segunda-feira, 9 de maio de 2011

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (124) e ALGO DA INTERNET (45)

UM REINADO E UM MALÉFICO MAGO – texto publicado no diário bauruense BOM DIA, edição sábado passado, 07/05, quando o jornal coloca como chamada de primeira página: “Sakai veio de lá para cá e agora está voltando para lá”. Seria hilário se não fosse trágico. O circo de horrores tem continuidade hoje lá praça D Pedro II e quem quiser assistir é só estar lá por volta das 14h, entrada gratuita. As duas fotos do texto são sobre algo de muito importante a acontecer hoje por lá, ou seja, a provável votação do projeto de lei que institui o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual. Leiam o texto abaixo:

Meu pai, do alto dos seus 82 anos sempre apregoou a todos aqui em casa que “tudo que começa errado tende a terminar errado”. Isso nem pode ser considerado lei de Murphy. É a da vida que segue, com um dia após o outro. Com o presidente da Câmara dos Vereadores de Bauru, Roberval Sakai Bastos Pinto isso nem demorou muito para estar escancarado. Ele já era mais do que merecedor de algo além de um mero pito. Constatei isso semana passada, numa visita, presenciando que os serviços contratados, os de manutenção, obras, comprinhas rotineiras estão sendo feitos na Câmara, tendo como pano de fundo, firmas com proprietários evangélicos. Nem o ex-governador Garotinho lá no Rio havia conseguido tamanho empreendedorismo para os de sua crença. Nada contra esses, mas tudo contra benefícios com exclusividade. Mas o motivo da irritação dos seus colegas de trabalho extrapola a isso. Sakai veio de lá para cá e agora está voltando para lá, sem ao menos dar uma satisfação para a Corte dos Lordes. Quer ficar com os pés em todas as canoas possíveis e a corte não permite isso (sic). Vê-se que seu reinado não é dos mais consistentes. Falta alicerce, cimento de menos. Algo ainda não está muito bem esclarecido nos bastidores desse reinado. Maquiavel e até Golbery do Couto e Silva parecem possuir seguidores fiéis, hábeis no manuseio em comandar as coisas por debaixo do pano. Esses dois tinham estilo, aqui não vejo isso. Até as pedras do reino mineral sabem que Marcelo Borges foi o mentor da eleição de Sakai e pelo que percebo, está sendo isentado da articulação da paralisação atual. Não terá partido dele a negociação para rasgar o juramento quando da posse e paralisando a Câmara? O vale tudo foi articulado por quem? E isso vai ficar impune? A paralisação precisa servir para evidenciar e escancarar como são feitos esses acordos de bastidores dentro da Câmara. Quem os patrocina? E a cidade, alguém lá pensou nela?

OUTRA COISA: Eu sempre entendi o FUTEBOL como uma coisa muito séria e para provar isso, algo sobre o assunto. Infelizmente, o trabalho me afasta de Bauru durante a semana e não estarei presente, mas deixo a dica para apaixonados ou não ao tema. Um grande evento a ocorrer em Bauru nessa semana está passando meio que despercebido aos olhos dos amantes do futebol. Trata-se da XIII Jornada Interdisciplinar FUTEBOL, COMUNICAÇÃO E CULTURA, ocorrendo no Campus da UNESP Bauru de 10 a 12/05, com uma programação das mais interessantes. Confira e veja se não é interessante dar uma espiada na coisa:

Dia 10/05 – 9h – Mesa redonda “Futebol e Cultura”, com José Geraldo Couto (jornalista e crítico cultural) e Sérgio Rizzo (docente da FAAP e Mackenzie). 14h, dois filmes, “Futebol”, de João Moreira Salles e “Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla. 20h, o grande convidado do evento, o antropólogo ROBERTO DA MATA, na conferência ‘FUTEBOL E BRASILIDADE’. Esse imperdível, insubstituível e inadiável. Dele tenho um livrinho dos mais instigantes a discutir o Brasil, o "O que faz o brasil Brasil?", fonte permanente de consultas e citações.

Dia 11/05 – 9h – Mesa redonda “Futebol e memória”, com Édison Gastaldo (docente da UFRRJ) e Clara Azevedo (Diretora do Museu do Futebol SP) e 19h30 Conferência “Futebol, Violência e Sociedade”, com Luiz Henrique de Toledo (docente da UFSCAR).

