANTAS FAMILIAS VOCÊ CRIOU..


QUERIDA ESTRADA DE FERRO....


QUANTA SAUDADE CRIOU, QUANTA TRISTEZA DEIXOU, QUANTO EM NOSSAS VIDAS você MARCOU.....


QUERIDA ESTRADA DE FERRO....


O CHEIRO DO DIESEL EM NOSSAS NARINAS FAZ FALTA, O CHACOALHAR DE SEUS CARROS FAZ FALTA, O BARULHO DAS EMENDAS DOS TRILHOS DURANTE A VIAGEM FAZ FALTA...


QUERIDA ESTRADA DE FERRO...


NUNCA MAIS COMEREMOS O MISTO QUENTE COM GUARANÁ ANTÁRTICA TRAZIDOS PELOS GARÇONS NAS TOALHAS DE MESA AMARRADAS NO PESCOÇO?
NUNCA MAIS VIAJAREMOS NO ULTIMO CARRO VENDO SEUS TRILHOS E DORMENTES SERPENTEANDO NA PAISAGEM?
NUNCA MAIS PEGAREMOS O TREM NA ESTAÇÃO DE BAURU PARA VIAJAR ATÉ MATO GROSSO DO SUL?


QUERIDA ESTRADA DE FERRO....


NOSSOS FILHOS NUNCA SABERÃO O QUE VOCÊ FEZ POR NÓS?
NOSSOS FILHOS NUNCA CORRERÃO PELOS SEUS CARROS CONHECENDO NOVOS AMIGOS COMO NÓS FIZEMOS EM NOSSAS INFÂNCIAS?


QUERIDA ESTRADA DE FERRO....


O QUE FIZEMOS COM VOCÊ?
FOMOS JUSTOS COM VOCÊ?
MERECEMOS SEU PERDÃO?????????

ESPERO QUE VOLTE UM DIA, QUERIDA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL......


ANDRE LUIZ RAMOS
BAURU/SP




--
UM FERREO ABRAÇO !!

ANDRE LUIZ RAMOS