terça-feira, 3 de maio de 2011

UMA CARTA (63)

A MORTE DE BIN LADEN, UM PERSONAGEM DE HQ (publicada hoje na seção Opinião, página 2 do diário bauruense Jornal da Cidade, aqui de Bauru SP, após a divulgação na noite de domingo, num estardalhaço mundial sobre o assassinato do terrorista n 1 do mundo - sic)
Nada me tira da cabeça que Bin Laden sempre foi um mero personagem, mais fictício que real, dentro da intrincada trama de dominação a nos fazer a cabeça. Tudo o que Bush necessitava quando a queda das torres gêmeas era algo impactante, tornando mais fácil, palatável a degustação pelos norte-americanos e resto do mundo da implantação do que acreditava ser necessário, o seu modo de dominar o mundo. E assim foi feito. As torres caíram e o serviço sujo foi executado na acepção da palavra, sem tirar nem por. Uma vergonha para o mundo. Restrição de liberdades dentro dos EUA e um fazer o que quiser no resto do planeta. Assistimos todos calados e a grande maioria referendando o que foi feito.

O que está feito está feito, não volta atrás. Analiso friamente tudo o que vi e li sobre Bin Laden. Família abastadíssima, amigo e leal escudeiro dos interesses dos EUA quando da guerra no Afeganistão e, depois, como num passe de mágica, o algoz, o inimigo número um do mundo. Tem alguma coisa mal explicada e ainda não entendível nessa história. Talvez um Wikileaks daqui a uns 30 anos nos explique isso. Hoje, ficamos com as explicações oficiais. O fato é que nenhuma foto ou imagem nova do tal do Bin foi divulgada desde a queda das torres. Todas as informações estão no campo do imaginário. Compramos tudo da forma como nos é passado.

Nos noticiários nesse final de semana, algo sobre isso. “Também os super-heróis se cansam do American Way”, diz o título. É que o personagem Super Homem, emérito defensor dos fracos e oprimidos acaba de renunciar à cidadania norte-americana. “Cansado de ter minhas ações interpretadas como instrumento da política dos EUA. Verdade, Justiça e o American Way – isso não é mais o suficiente”, são as palavras de quem por 73 anos esteve combatendo os inimigos declarados dos interesses de Washington. Isso ocorreu após apoio deste a manifestantes iranianos, com chamada de atenção vinda lá dos corredores da Casa Branca, causando aquilo que eles sempre denominam de incidente diplomático.

Escrevo sobre Super-Homem, pois como afirmo lá em cima, nada me tira da cabeça ser Bin Laden mais um personagem, não de carne e osso, mas construído, elaborado artificialmente e jogado goela abaixo de um mundo cada vez menos contestador e questionador. Como é fácil viver alheio a tudo isso, ainda mais com a quantidade de contas a serem pagas sobre a mesa (vou lá eu me preocupar com algo desse tipo). Já pessoas inquietas, a verem pulgas atrás da orelha de qualquer coisa, estão vendo aqui um grande motivo para alavancar a candidatura de Obama na campanha pela reeleição, igualzinho ao que Bush fez com o caso das torres. Já vimos esse filme, mas como para tudo nessa vida é necessário uma explicaçãozinha que seja para elucidarmos essa história, deixo uma pergunta no ar: cadê o corpo do Bin?
OBS.: As duas ilustrações são pampeanas, a primeira do gaúcho Santiago e a última, do argentino Rep.


AINDA O SAKAI BAURUENSE: Vereadores bauruenses tentaram ontem encurralar o "Saka ahi, ô meu!", isolando-o na presidência da Câmara. Duas coisas em evidência no fato. Ele é mesmo despreparado para ocupar o cargo, tem o pé em quantas canoas estiverem à sua frente e isso é horroroso em qualquer circunstância. Da união dos vereadores, bonitinha, bem articulada, denotando algo ainda pouco discutido, sabem se unir quando querem e o fazem até nas demonstrações de despreparo. A coisa pública é o que menos se leva em conta nessas horas, vale é o gostinho da vingança e dane-se a cidade. Tudo o que escrevi ontem aqui está mais do que comprovado, carimbado, referendado, selado e empacotado. Falta só despacharem o dito cujo.

7 comentários:

Anônimo disse...

ACREDITAR CEGAMENTE, SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE SERÁ COM ELES.
ACREDITA QUEM QUISER.
ME COLOQUEM FORA DESSA.

PAULO LIMA

Anônimo disse...