Dia 12/05 – 9h – Mesa Redonda “Futebol, História e Comunicação”, com Flavio de Campos (docente da USP e Celso Unzelte (jornalista da ESPN Brasil) e às 19h30, Conferência “Futebol, Violência e Globalização” com Pablo Alabarces (docente da Universidade de Buenos Aires).

Quem perder é a mulher do padre e para maiores informações clique em http://www.faac.unesp.br/eventos/jornada2011/index.htm. Depois dizem que nada de interessante acontece por essas paragens, o que ocorre na verdade é a divulgação e propagação pífia de muita coisa de bom a ocorrer. Esse mafuá continua atento e antenado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Hoje mais um capítulo da novela lá na Câmara de Vereadores de Bauru.
Não faz nem dois meses a Chiara Ranieri se indispoz violentamente contra o Sakai, com acusações graves e hoje estará assumindo o posto vago.
Me diga com sicerdidade: existe algo de realmente proveitoso nessas pessoas?

Aurora

Anônimo disse...

HENRIQUE

VoCE QUERIA O QUE DE UMA VEREADORA QUE PERTENCE AO DEM? O ANTIGO PFL, HOJE TAMBÉM CONHECIDO COMO DEMÔNIOS?

É TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

MARISA

Anônimo disse...

Henrique, gostaria de fazer uma observação importante, na verdade uma critica da critica. Será que ficamos tão mediocres ideológicamente, tão incapacitados para realmente criticarmos os fatores que realmente levariam as pessoas a questionarem e libertarem suas visões de mundo?? Quando falo que a maior crise hj do capital é justamente a falta de critica ao proprio, é um fato, estamos matando e aceitando a morte dela entre nós que deveriamos ter o papel que está cada vez mais escasso que é o de fazer as pessoas questionarem o sistema, nós lemos Sartre, falamos de dialetica materialista, Darwin, etc, mas na hora de construir uma critica para levar as pessoas, ficamos nas picuinhas ridiculas da politica que só afastam as pessoas e desacreditam tudo, ficamos a falar de politicos como esse bosta do Sakai, seja ele ou qualquer outro, é sempre essa mesma merda que ficamos discutindo em circulos, precisamos resgatar a capacidade critica de 68 e mostrar pq esse tipo de corrupção acontece, pq em nossa cidade de tantos elefantes brancos cada vez em maior numero, a farra com dinheiro publico para o bolso dos que estão preocupados com Copa, e nisso a violencia está aumentando, o desespero das pessoas sem acesso a saude, educação e cultura inexistentes, e vamos ficar sempre com essas coisinhas dos jogos politicos?? não podemos, o sistema, todos os partidos são um todo de uma grande merda inserida no mal do capitalismo, vamos ocupar os espaços criticos como escreveu muito bem sua reflexão sobre Cuba semana passada e sobre a mudança de atitude ideologica do tal deputado, é daí pra cima, mas não dá pra participar dessa palhaçada politica, ou mudamos, ou enterramos a memoria revolucionaria de vez, é tão bom ver quando levamos pessoas a questionarem o sistema, a entender o que é revolução e que tudo isso é mais simples do que se possa imaginar.
Critica marxista já, com a força de um maio de 68.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Henrique e participantes desse blog

A Câmara de BAuru não é a Casa do Merlin, o mago, mas a de um palhaço surreal ao estilo Gugu, Faustão, verdadeiro Circo dos Horrores. Pouca coisa se salva por lá. O amigo aí de cima está certo, pois pegando no pé só de um, parece estarmos isentando os outros. Pense nisso.

André Ramos

Anônimo disse...

SR HENRIQUE

Nesse caso, justifico, não é que a divulgação seja pífia. É que a vinda do Da Matta e dos demais debatedores e convidados é para um evento quase que restrito à universidade, com vagas já quase que todas preenchidas. Pouquissíma coisa sobrará para a comunidade e isso com ampla divulgação pode gerar problemas.

Um abraço


Cláudio - Unesp

Anônimo disse...

Você vai ou não vai ver o Da Mata? CVombinamos ou não?

Ademir

Mafuá do HPA disse...

caro ademir

não poderei estar lá na unesp hoje à noite.
viajo agorinha mesmo e só volto para bauru no sábado.
correrias profissionais, que quem tem necessidade de continuar com sua função de caixeiro viajante para sobrevivber.
nos vemos

henrique - direto do mafuá