Sakai, nosso Severino (Cavalcanti).
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

O problema é levarem as coisas sempre na palhaçada e nas mentiras, nessa hora não aparece ninguem lá de dentro para dizer a verdade do que se passa, pq todos, mas todos mesmo que lá se colocam estão a querer participar do imenso circo de pessimo gosto desta cidade.
E cabe aos criticos de verdade, fazerem criticas para que as pessoas possam questionar de fato o pq isso ocorre sempre, ela precisa ser reflexiva e não levar tudo no deboche, nas picuinhas politicas. Andar em varias canoas e ser corrupto, falso não é exclusivadade do pastor, todos que do estado capitalista querem se aproveitar andam em quantas canoas forem necessarias para manterem sempre as bases da exploração.
É uma pena essa falta de critica hj em dia. O dia de ontem foi mais uma palhaçada e mentira nessa suja historia da cidade, temos que parar com isso.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

A Câmara parou. Parou por quê?

Na sessão de 02/05 a crise anunciada na Câmara Municipal de Bauru explodiu. O vereador José Roberto Martins Segalla (DEM), segundo secretário da Mesa Diretora renunciou ao mandato. O vereador Gilberto dos Santos (PSDB), que deveria assumir o cargo recusou.

O atual presidente Roberval Sakai (PP), foi eleito numa das sessões mais longas e tumultuadas da Câmara Municipal em 15/12/2010. Sakai rompeu acordo político costurado pelo prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) que defendia o nome de seu líder Renato Purini (PMDB) para presidir a Câmara. Foram idas e vindas, com mudanças de lado e posição, e Sakai oscilando como um pêndulo de um lado para outro, procurando viabilizar seu desejo político de presidir a Câmara.

Para atingir seu objetivo, Sakai se aliou ao DEM, PPS e PSDB, que lhe deram os votos necessários para ser eleito presidente. O acordo tinha um preço: o PP e seus dois vereadores Sakai e Carlinhos do PS deveriam ser oposição ao prefeito Rodrigo. Isso atenderia a tática da oposição de utilizar a Câmara para emparedar o prefeito, atingindo assim seu objetivo estratégico de chegar fortalecida na disputa eleitoral de 2012.

A oposição construiu um puleiro para patos . Com o poder da caneta, e uma extrema generosidade o prefeito Rodrigo conseguiu trazer para seu aconchego o presidente Sakai, esterilizando assim a estratégia da oposição. Rompido o acordo, DEM, PPS e PSDB, abandonaram Sakai à própria sorte. O pragmatismo da oposição, não levou em conta que o fisiologismo , é uma praga endêmica que só pode praticar quem tem o poder de prover e indicar, e neste caso é o executivo.

A forma de fazer política tem sido sustentada no clientelismo e no fisiologismo. Cada vez que um partido é agregado à base do governo, seja municipal, estadual ou federal, a primeira discussão é sobre os cargos que estarão disponíveis no serviço público. É esta pratica política, que leva a maioria da população a conclusão de que as Câmaras, e em geral o parlamento não servem para nada. Esta é a obviedade que as pesquisas recentemente divulgadas pelos dois jornais de Bauru revelaram em relação ao aumento ou não do número de vereadores da Câmara.

Existe uma crise instalada. Temos que reencontrar o rumo desta Câmara com um novo condutor, respeitado e aceito pelas forças políticas. A crise só poderá ser superada se encontrarmos uma pessoa que tenha o respeito de todos nesta Casa, o respeito das forças políticas e, principalmente, o respeito da Cidade.

Não é possível paralisar a cidade, os trabalhos da Câmara, por conta de uma guerra política onde os estrategistas de 15 de dezembro não levaram em conta os efeitos colaterais, sendo o mais danoso a destruição da credibilidade da instituição, que pode servir a muitos interesses, menos aos interesses da maioria da população, que em muitos casos se vê obrigada a disputar seus direitos mais gerais em um espaço historicamente avesso e adverso às suas demandas.

A saída mais digna hoje colocada para o presidente da Câmara, depois dos votos de censura emitidos por unanimidade na sessão de 02/05, seria a renuncia ao cargo, abrindo a possibilidade para a resolução política do impasse.

O PENSADOR - Copiando do site do vereador Roque

Anônimo disse...

Otimo, maravilha, e o que muda para a população???? Ou para eleger um novo presidente tb não haverá costuras e as mesmas picuinhas viciadas da politica capitalista????

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Paula Silvestri disse...

Agradeço a nota no jornal, é bom ler algo sensato no meio de tanta informação retorcida e inventada. E já que esta novela ocasionou um momento festivo, vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações...

Anônimo disse...

Henrique,li seu artigo no Jornal da Cidade e gostei do conteúdo.
Vc foi criativo no título" A Morte de Bin Laden,um personagem de HQ,muito sugestivo,com certeza instigou o interesse nos leitores.
Ouvi comentários de pessoas elogiando seu texto.Parabéns!!!!

m.j.